Website

Como Fazer Um Portfólio Digital

aprenda como fazer um portfólio digital e atrair clientes para o seu negócio

Se você é um freelancer, você precisa de um portfólio online competente que diferencie você de todos os outros concorrentes na sua profissão. Sem um portfólio que mostre seus melhores trabalhos, encontrar novos clientes pode ficar bem mais complicado do que deveria ser. A solução, é claro, é saber Como Fazer Um Portfólio Digital que faça com que você se destaque entre os demais.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um portfólio digital online em 6 passos. Assim que tiver concluído todas as etapas, você terá um portfólio online profissional que vai ajudar você a conseguir atrair novos clientes.

Vamos começar?

Passo 1 – Registre um Nome de Domínio para seu Portfólio

Normalmente, encontrar um nome para o seu site pode ser complicado. Você tem que pensar em nomes originais, verificar a disponibilidade deles e considerar várias opções. Entretanto, quando falamos de criar um portfólio online, o processo é bem mais fácil.

Essas são as nossas recomendações do que fazer:

  • Elabore uma lista com possíveis variações de um nome de domínio para o seu site.
  • Use um verificador de domínios para investigar a disponibilidade deles.
  • Priorize combinações que estão disponíveis tanto em extensões .com.br quanto em .com (assim, você consegue atingir um público maior).

Usar o seu próprio nome como sugestão de domínio é uma jogada inteligente, pois um portfólio nada mais é do que você se vender por conta do seu trabalho. naturalmente, dependendo do quão comum seu nome é, a disponibilidade de domínios pode variar. Então, pode ser que você precise ser criativo.

Vale ressaltar que essa abordagem só funciona se você é um freelancer solista. Ou seja, se você trabalhar como parte de uma agência, por exemplo, é bem provável que você queira usar o nome dela como um domínio. Algo que faz mais sentido porque envolve um grupo de pessoas trabalhando juntas.

Finalmente, também é uma ótima ideia incluir o seu campo de atuação no próprio domínio. Por exemplo, se você é um fotógrafo chamado Alexandre, talvez você crie algo como Alexandrefotografias.com.br. Claro que isso é só uma sugestão.

Além disso, certifique-se que o nome do domínio escolhido seja fácil de ler, de ser lembrado, original e criativo. Assim que você encontrar um que se encaixa nessas exigências, basta seguir para a próxima etapa e realizar o registro do domínio.

Passo 2 – Encontre uma Hospedagem de Site confiável

Existem alguns tipos de hospedagem que você pode usar para manter o seu site de portfólio. Contudo, na nossa experiência, a maioria dos portfólios se saem muito apenas com a Hospedagem Compartilhada.

A Hospedagem Compartilhada é o tipo de serviço no qual você divide um mesmo servidor com uma série de outros sites. Essa opção permite que você mantenha os custos de manutenção do seu portfólio online baixos. Para você ter uma ideia, você consegue encontrar planos de Hospedagem Compartilhada por preços a partir de R$3.

planos de hospedagem compartilhada na Hostinger

É importante notar que, como você vai estar compartilhando um espaço em um mesmo servidor com outros usuários, a Hospedagem Compartilhada tem algumas limitações de desempenho. Para a maioria dos sites de portfólios digitais, isso não deve ser um problema.

Mas se o seu site estiver recebendo um aumento no número de visitantes a cada dia, é bem provável que você precise de um serviço mais robusto. Neste caso, a opção mais indicada é a Hospedagem VPS (Servidor Virtual Privado).  

planos de hospedagem VPS na Hostinger

A opção mais indicada para você escolher depende muito da projeção de crescimento do tráfego do seu site. Se o seu site decolar, você provavelmente vai conseguir muitos visitantes diários. Mas é sempre uma boa ideia começar devagar e então expandir enquanto sua audiência cresce.

Dito isso, ainda que o plano de hospedagem seja importante, você deve procurar uma provedora de hospedagem que oferece desempenho e muitos recursos para o seu portfólio digital.

Passo 3 – Como Fazer Um Portfólio Digital Usando um CMS

A melhor coisa sobre aprender a como fazer um portfólio digital é que, normalmente, você não precisa de muitas funcionalidades. Pela nossa experiência, os melhores portfólios são aqueles que mostram todos os seus trabalhos. E só. Por isso, não é necessária uma plataforma complexa para turbinar seu site.

Na maioria dos casos, nós recomendamos usar o WordPress. Esse CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), que é o mais popular do mundo, é altamente personalizável e bem intuitivo de usar. Mesmo para quem nunca criou um site antes.

página inicial do wordpress

Para você, isso significa que não será necessário gastar gastar dezenas de horas para saber como fazer um portfólio digital ou um mesmo um site do zero. Além disso, muitas empresas de hospedagem oferecem a opção de instalação rápida da plataforma para você.

E, mesmo se a sua não oferecer, instalar o WordPress no seu servidor é algo bastante simples. Até mesmo para iniciantes. Esse processo é tão intuitivo e básico que o CMS é até mesmo conhecido como o aplicativo “que pode ser instalado em 5 minutos”.  Legal, não é?

Ainda que o WordPress seja a opção mais popular, nem de longe ele é a única. Existem muitas plataformas de gerenciamento de conteúdo que você pode usar. Entre elas, o Joomla!.

página inicial do joomla!

Este CMS é um pouco mais complicado de aprender a usar, mais por conta de algumas funcionalidades mais complexas que já vêm instalados nele. Mesmo assim, ele tem muitos manuais e guias de orientação (em inglês) para ajudar você quando for preciso. O Joomla! pode ser uma opção incrível para aprender a como fazer um portfólio digital e muitos outros tipos de projetos.

Passo 4 – Instale Ferramentas para Personalizar seu Portfólio

Mesmo que tenhamos mostrado algumas opḉões anteriormente, de agora em diante, este guia vai focar no WordPress para instruir você a como fazer um portfólio online. Isso porque, além do CMS ser a opção mais amigável para qualquer tipo de usuário, ele também oferece várias soluções para muitos tipos de sites para portfólios.

Assim que instalar o WordPress, existem três coisas que você precisa ter para que seu portfólio digital ganhe destaque. São elas:

  1. Um tema WordPress criado especialmente para portfólios online.
  2. Um plugin de galeria que permite que você apresente seu trabalho da melhor forma possível.
  3. Um formulário de contato, que você também pode implementar usando plugins.

É claro, existem muito mais funcionalidades que você pode ter em um portfólio online. Porém, o objetivo principal dele deve ser sempre o de mostrar seu trabalho para seus clientes em potencial. Assim, vamos focar mais nestes elementos durante este artigo.

Vamos começar escolhendo um tema. Existem milhares de opções que você pode escolher. Tanto opções gratuitas quanto pagas. Para um portfólio simples, é recomendado escolher um tema gratuito, pois há muitas opções excelentes que você pode usar.

Para encontrar um tema perfeito para você, recomendamos dar uma olhada na gigantesca biblioteca de temas do próprio WordPress. Sendo assim, use o campo de buscas da página para pesquisar por “portfólio” e escolha aquele que você mais se identificar.

temas de portfólio no WordPress

Quando encontrar um tema da sua preferência, basta você instalá-lo e ativá-lo. A partir de agora, você já pode procurar por um plugin de galeria, que você vai usar para apresentar seus trabalhos no seu portfólio online.

Se quiser uma ajuda no que escolher exatamente, publicamos um guia de como criar galerias no WordPress. Basta seguir o tutorial que você conseguirá criar e configurar suas próprias galerias de imagens. Neste conteúdo, inclusive, mostramos 7 plugins que você usar para criar suas galerias. E um dos nossos favoritos é o Photo Gallery by 10web.

plugin Photo Gallery by 10web

Essa é uma ótima escolha porque ela fornece uma variedade de opções de como suas criações podem ser personalizadas. O visual é tudo, então isso também é um diferencial a se pensar na hora de criar suas próprias galerias. Além disso, o plugin também permite usar fotos e vídeos em uma mesma galeria. Fora que ele é, ainda, gratuito.

Quando tiver suas galerias prontas e funcionando, é hora de dar aos seus clientes em potencial um meio de se comunicar com você. Assim, está na hora de adicionar um formulário de contato.

Passo 5 – Crie um Formulário de Contato para Clientes

Você vai precisar configurar um plugin de formulário para permitir que seus visitantes entrem em contato com você da maneira mais fácil possível. Afinal, o objetivo de aprender a como fazer um portfólio digital é fazer com que você consiga novos negócios e clientes.

Existem dezenas de plugins WordPress que você pode usar para criar formulários de contato. Contudo, vamos usar o Contact Form 7, pois ele pode ser integrado com muitos serviços e oferece controle absoluto na maneira como ele pode ser personalizado visualmente.

plugin contact form 7

Vá em frente e instale e ative o plugin no seu site WordPress. Assim que fizer isso, uma nova aba Contato será adicionada ao painel de controle do WordPress. Se você clicar nela, você verá todos os formulários já criados. Neste momento, agora que você acabou de instalar o plugin, você verá apenas um formulário de contato que foi automaticamente gerado para você.   

criar formulário de contato no WordPress

Se você clicar no botão Editar logo abaixo do nome desse mesmo formulário já criado, você poderá personalizá-lo. Vá em frente e faça isso. Assim, você não precisará criar um do zero. Abaixo, você tem a representação de como um formulário de contato padrão se parece.

formulário de contato padrão no WordPress com códigos

O Contact Form 7 permite que você crie formulários complexos usando códigos. Você pode adicioná-los usando os botões que aparecem mais acima do campo de texto. O formulário neste exemplo contém campos para colocar um nome, um endereço de email, o assunto e a mensagem em si. Esse é um tipo padrão de formulário e bastante comum na maioria dos sites. Sinta-se livre para adicionar qualquer campo extra que achar necessário.

Você também pode personalizar o texto padrão do próprio formulário. Por exemplo, você pode mudar o campo Sua Mensagem para algo como “Conte para a gente como podemos ajudar você” ou algo ainda mais pessoal. Você decide como quer que esse texto seja apresentado.

Em muitos casos, também é uma ótima ideia adicionar um reCAPTCHA, o que impede que spams alcancem sua caixa de entrada no email. Por ora, faça qualquer mudança que quiser no formulário de contato e, então, abra a aba Mail. Aqui você especificar em qual endereço de email você quer receber as mensagens que seus visitantes enviam.

email de contato no formulário de contato

Também existem opções de configurar o nome e o título que serão mostrados quando você recebe novos emails pelo seu site de portfólio. Afinal, lembre-se que os usuários vão enviar emails pelo seu site e não dos emails pessoais deles.  

Assim que tiver configurado seu formulário de contato, salve. Agora você pode abrir a aba Contato novamente para vê-lo na sua lista de formulários criados existentes. Além disso, dê uma olhada no código que aparece na coluna Shortcode logo ao lado dele.   

formulário de contato criado com shortcode

Copie este código e abra o editor de páginas para a página em que você quer posicionar o formulário de contato. Cole o código dentro desta página em qualquer lugar que você quer que o formulário seja mostrado. Oriente-se pelo exemplo abaixo.

shortcode de formulário de contato inserido numa página WordPress

Salve as alterações na sua página e verifique como o seu formulário de contato é mostrado. Deve ser algo parecido com o modelo abaixo.

formulário de contato publicado no site WordPress

Para um portfólio, é preferível que você posicione o formulário de contato no final da sua página inicial. Também pode ser uma ótima ideia configurar uma página dedicada do tipo Contato. Nela, você pode incluir o formulário de contato, links para as redes sociais e qualquer tipo de comunicação que você quiser.   

Passo 6 – Adicione uma Seção com uma breve Biografia   

Neste ponto, você já deve ter tanto uma galeria de imagens quanto um formulário de contato prontos. Esses dois pontos são a chave para aprender como criar um portfólio online.

Entretanto, se o que você espera é convencer pessoas a contratarem seus serviços, talvez também seja preciso dizer algo a eles sobre você mesmo. É por isso que uma biografia é importante. No caso de um site, uma mini biografia já é mais do que suficiente.

Por exemplo, dê uma olhada neste portfólio de um designer americano. O site mostra os principais trabalhos dele e tem uma página Sobre Mim. Quando os visitantes acessam esta página, conseguem algumas informações sobre o dono do site.

exemplo de mini biografia portfólio digital

Um dos pontos-chaves das conversas online é criar confiança entre os participantes. Para alguém contratar você, é preciso que um cliente em potencial tenha uma ideia de quem você é. Algo que vá além da sua experiência profissional. Como no exemplo acima.

Isso não significa que você precisa incluir a sua biografia completa, incluindo o nome do seu animal de estimação. O objetivo aqui é colocar as informações mais importantes que um cliente talvez queira saber mais sobre você. Abaixo estão algumas dicas do que você pode escrever na sua mini biografia.

  • Uma breve explicação de quem você é e o que você faz.
  • Palavras fortes que expressam mais profundidade do quê seus serviços oferecem.
  • Uma foto personalizada que mostre quem você é (não exagere nos detalhes).
  • Alguma informação sobre projetos passados e um histórico curricular resumido.

Isso é tudo o que você precisa para encantar seus clientes. Se quiser dar um passo além, considere criar uma página Sobre Mim dedicada. Nela, você pode colocar informações e mais detalhes sobre seu histórico profissional, além de atividades pessoais que gosta de fazer.

Mas isso não chega a ser uma obrigado. Em vez disso, recomendamos que você adicione apenas as informações mais importantes e de uma forma concisa. Lembre-se de manter tudo organizado e dividido por tópicos, se precisar.

Conclusão

Se você está pensando em contratar alguém pela internet, a primeira coisa que você vai querer ver é o que essa pessoa já fez. Em outras palavras, você vai querer ver o portfólio online dela. Felizmente, aprender a como montar um portfólio online não é tão complicado quando você pode imaginar. Principalmente se você usar o WordPress.

Ficou com alguma dúvida de como criar um portfólio digital? Sem problema! Envie uma mensagem pelos comentários abaixo. Entraremos em contato logo em seguida! 😉

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]