Como Instalar MySQL no CentOS 7
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Instalar MySQL no CentOS 7

Introdução

O MySQL é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais usados para sites e servidores. Instalar MySQL é algo que todo desenvolvedor ou dono de site deveria aprender. É por isso que, neste tutorial, vamos mostrar como instalar MySQL no CentOS 7 por uma conexão SSH. 

Como Instalar MySQL no CentOS 7

São três passos para você instalar MySQL: fazer download do repositório MySQL, instalar esse mesmo repositório e verificar todos os status de funcionamento dele. Abaixo, vamos mostrar como fazer cada um deste passos.

1. Baixar e Preparar o Repositório MySQL

Antes de começar, garanta que tanto a sua VPS ou seu servidor dedicado estejam sendo executados pelo CentOS 7 e que você tenha acesso root a ele. Aprenda como se conectar ao seu servidor via SSH usando este tutorial

  1. Primeiro de tudo, nós devemos verificar se o sistema está atualizado, e caso não esteja, devemos atualizar. Digite o comando:
    sudo yum update
  2. Espere até que o sistema seja atualizado. Agora é necessário baixar o MYSQL. A mais nova versão, lançada no final de 2016, é o el7-9, então é esta que iremos usar. (Você pode verificar outras versões aqui. Digite o comando:
    wget http://dev.mysql.com/get/mysql57-community-release-el7-9.noarch.rpm
  3. No final do download, você deve notar que o arquivo .rpm foi salvo.
    mensagem de confirmação do arquivo .rpm baixado com sucesso
  4. Agora, precisamos preparar o repositório para depois instalar MySQL e os respectivos pacotes. Digite:
    sudo rpm -Uvh mysql80-community-release-el7-3.noarch.rpm
  5. Assim que o resultado indicar que o upload e a atualização forem completadas, você vai poder instalar o MySQL. 

2. Instalar MySQL 

  1. Você pode seguir adiante e instalar MySQL com o comando:
     sudo yum install mysql-server
  2. Uma lista de pacotes será fornecida e você receberá uma confirmação para baixá-los. Digite y (yes) e pressione Enter. Enquanto os pacotes estão sendo baixados, você pode acompanhar o progresso. Quando terminar o download, você deve confirmar novamente para instalar. Digite y e pressione Enter.
    pacotes de instalação do mysql
  3. Aguarde até que a instalação seja finalizada. Se você vir a mensagem Complete! no final da instalação,  significa que o MySQL foi instalado com sucesso no seu servidor.

3. Iniciar MySQL e Verificar Funcionamento

  1. O MySQL não se inicia logo após a instalação então você precisa iniciar com este comando:
    sudo systemctl start mysqld
  2. Aguarde alguns segundos. Você não vai receber uma resposta quando o MySQL iniciar, então para verificar se foi iniciado com sucesso e está funcionando, use o comando:
    sudo systemctl status mysqld
  3. As informações de status do MySQL serão fornecidas:

    resultado da instalação do mysql

Se você vir que o MySQL está ativo e funcionando como no print acima, significa que você concluiu a instalação com sucesso e iniciou o MySQL no seu servidor.

Conclusão

Você aprendeu como instalar MySQL no CentOS 7. Com ele, você vai poder armazenar seus bancos de dados e gerenciá-los com eficiência no seu servidor.

E, se precisar de mais ajuda, você pode deixar um comentário logo abaixo deixando a sua pergunta ou acessar outros tutoriais VPS!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Author

Jéferson Responder

fevereiro 01 2019

Oi!... Se possível add o comando sudo grep 'temporary password' /var/log/mysqld.log para encontrar a primeira senha do root e alterar usando: ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED BY 'NOVASENHA!'; Abs

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!