WordPress

Como Migrar WordPress

como migrar site wordpress

Assim como mudar de cidade, migrar um site pode ser um uma experiência que cause incômodo. Sempre tem aquelas coisinhas que você precisa olhar mais de perto e pequenos detalhes esquecidos podem causar resultados desastrosos. 

Embora migrar um site WordPress não seja a tarefa mais difícil, existem algumas coisas que você precisa ter em mente. Neste tutorial, você vai aprender três métodos diferentes para migrar sites WordPress.

Caso você esteja migrando seu site para uma VPS ou outra plataforma de hospedagem, com certeza você encontrará uma forma de concluir o trabalho. 

IMPORTANTE! Esse tutorial é um guia passo a passo sobre como migrar site WordPress. Na maioria dos casos, você também precisará apontar o domínio para seu novo provedor de hospedagem.  Você pode encontrar as informações detalhadas para apontar o nome de domínio aqui

O Que Você Vai Precisar

Antes de começar este guia, você precisa de: 

1ª Opção – Migrar WordPress Manualmente Para Uma Nova Hospedagem

Este é o método recomendado se você quer migrar o WordPress de uma conta de hospedagem comum e tem acesso aos arquivos e banco de dados do WordPress. 

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é transferir os arquivos e bancos de dados de um provedor de hospedagem para outro e editar o arquivo wp-config.php.

A transferência pode ser feita usando Gerenciador de Arquivos ou cliente FTP.

Os passos abaixo mostram como migrar site WordPress detalhadamente:

Passo 1.1 – Faça Backup dos Arquivos WordPress e Bancos de Dados MySQL Database

Primeiro de tudo, você precisa fazer downloads dos arquivos WordPress para seu computador. Conecte-se à sua conta de hospedagem usando cliente FTP e faça download de todos os arquivos do principal diretório do WordPress para uma pasta no seu computador. 

download de todos arquivos ftp wordpress

Neste exemplo, WordPress está instalado na pasta public_html. Agora, é necessário fazer download de todos esses arquivos para essa pasta.

Quando o download estiver completo, você pode prosseguir e exportar o banco de dados MySQL. Você encontra um guia passo a passo de como exportar banco de dados MySQL usando phpMyAdmin aqui. Agora salve o arquivo de backup MySQL no seu computador (você vai precisar dele logo mais).

Passo 1.2 – Faça Upload do WordPress para a Nova Hospedagem

Neste passo, você deve ter os arquivos WordPress e arquivos de backup do banco de dados necessários no seu computador. Conecte na sua nova hospedagem usando cliente FTP ou use o Gerenciador de Arquivos e faça upload dos arquivos WordPress. 

upload de arquivos wordpress na nova hospedagem

Um tutorial detalhado de como fazer upload dos arquivos do site usando FTP ou Gerenciador de Arquivos pode ser encontrado aqui.

Agora crie um banco de dados MySQL no painel de controle da sua nova conta de hospedagem. Anote em algum lugar o nome do banco de dados, nome do usuário do banco de dados e a senha do banco de dados, você precisará deles no próximo passo. Depois, importe o backup do MySQL usando phpMyAdmin.

Passo 1.3 – Atualize wp-config.php Com os Novos Detalhes do Banco de Dados

Finalmente, você precisa editar o arquivo wp-config.php e especificar as credenciais do seu novo banco de dados MySQL. O arquivo wp-config.php está em um dos principais diretórios do WordPress e assim que você o localizar, altere esses três valores: 

  • DB_NAME – nome do banco de dados MySQL.
  • DB_USER – nome do usuário do banco de dados MySQL.
  • DB_PASSWORD – senha do usuário MySQL.
  • DB_HOST – nome do host (hostname) do banco de dados MySQL. Geralmente, esse valor é o localhost, mas pode variar dependendo da sua plataforma de hospedagem. Por exemplo, o hostname na Hostinger está no formato mysql.hostinger.xx. 
editar configuração de banco de dados mysql no wp-config

Caso não esteja certo disso, entre em contato com seu provedor de hospedagem para saber qual a informação correta.

É isso! O site WordPress transferido deve estar funcionando corretamente na nova hospedagem. Tenha em mente que isso só vai funcionar se você usar o mesmo nome de domínio. Se você planeja alterar o nome do domínio também, um outro passo será necessário para ter tudo no ar e funcionando.

Passo 1.4 – Faça Update das URLs WordPress (opcional)

Você deve seguir este passo somente se você planeja usar um domínio diferente no site WordPress que você migrou.

Antes de prosseguir, verifique que o novo domínio está funcionando e apontado corretamente para nova plataforma de hospedagem.

De início, a área do administrador do WordPress não vai funcionar, e o banco de dados MySQL continuará fazendo solicitações ao antigo domínio. Para funcionar com seu novo domínio, primeiro devemos alterar a URL do site WordPress usando phpMyadmin. Comece acessando seu novo banco de dados importado e procure pela tabela wp_options. Ao encontrar, edite a seção siteurl com o novo nome de domínio.

siteurl no phpmyadmin

Após inserir e salvar o novo nome, você verá uma tela de confirmação.

url wordpress alterada

Agora sua área de administrador do WordPress estará acessível para você. Abra e instale o plugin Velvet Blues Update URLs

plugin velvet blues

Após a ativação, você poderá alterar todas as URLs restantes via Ferramentas na seção Update URL.

atualizar url via plugin

A ferramenta é realmente muito simples e objetiva. Você só precisa inserir sua URL antiga e a nova para prosseguir.

alterar url wordpress via plugin

Aperte o botão Update URLs NOW e surgirá uma tela de confirmação.

mensgaem de alteração de url wordpress com sucesso

Caso o plugin não esteja funcionando, também é possível atualizar todas as URLs do WordPress executando uma query via phpMyAdmin. Você pode encontrar o tutorial passo a passo aqui. E depois disso, parabéns! Você aprendeu como migrar WordPress manualmente.

Opção 2 – Usando Plugins de Clonagem para Migrar WordPress

Plugins de clonagem são uma ótima ferramenta para migrar site WordPress. Esses plugins criam um backup do site inteiro que pode ser facilmente restaurado na nova hospedagem. 

A única desvantagem é que para restaurar o backup, você já precisa ter o WordPress instalado na sua nova conta de hospedagem. 

Embora existem centenas de clones de scripts PHP, nós recomendamos usar All in One WP Migration ou WP Clone by WP Academy. Eles são bem objetivos e oferecem todos os recursos que você precisa para realizar uma migração.

Opção 2.1 – Usando o Plugin All in One WP Migration 

Primeiro, encontre e instale o plugin All in One WP Migration no site que você está transferindo.

plugin all in on wp migration

Então, navegue para o plugin no seu painel de controle e escolha a seção Exportar.

menu do all in one wp migration plugin no wordpress

Selecione a opção Arquivo no menu suspenso para gerar um backup para download.

Menu suspenso para exportar arquivo WP

Clique na opção para baixar o arquivo do seu site.

baixar arquivo do site para migração wp

Em seguida, configure o WordPress em sua nova plataforma de hospedagem e instale o mesmo plugin. Use a seção Importar desta vez para restaurar o backup gerado.

importar arquivos wp

Siga as instruções da tela e a mensagem de confirmação aparecerá quando a restauração estiver finalizada.

mensagem de confirmação de importação de site

O plugin também requer que você salve novamente a estrutura de permalinks. Isto pode ser feito pelo WordPress, acesse Configurações -> Permalinks. Se você está usando uma Estrutura Personalizada, copie primeiro.

Então selecione uma configuração diferente, como Nome do Post e Salvar Alterações. Agora, cole a estrutura que você copiou anteriormente no mesmo lugar e salve novamente.

opção de Links Permanentes no WP

Parabéns! Você migrou o site WordPress com sucesso usando o plugin All in One WP Migration.

Opção 2.2 – Usando Plugin WP Clone by WP Academy 

Comece instalando o plugin WP Clone by WP Academy no site WordPress que você quer migrar.

plugin wp clone by wp academy

Navegue até a página de configurações WP Clone e aperte o botão Create Backup.

página de configurações do plugin wop clone

Dependendo do tamanho do seu site WordPress, isso pode levar algum tempo até gerar o backup. Assim que estiver completo, aperte o botão Copy Url.

backup pelo plugin

Agora instale o mesmo plugin WordPress hospedado na sua nova conta de hospedagem. Navegue para a página de configurações WP Clone, cole o link do backup no campo ‘Restore from URL’, clique em I AGREE e clique no botão Restore From URL.

migrar wordpress via wp clone plugin

Pode levar alguns minutos até que o plugin faça o download e restaure o backup. Quando o processo estiver completo, você verá uma mensagem de sucesso na sua tela.

backup wordpress restaurado com sucesso

Para garantir que tudo está funcionando perfeitamente, você deve acessar a seção Configurações -> Links Permanentes e salvar mais uma vez a estrutura alterando para uma opção diferente e depois retornando para a versão certa.

alterar estrutura de links permanentes

Parabéns, você migrou o site WordPress usando o plugin WP Clone plugin com sucesso.

Opção 3 – Migrar do WordPress.com para Instalação Autônoma do WordPress

Escolha essa opção se seu site WordPress está hospedado pelo WordPress.com e você não tem acesso ao banco de dados e aos arquivos.

Não se preocupe, esse método é mais fácil do que migrar um site manualmente. Mas você já deve ter o WordPress instalado na nova sua conta de hospedagem.

Siga estes passos simples e você não vai levar mais que dez minutos para completar a migração. 

Passo 3.1 – Gerar Backup via WordPress.com

Faça login na área do administrador do seu blog WordPress.com.

botão de login no wordpress

Então, navegue para o painel de controle do WordPress.com e clique em Settings.

confirgurações do wordpress.com

Desça a tela até o final da página e você vai encontrar a seção Export abaixo da categoria Site Tools.

painel wordpress.com

Quando você inserir, clique em Export All e será gerado um arquivo .ZIP.

botão de exportar conteúdo wordpress

Clique em Download e faça o download do arquivo .ZIP para o seu computador. Quando o download estiver completo, extraia o arquivo na sua máquina local.

botão de download

Passo 3.2 – Migre o Site WordPress para Uma Nova Plataforma

Neste momento, você já deve ter uma instalação WordPress nova no seu novo provedor hospedagem. Para começar, abra o painel de controle do WordPress. Navegue ao menu da esquerda e escolha a seção Ferramentas. Então, clique no botão Importar.

menu ferramentas para importar site wordpress

Nesta seção, você pode ver todas as opções de importação disponíveis. Escolha WordPress que está localizado no final da lista e clique em Install Now.

menu importar para instalar wordpress

Ao terminar, selecione Rodar Importador para continuar com o processo de migração do seu WordPress.

opção de rodar importador para continuar migração wp

Então você verá uma tela para subir arquivos, onde você poderá importar seu backup gerado. Clique em Escolher arquivo e selecione o .XML que você obteve ao extrair o backup. Aperte o botão Enviar arquivo e importar para começar.

enviar arquivo de site

Na nova página, você será solicitado a atribuir autores para os conteúdos importados. Para facilitar a importação, é recomendado atribuir para um autor existente e ativar a opção Download and import file attachments. Por último, pressione o botão Submit quando estiver pronto.

wordpress importar configurações de autor

Isso não deve levar mais que alguns minutos até completar a importação. Assim que completar, você vai ver uma mensagem de sucesso no topo da página.

mensagem de migração de wordpress realizada com sucesso

Como você pode ver, é muito fácil migrar um site WordPress.com usando uma ferramenta de importação embutida. 

Se você se deparar com algum erro ou problema ao importar arquivos .XML, entre em contato com a equipe de suporte da sua hospedagem. Esteja atento, usando este método você vai transferir posts, publicações, páginas e arquivos de mídia somente. 

Os plugins e temas usados no WordPress.com não serão transferidos, portanto você terá que instalar manualmente.

Se você quer migrar seu site WordPress para a Hostinger, veja nossos planos de hospedagem.

Conclusão

Como você pode ver, não é difícil migrar site WordPress para uma hospedagem diferente se você dividir o processo em passos separados e seguir cada um deles cuidadosamente. 

Por hoje é isso! Você aprendeu 3 métodos diferentes para migrar sites WordPress.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês