Website

Como Hospedar um Site – Do Domínio à Criação

tutorial ensina como hospedar um site

O processo de hospedar um site não é necessariamente difícil, mas certamente demanda um pouco de seu tempo e muita consideração da sua parte.

Afinal, seu sucesso online depende de ter um bom nome de domínio e uma hospedagem confiável, não é mesmo?

Por isso que, nesse tutorial, vamos passar por todos os passos ensinando a você como hospedar um site, desde a escolha de um domínio até a criação do próprio website.

Registre um Domínio

O primeiro passo para se hospedar um site é ter um site para hospedar. Brincadeiras à parte, não adianta nada você entrar em contato com uma empresa de hospedagem sem antes ter um domínio registrado.

Para, recomendamos que você comece escolhendo o tipo de domínio de topo (top-level domain ou TLD) que deseja ter. No mundo, há mais de mil domínios de topo disponíveis, sendo que os mais populares aqui no Brasil são .br. .com, .net, .org e .edu.

Se você deseja ver a lista completa de TLDs disponíveis, basta conferir o site da Internet Assigned Numbers Authority (IANA). Mesmo assim, recomenda-se usar o .com ou .com.br, que são as mais comuns e respeitadas por aqui.

A escolha do nome de domínio é uma das mais importantes em sua jornada online, especialmente do ponto de vista de marketing.

É com ele que sua marca será associada e ele geralmente serve como uma espécie de cartão de visitas da sua empresa. Afinal, está entre as primeiras coisas que seus usuários irão ver.

Não se esqueça de pesquisar bem a sua área de atuação para ver o que as pessoas estão procurando com relação ao que você oferece. Escolha um nome que seja cativante e não muito longo.

Como Comprar um Domínio

Depois de escolher exatamente o domínio que você deseja – e verificar que ele está disponível – chegou a hora de comprá-lo de fato. Em geral, um domínio custa R$ 40 por ano, mas aqui na Hostinger oferecemos planos de hospedagem que trazem registro de domínio grátis.

Se você estiver usando a nossa ferramenta, ao fazer uma pesquisa ela já vai trazer como resultado diferentes opções de preços e extensões para seu nome de domínio escolhido. Aí basta adicionar sua opção favorita ao carrinho e realizar o pagamento.

página de sugestão de domínios da hostinger

Como Registrar um Domínio

Assim que tiver comprado seu domínio, chegou a hora de registrá-lo. Aí sim que ele estará pronto e funcional. Se o TLD escolhido for de responsabilidade de um órgão brasileiro, você precisa ter um CPF ou CPNJ que seja válido e não tenha pendências na Receita Federal.

Caso tenha comprado seu domínio junto de uma hospedagem Hostinger, basta ir até seu painel de controle. Por lá, você pode clicar em “Plano” perto da opção “Domain Registration”.

Nessa nova tela, você precisa inserir dados como nome, endereço, cidade e CPF. Depois disso, nossa equipe de Customer Success irá realizar o resto do processo e entrar em contato com você.

página de registro de domínio

O mesmo processo também pode ser feito através do site registro.br, que é administrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Basta fazer seu cadastro e seguir as instruções para registrar seu domínio.

Para mais informações sobre registro de domínio, confira nosso tutorial completo sobre o assunto.

Escolha uma Hospedagem

O momento de escolher uma hospedagem é um ponto-chave na história do seu site, onde o seu sucesso ou o seu fracasso podem ser decididos. Por isso, é importante escolher um plano que atenda às suas necessidades.

Que Tipo de Hospedagem Escolher

Aqui na Hostinger, oferecemos hospedagem para os mais variados tipos de sites, desde os pequenos e que estão começando até projetos de grande escala.

Hospedagem Compartilhada

Caso esse seja o seu primeiro site e você tenha a expectativa de um tráfego inicial baixo ou médio, a hospedagem compartilhada é a mais recomendada. Essa modalidade é mais barata porque, nela, um servidor armazena os sites de diversos usuários ao mesmo tempo.

A opção é ideal para quem está começando e possui dois níveis de upgrade para sites que estão crescendo. O gerenciamento é facilitado por um painel de controle simplificado, que permite instalações de gerenciadores de conteúdo e de plataformas de blog com um clique.

Mas, se o seu site ficar grande demais, é hora de pensar em outra modalidade de hospedagem.

opções de hospedagem compartilhada da hostinger

Hospedagem Cloud

A modalidade Cloud possui a mesma simplicidade da opção Compartilhada, mas com um servidor virtual mais poderoso para o seu site. Com ela, você tem direito a um endereço de IP dedicado, que será somente seu.

