Como corrigir Erro ao Estabelecer uma Conexão com o Banco de Dados no WordPress
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como corrigir Erro ao Estabelecer uma Conexão com o Banco de Dados no WordPress

Está encontrando o Erro ao Estabelecer uma Conexão com o Banco de Dados no seu site WordPress? Não se preocupe – isso é bem comum.

De uma forma simples, essa mensagem de erro indica que seu site não conseguiu recuperar informações necessárias para renderizar a página.

O WordPress usa PHP como idioma principal e MySQL como banco de dados. Quando alguém visita seu site, determinados comandos PHP buscam as informações do site no banco de dados. Caso contrário, seu site não poderá ser carregado e a mensagem de erro do WordPress será exibida.

Um banco de dados é um software usado para organizar, armazenar e recuperar dados com facilidade em outro software. Como o WordPress é um CMS, ele usa um banco de dados para armazenar todo o conteúdo do seu site WordPress. Em seguida, quando um usuário se conecta ao seu site, ele se conecta ao banco de dados.

Como resultado de um erro, o site não apenas se torna inacessível e perde tráfego, como também pode criar uma reputação negativa aos usuários e aos mecanismos de busca.

Continue lendo para descobrir como resolver esse erro do WordPress, o que significa e quais são as possíveis causas.

Aproveite até 69% de desconto nos planos de Hospedagem WordPress.

Aproveite o Desconto da Hospedagem WordPress Agora

Como corrigir o “erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados” WordPress?

Aqui estão as cinco soluções mais comuns que você pode usar para tentar corrigir o erro do WordPress ao estabelecer uma conexão com o banco de dados. Porém, antes de tentar, é recomendável fazer o download de um backup dos seus dados. Você pode encontrar mais informações sobre como fazer isso aqui.

Métodos rápidos para corrigir o erro

  1. Verifique as credenciais de login
  2. Reparar o banco de dados WordPress
  3. Corrigir os arquivos corrompidos
  4. Verifique seu servidor de banco de dados
  5. Crie um novo banco de dados

Método 1: Verifique as credenciais de logon

Um dos motivos mais comuns pelos quais ocorre o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados é porque as credenciais de logon estão incorretas. Isso costuma acontecer depois que o proprietário de um site migra para um provedor de hospedagem diferente. Se o front-end e o back-end do seu site mostrarem o mesmo erro ao estabelecer um aviso de erro de conexão com o banco de dados, esse método poderá resolver o problema.

Primeiramente, você precisa verificar se as informações de login do banco de dados correspondem ao que o site armazena no arquivo wp-config.php.

Para acessar o arquivo wp-config, use um cliente FTP como o FileZilla ou o WordPress File Manager no painel de controle de hospedagem.

Se você usar o Gerenciador de Arquivos, navegue até a pasta /public_html/, clique com o botão direito do mouse no arquivo wp-config.php e selecione Editar .

gerenciador de arquivos wp

Em seguida, encontre e anote:

  • DB_NAME – nome do banco de dados
  • DB_USER – nome de usuário
  • DB_PASSWORD – senha
  • DB_HOST – o host do banco de dados
nome de usuário e senha do banco de dados

Depois disso, navegue para Banco de Dados MySQL e procure o nome atual do banco de dados na seção Lista de Banco de Dados Atual e Usuários. Lá você encontrará o nome do banco de dados, o usuário do banco de dados e o host.

painel de controle da hostinger

Se os dados de login no seu arquivo wp-config.php forem diferentes das configurações do banco de dados MySQL, combine-os modificando o arquivo wp-config.php.

Edite estas linhas:

define('DB_NAME', 'fill_this_with_your_current_database_name');
define('DB_USER', 'fill_this_with_your_current_username') ;
define('DB_HOST', 'fill_this_with_your_current_localhost');

Depois de editar o arquivo, atualize seu site WordPress para ver se o erro foi resolvido.

Se o erro persistir, é possível que o valor de DB_PASSWORD ainda seja falso. Para corrigir esse problema, você precisa redefinir sua senha do MySQL.

Basta ir ao menu Banco de Dados MySQL, clicar no seu banco de dados atual e selecionar Trocar Senha. Depois de inserir a nova senha, pressione o botão Atualizar.

Se o nome do banco de dados, o nome de usuário e o host estiverem corretos, vale verificar as informações do host do banco de dados. Com o WordPress, as empresas de hospedagem tendem a usar o host local como seu host de banco de dados. Considerando que as empresas gerenciadas de hospedagem WordPress podem usar servidores separados. 

Se for esse o caso, você precisará entrar em contato com a empresa de hospedagem para confirmar as informações do host do banco de dados.

Nota: Se você trocou de host recentemente, verifique os detalhes do DB_HOST. Na maioria dos casos, o host local não muda, mas alguns hosts da web usam um endereço IP ou URL diferente.

Aproveite até 69% de desconto nos planos de Hospedagem WordPress.

Aproveite o Desconto da Hospedagem WordPress Agora

Método 2: Faça Reparação do Banco de Dados WordPress

Seu banco de dados pode estar corrompido se o painel de administração do WordPress mostrar uma mensagem de erro ao longo das linhas de “Uma ou mais tabelas do banco de dados não estão disponíveis. O banco de dados pode precisar ser reparado.” Este erro aparecerá apenas no back-end, enquanto no front-end você verá o erro ao estabelecer uma mensagem de conexão com o banco de dados.

Felizmente, você pode reparar facilmente o banco de dados inserindo a seguinte função no arquivo wp-config.php:

define('WP_ALLOW_REPAIR', true);

Coloque a função logo antes da seção “That’s all, stop editing! Happy blogging.”

definir permissoes

Depois de salvar a alteração, acesse http://www.seusite.com/wp-admin/maint/repair.php . Aqui você terá duas opções para reparar seu banco de dados.

Em seguida, selecione a opção Repair database ou a opção Repair and optimize database. Escolha o que melhor se adapta a você.

Após o reparo do banco de dados, não se esqueça de voltar ao seu arquivo wp-config.php e remover a função imediatamente. Isso é importante para evitar qualquer abuso no site, pois qualquer pessoa pode acessar o URL da página de reparo sem estar conectado.

Método 3: Corrija os arquivos corrompidos

Outro motivo possível para o problema de erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados é um tema ou plugin corrompido.

Seu tema pode ser o problema se o erro ocorrer após a ativação de um novo. Para resolver o problema, navegue até Aparência -> Tema no Painel do administrador e ative outro tema nas opções disponíveis.

Como alternativa, você pode desativar todos os seus plugins se só a alteração do tema não resolver o problema. Depois disso, ative cada plugin um por um para encontrar o causador disso tudo.

Se você não está conseguindo acessar o painel do WordPress, desative o tema do WordPress ou os plugins do WordPress renomeando as pastas correspondentes do gerenciador de arquivos do painel de controle de hospedagem.

Vá para o Gerenciador de arquivos e abra a pasta wp_content localizada no diretório public_html. Renomeie o tema atualmente usado ou a pasta de plugins. Isso desativará o seu tema ou todos os seus plugins de uma só vez.

renomear plugin wp content

Lembre-se de não desativar os temas e plugins do WordPress ao mesmo tempo para descobrir a origem do problema.

Por exemplo, renomeie a pasta plugins primeiro e atualize o site. Se o erro desaparecer e você puder acessar o painel do WordPress, terá certeza de que um dos plugins é o problema.

Mas como você sabe o plugin exato do WordPress que causa o problema?

Simples, depois de desativar todos eles, restaure a pasta de plugins para o nome original. Dessa forma, todos os plugins do WordPress ainda estarão inativos, mas você pode ajustar as configurações na área de administração.

desativar plugin

Depois disso, ative os plugins do WordPress um por um, atualize seu site e continue fazendo isso até encontrar o que está causando o “erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados”.

Dica profissional: não esqueça de excluir o tema do WordPress ou o plugin do WordPress que causa o erro.

Se isso não funcionar, você também pode tentar enviar novamente os principais arquivos do WordPress. Para fazer isso, baixe uma versão nova do WordPress e descompacte o pacote no seu computador. Dentro da pasta, exclua o arquivo config.php e a pasta wp-content . Após a exclusão, abra um cliente FTP e faça o upload dos arquivos restantes para a pasta root do WordPress .

Agora, isso deve substituir todos esses arquivos no seu servidor ativo com segurança.

Método 4: Verifique seu servidor de banco de dados

Se você tentou os métodos acima e o WordPress ainda possui um “erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados”, é possível que o servidor MySQL esteja inoperante. 

Há diversas razões pelas quais isso pode acontecer, mas uma é devido ao tráfego pesado no servidor. É quando o servidor host não consegue lidar com o número de usuários que tentam acessá-lo, estabelecendo um erro de conexão. 

Se esse for o caso, seu site ficará lento e poderá gerar o erro do WordPress ao estabelecer uma mensagem de conexão com o banco de dados. Isso costuma acontecer quando o host possui limites nos servidores. Se isso acontecer, entre em contato com seu provedor de hospedagem e solicite que verifique se o servidor MySQL ainda está respondendo. 

Se você tiver mais de um site usando o mesmo servidor, verifique novamente e verifique se o servidor SQL também está inativo. 

Se você tiver apenas um site, navegue até o painel do WordPress, acesse o phpMyAdmin e conecte-se ao banco de dados. 

Se isso permitir que você estabeleça uma conexão, podemos verificar se o usuário do banco de dados do WordPress tem permissão suficiente. 

Crie um novo arquivo chamado testconnection.php (ou algo que você lembrará com a extensão .php) e cole este código nele:

<?php 
$link = mysqli_connect('localhost', 'username', 'password'); 
if (!$link) { 
die('Could not connect: ' . mysqli_error()); 
} 
echo 'Connected successfully'; 
mysqli_close($link); 

Certifique-se de substituir o nome de usuário e a senha pelas suas informações. Em seguida, faça o upload desse arquivo para o seu site e acesse-o através do navegador.

Se estabelecer com êxito uma conexão com o banco de dados, significa que o usuário tem permissão suficiente e há algo mais causando o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados.

Se o site estiver em um servidor compartilhado e o tráfego começar a aumentar, você poderá continuar sobrecarregando o servidor e enfrentar o erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados. Os plugins de cache, como W3 Total Cache , WP Rocket ou WP Super Cache, são boas ferramentas para ajudar a evitar outros problemas.

Método 5: Crie um novo banco de dados

Se todos os métodos acima ainda não produzirem resultado, seu banco de dados poderá estar completamente corrompido e não poderá mais ser usado.

Nesse caso, você precisa criar um novo banco de dados e usuário MySQL. Para fazer isso, acesse a página inicial do Banco de dados MySQL e preencha o formulário.

Depois que um novo banco de dados MySQL for criado, importe seu backup do banco de dados para que você não precise iniciar tudo do zero.

editar dados do mysql

Métodos Bônus

Se nenhum dos métodos listados acima funcionar, podemos tentar algumas etapas que funcionaram para outros usuários para corrigir o erro do WordPress ao estabelecer uma conexão com o banco de dados. 

  • Atualize seu WordPress – Navegue até o painel e acesse o banco de dados phpMyAdmin> WordPress. Clique no menu do banco de dados SQL e cole este código:
código para atualizar wp
  • Peça ajuda – Não há nada errado em pedir ajuda. Entre em contato com sua empresa de hospedagem ou a equipe de suporte ao cliente. Eles poderão solucionar ainda mais o problema de conexão que você está tendo. Eles podem corrigi-lo imediatamente ou mostrar como corrigi-lo através de tutoriais.
  • Reinicialize o servidor – Usuários em servidores dedicados, servidor local e VPS (servidores virtuais privados) também podem tentar reinicializar seus servidores. Isso reiniciará o servidor e de banco de dados, o que pode corrigir alguns erros.
  • Restaure seu backup mais recente – Isso só deve ser feito se você não se importar com a possibilidade de perder alguns dados entre a última vez que você fez um backup. Verifique se o seu host possui seu próprio processo de restauração automática para ver quando foi seu último backup. Pode ser necessário restaurar o banco de dados e os arquivos

O que causa esse erro?

Existem alguns motivos possíveis que podem causar a mensagem “Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados”, são eles:

  • Credenciais de banco de dados incorretas – se houver alguma alteração no nome de usuário e na senha do banco de dados, as credenciais de login antigas armazenadas nos arquivos do WordPress serão inválidas.
  • Banco de dados corrompido – pode ser resultado de uma tentativa de invasão, falha de plugin ou um tema incompatível.
  • Pico de tráfego – um aumento repentino na demanda pode deixar seu banco de dados sem resposta.
  • O servidor de banco de dados está inoperante – às vezes, o servidor que armazena os arquivos do site pode estar inativo por qualquer motivo.

Antes de fazer qualquer tentativa de corrigir o erro, verifique se o erro ao estabelecer uma mensagem de conexão com o banco de dados também aparece no painel de administração do WordPress.

Veja como será a área de administração do WordPress:

Se for esse o caso, o problema está nas credenciais de login inválidas. No entanto, se uma mensagem de erro diferente aparecer, a causa pode ser um banco de dados corrompido ou um pico de acessos (tráfego).

Conclusão

Encontrar o erro do WordPress “Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados” pode ser frustrante. Seu site não carrega e existe o risco de perder tráfego e clientes. Não desejamos para ninguém.

O erro ocorre quando o site falha ao recuperar as informações de um banco de dados. Isso pode ser causado por diferentes motivos, como credenciais de login incorretas no arquivo wp-config.php, tema do WordPress ou conflitos de plug-in do WordPress ou sobrecarga de tráfego.

Tente estes três métodos para resolver o erro:

  • Corrija as credenciais de login – certifique-se de combinar as credenciais de login no seu arquivo wp-config.php com as do seu banco de dados MySQL.
  • Reparar banco de dados – se o banco de dados estiver corrompido, repare-o inserindo o define (‘WP_ALLOW_REPAIR’, true);  função no arquivo wp-config.php .
  • Corrija os arquivos corrompidos – desative o tema ou o plugin através do painel do WordPress ou renomeie as pastas no painel de controle.

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

Ariane é SEO Manager na Hostinger Brasil e está há três anos na "casa" atuando com os times de conteúdo, localização e SEO. Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, mantém o compromisso diário de contar para todo mundo o poder transformador da internet aqui, no blog da Hostinger.

Tutoriais relacionados

Author

Anderson Carvalho Responder

agosto 01 2017

TÔ com um erro chato, onde me impede de logar no painel do meu wordpress, como resolvo isso?

    Author

    rafaelhertel

    Respondido em agosto 02 2017

    Olá, isso pode estar acontecendo por motivo da senha não ser a mesma que consta no banco de dados. Para que possamos lhe ajudar melhor, por gentileza entre em contato com nosso suporte.

Author

Sandrinho Responder

novembro 24 2017

Eu fiz tudo aquilo listado neste post, mas mesmo assim continua o erro. O problema acontece no localhost, acessando pelo wordpress instalado no meu pc. Se no wp-config escrevo o db-remoto, o acesso funciona. Se escrevo o db-local, dá erro. O db foi exportado do remoto para o local sem problemas.

    Author

    arianegoncalves

    Respondido em novembro 27 2017

    Oi, Sandro! Essa configuração depende do servidor que você está hospedado. Você contratou servidor aqui conosco? Se sim, deve funcionar com a configuração mySQL. Mas entre em contato com nosso suporte que ficaremos felizes em te ajudar com essa questão :) Abraço.

Author

Dorival Responder

novembro 28 2017

Na verdade nenhum dos itens acima descreve o motivo do erro, mesmo tudo estando ok o erro aparece as vezes, ele esta relacionado com uso Over do banco de dados, e quando o limite excede apresenta este erro, mas parece que ninguem sabe acertar isto.

    Author

    arianegoncalves

    Respondido em dezembro 04 2017

    Oi, Dorival. O que acha de entrar em contato com nosso suporte? Assim podemos entender melhor o que está acontecendo e te ajudar! Esperamos seu contato :) Abraço!

Author

rodrigo Responder

dezembro 13 2017

Ola amigos Tenho um site e continua com esse problema. Meu problema é o seguinte,tinha um site hospedado na godaddy,e movi para digitaloceam Estava usando normal o site funcionando perfeitamente,apos um ano o site começou aparecer esse problema "Erro de conexão com banco de dados".Para resolver o problema eu tenho que entrar na minha hospedagem e dar um reboot no servidor,assim que dou um reboot o site volta ao normal.mas toda semana vive caindo Ja entrei em contato com minha hospedagem e eles me deram 4 dicas, 1- aumentar o plano porque o espaco da cpu tava pouco 2-ataque de hacker 3-configuracao do php.config errada 4- fazer o repair do banco de dados Fiz tudo o que eles mandaram mas mesmo assim continua.Aumentei o plano contratei plugin wordfencer contra hacker. Fiz a vistoria e o wp.config esta tudo correto.(em primeiro lugar se não estivesse o site nao era pra ta nem no ar).Fiz a reparacao do banco de dados mas ainda continua. Vcs podem me ajudar? dar uma dica?

    Author

    arianegoncalves

    Respondido em dezembro 14 2017

    Oi, Rodrigo. Pelo que entendemos com sua mensagem o problema não está no WordPress e sim no servidor. Pois o que está ocorrendo é que o MySQL está caindo e quando você faz um reboot, o sistema inicia novamente. Podem ser diversos motivos e o recomendado é verificar com sua hospedagem mesmo :(

      Author

      Rodrigo

      Respondido em dezembro 18 2017

      Ola. amigo aqui estou de novo.rsrs Andei procurando na internet e encontrei um comando(script) que quando o mysql para de responder esse script automaticamente reinicia o mysql.Nesse caso toda vez que der o erro de conexão de banco de dados,automaticamente reinicia o mysql. Queria saber se você ja ouviu falar desse comando, ou se e confiavel. Lançamento-Mysql Este script será executado automaticamente quando o mysql mostrará status "falhado". Instalação (Comando) $ chmod +x launch_mysql.sh $ crontab -e Um arquivo será aberto depois de executar o comando acima. Agora, basta adicionar a linha abaixo no final do arquivo e, depois, salvá-lo. */5 * * * * /launch_mysql.sh

    Author

    Ana Paula

    Respondido em novembro 19 2018

    Oi Rodrigo o meu site está com problema bem parecido com o seu, depois que migrei e coloquei o certificado começou da dar esses erros e o site ficar fora do ar, você já conseguiu resolver o seu problema?

Author

paulo josé c pires Responder

janeiro 21 2018

ola tive esse problema com xamp.Mas como resolver no xampp.Não há conexão com banco de dados

    Author

    arianegoncalves

    Respondido em janeiro 31 2018

    Oi, Paulo Confere a linha que tem o nome do host. Se for uma conta de hospedagem compartilhada Hostinger e estiver escrito "localhost" como nome do host, troque para mysql.hostinger.com.br Espero que dê certo!

Author

Amanda Prates Responder

janeiro 30 2018

Muito obrigada pela ajuda! Resolveu o meu problema!

Author

Marcos Marins Responder

junho 06 2018

Muito Bom! Parabéns! Gostei mesmo e pretendo ver mais sobre HOSTINGER.. até

    Author

    josedaltro

    Respondido em junho 06 2018

    Que bom que gostou, Marcos. Sinta-se em casa e leia os nossos excelentes conteúdos! :D

Author

RicardoReginato Responder

dezembro 23 2018

Parabéns Rafael, Tentei de tudo, meu provedor é um mala e não facilita. Segui todas as tuas instruções e no final, tinham trocado a política de senhas para DB. Pode? Cadastrei nova senha e funcionou. Obrigado por este serviço de utilidade cibernética! SUCESSO!!!

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!