Linux

Como Instalar phpMyAdmin no Ubuntu 18.04

como instalar php myadmin ubuntu

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto e gratuito, amplamente usado em aplicações comuns. É uma parte integral da aplicação web LAMP que também inclui Apache – um código aberto gratuito, de servidor web de plataforma cruzada.

Embora você possa fazer tudo o que quiser através da interface de linha de comando, algumas pessoas preferem usar o GUI ou Graphical User Interface (Interface Gráfica do Usuário)  para trabalhar com bancos de dados.

Isso nos leva ao phpMyAdmin. O phpMyAdmin é uma ferramenta GUI gratuita e de código aberto para gerenciar bancos de dados MySQL. Mesmo sendo relativamente fácil de instalar phpMyAdmin no servidor Ubuntu, o procedimento é um pouco muda um pouco com o lançamento da versão Ubuntu OS 18.04 onde os usuários de acesso root para aplicações foram desabilitadas por questões de segurança.

Neste artigo, você vai aprender como instalar phpMyAdmin no Ubuntu 18.04 operando um servidor Apache com bando de dados MySQL.

Pré-requisitos

Para instalar phpMyAdmin você deve ter um servidor Apache com banco de dados MySQL funcionando e operando no Ubuntu 18.04 OS. Você também deve ter familiaridade com a interface de linha de comando.

Instalar phpMyAdmin no Ubuntu 18.04

O processo de instalação é bem fácil se você já tiver as aplicações que mencionamos funcionando corretamente.

Abra a interface de linha de comando e acesse seu VPS usando SSH. Está com problemas aí? Veja nosso tutorial PuTTY.

Em seguida, execute o comando:

sudo apt-get install phpmyadmin php-mbstring php-gettext –y

Observe que durante o processo de instalação, você terá que selecionar um servidor web. Selecione apache2 ao pressionar Espaço e TAB e aperte Enter para continuar.

Então você será questionado sobre a configuração do banco de dados. Selecione YES e continue.

Defina “MySQL application password for phpmyadmin”. Certifique-se de usar uma senha única e segura. Confirme novamente quando exibida.

Por fim, insira a senha do admin user do banco de dados.

Quando o processo de instalação estiver completo, abra o seu navegador e aponte a URL para http://SERVER_IP/phpmyadmin (onde SERVER_IP é o endereço do IP do seu servidor).

Caso você use um localhost, use a URL http://localhost/phpmyadmin e faça login.

Observe que no Ubuntu 18.04, você não pode fazer login como usuário root por questões de segurança. Então faça o login com o nome de usuário phpmyadmin e senha MySQL que você definiu antes.

Agora tem um detalhe, imediatamente após fazer o login, você vai descobrir que a interface phpMyAdmin tem opções disponíveis limitadas. Para tornar este UI phoMyAdmin uma solução prática, devemos garantir algumas permissões ao usuário phpmyadmin.

Concedendo permissões ao usuário “phpmyadmin”

Abra a interface de linha de comando e faça login ao MySQL com o comando:

sudo mysql -u root –p

Conceda permissões ao usuário phpmyadmin com estes comando:

GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'phpmyadmin'@'localhost';
FLUSH PRIVILEGES;
EXIT

Agora, desconecte o phpMyAdmin se ainda estiver logado e faça o login novamente com o mesmo nome de usuário phpmyadmin que usou antes. Agora você tem os privilégios completos para o MySQL.

Solução Alternativa

Por razões de segurança, se você não quer usar ou trabalhar com conta padrão phpmyadmin. Então, você tem que criar um novo usuário admin you MySQL com todos os privilégios. Basta escrever estes comandos na linha de comando da interface:

CREATE USER USERNAME IDENTIFIED by 'PASSWORD';

GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'username'@'localhost';

FLUSH PRIVILEGES;

EXIT

Observe que o USERNAME (nome de usuário) e PASSWORD (senha) devem ser únicos e fortes. Escreva o nome de usuário na segunda linha com o nome de usuário que você criou na primeira. Todos os comandos devem ser executados uma linha por vez.

Reinicie o servidor Apache se você encontrar algum problema com o login. O comando para reiniciar o servidor é:

sudo service apache2 restart

É recomendado conferir a acab “Status”, que irá exibir um número de conexões ao servidor MySQL, e as queries MySQL que estão sendo executadas no servidor e o tempo de uptime do servidor.

Conclusão

Isso é tudo! Você instalou e configurou o phpMyAdmin no Ubuntu 18.04 com as permissões de administrador concedidas perfeitamente. Agora você pode começar a trabalhar com alguns recursos mais avançados. Confira o documento oficial do phpMyadmin para mais informações e fique ligado!

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês