Como Instalar Python no Ubuntu 18.04 Com a Ferramenta Pip
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Instalar Python no Ubuntu 18.04 Com a Ferramenta Pip

O Python é uma linguagem de programação muito popular. Ele tem diversas bibliotecas compatíveis com a maioria dos protocolos de internet. É por isso que todo servidor de um desenvolvedor deve ter essa função. Neste tutorial, você vai aprender a como instalar Python no Ubuntu 18.04 usando a ferrmaenta Pip de gerenciamento de pacotes.

Como Instalar Python no Ubuntu 18.04

Antes de instalar qualquer pacote em um servidor ou começar a trabalhar em um ambiente virtual Python, é preciso acessar seu servidor via SSH. Em caso de dúvidas, confira nosso tutorial sobre o assunto.

Em seguida, vamos atualizar a lista de pacotes. Para isso você precisa estar logado como admin ou como um usuário com privilégios sudo. Execute o comando:

sudo apt update

O Python 3 está instalado por padrão no Ubuntu 18.04. Então precisamos instalar o pacote python3-pip. Ele irá instalar as dependências requeridas também, simplificando o processo. O comando de instalação do pacote é:

apt install python3-pip

Normalmente os comandos Python são definidos para Python 2.7 e comandos Python 3 são para a última versão 3 do software. Em SO antigos, a instalação padrão do Python é a 2.7. O procedimento é quase o mesmo para todas as versões

Para instalar uma versão antiga do Python, basta utilizar o seguinte comando:

apt install python

Assim como instalamos o pip no Python 3, podemos instalá-lo em versões antigas também:

apt install python-pip

Abaixo estão os respectivos arquivos binários para python e pip em ambas as versões.

/usr/bin/python
/usr/bin/python3
/usr/bin/pip
/usr/bin/pip3

Você pode verificar as versões de cada um com os seguintes comandos pip:

pip --version

pip 9.0.1 from /usr/lib/python2.7/dist-packages (python 2.7)

pip3 --version

pip 9.0.1 from /usr/lib/python3/dist-packages (python 3.6)

python -V

Python 2.7.15rc1

python3 -V

Python 3.6.7

Como Instalar o Pip no Python no Ubuntu 18.04

Agora podemos começar a instalar os pacotes do Python com a ferramenta pip. O comando que você precisa usar depende da versão instalada do Python. Para a versão 2.7, use pip, e para Python 3.6 você precisa usar o comando pip3. O comando vai ficar assim:

pip install NOME_PACOTE
pip3 install NOME_PACOTE

Para instalar o scrapy em nossa máquina:

pip3 install scrapy

Conclusão

O Python é uma linguagem de programação simples e amigável para o usuário. Devido às suas simplicidade de programação e o grande número de bibliotecas disponíveis, é uma das favoritas entre os desenvolvedores.

De acordo com o GitHub, o Python é a segunda linguagem de programação mais utilizada. Se você é novato na área, recomendamos começar por ele, e agora você já sabe como.

Boa sorte e até mais!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!