Como Fazer o seu Site de eCommerce Crescer

Como Fazer o seu Site de eCommerce Crescer

O mercado de eCommerce tem crescido de maneira constante nos últimos anos. A pandemia tornou irrelevante a maioria das previsões anteriores sobre o mercado de varejo. Agora, espera-se que o mercado de eCommerce vá alcançar um valor de R$ 25 trilhões até 2022.

O que essa estimativa mostra é que mais e mais pessoas vão usar essa oportunidade para começar um negócio online. Se você aspira ter uma empresa online, ou já tem uma loja de eCommerce, certamente vai enfrentar uma competição maior do que tinha antes.

Para continuar no jogo, você precisará se esforçar para fazer sua loja virtual crescer. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, com o conhecimento certo e o uso de boas práticas, você pode se manter na frente da concorrência.

Este artigo vai trazer sete métodos efetivos que, combinados, podem resultar num poderoso plano de crescimento para a sua empresa. Analise todos para ver como você pode aplicá-los no seu site.

Construa a Identidade da sua Marca

O objetivo principal da identidade de marca é ajudar as pessoas a reconhecerem a sua empresa e a associarem com os seus produtos. Em suma, uma identidade de marca consiste em:

  • Um logo marcante
  • Um nome de empresa interessante
  • Tom e voz únicos para sua marca
  • Um ótimo design de site
  • Conteúdo que provoca emoções
  • Presença em canais de redes sociais

Para criar um ótimo logo, você pode contratar um profissional ou usar um gerador gratuito de logotipos, como o Criador de Logos do Zyro. Preste atenção nos ícones que você usa, especialmente no esquema de cores, já que isso traz um significado maior do que você imagina.

Garanta que o design do site vai se encaixar com o tema e a voz da sua marca. Se a imagem da sua marca é jovem e leve, o webdesign deve refletir isso. Na verdade, isso deve ser algo constante em todas as plataformas, incluindo as redes sociais.

Uma forte identidade de marca deve ser parecida com uma personalidade, evocando algum tipo de emoção e se associando rapidamente com os produtos da marca.

Use Campanhas de Marketing

Campanhas de marketing são ferramentas efetivas para trazer tráfego para o seu site. O mais importante é aprender quem é seu público-alvo, onde encontrá-lo e então se comunicar com ele da maneira mais efetiva possível.

Existem diferentes tipos de campanhas de marketing que são utilizadas por sites de eCommerce, incluindo:

  • Redes sociais
  • Email marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de afiliados

Campanhas de marketing em redes sociais incluem descobrir que plataformas são populares dentro do seu público-alvo e construir a presença da sua marca sobre eles. Com engajamento ativo e propagandas pagas em redes sociais, você pode construir um grupo de seguidores que facilmente será convertido em clientes leais.

Campanhas de email marketing funcionam excepcionalmente bem para diversos anúncios de negócios, assim como para recuperação de carrinhos de compra abandonados. Estatisticamente, cerca de 45% dos emails de carrinho abandonado são abertos, e 50% desses levam a uma compra finalizada. Isso significa que a taxa de conversão do seu negócio pode ser melhorada de maneira radical se você conseguir coletar os endereços de email dos seus visitantes antes deles saírem do seu site.

Marketing de conteúdo é mais do que começar um blog corporativo. Campanhas efetivas de marketing de conteúdo incluem uma ampla variedade de diferentes tipos de conteúdos, como vídeos, infográficos e até livros. Esse conteúdo pode ser compartilhado em plataformas de redes sociais e através de campanhas de email marketing.

Finalmente, marketing de afiliados inclui a colaboração com diferentes marcas e influenciadores na mesma indústria ou num mercado similar. Você pode firmar um acordo para que eles promovam os seus produtos através dos canais deles por uma comissão. Isso pode aumentar a consciência sobre a sua marca e atrair novos clientes.

SEO

O SEO é a chave para o tráfego orgânico — o tipo de tráfego que é consistente e que não custa nada. Ele consiste na otimização do seu site para mecanismos de busca, o que o ajuda a ranquear melhor e aumenta as suas chances de aparecer nas primeiras páginas de resultados de busca.

Em suma, existem dois tipos de SEO:

  • Otimização on-page
  • Otimização off-page

O SEO on-page inclui ajustes mais técnicos que são feitos para um site para que ele seja mais amigável para mecanismos de busca — como incluir palavras-chave relevantes, meta-descrições e texto alternativo de imagens.

Já o SEO off-page foca em aumentar a consciência sobre a existência do seu site na internet, o que inclui link building e o trabalho de outreach.

Para aprender mais sobre SEO e como ele pode ajudar o seu site de eCommerce a crescer, leia este guia aprofundado sobre SEO.

Proteja seu Site

O primeiro passo para garantir a segurança do seu negócio online é escolher um provedor de hospedagem de boa reputação. Garanta que o plano de hospedagem que você vai comprar vem com recursos de segurança efetivos para proteger o seu site de potenciais ciberataques.

A Hostinger inclui SSL grátis com todos os planos de hospedagem, o que é algo essencial para qualquer empresa de eCommerce. Ele criptografa todos os dados sensíveis que passam pelo seu site, como detalhes de pagamentos e outras informações de clientes.

Todos os nameservers da Hostinger também são protegidos pelo Cloudflare. Se algum tráfego malicioso for direcionado para o seu site, o Firewall DNS vai redirecionar esse tráfego, garantindo que a funcionalidade do seu site não seja afetada.

Para aprender mais sobre como proteger a sua empresa online e os seus clientes, confira este guia sobre como proteger o seu site.

Priorize o Atendimento ao Cliente

Mesmo que uma empresa ofereça bons produtos a um preço competitivo, é provável que os seus clientes não se manterão fieis por muito tempo se o atendimento ao cliente for ruim. Inclusive, um estudo mostra que 90% das pessoas vão pesquisar sobre o atendimento ao cliente de uma marca antes de contratar seus serviços.

Aqui estão algumas dicas fáceis de implementar sobre como você pode oferecer o tipo de serviço ao cliente que as pessoas estão procurando:

  • Múltiplos métodos para entrar em contato. Ofereça vários métodos para os seus clientes em potencial entrarem em contato com a sua empresa. Implemente uma página de contato no seu site, funcionalidade de chat em tempo real, disponibilize um endereço de email e talvez até um número de telefone. Também não se esqueça de usar os chats das redes sociais, caso seja possível.
  • Responda com agilidade. Sempre responda as dúvidas dos seus clientes assim que elas chegarem a você. Mesmo que seja para dizer que você irá verificar o problema, qualquer resposta sempre é melhor do que nenhuma resposta.
  • Seja gentil. Mesmo a melhor das empresas às vezes terá que lidar com clientes descontentes. O mais importante é sempre se manter calmo e amistoso, e oferecer a ajuda necessária para evitar que a situação piore.
  • Tenha apenas um objetivo – ajudar. Não importa se as pessoas vão contatar você com uma pergunta simples ou com um complexo dilema técnico, sempre procure corrigir o problema de maneira rápida e efetiva. Nunca deixe questões mal-resolvidas.

Um bom atendimento ao cliente pode fazer a diferença entre um negócio de eCommerce bem-sucedido e uma loja online sem conversões. Se as pessoas têm uma experiência positiva com a sua empresa, elas provavelmente deixarão uma avaliação positiva e recomendarão os seus serviços e produtos para outros. Essa é umas das maneiras mais efetivas de crescer.

Conclusão

Mesmo que o mercado de eCommerce esteja se expandindo rapidamente, existem coisas que você pode fazer para se manter na frente.

Para resumir, confira como você pode fazer o seu site de eCommerce crescer de maneira efetiva:

  1. Construa uma identidade de marca sólida para ser reconhecido na indústria.
  2. Organize campanhas de marketing para colocar seu nome na frente de clientes em potencial.
  3. Garanta que o seu site é amigável para SEO para construir tráfego orgânico consistente.
  4. Projeta o seu site para evitar quaisquer riscos em potencial e oferecer paz de espírito aos seus clientes.
  5. Ofereça o melhor atendimento ao cliente, já que essa é a melhor maneira de obter e reter clientes a longo prazo.

Seguindo esses passos, você pode usar o atual crescimento do mercado de eCommerce como uma oportunidade de expandir a sua empresa. Ao invés de se preocupar em ficar para trás, você estará levando o seu negócio para o topo!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.