Diferentemente do que acontece na hospedagem compartilhada, aqui você não divide seus recursos com ninguém. Isso significa que jamais acontecerá de um pico de acessos em outro site afetar a disponibilidade da sua página.

Como benefícios, a hospedagem Cloud ainda oferece certificado SSL vitalício. Isso garante maior segurança para os seus visitantes, passa uma imagem de maior confiança e ainda melhora o seu SEO.

Para completar, há ainda a integração com o serviço CloudFlare, que traz uma camada adicional para protegê-lo contra ataques maliciosos, em especial do tipo DDoS. Também são oferecidos recursos avançados como WAF e ferramentas de monitoramento.

características da hospedagem cloud da hostinger

Hospedagem VPS

A Virtual Private Server (VPS ou Servidor Virtual Privado) é a alternativa que traz maior liberdade e controle para o usuário. Ela traz uma grande série de opções de customização, inclusive com a opção de você instalar a distribuição que desejar na modalidade Linux.

Por outro lado, essa opção só é recomendada para usuários avançados, que tenham em seu repertório sabedoria de comandos SSH e conhecimento sobre opções de acesso root.

Assim como o Cloud, você ganha um IP único, que não é compartilhado com outros usuários. Ainda oferecemos backups de servidor para manter seus arquivos salvos e possibilidade de instalar diferentes SOs Linux com apenas um clique.

A modalidade de Hospedagem VPS é especialmente recomendada para projetos de maior escala que precisam de liberdade para customizar o seu site.

Independente do plano que você for escolher, é bom ficar de olho certos fatores da empresa que você vai escolher. São essenciais fatores como velocidade de resposta e disponibilidade do suporte, possibilidade de reembolso e os benefícios extras que essa hospedagem oferece.

características da hospedagem vps da hostinger

Apontar Domínio para a Hospedagem (Configurar DNS)

Essa parte do tutorial é apenas para quem registrou seu domínio no registro.br ou qualquer outro lugar fora da Hostinger. Se você cadastrou sem domínio conosco, ele já vai ser apontado de maneira automática para a sua conta de hospedagem.

Você pode executar essa ação de duas maneiras: alterando os nameservers ou editando o registro DNS. Recomendamos que você faça pelo primeiro método, já que a sua zona DNS automaticamente já ficará configurada.

Comece localizando os nameservers da Hostinger. Eles são bem fáceis de encontrar, bastando ir no Painel de Controle da sua conta de hospedagem da Hostinger e clicar em Detalhes na área Detalhes do Servidor.

Em seguida, basta você acessar o painel de controle do seu registrador de domínio. Lá, você precisa achar a opção de modificar o DNS. Então delete os valores que estão nos campos de nameservers e insira aqueles que você copiou do painel de controle da Hostinger.

Daí basta salvar as alterações e esperar até 24 horas para o DNS se propagar de maneira completa para outras regiões do planeta.

lista dos nameservers da hostinger

Se tiver dúvidas sobre o processo de apontar o domínio ou quiser tentar o segundo método, confira nosso tutorial sobre o assunto.

Crie seu Site

Criar seu próprio site ainda é um sonho para muita gente e certamente o objetivo final de quem deseja aprender a hospedar um website. O processo é mais simples do que você pode imaginar e pode ser realizado em poucos passos.

Primeiro, recomendamos que você pare e considere qual o objetivo do seu site. Será uma loja virtual, um blog, um sites de notícias? As possibilidades são infinitas e a sua imaginação realmente é o limite, nesse caso.

Agora que você já tem um objetivo bem definido, um domínio e uma conta de hospedagem, chegou a hora de escolher a plataforma adequada para as suas necessidades.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) são ideais para quem deseja ter um blog ou um site que publicará muitos artigos – especialmente se fizer grande uso de imagens e vídeos. Os principais são WordPress, Joomla e Drupal.

Caso você desejar ter uma loja online, recomendamos usar scripts de e-commerce como WooCommerce ou Magento.

Enquanto isso, Construtores de Site são uma ótima opção para quem quer ter maior liberdade mas não entende de programação.

Para finalizar, sempre tem a opção de programar todo o seu website do zero. Se você entende de programação ou está disposto a contratar um desenvolvedor, essa é uma ótima chance de ter liberdade total para deixar tudo do jeito que deseja.

painel do sistema de gerenciamento de conteúdo wordpress

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como hospedar o seu site. Nós ensinamos desde o passo inicial de registrar seu domínio até a criação do próprio website em si, passando pelo essencial processo da escolha de hospedagem. Esperamos que você tenha gostado!

Conte para a gente nos comentários abaixo se este tutorial te ajudou a colocar seu site no ar!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês