Como Fazer um Plano de Negócios: 10 Passos Para Atrair Investidores e Traçar Metas

Um dos fatores mais importantes ao iniciar um empreendimento é ter um plano de negócios sólido e bem escrito. Mas você sabe como fazer um plano de negócios para a sua empresa?

Nos parágrafos a seguir, nós vamos passar pelas dez etapas sobre como redigir um plano de negócios e as melhores práticas que você deve seguir. Desta forma, você terá uma ideia mais abrangente de como iniciar este processo e, assim, garantir um início mais tranquilo para a sua empresa e um maior interesse de possíveis stakeholders.

Vamos lá?

Um plano de negócios é um documento que explica os objetivos de uma empresa e como atingi-los. Ele contém um planejamento detalhado de todas as áreas de uma empresa ou loja de e-commerce, ajudando a companhia a receber suporte financeiro de bancos ou investidores, por exemplo.

Por Que Fazer um Plano de Negócios?

Também é essencial entender qual é o propósito de se escrever um plano de negócios. Aqui estão os motivos pelos quais você deve fazer isso:

  • Definir um foco de negócios – escrever seus objetivos e um passo a passo detalhado de como atingi-los vai ajudar você a focar nas ações necessárias para perseguir seu propósito.
  • Assegurar financiamento – investidores externos vão olhar para o seu plano de negócios para ver os seus objetivos e entender como você deseja fazer que sua empresa seja lucrativa.
  • Atrair executivos talentosos – conforme sua empresa cresce, você pode querer recrutar executivos experientes que vão dirigir ainda melhor a companhia. Eles provavelmente vão olhar par o seu plano de negócios para determinar se a sua companhia se encaixa com o estilo deles.

Um plano de negócios normalmente é útil para empresas novas ou pequenas, mas também há benefícios para a sua implementação em grandes companhias. Uma firma também pode revisitar o seu plano para ver quais objetivos foram alcançados e criar novas metas para desenvolvimento futuro — ou ainda se preparar para levar a empresa para uma nova direção.

Como Escrever um Plano de Negócios em 10 Passos

Um bom plano de negócios geralmente inclui vários componentes importantes. Nesta seção, te orientaremos em dez desses elementos para escrever e estruturar seu plano de maneira mais eficaz.

1. Crie um Resumo Executivo

Um resumo executivo é uma visão geral do seu plano de negócios que permite aos leitores identificar rapidamente a ideia principal. Ele vem logo após a página de título e deve conter todas as informações essenciais do plano de negócios em uma ou duas páginas.

É crucial escrever um bom resumo executivo, pois frequentemente essa é a parte que pode criar ou destruir uma oportunidade. Investidores e executivos geralmente examinam o resumo executivo para decidir se devem analisar mais profundamente o plano de negócios ou desistir logo de cara.

Para escrever um bom resumo, inclua as seguintes informações:

Visão Geral do Negócio

Comece a escrever a visão geral explicando o conceito do seu negócio. Descreva de forma concisa o produto ou serviço que você vai oferecer. Certifique-se de destacar qual demanda o produto ou serviço atende – isso geralmente é chamado de proposta de valor.

Além disso, uma visão geral da empresa deve explicar brevemente como você está mirando um mercado viável e como seu negócio pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, mencione se você está fabricando produtos ou terceirizando-os de fornecedores.

Oportunidades de Mercado e Concorrência

Nesta seção do resumo executivo, adicione a análise de mercado do seu negócio.

Escreva sobre seu mercado-alvo e seja específico. Descreva detalhadamente seu público-alvo e explique por que você o escolheu em detrimento de outros.

Por exemplo, se você vende pão, explique para qual área ou classe econômica você vai vendê-lo, pois isso influenciará suas estratégias de vendas e custos promocionais.

Também recomendamos tratar sobre o volume do mercado, para te ajudar a prever o potencial de volume de vendas.

Frequentemente, existem diferentes grupos de pessoas dentro do seu público-alvo que você pretende atender. Identifique os segmentos de mercado e escolha em qual você vai se concentrar. Descubra quais são os problemas deles e como seus produtos e serviços podem resolvê-los.

Pesquise sua concorrência. Se existem empresas estabelecidas visando o mesmo segmento de clientes que o seu, explique as principais diferenças que farão você se destacar.

Projeções Financeiras

Projeções financeiras consistem em explicar suas fontes de receita e estrutura de preços de forma concisa. Além disso, mostre seu planejamento de vendas, despesas e números de receita para visão geral do seu desempenho financeiro projetado.

Você também pode mencionar o capital necessário e como você vai financiar o negócio. Se você está procurando financiamento externo, este é o momento de explicar quanto dinheiro você precisa e como o devolverá no futuro, seja em forma de participação na empresa ou dinheiro.

Metas e Projeções de Crescimento

O último elemento do resumo executivo é a visão do negócio após o seu crescimento. Se o plano for para um negócio estabelecido, liste os marcos da empresa.

A projeção de crescimento deve conter um plano para escalar um negócio. Isso inclui abrir novas filiais, conquistar novos clientes ou criar novos produtos. Um pequeno empresário pode usar isso para monitorar o crescimento de sua empresa.

2. Escreva uma Descrição da Empresa

Uma descrição da empresa contém informações básicas sobre o seu negócio, incluindo seus principais produtos e serviços, visão e missão, e qualquer outra coisa que torne a empresa única.

A declaração de visão deve conter o propósito e a ambição do seu negócio. Enquanto isso, a declaração de missão deve refletir o que você fará para alcançar essa ambição.

Essas declarações ajudam a alinhar todos os membros da empresa no mesmo propósito. A declaração de missão também desempenha um papel vital na formação da estratégia de negócios para alcançar a ambição da empresa.

Esta seção também pode incluir a história da sua empresa. Certifique-se de incluir os detalhes que adicionam contexto importante ao seu planejamento de negócios.

3. Inclua Metas de Negócios

O próximo passo é incluir seus objetivos de negócios e quanto tempo levará para alcançá-los. Você pode definir metas gerais ou dividi-las em departamentos, como marketing, finanças ou metas operacionais.

Suponha que você tenha uma empresa de consultoria em estágio inicial e queira aumentar o número de seus clientes.

Para alcançar esse objetivo, use o framework SMART para te ajudar a acompanhar o progresso:

  • Específico – restrinja a meta para um planejamento mais focado. Nesse caso, pense em um número, por exemplo, 50 novos clientes.
  • Mensurável – defina as métricas que determinarão seu progresso e conquistas. Para esse objetivo, conte apenas os clientes que assinaram um contrato ou já pagaram.
  • Atingível – você deve ser capaz de alcançar o objetivo com base nos fatos e números coletados. Cinquenta novos clientes não é uma meta excessivamente ambiciosa se você tem uma equipe capaz.
  • Relevante – todo objetivo deve ajudar a alcançar a visão e missão da empresa. A aquisição de novos clientes é vital para o crescimento de uma empresa de consultoria.
  • Baseado em tempo – forneça o prazo em que você deseja alcançar o objetivo. Por exemplo, dê ao seu pequeno negócio um trimestre para encontrar 50 clientes.

4. Descreva Seu Produto ou Serviço

No seu plano de negócios, a seção de produtos e serviços deve se concentrar na ideia geral e nas características do que você oferece.

Escrever uma boa descrição de produto é crucial para ajudar os leitores a entender o que o produto faz e o que o torna único. Inicie a seção explicando como os produtos e serviços atenderão às necessidades do mercado-alvo. Inclua recursos e benefícios, mas não entre muito a fundo nas especificações técnicas.

Você pode colocar informações mais detalhadas no apêndice. Além disso, evite usar jargões técnicos para tornar o texto mais fácil de entender.

Outro aspecto vital a ser abordado é o que torna seus produtos e serviços diferentes da concorrência. Se seus produtos possuem características distintas, inclua a descrição detalhada nesta seção.

Alternativamente, você pode estar vendendo produtos semelhantes a um preço competitivo. Explore como você é capaz de oferecê-los a um preço mais baixo. Por exemplo, você pode conseguir tornar o processo de produção mais eficiente ou obter as matérias-primas de fornecedores mais baratos.

5. Realize uma Análise de Mercado

Uma análise de mercado é uma parte crítica de um modelo de plano de negócios. Durante esta fase, você precisará realizar uma pesquisa de mercado.

Isso envolve coletar informações sobre seus potenciais clientes e seus comportamentos, bem como os concorrentes, para ajudar a estabelecer uma base para suas estratégias de negócios.

Definindo o Mercado Alvo

O primeiro passo é restringir o segmento de mercado que você deseja atingir com a sua empresa. Isso ajudará você a entender melhor as características do mercado para que possa desenvolver planos de marketing e vendas adequados.

Definir o mercado-alvo também irá fornecer a você as informações necessárias para construir fortes relações de negócios-cliente.

Para fazer isso, tente descobrir quem são seus possíveis clientes prestando atenção nos seguintes fatores:

  • Localização geográfica – escolha a área com base no alcance das operações do seu negócio.
  • Faixa etária – isso é importante se você está vendendo produtos direcionados a uma determinada faixa de idade, como álcool, uniformes profissionais ou brinquedos, por exemplo.
  • Nível de renda – este fator determina a faixa demográfica que se encaixará na faixa de preço dos seus produtos. Lembre-se de que o nível de renda pode ser afetado por características geográficas e demográficas, como idade e gênero.

Para uma empresa Business-to-Business (B2B), você pode definir seus potenciais clientes por sua localização geográfica, setores, perfis de empresa e relevância.

Volume de Mercado e Tendências

Ao definir o tamanho do mercado, você precisa pesquisar o número potencial de clientes. Dessa forma, você terá uma ideia melhor do valor de mercado para o seu nicho.

Além disso, descubra as últimas tendências nesse mercado. Por exemplo, você pode examinar se a demanda pelos seus produtos está relacionada a uma migração em alta para a sua área de operação.

Análise Competitiva e Análise Ambiental

Após identificar o mercado alvo, é hora de explorar seus concorrentes e sua posição realizando uma análise competitiva.

Concentre-se em seus concorrentes diretos – outras empresas que vendem produtos semelhantes ou visam o mesmo público. Depois de listar todos os concorrentes, faça uma análise competitiva comparando o seu negócio com eles e identificando seus pontos fortes e fracos.

Para apresentar esta análise, utilize o modelo SWOT – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças .

Forças e fraquezas representam a condição interna do seu negócio em relação a outras empresas. Por exemplo, se você tem a tecnologia para produzir mercadorias de maneira mais eficiente, isso pode ser visto como uma força.

Por outro lado, se os concorrentes têm funcionários mais experientes, você pode considerar sua falta de experiência como sua fraqueza. Isso se tornará a vantagem competitiva deles sobre o seu negócio.

Conhecer as vantagens competitivas dos seus concorrentes permitirá que você entenda melhor como posicionar seu produto ou serviço.

Com base no exemplo acima, destacar a tecnologia avançada da sua empresa  destacará o que seu concorrente não possui.

Você também poderá lidar preventivamente com os funcionários experientes de seus concorrentes, realizando programas de treinamento para sua equipe.

Em seguida, analise o ambiente de mercado – veja quais oportunidades você pode explorar e se há alguma ameaça que você precisa mitigar. Oportunidades podem incluir regulamentações governamentais favoráveis ou tendências de mercado positivas, enquanto ameaças podem assumir a forma de concorrentes emergentes.

Essas análises serão úteis para criar esforços de marketing e planejamento estratégico da empresa em geral.

6. Descreva a Gestão e Organização

Nesta seção do plano de negócios, você precisa apresentar sua estrutura organizacional – a equipe, o papel e as responsabilidades de cada membro, e como você organiza todos para alcançar seus objetivos de negócios.

Crie uma breve biografia de cada membro da equipe e destaque sua experiência. Se você acabou de começar um pequeno negócio, não se preocupe com lacunas na equipe de gestão. É melhor ter uma pessoa que trabalhe de acordo com sua especialidade do que contratar alguém apenas por contratar.

Essa prática pode indicar a maturidade do seu plano de negócios e abrir mais oportunidades para encontrar a pessoa certa para se juntar à sua equipe.

Não se obrigue a definir a equipe de gestão usando títulos de nível C como CEO, CMO e CFO. Embora seja tentador ter tais posições, esta pode não ser a maneira mais eficaz de administrar uma startup.

Uma vez que você dividiu as responsabilidades dos membros da equipe, prepare uma explicação de sua estrutura organizacional, se aplicável. Embora você possa colocar o organograma no apêndice, ainda precisa definir o fluxo gerencial de seus membros da equipe de cima para baixo.

Você está livre para escolher uma estrutura alta ou baixa, bem como a forma de dividir as funções em sua empresa. O importante é que a estrutura deve apoiar as operações para alcançar os objetivos do negócio.

7. Crie uma Estratégia de Marketing

Nesta etapa, você precisa desenvolver uma estratégia de marketing e vendas para promover seu negócio para os clientes.

Posicionamento

O posicionamento do produto é o processo de desenvolver uma percepção pública do seu produto ou serviço. Fazer isso é especialmente importante se há muitos produtos semelhantes saturando seu mercado alvo.

Os clientes irão comparar seus produtos com os dos concorrentes e procurar por quaisquer fatores únicos. Seu objetivo é se distinguir da concorrência, dando uma associação que se fixará à sua marca.

Exemplos de palavras-chave de posicionamento comuns são acessível, confiável, resistente e simples. Você pode escolher qualquer característica que corresponda ao seu produto e aos objetivos do seu negócio.

Preços

Após definir a posição do seu produto no mercado, você precisa desenvolver uma estratégia e modelo de precificação.

Existem duas regras fundamentais que você deve seguir. Primeiro, você precisa cobrir o custo do produto para o cliente. Então, você deve igualar o preço com o seu mercado escolhido.

Existem três abordagens para determinar o preço ideal:

  • Preço de custo mais margem – estabelecer o preço determinando os custos iniciais e, em seguida, adicionar sua margem de lucro.
  • Preços baseados no mercado – verifique o mercado e veja quais preços a concorrência oferece. Descubra a média do setor quando se trata do preço do produto. Dependendo da sua posição, coloque seu preço na extremidade alta ou baixa do mercado.
  • Preço baseado em valor – o preço é determinado pelo valor que você está oferecendo aos potenciais clientes. Por exemplo, você pode estar vendendo um produto de limpeza que pode economizar R$50 e precificá-lo por R$40.

Divulgação

Existem muitas opções para anunciar seus produtos e serviços hoje em dia. Os meios variam desde canais tradicionais como outdoors e revistas impressas até canais digitais como plataformas de mídia social.

Para determinar quais canais de marketing você deve usar, tome como base os perfis de seus clientes. Cada faixa tem suas preferências, então certifique-se de considerá-las ao escolher uma plataforma para anunciar seu negócio.

Em seguida, crie um plano de marketing para convencer seus clientes a comprar seus produtos. Embora as promoções de vendas sejam consideradas uma estratégia de curto prazo e ineficaz na construção da lealdade do cliente, elas ainda podem impulsionar as vendas.

Estes são alguns planos de promoção de vendas que você pode tentar:

  • Produtos de teste – ofereça um teste gratuito para permitir que os clientes testem seus produtos. Este método é prevalente entre empresas de software.
  • Pacotes – venda produtos combinados como um pacote a um preço mais baixo se comparado à compra de cada um separadamente.
  • Descontos – ofereça uma redução de preço para compradores recorrentes ou durante uma temporada festiva.
  • Produtos de tempo limitado – lance produtos que estão disponíveis apenas por um curto período de tempo. Essa estratégia de vendas explora o senso de urgência e escassez para atrair vendas.

Canal de Vendas

Um canal de vendas é como você entregará seu produto ou serviço ao mercado para que os clientes possam fazer compras. Em geral, os canais de vendas podem ser divididos em duas categorias – diretos e indiretos.

Um canal de vendas diretas significa que sua empresa vende produtos diretamente para os clientes. Você pode fazer isso através de vendas pessoais, lojas de varejo da marca ou no site de comércio eletrônico da empresa.

Por outro lado, um canal de vendas indireto é quando você usa intermediários, como um varejista ou marketplace, para vender seus produtos. Para empresas B2B, representantes de vendas frequentemente se tornam o intermediário entre as empresas.

Seu canal de vendas ideal depende do tipo de produtos que você vende e do seu mercado-alvo. Por exemplo, se você vende um produto de commodity para um mercado amplo, pode querer utilizar múltiplos canais de vendas para ajudá-lo a alcançar mais clientes.

8. Faça um Plano de Logística e Operações

Um plano logístico e operacional contém uma descrição detalhada de seus métodos de operar o negócio, incluindo como você entrega produtos e serviços aos clientes. Você pode tratar dos equipamentos que precisa para administrar o negócio, o fluxo operacional detalhado e os requisitos legais.

Isso varia amplamente dependendo do tipo de negócio que você opera. Por exemplo, lojas online podem focar mais em infraestruturas digitais como hospedagem de site em vez de estrutras físicas.

Dito isto, aqui estão três elementos principais que você precisa abordar no plano logístico e operacional:

Gestão de Instalações

Primeiro, especifique as instalações que você precisa para administrar o negócio. Isso inclui o equipamento que você já possui e qualquer coisa que ainda precisa adquirir. Certifique-se de mencionar como você vai obter tudo. Por exemplo, se você alugaria o equipamento ou compraria as peças.

Não se esqueça de justificar por que tais instalações são essenciais e por que você as adquire de uma certa maneira. Por exemplo, comprar equipamentos caros pode ser vital para sua produção porque nenhuma empresa de aluguel oferece o modelo que você necessita.

Operações Diárias

Cubra como você realiza atividades diárias, como métodos de produção ou serviço, controle de estoque, gerenciamento da cadeia de suprimentos e manutenção de instalações.

Se você obtém produtos de fornecedores, explique o processo de cumprimento e entrega do pedido.

Alternativamente, se a sua empresa realiza a fabricação por conta própria, o plano de negócios deve conter um método de produção detalhado. Certifique-se de explicar como você obtém as matérias-primas, as processa em produtos e as entrega.

Certifique-se de notar o tempo que leva entre a aquisição de matérias-primas e o final da produção. Fazer isso indicará que seu processo de produção é bem planejado.

Observe que às vezes você deve mencionar as tarefas diárias de manutenção da instalação. Por exemplo, se você tem um restaurante, precisa limpar a cozinha e as áreas de refeição diariamente para manter os padrões de higiene e qualidade.

Requisitos Legais

Se a região em que você opera exige um alvará de operação, você deve apresentá-lo aqui. Defina como sua operação está em conformidade com toda a legislação necessária em seu setor, como regulamentos de saúde ou ambientais.

9. Crie um Plano Financeiro

Fazer um plano financeiro é uma das partes mais importantes ao escrever um plano de negócios.

As projeções financeiras da empresa mostram a sua viabilidade e as áreas que você pode melhorar. Inclua as margens de lucro projetadas para fornecer clareza aos investidores sobre o quão lucrativo será o seu negócio.

Um plano financeiro geralmente consiste na projeção de negócios para os primeiros 12 meses, seguido por projeções anuais para os próximos três a cinco anos. Se a empresa já está em funcionamento, esta seção deve incluir os demonstrativos financeiros mais recentes.

Existem vários demonstrativos financeiros que você deve adicionar ao seu plano de negócios:

  • Balanço patrimonial – uma visão geral da saúde financeira do negócio. O balanço patrimonial nomeia os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa.
  • Projeção de vendas – uma expectativa geral de quantas vendas você pode fazer. Você também pode incluir o Custo dos Produtos Vendidos (COGS) para ter uma ideia de quanto lucro bruto você obtém de cada categoria de produto.
  • Demonstração de resultados – esta declaração mostrará se o seu negócio terá lucro ou prejuízo. A demonstração de resultado leva os números da projeção de vendas e os combina com outras despesas do negócio, produzindo o lucro líquido.
  • Demonstração de fluxo de caixa – não deve ser confundida com uma demonstração de resultado, pois as demonstrações de fluxo de caixa rastreiam os fluxos de entrada e saída. O objetivo é mostrar quanto dinheiro em caixa passa pelo seu negócio. A declaração de fluxo de caixa também significa saúde financeira e ajuda a planejar gastos futuros, pois você pode projetar quanto dinheiro terá em um determinado momento.
  • Análise de ponto de equilíbrio – para um novo negócio, a análise de ponto de equilíbrio mostrará as vendas necessárias para se tornar lucrativo com custos variáveis e fixos dados. Isso também ajuda a empresa a definir uma meta de desempenho de vendas.

Prever as finanças do seu negócio no futuro requer fazer algumas suposições.

Liste todas as deduções que você usa para saber em quais circunstâncias seu negócio pode buscar essas projeções. Por exemplo, você pode presumir que as tendências de mercado permanecerão as mesmas pelos próximos anos ou que a demanda por certos produtos aumentará.

10. Inclua Informações Adicionais no Apêndice

Quaisquer componentes adicionais que possam ajudar a esclarecer ou enfatizar as seções anteriores no plano de negócios devem ser adicionados no apêndice. Algumas informações que você pode adicionar ao apêndice incluem:

  • Organogramas
  • Documentação de produtos ou instalações
  • Informações sobre pesquisa de mercado
  • Projeções financeiras adicionais
  • Acordos legais

Bônus: Modelo de Negócios Business Model Canvas

Existem diversos modelos de planos de negócio disponíveis para ajudar você a criar o seu. Um dos templates mais famosos é o Business Model Canvas do Alex Osterwalder, que mapeia a sua empresa numa única página com nove componentes.

infográfico explicando por que usar o business model canvas

Melhores Práticas para Escrever um Plano de Negócios

Além de conhecer as partes essenciais de um bom plano de negócios, também é importante entender as melhores práticas ao escrevê-lo. Vamos dar uma olhada em cinco dicas úteis para otimizar seu plano.

Entenda o Propósito do Seu Plano

Ter uma compreensão clara de por que você constrói um plano de negócios é crucial no processo de escrita. Você pode escrever um plano de negócios para atrair investidores ou fornecer direções para sua equipe interna – cada propósito o levará a um tipo diferente de apresentação.

Ter um forte entendimento do propósito inicial lhe dá uma base sólida sobre qual informação apresentar e um claro escopo de sua pesquisa. Isso ajuda você a evitar desvios e tornar o seu plano de negócios mais conciso.

Seja Transparente

Lembre-se de sempre usar uma linguagem concisa e clara e evitar o uso de qualquer jargão técnico em seu plano de negócios. Isso ajuda investidores a entenderem melhor o seu plano de negócios e evitar qualquer interpretação errada.

Valorize e considere o tempo do seu público, evitando que o seu plano de negócios se torne prolixo ou incompreensível. Algumas dicas para tornar sua escrita mais clara e concisa incluem:

  • Elimine palavras e frases desnecessárias.
  • Tente usar a voz ativa.
  • Use uma linguagem direta.
  • Preste atenção ao comprimento e estrutura da frase.

Revise

Como escrever um plano de negócios é um processo complexo, você deve reservar algum tempo para revisar e verificar novamente os detalhes.

Reserve um tempo para abordar o seu plano de negócios como um leitor, em vez de como um escritor. Isso pode te ajudar a identificar erros que você pode ter negligenciado antes. Você também pode pagar por um serviço profissional de revisão para garantir uma melhor qualidade de escrita para o seu plano de negócios.

Alternativamente, use ferramentas de revisão como o Grammarly ou o Hemingway Editor para verificar erros gramaticais.

Use Gráficos e Tabelas

Representações visuais como gráficos e tabelas podem melhorar enormemente a apresentação de dados em um plano de negócios. Eles podem ajudar a condensar uma grande quantidade de informações e comunicá-las de maneira mais clara e compreensível.

Como existem muitos tipos de gráficos e tabelas, a chave é escolher o modelo certo para visualizar seus dados. Por exemplo, gráficos de barras são bons para destacar diferenças entre itens, enquanto gráficos de linhas são perfeitos para visualizar mudanças ao longo do tempo.

A maioria dos softwares de processamento de dados oferece o recurso de converter seus dados em gráficos e tabelas com alguns cliques simples. Algumas das ferramentas mais populares para isso incluem Microsoft Excel, Google Sheets e Tableau.

Seja Objetivo Durante a Pesquisa

Normalmente, novos empreendedores apresentam apenas os aspectos positivos ao escrever seus planos de negócios. No entanto, os investidores geralmente querem ver como você pode prever e identificar várias possibilidades negativas no seu negócio.

Não tenha medo de apresentar quaisquer aspectos negativos que você encontrar durante sua pesquisa. Isso pode incluir pesquisa de mercado, planejamento financeiro ou design de produto. No entanto, lembre-se de criar soluções práticas para esses problemas para mostrar aos investidores que você está preparado para qualquer resultado possível.

Conclusão

Ter um plano de negócios é crucial quando você está desenvolvendo a sua empresa. Ele cria um quadro de referência para a sua operação e age como uma diretriz para a equipe. Além disso, ele pode ajudar você a atrair investidores.

Vamos recapitular as dez etapas para redigir um plano de negócios de sucesso:

  • Crie um resumo executivo
  • Escreva uma descrição da empresa
  • Inclua as metas de negócios
  • Descreva a gestão e a estrutura organizacional
  • Descreva seus produtos e serviços
  • Faça uma análise de mercado
  • Crie um plano de marketing
  • Faça um plano logístico e operacional
  • Escreva o plano financeiro
  • Inclua informações adicionais relevantes no apêndice

Existem diversos tipos de planos de negócios, portanto escolha aquele mais alinhado com a sua visão. Desde que você entregue todas as informações importantes e inclua os elementos essenciais, o seu plano de negócios vai lhe ajudar a atingir seus objetivos.

Agora que você aprendeu a escrever um plano de negócios, chegou a hora criar o planejamento da sua empresa. Boa sorte!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.