WordPress

Como localizar e substituir texto em um banco de dados WordPress

Como localizar e substituir texto em um banco de dados wordpress

Introdução

Muitas vezes, você vai precisar procurar e substituir palavras ou trechos do seu site WordPress por qualquer um dos motivos como:

  • Talvez você esteja querendo remover uma palavra chave de seu site WordPress. Por exemplo, digamos que seja “palavra chave A”, há alguns meses atrás, pois na época pensou ser uma boa ideia para o SEO do seu site. No entanto agora, que alguns meses se passaram, você nota que precisa trocar a palavra chave por outra, que pode ser melhor ou mais apropriada, então digamos que “palavra chave B” seja melhor para seu site. Agora, se a mesma palavra chave está espalhada pelo seu site, a substituição manual terá que envolver você abrindo uma base de dados de 100MB, alterando os dados e reenviando tudo de novo. Mas não se preocupe, pois existem maneiras muito mais fáceis de realizar essa tarefa e nós vamos discuti-las a seguir.
  • Talvez você possa ter repetindo erros gramaticais ou de digitação ao criar um site. Por exemplo, você pode ter digitado “fora de campo” enquanto queria digitar “fora da quadra” e agora você precisa encontrar onde eles estão espalhados pelo site e substituí-los.
  • Após a atualização WordPress, alguns caracteres estranhos começaram a aparecer em seu site, e claro que deseja removê-los.
  • Você adicionou uma URL ou um conjunto de frases a algumas de suas postagens mas não tem ideia onde e em quais postagens elas estão. Por exemplo, você adicionou a biografia de um autor no final de alguns de seus artigos e agora precisa atualizá-los.

Estes são alguns poucos cenários onde você pode vir precisar de uma funcionalidade para “procurar e substituir”, mas tudo bem caso seu cenário for um pouco diferente dos mencionados anteriormente. Não importa qual o cenário, procurar por cada arquivo e procurar manualmente é um trabalho tedioso que ninguém gostaria de fazer. Felizmente para nós, há uma maneira mais rápida e mais eficiente de substituir coisas em seu site WordPress. Uma das maiores desvantagens, no entanto, caso você cometa algum erro durante o processo de pesquisar e substituir, você não poderá reverter as alterações. Então considere Criar um Backup de seu Site WordPress antes de prosseguir para assim prevenir sérias perdas de dados.

Table of Contents

1º Opção: Utilizando um Plugin

O plugins fazem da vida de um dono de site WordPress mais fácil todos os dias.  Se você ainda não tem nenhuma experiência com desenvolvimento de sites ou não pretende passar pela dor de realizar consultas SQL, então você pode utilizar plugins como o Better Search Replace ou Search & Replace para realizar essas tarefas. Você pode fazer isso acessando seu painel do administrador WordPress, navegando até a sessão Plugins Adicionar Novo

adicionar novo plugin no wordpress

No campo de pesquisa, entre Better Search Replace e instale.

Melhor plugin para pesquisar e substituir no banco de dados wordpress

Clique em Ativar quando as instalações finalizarem, e o plugin estará pronto e implementado. Você vai encontrá-lo na sessão Ferramentas → Better Search Replace

plugin de pesquisar e substituir no wordpress

Próximo passo, você precisa colocar as informações que gostaria de alterar:

Melhor plugin do wordpress para pesquisar e substituir

  • “Buscar Por” deve conter a frase ou a sequência de caracteres que deseja alterar.
  • “Substituir Por” deve conter o valor que deseja substituir pelo utilizado acima.
  • “Selecionar Tabelas” irá permitir que escolha quais tabelas de seu banco de dados serão afetadas. Caso você queira selecionar todos, você pode utilizar CTRL+A ou você pode selecionar tabelas individuais segurando CTRL e clicando nelas para selecioná-las.
  • Se você deseja que esta ação não conte com caracteres maiúsculos ou minúsculos, certifique-se de marcar a caixa.
  • Marque a caixa como “Executar como Simulação?” caso queira revisar as alterações antes de aplicá-las realmente.

Se você executar o plugin sem a opção de simulação, ele atualizará imediatamente suas alterações em sua base de dados e verá resultados similares:

plugin de wordpress para pesquisar e substituir completo

Parabêns! Você conseguiu editar todas as entradas em sua base de dados WordPress utilizando um plugin.

2º Opção: Utilizando MySQL Query

Também é possível realizar uma operação de busca utilizando phpMyAdmin, que é geralmente localizado no painel de controle de hospedagem.

phpmyadim no cPanel

Caso você tenha muitos bancos de dados em sua conta, você abrir o arquivo wp-config.php para encontrar o nome do banco de dados que seu site utiliza.

Nome do local no banco de dados wordpress

Quando você inserir phpMyadmin, selecione o banco de dados que o WordPress usa e clique na guia SQL.

sql no phpmyadmin

Está é a sintaxe de consulta que você utilizará para executar a operação:

update TABLE_NAME set FIELD_NAME = replace(FIELD_NAME, 'Text to search, 'text to replace it with');

Por exemplo, se você deseja atualizar a tabela de posts, você poderia realizar utilizando esta pesquisa:

update wp_posts set post_content = replace(post_content, 'Find this text' , 'Replace it with this');

Nota: wp_ Deve ser substituído pelo prefixo apropriado utilizado pelas tabelas de seu banco de dados WordPress.

Quando tiver completado a pesquisa, clique no botão “Ir”.

WordPress pesquisar e substituir no phpmyadmin

Após alguns minutos do processo, você verá exatamente quantas linhas foram afetadas.

sql realizado com sucesso

Bom trabalho! Você aprendeu a manipular as informações em seu banco de dados WordPress utilizando consultas SQL no phpMyadmin.

Conclusão

Realizar a maioria das coisas no WordPress é realmente bem fácil, e a operação de busca e substituição não é diferente. Se você conhece outra maneira que evolva SQL e não deseja instalar um plugin para realizar a tarefa, então o segundo caminho é o ideal para você. No entanto, se você quer adiantar o seu serviço e prefere que um plugin faça esse trabalho por você, então a opção um é o seu caminho.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!