WordPress

Como Colocar Vídeo no WordPress – Passo a Passo

Além de imagens, vídeos são uma excelente maneira de atrair, engajar e conquistar usuários de volta para o seu site. Incorporar vídeos também pode fazer com que a sua página seja melhor ranqueada no Google. Por conta disso, hoje vamos mostrar alguns métodos de como colocar vídeo no WordPress e enriquecer seus conteúdos. 

Como Colocar Vídeo no WordPress – Páginas e Posts

Nesta seção, vamos mostrar como colocar vídeo do YouTube no WordPress. Mas, saiba que o processo é bem parecido de ser feito em qualquer outra plataforma de vídeo. 

Método oEmbed

O oEmbed é um protocolo que permite incorporar vídeos, imagens, textos e outros formatos de um site para para um site B apenas adicionando a URL do conteúdo. 

É a forma mais fácil de incorporar vídeos no WordPress. Você não precisa entender de programação para fazer isso. Aqui vão os passos para seguir:

  1. Vá ao YouTube.
  2. Encontre o vídeo que você quer incorporar (fazer embed). 
  3. Posicione o ponteiro do mouse sobre o vídeo e copie a URL dele.
  4. Agora, vá ao Editor Visual do seu site WordPress.
  5. Cole a URL do vídeo no WordPress e ele vai incorporar o vídeo automaticamete na página. 

Exemplo

Resultado Final 

E é apenas isso o que você precisa fazer para colocar vídeo do YouTube no site WordPress.

Método iFrame

O segundo método permite que você customize como seu vídeo vai ser mostrado na sua página ou postagem. Você pode fazer isso seguindo os passos abaixo.

  1. Clique no botão Compartilhar, abaixo do vídeo no YouTube. 
  2. Clique em Incorporar
  3. Você vai encontrar um código iFrame e alguns campos de opções. O primeiro campo permite que você incorpore um vídeo do YouTube a partir de um determinado tempo decorrido no vídeo. Para ajustar esse tempo, você precisa primeiro assistir ao vídeo e, então, parar no tempo desejado. Você também pode mostrar botões de controles do vídeo, como parar/tocar, volume e adiantar marcando os campos em sequência.
    inserir iframe de vídeo do youtube no wordpress
  4. Copie o código iframe e vá ao Editor Visual do seu site WordPress.
  5. Mude para o Editor de Visual para Código e insira o respectivo código do seu vídeo.

Incorporar Vídeos na Sidebar (Barra Lateral)

Às vezes, pode ser que você precisa inserir vídeos na Sidebar (Barra Lateral) do seu site, ao invés do campo da postagem ou da página. Para fazer isso, siga o guia abaixo.

  1. Do painel de controle do WordPress, vá em Aparência > Personalizar e clique em Widgets.  
  2. Você pode ser múltiplas sidebars onde queira colocar seus vídeos. Escolha a sidebar e clique em Adicionar um Widget
  3. Digite Vídeo no campo de busca.
    adicionar widget de vídeo no wordpress
  4. Agora você tem o widget de Vídeo à esquerda. Clique no botão Adicionar Vídeo e escolha Inserir A Partir do URL
  5. Copie a URL do vídeo que você quer inserir e coloque no campo indicado.
    colocar vídeo no wordpress pela URL
  6. Uma prévia do vídeo vai aparecer automaticamente. Então, clique no botão azul Adicionar ao Widget
  7. Clique em Salvar & Publicar

O WordPress tem suporte a muitas plataformas além do YouTube. Você pode também incorporar postagens do Facebook e do Twitter no seu site WordPress. Abaixo está uma listagem de plataformas que permitem a incorporação automática pelo WordPress.

  • Vimeo.
  • Flickr.
  • DailyMotion.
  • Hulu.
  • Instagram.
  • Photobucket.
  • Reddit.
  • Scribd.
  • SlideShare.
  • SoundCloud.
  • Spotify.
  • TED.
  • Tumblr.
  • Diretório de plugins do WordPress.
  • WordPress.tv.

