Glossário

O Que é Cache? Um Guia Para Iniciantes

o que é cache - guia para iniciantes

Alguma vez você já abandonou um site porque ele demorava muito para carregar? Este é um problema sério para os donos de sites. Mas não se preocupe, existem diversas soluções para esse problema. E um deles nós vamos mostrar nesse artigo: cache web.

O Que é Cache?

De forma simples, armazenamento em cache armazena os dados em um servidor para ser reutilizado futuramente.

E como isso funciona exatamente?

Quando você abre seu site, o cache da web reúne todos os dados do site transforma em um arquivo HTML e abre isso no seu navegador.

Da próxima vez que você abrir o mesmo site, o cache irá recarregar uma cópia. Isso ajudará o servidor a trabalhar mais rápido e sem sobrecarga.

Claro, se o site for atualizado, o processo vai começar desde o início. 

Duas coisas para ter em mente. Primeiro, não é todo site que usa cache. Segundo, o cache pode expirar ou ser removido manualmente.

Se você está usando o Google Chrome e quer limpar o cache acesse Histórico no canto superior da sua página (Ctrl + H), e clique em “limpar dados de navegação”.

Por que Isso É Importante?

Armazenamento em cache tem um significado importante na velocidade de carregamento de um site. Isso resultará no melhor desempenho do seu site, seu visitante você não terá que esperar muito para o seu site carregar.

Menos processamento para solicitações HTTP significa que seu site usará menos largura de banda. Isso é algo bom, especialmente se você tiver recursos limitados.

Tipos de Cache 

Existem dois tipos de cache. Eles são cache do servidor e cache do navegador.

Cache do navegador acontece quando você tenta carregar o mesmo site duas vezes. Na primeira, o site reúne os dados para carregar a página. Depois de fazer o download, o navegador se torna um armazenador temporário para manter isso.

Cache do servidor tem um conceito similar ao cache do navegador. A diferença é que nós temos servidores que se transformam em armazenadores temporários. Cache do servidor é diferente porque pode armazenar mais dados.

Desde que o cache do servidor usa um servidor para armazenar o navegador da web, existem diversos sistemas de cache para isso. São cache de página completa, cache de objetos e cache de fragmentos. 

Quer dizer que cache de página armazena o site inteiro. É bem útil quando a página está pesada com tráfego. 

Por outro lado, cache de objeto é usado para armazenar parte do site que existe em diferentes locais. 

Cache de fragmentos é similar ao cache de objeto, exceto que foca em partes específicas do site, como widgets e extensões.

Cache em Sites WordPress 

Cache web pode ser usado para melhorar o desempenho do seu site. Você pode criar o código necessário você mesmo, mas nem todo mundo tem as habilidades necessárias para isso.

Nossa sorte é que existem alternativas.

A Hostinger, por exemplo, oferece hospedagem WordPress com recursos de cache instalados. Os planos começam a partir de R$2,29 por mês. E mais, a Hostinger oferece 30 dias para testar sem compromisso e reembolso garantido, caso os serviços não sejam exatamente o que você quer.

Adicional a isso, existem ótimos plugins para gerenciar o cache web.

Plugins são fáceis de instalar e usar, então não terá problemas com essa parte. Porém, lembre-se de usar somente um plugin de cache, para garantir o melhor funcionamento do seu site.

Aqui estão alguns dos melhores plugins de cache WordPress:

1. W3 Total Cache

W3 Total Cache - plugin para cache wordpress

W3 Total Cache é um dos plugins WordPress gratuitos mais populares. Essa extensão é perfeita para aqueles que querem testar diversos tipos de cache web. Ele oferece tudo, do cache de página, objeto e fragmento.

2. WP Super Cache

WP Super Cache -  plugin para cache WordPress

WP Super Cache tem um jeito único de fazer cache de sites. Ele tem três categorias no seu sistema de cache web – expert, simples e WP-cache caching. TO modelo simple usa PHO para alimentar as estatísticas do arquivo. Expert usam Apache mod_rewrite, e WP-cache caching usa páginas de visitantes anteriores.

3. Autoptimize

Autoptimize plugin para cache wordpress

Autoptimize é um plugin de cache WordPress que mantém o foco em scripts e styles. Ele é simples e direto, você só precisa selecionar as opções fornecidas para otimizar o HTML, Javascript, e CSS do site.

Conclusão

Cache é uma função importante que garante uma velocidade de carregamento mais rápida.

Existem três tipos diferentes de cache: cache de página, cache de objeto e cache de fragmento. Todos eles possuem funções diferentes.

Para assegurar que o seu site WordPress está com o cache funcionando perfeitamente, você pode usar a hospedagem WordPress com funções de cache instaladas ou utilizar um plugin que também é fácil e usar. 

Se você tem alguma pergunta – não pense duas vezes, deixe seu comentário abaixo! 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês