Tutoriais

Como Criar um Blog – Guia Completo

como criar um blog

Como criar um blog é uma pergunta muito comum para quem está nos primeiros passos como webmaster, e é sobre isso que vamos falar neste artigo!

Começar um blog é uma das melhores coisas que você pode fazer hoje em dia. Se você tem uma pequena empresa, uma loja online ou simplesmente sente vontade de fazer algo novo, o blog pode trazer muitos benefícios:

  1. Desenvolvimento pessoal: Muitas pessoas começam um blog como uma maneira de expressar suas idéias e aprofundar seus conhecimentos. Um blog bem construído pode ser uma vitrine de suas habilidades e conhecimentos sempre que você estiver procurando emprego ou freelancer.
  2. Mais pessoas saberão sobre sua marca. Se você gerencia um negócio, seja grande ou pequeno, disseminar o nome da marca é uma parte importante da jornada, concorda? Feito do jeito certo, um blog pode levar sua empresa a novos patamares no mercado.
  3. Blogs têm potencial de se tornar uma plataforma de aquisição de usuários. Quando se trata de atrair novos usuários, muitos canais de aquisição exigem que você invista muito dinheiro (por exemplo, GoogleAds). Embora o crescimento de um blog leve tempo, uma vez que o tráfego comece a crescer, você terá uma plataforma sólida que pode gerar novas vendas e melhorar as conversões.
  4. Maior visibilidade nos mecanismos de pesquisa. O blog é uma das principais formas de obter mais da pesquisa orgânica. Lembre-se, manter um fluxo constante de tráfego é uma parte vital de qualquer projeto online!

É claro que ter um blog de sucesso exige dedicação, tempo e uma base adequada. Mas o fato de você estar pensando em como criar um blog significa que você está no caminho certo!

Neste artigo, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber para criar um e desenvolver blog de sucesso e com tráfego orgânico consistente, começando pelos tópicos abaixo:

  • Qual a melhor plataforma para criar um blog?
  • Como escolher a hospedagem de site certa para um blog?
  • Como criar um blog e ter sucesso?

Mas antes vamos falar de descontos! Se você quer criar um blog agora mesmo, utilize nosso cupom de desconto e crie o seu blog com a Hostinger ainda hoje. Oferecemos garantia de reembolso dentro de 30 dias!

Oferta por Tempo Limitado – Aproveite 58% de desconto para Criar o seu Blog

Para começar, veja quais etapas iremos abordar neste tutorial. 

Como criar um blog (tutorial em vídeo)

Aqui o conteúdo é completo. Se você preferir, veja como criar o seu blog através do nosso tutorial no YouTube.

Como criar um blog (em 6 passos simples)

como criar um blog em 6 passos em 2018

O processo de criar um blog pode ser dividido em 6 etapas, que são:

  1. Escolher seu nicho de blog;
  2. Escolher uma plataforma de blog;
  3. Encontrar um serviço de hospedagem;
  4. Registrar um nome de domínio;
  5. Configurar a plataforma de blog;
  6. Publicar o primeiro conteúdo.

Vamos analisá-los com mais detalhes e também te dar algumas dicas interessantes que farão com que seu blog se destaque dos demais!

1º Passo: Escolher seu nicho de blog

Se você está gerenciando um projeto ou uma empresa, ter um blog sobre os serviços, produtos e a missão da empresa é uma excelente ferramenta. Com um blog você atrairá pessoas realmente interessadas no que você faz. E com isso você ganha e sua audiência também.

Caso você queira começar um blog para um projeto pessoal, um hobby talvez, você tem muito mais opções à sua frente, acredite, um mundo cheio de possibilidades. Desde blog de viagens, tecnologia, receitas, música, moda – há muitos assuntos que você pode escolher como tema principal do seu blog.

Como esse é um dos passos mais importantes, tire um tempo para pensar e escolher. Nada de pressa aqui, ok? Pesquise suas opções e encontre um segmento, o nicho que você realmente quer!

Se é que podemos te dar alguma dica, a sua melhor aposta sempre é escrever sobre algo que você já gosta. Ao fazer algo que você gosta, os resultados são sempre melhores. E seu público, sem dúvida, perceberá isso. O trabalho será natural.

Se você ainda não tem certeza sobre o que escrever, não deixe que isso te faça desistir. A maioria dos blogs de sucesso passou por várias abordagens e nichos antes de atingir o objetivo. Nosso melhor conselho para você é: mergulhe fundo na sua escolha e nunca desista!

2º Passo: Escolher uma plataforma de blog

O próximo passo é escolher a plataforma onde você fará todo o trabalho de construir o seu blog. Como os blogs são compostos principalmente de conteúdo, você deve considerar o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Escolher um CMS como sua plataforma de blog permitirá que você:

  • Configure um blog sem ter conhecimento em programação e códigos.
  • Publique e crie conteúdo novo de maneira simples.
  • Concentre-se mais em escrever do que em aspectos técnicos.
  • Adicione novos recursos facilmente com a ajuda de plugins.
  • Encontre um design criativo para o seu site.

Não apenas isso, mas os sistemas de gerenciamento de conteúdo ganharam bastante popularidade. Eles é que sustentam uma grande parte de todos os sites do mundo.

plataformas cms mais utilizadas do mundo

Como você pode ver com a imagem acima, há uma grande variedade de CMS’s. E como em tudo na vida, alguns se destacam mais do que os outros.

Então vamos conhecer as três principais plataformas de blogs que recomendamos, que são:

  • WordPress
  • Joomla
  • Drupal

A parte mais incrível é que você pode instalar todas essas plataformas com apenas um único clique na Hostinger. Sem ter conhecimento técnico ou ter que pagar alguém para fazer isso! Você vai conseguir fazer tudo sozinho!

Agora vamos analisar cada um deles com mais detalhes para encontrar a escolha certa para o seu blog.

WordPress

CMS WORDPRESS

Com o título de CMS mais popular do mundo, o WordPress é uma plataforma sólida para começar um blog. É extremamente fácil configurar, gerenciar e não requer conhecimento nenhum em  codificação! Inclusive usamos o WordPress para nosso blog e tutorial aqui na Hostinger.

VantagensDesvantagens
Fácil para iniciantesSempre tem muitas atualizações
Galeria com várias opções de temas e pluginsExige uma certa manutenção com frequeência
Otimizado para SEO e fácil de gerenciar.

Joomla

cms joomla

O Joomla é outra plataforma de código aberto que comporta muitos blogs em todo o mundo. É também um dos maiores concorrentes do WordPress.

Configurar o CMS Joomla é rápido e você pode fazer isso sem ter nenhum conhecimento técnico. Alguns até argumentam que a publicação de conteúdo é mais fácil com o Joomla do que com outras plataformas. Mas isso deixamos para você decidir.

Com uma extensa biblioteca de extensões e plugins gratuitos, o Joomla é um ambiente confiável para iniciar qualquer tipo de blog.

VantagensDesvantagens
Fácil para iniciantesMenos flexível comparado ao WordPress e Drupal
Painel do Administrador intuitivoTeve problemas com segurança no passado
Multilingual (mais de 70 idiomas).

Drupal

cms drupal

Um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais avançados, o Drupal tem um lugar especial no coração de todos os desenvolvedores web.

O Drupal oferece algumas das mais altas opções de personalização quando se trata de implementar recursos complexos. Mas neste caso você vai precisar de um pouco de conhecimento para executar.

Se você gosta de codificação e quer ter um blog altamente flexível, o Drupal é a escolha perfeita!

VantagensDesvantagens
Focado para desenvolvedoresExige conhecimento técnico
Possibilita adicionar funções mais complexasRequer técnicas avançadas
Flexível e seguro.Possui uma comunidade de desenvolvedores restrita

3º Passo: Encontrar uma hospedagem

Quando se trata de escolher uma plataforma de hospedagem para blogs, há algumas coisas a serem consideradas:

  • Quanto tráfego você espera ter?
  • Quão rápido é a instalação e configuração?
  • Tem suporte?
  • Quais recursos você terá para ter um blog de sucesso?
  • Qual o custo?

O legal é que você não precisa procurar muito, pois temos exatamente o que você está procurando!

Aqui na Hostinger, aperfeiçoamos intensivamente a infraestrutura de servidores ao longo dos anos para fornecer a melhor experiência para você que quer criar um blog.

Fortalecido com um painel de controle da Hostinger, você pode configurar seu CMS com apenas um clique. E sempre que precisar de ajuda, os nossos agentes estarão à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para começar, aproveite nosso cupom de desconto especial para criar um blog e fique online em alguns minutos!

Oferta por Tempo Limitado – Aproveite 58% de desconto para Criar o seu Blog

Claro que as características de um serviço de hospedagem vão além disso, há muitas opções para escolher, dependendo da escala do seu blog. Vamos ver as opções.

Hospedagem Compartilhada

hospedagem compartilhada

Um dos melhores lugares para lançar seu primeiro site ou blog, a hospedagem compartilhada pode ser comparada ao transporte público ou a um dormitório estudantil.

Um servidor físico comporta vários sites dentro dele. Todos os recursos (como espaço em disco, RAM, largura de banda) são compartilhados entre cada site a partir de um único pool.

No entanto, os servidores são otimizados e monitorados o tempo todo para garantir que todos os sites estejam funcionando perfeitamente.

Veja o que você precisa saber sobre hospedagem compartilhada antes de criar um blog:

VantagensDesvantagens
Mais barata e fácil de usar.Você vai compartilhar os seus recursos com outros sites.
O uptime e as atualizações do servidor são responsabilidade do provedor.Opções de configuração limitadas.
Suporte 24/7 Sem acesso root.
Recurso de autoinstalador com 1 clique para diversas plataformas

Hospedagem Cloud

hospedagem cloud

Atendendo a donos de empresas e projetos maiores, o serviço de hospedagem cloud visa fornecer o poder de um servidor virtual, mantendo a simplicidade de hospedagem compartilhada na web.

É uma plataforma sólida e confiável para começar um blog, pois você terá muitos recursos para lidar com qualquer tráfego que tiver.

Além disso, todos os recursos são dedicados a você e a mais ninguém, portanto, você terá muito espaço para o desenvolvimento do seu projeto.

VantagensDesvantagens
Recursos dedicados e endereço IPUm pouco mais caro comparado aos outros serviços
Suporte 24/7.Opções de configuração limitada
Recursos completamente dedicados a você Sem acesso root.
Recurso do autoinstalador para instalar CMS com apenas 1 clique
Você pode fazer o upgrade da hospedagem compartilhada para cloud a qualquer momento

Hospedagem VPS

vps

VPS, sigla de virtual private server (servidor privado virtual), é uma solução única que traz mais liberdade e controle diante de tudo que vimos até aqui.

No entanto, se você não estiver familiarizado com o gerenciamento de servidores, essa solução pode ser um pouco complicada.

Se você pretende iniciar apenas um blog simples, escolher outra solução seria melhor.

Mas se você planeja mergulhar fundo e lançar muitos projetos diferentes, ter um servidor virtual permitirá que você configure o ambiente perfeito.

VantagensDesvantagens
Permite acesso root.Exige conhecimento técnico avançado.
IP dedicado e outros recursos.Conhecimentos em gerenciamento de servidores é essencial.
Oferece diversas opções de soluções com flexibilidade. Não gerenciado.
Concede muito mais controle ao administrador.Exige mais aprendizado e técnica.
Permite  alterar qualquer configuração do lado do servidor.

4º Passo: Registrar um nome de domínio

Todo site tem um endereço e seu blog também. Escolher um nome de domínio pode ser difícil, mas é mais fácil aqui na Hostinger!

Se você escolher um plano de hospedagem por 12 meses ou mais, você ganha um registro de domínio .com; .net; .org; ou .xyz durante o primeiro ano.

Mas você também pode registrar um domínio separadamente usando nossa ferramenta de pesquisa de domínio. Digite o domínio desejado na barra de pesquisa e você verá todas as opções disponíveis.

pesquisar domínio na hostinger

Você pode ter um domínio com as extensões populares a partir de R$ 3,99 no primeiro ano! Algumas opções:

  • .xyz
  • .conectados
  • .tech
  • .loja

5º Passo: Instalar e configurar o CMS

Depois de escolher a hospedagem e o nome de domínio, você está a apenas um passo de alcançar o seu principal objetivo aqui.

Como apresentamos três plataformas para começar um blog, vamos ver como instalar e realizar a configuração inicial com cada um deles.

Como criar um blog no WordPress

Já que o WordPress é o mais popular, vamos começar por ele.

Instalação

Configurar o WordPress é bem simples. Especialmente se você estiver usando a Hostinger, acredite. Tudo o que você precisa fazer é navegar até a seção Hospedagem > Autoinstalador no painel de controle.

auto instalador hostinger

E você encontrará o WordPress.

wordpress hostinger

Clique na opção WordPress e siga os próximos passos a seguir que toda a instalação será feita sozinha.

instalar wordpress na hostinger

Painel do Administrador

Para facilitar o gerenciamento do seu blog, o WordPress fornece um painel intuitivo. Você pode acessá-lo digitando seudominio.com.br/wp-admin no navegador.

painel do administrador no wordpress

Temas

Na seção Aparência, você pode encontrar muitos temas livres e escolher um visual estiloso para o seu blog.

Se precisa de ajuda para escolher, veja nosso artigo sobre os melhores temas gratuitos WordPress.

temas wordpress

Plugins

A seção Plugins oferece uma grande biblioteca de extensões gratuitas. Entenda que plugins são como complementos que ampliam a funcionalidade do seu blog.

plugins wordpress

Ah, mas já te falei a melhor parte? Tudo isso é absolutamente grátis!

Aqui está uma lista de 3 plugins essenciais que todo blog deve ter:

  • Yoast SEO permitirá que você otimize seus posts com mais facilidade com as técnicas cas mais recentes de SEO.
  • Akismet Anti-Spam manterá sua seção de comentários limpa e livre de spam.
  • Jetpack oferece um pacote de recursos relacionados ao desempenho, segurança estatísticas e muito mais!
Criar posts e páginas do seu blog WordPress

A seção Páginas faz exatamente o que diz. Você pode usá-la para criar mais páginas em seu blog (como a página Sobre nós; Entre em contato e similares).

criar páginas no wordpress

Enquanto isso, a seção Posts será a área que vai utilizar mais, já que todos os novos posts serão criados por ali.

Para uma abordagem mais detalhada, leia nosso tutorial WordPress para iniciantes.

Como criar um blog no Joomla

Agora vamos ver como criar um blog no Joomla, o segundo CMS mais famoso do mercado. Instalação

No Hostinger, configurar o Joomla é “moleza”. Tudo o que você precisa fazer é seguir o assistente de instalação encontrado na seção Autoinstalador.

instalar joomla na hostinger

Painel do Administrador

Depois de instalar, abra a url seudominio.com/administrator para acessar o painel do administrador do Joomla.

painel do admnistrador do joomla

Temas

Se você acessar a seção “Temas“, poderá personalizar a aparência e o design de suas páginas.

temas joomla

Módulos

Caso você queira gerenciar funções ou recursos, a seção Módulos é o caminho.

módulos joomla

Veja uma pequena lista dos três principais plugins recomendados para os blogs do Joomla:

  • K2 é uma extensão que visa melhorar o gerenciamento de artigos com recursos e aprimoramentos extras.
  • EasyBlog é outra extensão que visa substituir o sistema de artigos padrão por um mais eficiente.
  • Komento ajuda você a gerenciar e moderar os comentários de maneira mais eficaz.
Criar posts no blog

E a parte mais importante para todo mundo que está criando um blog – adicionar novos posts. Você pode fazer isso na seção Artigos.

criar post no joomla

Está foi uma visão geral do Joomla, mas você pode aprofundar seus conhecimentos com este tutorial para iniciantes

Como criar um blog no Drupal

E por último, mas não menos importante, chegou a vez do Drupal. Este CMS oferece uma flexibilidade muito robusta e pode ser poderosíssimo se for usado por desenvolvedores.

Instalação

No Hostinger, você também pode configurar o Drupal sem problemas usando a ferramenta Autoinstalador disponível no painel de controle.

instalar drupal

Painel do Administrador

Após instalar, abra seudominio.com.br/user/login para acessar o painel do administrador do Drupal.

painel do admin no drupal

Temas

Para alterar a aparência e o visual do seu blog, clique na seção Appearance.

Druál aparência no painel de controle

Modules

Na aba Extension, você pode implementar novos recursos e funcionalidades com módulos.

modulos drupal

Para todo blog Drupal, recomendamos estas extensões:

  1. Barra de ferramentas de administração substitui a barra de ferramentas existente por uma mais flexível.
  2. O ShareThis permite que você compartilhe posts em várias plataformas de mídia social com mais facilidade.
  3. Efeitos de imagem permite que você adicione efeitos atrativos em imagens dos posts.
Criar posts no blog Drupal

E finalmente, a guia Content é o onde você pode criar novos posts para o blog, páginas e todo o conteúdo relacionado.

criar novo post no drupal

Para saber mais sobre o Drupal, você pode conferir nosso tutorial Drupal para iniciantes.

6º Passo: Publicar o primeiro conteúdo

Até que enfim! Agora você sabe como criar um blog usando as três melhores plataformas CMS da internet.

Agora basta escolher qual destas opções que mais te agrada. Não precisamos dizer o quanto somos fãs do WordPress, certo?

E agora que chegou ao último passo, é bastante simples: publicar, publicar e publicar!

Como os sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem que você crie novos posts sem muito esforço, esse é o principal foco: lançar o máximo possível de bons artigos, estamos falando de qualidade.

Considerando que no geral leva pelo menos algumas semanas até que novos posts comecem a apresentar resultados notáveis nos mecanismos de busca, quanto mais cedo você começar, melhor.

O ideal é que um blog gere tráfego e cresça com o tempo. Para isso, você precisa pensar fora da caixa e estar preparado para trabalhar duro.

É por isso que preparamos 10 das melhores dicas que mostram como começar um blog e ter sucesso!

10 Melhores Dicas para Ter Resultados com o seu Blog

10 dicas para criar um blog de sucesso

Não importa o que você esteja fazendo, ter um plano bem elaborado é essencial. Isso não apenas tornará seu trabalho e os resultados mais eficientes, mas também vai te dar uma visão mais clara de onde você pode chegar com essa ideia.

A maioria dos blogs gera novos usuários por meio do tráfego orgânico. E a melhor maneira de fazer isso é através de posts de alta qualidade. Portanto, você precisa lembrar de uma regra de ouro: o conteúdo é rei 👑.

Aqui estão algumas das principais dicas para blogs que certamente trarão resultados positivos para o seu negócio:

1. Saiba o básico sobre SEO.

Embora a otimização para mecanismos de busca possa parecer complicada, na verdade, é uma das melhores habilidades que você pode adquirir antes de começar um blog.

Um SEO adequado pode te deixar muito a frente da concorrência, garantindo que seu conteúdo permaneça relevante.

Aqui estão alguns dos melhores artigos para aprender SEO (em inglês):

2. Faça Pesquisa de Palavras Chave.

O ideal é que os posts do seu blog sejam definidos por palavras-chave e frases que as pessoas procuram ao usar os mecanismos de pesquisa, conforme a intenção do usuário.

Produzir conteúdo sem a devida pesquisa de palavras-chave é como fotografar no escuro. Você pode acertar alguma coisa, mas você não sabe exatamente o que.

Entender sobre palavras-chave, o volume de pesquisa e o conteúdo que atualmente tem o maior valor pode fornecer uma boa ideia da intenção de pesquisa do usuário. Depois que você souber essa parte, criar um post que traga resultados no blog será muito mais fácil.

Por exemplo, aqui está o crescimento do tráfego do nosso blog tutorial em conjunto com o número de palavras-chave orgânicas.

Nossas estatísticas do blog mostram que palavras-chave orgânicas e a quantidade de tráfego estão diretamente relacionadas!

Nossas estatísticas do blog mostram que palavras-chave orgânicas e a quantidade de tráfego estão diretamente relacionadas!

Portanto, fazer pesquisa de palavras-chave é um “dever de casa” importante que todo mundo que pesquisa como criar um blog deve se atentar.

E para a sua felicidade, existem diversas de ferramentas e recursos gratuitos que podem ajudá-lo. Comece com essas aqui:

3. Faça análise dos seus competidores.

Para novos blogs pode ser difícil encontrar a direção correta. Mas isso pode ficar mais fácil se tiver um bom exemplo à sua frente.

Pesquisar os blogs com os melhores desempenhos na sua área é uma ótima maneira de encontrar novas idéias para o seu próprio site.

Em primeiro lugar, faça uma lista de 5 a 10 blogs ou sites que são muito bem ranqueados em seu nicho. Em seguida, use ferramentas como SimilarWeb para gerar um relatório.

relatorio de site no similarweb

Embora a versão gratuita forneça estatísticas limitadas, você ainda pode ver dados como as 5 principais palavras-chave orgânicas e pagas deles. Depois de concluir a pesquisa, você terá uma visão muito mais clara de conteúdo para o seu blog.

4. Tenha uma estratégia de conteúdo.

Pegue uma planilha simples e faça um brainstorming sobre ideias de artigos em potencial. Comece com tópicos mais amplos e vá até assuntos mais específicos. Se você já tiver mais conhecimento em uma área específica, priorize-o primeiro.

Grandes resultados não vão chegar de uma hora para outra, então a disciplina será seu novo melhor amigo. Tente definir prazos para publicação de artigos e monitorar seu progresso.

Procure encontrar o equilíbrio ideal entre qualidade e quantidade. Em seguida, atente-se ao seu plano e também separe tempo para analisar os resultados.

5.  Crie uma conta nas redes sociais.

Construir uma presença online é importante, especialmente se você vai criar um blog sozinho. As plataformas de mídia social tornam essa tarefa muito mais simples.

perfil da hostinger no twitter

Em primeiro lugar, estar nas redes sociais vai aumentar o seu engajamento com o usuário. Você pode notificar as pessoas sobre novos artigos, planos e atualizações.

É também uma maneira incrível de se familiarizar com seus leitores, com as necessidades deles. Um erro crucial que muitos novos projetos cometem é ignorar seu público e suas necessidades.

Com um perfil no Facebook e no Twitter, você pode receber feedback de seus leitores diretamente. E à medida que você cresce, pode receber ofertas comerciais ou oportunidades para ganhar dinheiro com isso.

Dependendo do conteúdo que você produz em seu blog, as plataformas de mídia social podem também atrair novos leitores. Não se trata apenas de reunir seu público atual. Conforme as pessoas compartilham seu conteúdo, mais e mais pessoas serão provocadas a “dar uma olhadinha”.

6. Faça guest posts.

Depois de lançar seu blog, uma das tarefas mais difíceis será fazer com que as pessoas o notem. Os concorrentes já famosos estarão no seu caminho e você precisará de muito tempo para estar entre os primeiros resultados do Google.

No entanto, existem maneiras de tornar essa jornada menos instável e fazer guest posts é uma delas.

O guest posting é uma prática que muitos blogueiros, escritores e donos de empresas fazem regularmente.

A ideia básica é publicar um conteúdo com um link para o seu blog em outro site. Os maiores benefícios que você irá ter são:

  • Impulsionar o SEO devido a links de outros sites.
  • Um rápido aumento no tráfego direto/ orgânico.

Se você se interessou pelo assunto, confira este estudo de caso sobre blog no Ahrefs.

7. Implemente o Google Analytics.

Monitorar o seu tráfego é uma parte essencial da construção de um blog de sucesso.

Conhecer seu público-alvo e o que eles querem do seu site vai te levar alguns passos à frente, acredite.

E a melhor ferramenta para fazer este trabalho é o Google Analytics. O GA rastreia seus visitantes, seu comportamento, fornece dados e muito mais.

exemplo do google analytics

O que é mais incrível é que este software é totalmente gratuito! Isso significa que todo webmaster pode descobrir com facilidade mais informações sobre seus leitores.

Se você planeja criar um blog usando o WordPress, nosso guia detalhado sobre como configurar o Google Analytics é exatamente o que você precisa.

8. Avise o Google quando publicar um novo conteúdo.

Milhares de novos sites são criados diariamente. E o número de novos posts e artigos deve estar na casa dos milhões.

Com tanta coisa acontecendo, pode levar um tempo até que o Google e outros mecanismos de pesquisa comecem a indexar seu novo conteúdo. Mas há um ótimo atalho que você pode pegar para acelerar as coisas!

Adicionar seu site ao Google Search Console vai permitir que:

  • Monitore o desempenho do seu blog.
  • Receba alertas em caso de erros no site.
  • Use várias ferramentas de teste.
  • Acesse material de aprendizagem aprofundado.

E, mais importante, você poderá enviar novos post no blog e ainda forçar o Google a rastreá-las.

buscar como o google

9. Faça backlinks.

Se você deseja estar entre os primeiros resultados da pesquisa do Google, os backlinks são algo que você precisa levar a sério.

Na verdade, é um dos fatores de classificação mais importantes que o Google leva em consideração ao avaliar sites.

Embora os novos blogs devam se concentrar na produção de conteúdo e no aprimoramento das páginas existentes, chegará a um ponto em que você terá vários conteúdo de alto nível em mãos.

Na maioria das vezes, mesmo o conteúdo da mais alta qualidade pode não ter chance no Google SERPs se você não trabalhar com backlink.

Felizmente, existem muitas maneiras comprovadas para fazer backlinks. Aqui estão bons artigos para te ajudar:

10. Paciência é o segredo.

Uma coisa importante para lembrar: criar um blog é um investimento a longo prazo. Assim como em qualquer nova atividade, você vai precisar de tempo e esforço para ver resultados significativos.

Em primeiro lugar, o Google precisar começar a reconhecer a existência do seu blog. Muitos especialistas em SEO afirmam que leva um tempo antes que o conteúdo comece a causar impacto (também chamado de Google Sandbox).

Então, se você realmente quiser ter sucesso, paciência é o caminho. Espero pelo melhor, mas esteja preparado para o pior, e você certamente chegará lá.

Por que você deve criar um blog

porque criar um blog

Sempre que estiver prestes a criar algo novo, esta é a primeira pergunta para a qual você deve encontrar a resposta. Por quê?

Depois de descobrir as razões, todo o processo se tornará muito mais agradável, e você pode aprender coisas novas e agradáveis ao longo do caminho.

Aqui estão alguns motivos para te ajudar com essa resposta:

  1. Você vai fornecer conhecimento e conteúdo para um público específico. Para criar posts de qualidade, você precisa estudar seu nicho e pesquisar muitas áreas. Durante este processo, você vai reunir um conhecimento valioso que pode ajudá-lo no futuro. E quem sabe, você tenha ideias boas o suficiente para ter seu próprio negócio online.
  2. É uma ótima maneira de expressar suas ideias. Você já teve um daqueles dias em que muitas grandes ideias começam a surgir, mas não sabe como agir sobre elas? Bem, se você começar um blog, isso é mais ou menos resolvido. Compartilhe suas ideias e opiniões com todos ao redor do mundo
  3. Você terá um fluxo consistente de tráfego. Muitos novos projetos e empresas muitas vezes lutam para encontrar um público para mostrar suas novas idéias ou produtos. Isso pode causar lentidão no crescimento e expansão. Mas com um blog no lugar, você pode ter um tráfego valioso e convertê-lo em clientes ou em usuários com grande potencial!
  4. Pode ser a porta para novas oportunidades. Embora a jornada possa ser um pouco difícil no começo, quando seu blog começar a crescer, você encontrará muitas novas oportunidades. Ao estabelecer sua presença online, mais e mais pessoas se juntarão ao seu círculo. E você pode se tornar o próximo grande especialista no seu segmento!
  5. Mostre ao mundo o que você está fazendo. Mesmo nesta era da tecnologia, a palavra escrita ainda é a maneira mais poderosa de transmitir sua mensagem. Se você estiver executando um projeto paralelo, iniciar um blog pode ser uma das melhores maneiras de exibir suas conquistas para o mundo. Usando o poder da internet, você pode alcançar todos os cantos do mundo instantaneamente!
  6. Seja o próximo grande influenciador. Cada novo post no blog vai te dar um passo mais perto da popularidade. Se você tem muita experiência em uma determinada área, o blog vai te ajudar a se estabelecer no mercado. Construa uma audiência, faça novas conexões, apresente suas idéias e rompa todos os limites!
  7. Trabalhe para realizar um sonho. Não há melhor sensação do que trabalhar em direção a um objetivo. Apesar de muitas vezes a gente desiste sem nem ter tentado ao certo. Se você é apaixonado por algo, criar um blog será o ambiente perfeito para começar a trabalhar para suas paixões reais.

Há alguns anos atrás, um blog não era visto como algo sério. Mas com o passar do tempo, muitas pessoas transformaram seu blog em um negócio sólido e lucrativo.

Se o que você quer é liberdade, ter o seu próprio blog é um pequeno passo na direção certa. 😉

Conclusão

Parabéns! Agora você conhece todas as etapas necessárias para saber como criar um blog e ter sucesso online. Agora é a hora de começar, então o que você está esperando? Fique online com a Hostinger ainda hoje!

E se você tiver outras dúvidas, perguntas ou dicas relacionadas a blogs, use os comentários abaixo para falar conosco!

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]