Como Instalar Magento – Passo a Passo
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Instalar Magento – Passo a Passo

Se você quer criar uma loja virtual bonita e confiável, o Magento pode ser uma ótima escolha. Ele oferece recursos excelentes, desempenho e várias opções de personalização. Neste tutorial, você vai aprender a como instalar Magento e como configurar seu próprio ecommerce.  

O Que é Magento?

Magento é um Gerenciador de Conteúdo (CMS) de código-aberto que oferece funcionalidades robustas para criar uma loja online. Desde os métodos de pagamento diferenciados, passado pelo painel de gerenciamento de produtos e pelo sistema de carrinho de comprar, o Magento tem de tudo.

Você pode criar qualquer tipo de loja virtual com o Magento, das iniciantes aos maiores empreendimentos da internet. Ele tem uma variedade de opções de controle que permite que você crie e personalize sites que sejam muito amigáveis aos consumidores e também ao SEO

A flexibilidade modular da arquitetura do Magento facilita que sua loja virtual também seja escalonável. Existem mais de 5 mil extensões disponíveis no Marketplace do Magento, variando de funções de pagamento, segurança, marketing, entre outras. Você também pode encontrar temas, embora haja uma biblioteca menor deles disponível para download. 

Muitas marcas consagradas, como Nike, HP e Canon têm seus sites feitos em Magento. Graças a eles, a plataforma recebeu US$ 155 bilhões em transações apenas em 2018. Bacana, né?

Por Que Você Deve Escolher o Magento? 

O Magento tem um painel de controle intuitivo que contém todas as funções e recursos que você ṕrecisa para gerenciar sua loja. Dos catálogos, conteúdos, biblioteca de produtos, opções de clientes – você não terá problemas de navegação lidando com todos os elementos disponíveis. 

Assim que entrar no painel de controle, você sempre recebe um relatório de vendas. Ele inclui informações como número total de pedidos, clientes, termos mais buscados e produtos mais populares.

Você até mesmo pode ter e gerenciar múltiplas lojas ao mesmo tempo com uma só instalação do Magento. É claro que o gerenciamento e a personalização de cada uma delas acontece separadamente por um administrador individual. Além disso, organizar produtos em categorias é também bem direto e simples.

Além disso, o Magento é amigável ao SEO. Com ele, você pode adicionar palavras-chaves, editar a URL de produtos, escrever meta-títulos e meta-descrições sem problemas. O link canônico da meta tag também pode ser definido sem ter riscos de criar conteúdos duplicados (algo muito prejudicial em SEO).

Fora isso, o CMs ainda tem suporte a vários idiomas, como russo, espanhol e alemão, o que pode expandir sua loja virtual para consumidores de outros países. Para adicionar mais línguas estrangeiras, você precisa ir até o Marketplace e baixar o pacote de atualização com o idioma preferido. No caso do português, apenas o de Portugal está disponível.      

Em termos de segurança, o Magento libera pacotes de atualização regularmente para prevenir ataques DDoS. Se você precisar de proteção extra, instale uma extensão de segurança como o Astra

Como a plataforma é de código-aberto, existe uma comunidade engajada de desenvolvedores que sempre lançam melhorias e atualizações de software. Você encontra ajuda online facilmente e vai poder criar e desenvolver sua loja online sem grandes contratempos.

Como Instalar Magento – 2 Métodos

Antes de seguir com o tutorial, saiba que a plataforma só pode ser instalada no serviço de Hospedagem Cloud da Hostinger. Garanta que o servidor tenha os requerimentos básicos de funcionamento, como mostramos abaixo:

  • Web Server: Apache 2.2 ou 2.4. 
  • Sistema Operacional: Distribuições Linux, como CentOS, Ubuntu ou Debian.
  • Banco de Dados: MySQL 5.6 ou 5.7.
  • Versão do PHP: 7.1.3 ou 7.2.0.

Agora, vamos seguir com o tutorial de como instalar Magento. Existem dois jeitos de fazer isso: manualmente ou usando o Auto-Instalador do hPanel

Instalar Magento Manualmente

Se você prefere instalar a plataforma por conta própria, siga as instruções abaixo.

1. Faça Download do Magento

Primeiro de tudo, visite a página de download do Magento. Se você é estreante na plataforma, crie uma conta nela o quanto antes. Então, faça o download da versão mais recente através da seção Full Release with Sample Data

O Sample Data (Modelo de Testes) é um template que vai ajudar você a se acostumar com o Magento. Ele inclui um tema Luma para a página inicial, página de produtos e categorias. Caso você se canse de usá-lo, pode removê-lo ou atualizá-lo.

Você pode escolher qual formato quer que o arquivo de instalação seja baixado – pode ser .zip, .tar.gz ou .tar.bz2. Depois disso, clique em Download.  

2. Instalando o Magento

Antes de instalar Magento, garanta que você tenha um nome de domínio registrado. Depois disso, existem duas formas de instalar Magento manualmente: fazendo upload dos arquivos usando um FTP como o FileZilla ou através do Gerenciador de Arquivos do hPanel. Abaixo, mostraremos o segundo método. 

  1. Primeiro, crie um banco de dados. Vá ao painel de controle do hPanel, desça o cursor do mouse pelas opções para encontrar a seção Banco de Dados e clique em Bancos de Dados MySQL.
    criando um banco de dados MySQL

  2. Preencha as informações necessárias – nome do banco de dados, usuário e senha. Então, clique no botão verde Criar.
    informações do banco de dados MySQL

  3. Volte para o painel de controle. Navegue até o Gerenciador de Arquivos, na seção Arquivos
  4. Entre no diretório public_html e clique no botão Upload Files (Upload de Arquivos), no canto superior direito.
  5. Selecione o arquivo do Magento que você baixou antes e clique em Upload
  6. Assim que o upload do arquivo terminar, clique com o botão direito do mouse nele e escolha Extract (Extrair). 
  7. Digite um ponto (.) como o local e, então, clique no botão Extract (Extrair).
    extrair banco de dados do magento pelo Gerenciador de Arquivos

  8. Acesse seu domínio para ser redirecionado para a página de instalação. Selecione Agree and Setup Magento
  9. Continue e aperte no botão Start Readiness Check. Complete todas as exigências. Então, clique em Next (Próximo). 
  10. Na nova tela, insira as informações do banco de dados que você criou antes – host do banco de dados, nome do banco de dados, nome de usuário e senha. Para seguir, clique em Próximo.
    adicionar banco de dados para instalar Magento

  11. Para a configuração, preencha as informações da sua loja: endereço (domínio) e o endereço do admin. Faça com que o endereço do admin seja difícil para evitar problemas de invasão e segurança. 
  12. Agora, defina as informações padrão para fuso horário, moeda cambial e idioma do seu site. 
  13. Crie uma conta de administrador preenchendo as informações exigidas: nome de usuário, senha e email
  14. Clique no botão Instalar Agora e você já está pronto!

Instalar Magento com Auto-Instalador da Hostinger

O hPanel da Hostinger tem um Auto-Instalador que facilita as coisas para você. Mas, antes de seguir com o tutorial, garanta que você tenha criado um banco de dados. Abaixo está um tutorial de como instalar Magento usando o Auto-Instalador.

  1. Navegue até o painel de controle do hPanel. Encontre a seção Site. Clique no botão Auto-Instalador.
    AutoInstalador da Hostinger

  2. Digite “Magento” no campo de busca. Assim que o ícone do CMS aparecer, clique nele.
  3. Preencha as informações necessárias – Nome do Administrador, Senha, Email e Título do Site.
    instalar Magento pelo Autoinstalador da Hostinger

  4. Clique no botão Instalar. Isso vai levar você até a página de instalação da plataforma.
  5. Siga os passos 9 a 14 do guia de instalação manual (mostramos acima) e você conseguirá instalar Magento.

Como Configurar Magento – 4 Passos

Agora podemos ir para a parte mais divertida do tutorial Magento: adicionar produtos, métodos de pagamentos e de envio de mercadores. Para começar, vamos cirar todas as novas páginas da sua loja.

1. Criar Novas Páginas

  1. Clique em Catalog (Catálogo) > Products (Produtos).
  2. Clique em Add Product (Adicionar Produto) ou clique na setinha apontando para baixo para selecionar o tipo de produto que você vai vender.
    criar novas páginas no magento pelo painel de controle
  3. Digite o Page Title (Título da Página). Prossiga à customização, seguindo essas opções abaixo:
    • Content (Conteúdo) – Tem um editor de texto onde você pode criar seus conteúdos.
    • Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) – oferece configurações que ajudam a sua página a ser melhor indexada nos resultados das pesquisas nos buscadores. Aqui você adiciona informações como URL, meta-título e meta-descrição.
    • Page in Websites (Página em Sites) – Permite que você selecione o site que quer mostrar uma página específica, numa situação em que você tem múltiplos sites.
    • Design – Oferece opções para você usar com layouts pré-definidos ou inserir seu próprio código XML de layout.
    • Custom Design Update (Atualização Personalizada de Design) – Permite definir datas especiais para mudanças automáticas no layout de páginas e no design geral do seu site.
  4. Assim que tiver criado sua página, não se esqueça de salvar tudo (botão Save).

2. Adicionar Produtos

  1. Clique em Catalog (Catálogo) > Products (Produtos).
  2. Clique em Add Product (Adicionar Produto) ou clique na setinha apontando para baixo para selecionar o tipo de produto que você vai vender.
  3. Preencha as informações necessárias – Name (Nome), SKU (Modelo) e Price (Preço). Também é possível colocar detalhes extras como Weight (Peso), Categories (Categorias) e Stock Status (Estoque).
    adicionar produtos no magento

  4. Personalize também outros campos: Images and Videos (Upload de Imagens e Vídeos), adicionar Meta Title (Meta Título) e Description (Meta-Descrição) para SEO. Não se esqueça de personalizar o Design Layout (Layout de Design). 
  5. Clique em Save (Salvar) quando tiver feito tudo. 

3. Configurar Opções de Pagamento

Você também pode configurar opções de pagamentos para a sua loja virtual. Siga o tutorial abaixo para aprender a como fazer isso no Magento.

  1. Navegue até Stores (Lojas) > Configuration (Configuração).
  2. Aperte na seção Sales (Vendas). Então, selecione Payment Methods (Métodos de Pagamento).
    painel de controle com formas de pagamento pelo Magento

  3. Defina o local da sua loja adicionando o seu país na barra Merchant Country (País do Vendedor). 
  4. Aperte no botão Configure (Configurar) ao lado das soluções de Paypal e Braintree. Complete todas as configurações exigidas para ativar tudo.
    configuração de pagamento pelo PayPal no Magento

  5. Vá até a seção Other Payment Methods (Outros Métodos de Pagamento) para ativar outras opções também, como Amazon Pay, transferência bancária e dinheiro em espécie. 
  6. Não se esqueça de clicar em Save Config (Salvar Configuração) quando tiver feito tudo.

4. Configurar Métodos de Envio de Mercadorias

  1. Clique em Store (Loja) > Configuration (Configuração).
  2. Navegue até a seção Sales (Vendas) e selecione Shipping Methods (Métodos de Envio).
    • Flat Rate (Taxa Padrão) – Cobrar uma taxa fixa por cada envio ou item.
    • Free Shipping (Envio Grátis) – Definir o envio grátis para produtos e itens, até mesmo situações promocionais.
    • Table Rates (Tabela de Valores) – Você pode mostrar uma tabela com valores de envio baseado em informações como peso, número de produtos, destino e assim por diante.
  3. Expanda cada seção acima para editar as configurações baseando-se nas suas necessidades como vendedor.
  4. Sinta-se à vontade para ativar outros serviços de envio, como UPS, USPS, FedEx e DHL, caso eles existam na sua região.
  5. Clique no botão Save Config (Salvar Configuração).

Conclusão

O Magento é uma das melhores opções se você quer uma plataforma de ecommerce muitas ferramentas de personalização. Você pode adicionar funções facilmente e escalonar seu negócio adicionando extensões, temas e serviços úteis para seus visitantes e clientes.

Vamos recapitular o que vimos no artigo? Segue um resumo do que você aprendeu hoje:

  1. Instalar Magento – Pode ser feito manualmente pelo Gerenciador de Arquivos do hPanel ou usando o Auto-Instalador. 
  2. Configurar Novas Páginas – Adicione conteúdo ou informação relevante sobre a sua loja online. Para começar, você pode criar páginas do tipo Quem Somos ou Contato.
  3. Adicionar Produtos – Informe os detalhes e os atributos dos produtos que você está vendendo. Personalize o layout do site e adicione imagens e vídeos para que tudo fique com um visual bem mais atrativo.  
  4. Configurar Tipos de Pagamentos – Ofereça diferentes opções de pagamento, como transferências bancárias, PayPay e cartões de crédito e débito. 
  5. Configurar Métodos de Envio – Adicione os valores de envio de mercadoria baseando-se em uma taxa padrão ou tabelas de valores para cada tipo de pedido. Você também pode ativar a opção de frete grátis. 

E é isso! Caso você tenha qualquer perguntando sobre o assunto, é só comentar logo abaixo que vamos responder logo em seguida. Sucesso com sua loja virtual!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Author

Erick Responder

fevereiro 04 2019

Ele não abre nem a pimeira pagina, fica tudo em branco

Author

Priscila Responder

Maio 13 2019

Eu não entendi a partir do passo 4. Porque eu criei um banco de dados, subi os arquivos e... faz o que? Porque só abrir o domínio não abre a página do magento, abre a página do servidor de hospedagem. Faz o que com os arquivos? Abre onde? A intenção foi ótima, mas a explicação deixou demais a desejar.

    Author

    Ariane G.

    Respondido em Maio 14 2019

    Oi, Priscila Através do seu painel de controle, chame um dos nossos agentes que vamos te ajudar, ok? Abraço

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!