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Como criar Email Marketing no WordPress

Como criar email marketing no WordPress

Email marketing é uma das melhores ferramentas que você tem para manter sua audiência engajada, promover seus produtos e atrair mais tráfego para o seu site. Criar uma estratégia de email marketing pode até custar algum tempo do seu trabalho mas vai o resultado vale a pena. Mais importante do que isto, o quanto antes você começar, mais benefícios você vai desfrutar da sua lista de email.

Neste artigo nós vamos mostrar como criar email marketing e como usar para beneficiar o seu negócio. Vamos fazer isto em quatro passos:

  1. Escolher um serviço de email marketing.
  2. Criar e adicionar um formulário de inscrição no seu site WordPress.
  3. Criar um email de boas vindas.
  4. Automatizar uma campanha de email marketing WordPress.

Os emails são uma poderosa ferramenta se você souber como aproveitar todas as vantagens. Vamos aprofundar no assunto! Note que você vai encontrar imagens, termos e expressões em inglês como é originalmente usado nas ferramentas, ok?

Por que você precisa de uma solução de Email Marketing WordPress

Você já deve ter notado que a maioria dos sites que você visita pedem o seu endereço de email em algum momento. Se você disponibilizar o seu email, provavelmente adicionam o seu email em uma lista de emails no qual você receberá novidades periodicamente. Alguns sites enviam ofertas e descontos, outros comunicam atualizações ou lançamento de novos produtos que podem te interessar, e daí por diante. O processo de coletar emails e usá-los para aumentar as conversões ou tráfego do seu site é chamado email marketing.

Porém, quando se trata de email marketing WordPress não é algo tão simples assim. O WordPress até permite que pessoas se cadastrem no seu site, e a plataforma dispara emails automatizados para estes usuários. Porém, estes emails são na maioria dos casos relacionados à conta do usuário. Por exemplo, ao se registrar em um site novo, você provavelmente vai receber um email de confirmação na sua conta. Estes tipos de email são o que chamamos de emails transacionais.

Apesar do WordPress ser habilitado para enviar estes emails transacionais, isto não inclui opções de email marketing. Isto significa que você precisa coletar emails para sua estratégia através de outro plano. Sim, isto exige um pouco de trabalho, mas vai valer cada minuto investido.

Para que você entenda melhor, aqui estão algumas ações que você pode executar na sua estratégia de email marketing WordPress e que podem beneficiar o seu site:

  • Você pode criar uma lista de inscritos. Na maioria dos casos, as pessoas que se registram na sua lista já estão interessadas no seu conteúdo, então elas estão mais inclinadas a converter em algum momento durante este contato.
  • Email Marketing podem ajudar a atrair mais tráfego para o seu site. Um email pode se tornar uma forma de lembrete aos usuários e levá-los de volta ao seu site para mais uma visita.
  • Você pode converter mais. Algumas vezes, um email rápido e bem estruturado pode suficiente para vender mais, principalmente se você estiver promovendo algum produto ou serviço.

Precisamos ser mais claros com você que quer saber como criar email marketing WordPress. Pode sim dar um pouco mais de trabalho do que você já imagina. Você vai precisar criar campanhas segmentadas e garantir que elas sejam efetivas para engajar o seu público sem ser um incômodo para eles. Porém, existem muitas plataformas de email marketing para automatizar boa parte de todo este processo.

Atualmente você pode criar emails com antecedência e agendá-los para serem disparados posteriormente. Você também pode pensar em gatilhos para emails específicos, por exemplo, criar um email de boas-vindas que é enviado automaticamente cada vez que alguém se registrar na sua lista. Resumindo, existem muitas vantagens para usar o email marketing WordPress.

Como criar email marketing WordPress (4 passos)

Neste momento, você já deve estar se perguntando como criar email marketing no WordPress de verdade! Portanto vamos ver como configurar antes de criar seu primeiro email marketing, ok? Afinal você precisa ter uma plataforma de serviço de email marketing.

1º Passo: Escolher um serviço de Email Marketing

Existem muitas opções de plataformas de email marketing. Estes serviços disponibilizam diversas ferramentas para configurar listas de email, gerenciar os inscritos, criar campanhas e disparar emails. Mas isto é o básico. Você também vai encontrar serviços de email marketing com recursos mais avançadas, incluindo automação de emails, testes A/B, segmentação de usuários e muito mais.

Como você já deve imaginar, estes serviços não são de graça. Mas felizmente existem muitas opções que não vão caber no seu bolso, mesmo se estiver trabalhando em um site pequeno. Um exemplo disso é o MailChimp, que é um dos serviços de email marketing mais populares do mercado e oferece planos gratuitos que suportam até 2 mil inscritos e disparo de 12 mil emails por mês.

Mailchimp - ferramenta para email marketing

Além disso, o MailChimp também permite automatizar suas campanhas, mesmo em seu plano gratuito. Você pode até criar mensagens específicas dentro de cada segmento. Esses recursos tornam essa uma excelente opção se você estiver procurando por um serviço de email marketing barato.

Se você precisa de um serviço um pouco mais avançado, você pode considerar o Constant Contact, que oferece os mesmo recursos do MailChimp e muito mais. Por exemplo, esta plataforma inclui opções de rastreamento e gerador de relatórios. Além de ser integrado com outras aplicações (incluindo WordPress), permitir ativar pesquisas e enquetes e até coletar doações via email.

Constant contact - software de email marketing

Mas é claro que todos estes recursos tem um preço. Para ter acesso a essas funcionalidades você precisar pagar $45 dólares por mês no plano Emails Plus da Constant Contact’s, que suporta até 500 inscritos. Devido ao valor, nós recomendamos esta plataforma se você já tem um site já monetizado ou se você está com um orçamento flexível.

E por fim, queremos falar também do SendinBlue, que é uma ótima alternativa para o bolso comparado ao MailChimp. Com permissões de envio de até 300 emails gratuitamente por dia,  This particular platform enables you to send up to 300 emails per day for free, e não excede os seus inscritos mesmo quando estiver usando o plano básico:  

Sendinblue - software de email marketing

A desvantagem, neste caso, é que você não tem acesso a opções de acompanhamento e gerador de relatórios. Mas esta plataforma funciona perfeitamente para envio de mensagens básicas e possui recursos para construir campanhas fáceis de usar.

E para finalizar, se você está em busca de uma opção econômica, recomendamos que você experimente tanto o SendinBlue e o MailChimp, e então decida qual atende melhor suas necessidades. Neste tutorial iremos usar o MailChimp, ok?

Nas próximas seções, vamos mostrar como usar esta plataforma para explorar email marketing WordPress. E que fique claro que todos os passos mostrados aqui, se aplicam em qualquer dos serviços que escolher.

2º Passo: Criar um formulário Opt-In Form e adicionar no WordPress

Depois de criar sua conta no MailChimp, a primeira coisa que você precisa fazer é configurar uma lista de email. Você pode fazer isso através da seção List que fica no topo do painel de controle MailChimp, e clique no botão Create List.

criar lista de email marketing

Em seguida, você precisa escolher um título para esta lista e também informar qual email será exibido como remetente desta lista. Como configuração padrão (Default From email address e Default From name) você pode usar seu admin WordPress e o seu email pessoal ou profissional.

configurações de email

Logo abaixo você vai encontrar a seção chamada Form Settings, onde você poderá ativar o opt-in de verificação e o campo para informações do GDPR. A verificação opt-in significa que novos inscritos terão que confirmar que eles querem de fato fazer parte da sua lista de emails antes de começar a receber mensagens:

ativar opção opt-in

Finalmente, se você descer até a seção Notifications,você poderá ativar notificações para quando as pessoas se cadastrarem e descadastrarem da sua lista:

notificações de inscritos

Agora que você configurou sua lista de emails, o MailChimp vai mostrar uma lista dos seus contatos, e que nesse momento deve estar vazia:

gerenciar contatos

Vá em frente e siga para a seção Signup forms. Ali você vai ver uma lista de métodos para adicionar seu novo formulário de inscrição no WordPress. Lembre-se que sem um formulário, os usuários não vão conseguir se registrar na sua lista de emails.

formulario de inscritos

O caminho mais rápido para adicionar um novo formulário no WordPress é escolhendo a opção Embedded forms. Então, o MailChimp vai exibir um fragmento de código HTML, na qual você poderá adicionar no WordPress.

Código do formulário

Nessa mesma tela, você também pode customizar o seu formulário de inscrição além de visualizar como ficaria:

visualizar formulário

Depois de embedar código HTML, há duas formas para adicionar isto ao seu site WordPress. A primeira delas é abrindo o editor WordPress para uma das suas páginas e escolher a opção Text, que suporta HTML:

formulário de inscrição em html

Este método pode ser um pouco confuso, complicado, o que faz com que muitas pessoas escolham adicionar formulários de inscrição de emails usando widgets. Para fazer isto, vá até a seção Appearance > Widgets e busque a opção Custom HTML.

html personalizado wordpress

 

Arraste o widget para a barra lateral (ou para o rodapé, se preferir) e cole o código HTML embedado:

colar código html personalizado

E é isso! Se você olhar o seu site agora, seu formulário de inscrição de email deve ser exibido exatamente onde você adicionou:

formulario de inscricao

Neste momento, você está pronto para criar email marketing no WordPress. Isto significa que você pode criar sua primeira mensagem.

3º Passo: Criar email de boas vindas

Quando já tiver o seu formulário opt-in configurado, você deve retornar ao painel de controle do MailChimp e clicar em Campaigns. Então, clique em Create Campaign. O MailChimp perguntará qual tipo de campanha você quer criar, então pressione a opção Create an Email.

criar email de boas vindas

Na próxima tela, clique em Automated que fica na parte superior, e escolha a opção Welcome to new subscribers:

Automatizar email de boas vindas

Em seguida, defina um nome para sua campanha, e escolha com qual lista de emails você quer trabalhar (no momento deve aparecer somente uma opção, já que você está criando a primeira).

criar título para lista de emails

Na tela seguinte, você vai ver uma rápida visualização do seu email de boas-vindas. Por padrão, é definido que o email seja disparado um dia depois que os novos cadastrados completarem a inscrição. Porém, você pode alterar isto clicando no link Edit Trigger.

editar gatilho de disparo

Verifique a seção Delay, e altere a configuração existente para immediately. Isto fará com que seu email de boas-vindas seja disparado assim que alguém se inscrever na sua lista.

disparar email imediatamente

Agora você pode customizar o corpo do email clicando em Design Email:

editar novo gatilho de disparo

Na próxima tela, configure um assunto para o seu email. Você também pode incluir o “preview text” que é o texto exibido logo em seguida do assunto do email, possível de ser lida mesmo antes do usuário abrir o email.

exemplo de email de boas vindas

Clique em Next Step quando tiver finalizado o passo anterior, e então está prestes a escolher um template para seu email de boas-vindas. Você vai encontrar diversas opções:

opcoes de template de email

Assim que definir o seu template, você estará apto para editá-lo usando o recurso de “arrasta e solta”. O MailChimp oferece uma ampla gama de elementos que você pode adicionar ao seu template.

editar campanha de email

Quando você adicionar um elemento ao design do seu email, você pode clicar também sobre este elemento para editá-lo.

editar elementos de campanha

Clicando em qualquer elemento você também encontra a opção de publicar ou deletar cada um deles.

Aproveite agora para conhecer mais sobre este editor e começar seu email de boas-vindas. Quando terminar, clique em Save and Continue no final da página. É isto – seu email de boas-vindas está pronto para ser enviado!

4º Passo: Automatizar emails

Você já deu os primeiros passos no que diz relação ao seu email marketing WordPress. Agora, nós recomendamos que você se dedique para configurar alguns emails automatizados. Dessa forma, você não terá que voltar para criar e agendar novas mensagens todos os dias.

O caminho mais fácil para fazer isto é adicionar emails seguintes a sua campanha de Welcome Message. Desta forma, você pode fazer com que seu email de boas-vindas se transforme em uma série de mensagens. Apenas abra a campanha no seu painel de controle e clique em Add Email no final da página.

adicionar email

Tudo o que você tem que fazer agora é repetir o mesmo processo que você já executou nas etapas anteriores. Isto significa escolher um gatilho, editar o conteúdo e deixar seu email do jeito que você quiser.

Você pode adicionar quantos emails quiser. A maioria dos websites utilizam esta oportunidade para ajudar os inscritos a aprender mais sobre o que eles oferecem, e explicam o por que eles devem continuar inscritos na sua lista de emails.

Se você não quer construir uma extensa lista de emails, você também pode configurar uma nova campanha. Para fazer isto, retorne em Campaign e clique em Create an email novamente.

Neste momento, você está prestes a escolher outra opção além de um email de boas-vindas. Por exemplo, você pode configurar uma campanha para enviar mensagens automatizadas sempre que atualizar o seu blog WordPress.

notificar atualizacoes de email

Você pode ler mais sobre este processo na base de conhecimento do MailChimp’s e aprender mais sobre outros tipos de campanha que você pode criar usando esta plataforma. Com email marketing WordPress, as possibilidades são praticamente infinitas. Então aproveite para explorar mais tipos de campanhas.

Conclusão

Tem uma razão pelo qual muitos sites querem que você se inscreva para receber emails deles e esta razão é o email marketing. Email marketing é uma poderosa ferramenta para manter sua audiência no seu radar e converter muito mais. Se você tem um site WordPress e não tem nenhum serviço de email marketing, você está perdendo diversos benefícios. Felizmente, existem diversas plataformas para integrar email marketing WordPress, como as que vimos aqui MailChimp, Constant Contact e SendinBlue.

Você tem alguma pergunta sobre como fazer email marketing WordPress? Nos conte pelos comentários abaixo.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

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