Por Que Você Não Deve Subir Vídeos na Sua Hospedagem

Você deve estar se pensando por que você deveria incorporar vídeos ao invés de fazer upload deles diretamente no seu site. Existem algumas razões do porquê não recomendamos fazer isso. As principais estão logo abaixo.

Manter os Recursos

Fazer upload dos seus vídeos diretamente na sua hospedagem vai consumir parte dos recursos do serviço contratado. Além disso, se você usa hospedagem compartilhada, isso também vai impactar os outros sites que compartilham os mesmos recursos que você.

Gerenciar vídeos também pode exigir que você tenha plugins adicionais. E isso significa que o seu servidor vai ficar ainda mais sobrecarregado. Como resultado, o desempenho geral pode diminuir. 

Incorporar vídeos é a escolha perfeita para melhorar a qualidade do seu site adicionando conteúdo sem perder desempenho.   

Melhor Experiência do Usuário

Quando você incorpora vídeo de uma plataforma de vídeos como o YouTube, você também está aderindo à experiência de uso do Youtube para o seu site. 

Uma plataforma de vídeos tem a capacidade de escolher, de forma inteligente, a melhor resolução para o usuário identificando a qualidade do dispositivo usado por ele e a conexão de internet disponível. Fora que os usuários também podem escolher a resolução de preferência, além de usar botões de tocar/parar, volumes e adiantar o vídeo. 

Ao contrário, o WordPress processa os vídeos de um jeito diferente. Você perderia esses momentos de engajamento de usuários, caso optasse por fazer upload de vídeos diretamente para o seu site.

Conseguir Mais Tráfego, Visibilidade e Compartilhamentos

O YouTube é o terceiro site mais visitado na internet. Além disso, fazer upload de vídeos na sua conta do YouTube vai gerar mais visitantes, tráfego e mais compartilhamentos. O resultado é melhor do que subi-lo para o seu próprio site. Também é muito mais fácil de gerenciar vídeos na plataforma.

Plugins para Incorporar Vídeos no WordPress

Você aprendeu que colocar vídeos no WordPress é moleza. Porém, esses plugins abaixo de incorporação de vídeos abaixo vão tornar tudo ainda mais fácil de mexer no CMS e gerenciar seus vídeos. 

1. Video Embed & Thumbnail Generator

Esse plugin grátis para WordPress é uma ótima escolha se você quer transformar seu site em uma experiência focada em vídeo como o YouTube. 

Com ele, você tem algumas opções para usar diferentes tocadores de vídeo, como Video.js, Mediaelement.js, JW Player 6 ou Adobe Strobe media Playback Flash Player. 

A melhor coisa disso é que os vídeos são todos redimensionados e encaixados no local que você escolher posicioná-los, não importa o tocador usado. Ele também vai gerar a thumbnail para você automaticamente. 

2. ARVE Advanced Responsive Video Embedder 

Esse plugin é o mais competente na ação de incorporar vídeos no WordPress. Primeiro, ele é amigável a SEO, o que vai ajudar você a ter uma melhor indexação quando você criar títulos, descrições e as datas de publicação.

Como o próprio nome indica, ele faz a responsividade do vídeo colocado na página, adaptando para o tamanho da tela do usuário e da resolução escolhida. Além disso, as opções de configuração e inserção são facilitadas, bastando copiar o link do vídeo, como você faz no método oEmbed. 

3. YouTube Embed

Esse plugin é feito especialmente para quem adora incorporar vídeos do YouTube. Ele tem alguns recursos interessantes, como criar sua própria lista de vídeos e tocar todos quando você quiser. 

Depois, você mesmo consegue gerar sua própria lista de reprodução e sugerir recomendações baseadas em uma pesquisa ou em nome de usuário. Fora que o plugin também tem suporte redimensionamento dinâmico de vídeos, ideal para temas responsivos.

Conclusão

Vídeos enriquecem seu conteúdo por trazerem ainda mais valor ao seu site. Ainda que você possa fazer upload deles, incorporá-los é uma opção muito mais recomendada.

E agora que você já sabe como colocar vídeo no WordPress usando diferentes métodos e até mesmo com a ajuda de plugins, pode experimentar formas de tornar sua página ainda mais atrativa para o usuário. Sucesso na sua jornada!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês