Website

10 Formas de Como Monetizar um Site

10 formas de como monetizar um site

Quer ganhar dinheiro online, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Neste artigo, você irá aprender como monetizar um site e transformá-lo em uma máquina de ganhar dinheiro.

Alinhe suas Expectativas

Antes de aprender como monetizar um site, existem alguns fatores que devem ser considerados.

Não existe dinheiro instantâneo. Monetizar um site leva tempo e dedicação. Você não deve esperar ganhar montanhas de dinheiro nos primeiros instantes, mas isso também não deve ser motivo para desanimá-lo.

Para alcançar os resultados que você deseja, existe um fator universal que todo dono de site deve considerar – tráfego. Sem tráfego, você não será capaz de ter lucros com seu site. Confira este artigo (em inglês) sobre como gerar tráfego para o seu site.

Prepare-se para um efeito de bola de neve. Quando a bola começar a rolar, ela só vai se tornar maior e maior.

Agora que você tem as expectativas alinhadas aqui, vamos descobrir como monetizar um site.

Como Monetizar um Site

Quando o seu site estiver gerando tráfego suficiente, então é hora de monetizá-lo!

1. Anúncios PPC – Pay Per Click com Google AdSense

PPC é um modelo de anúncios online onde os donos de sites podem ganhar renda passiva cada vez que um leitor clicar em um banner de anúncio. A ferramenta mais popular para isso é o Google AdSense.

Google AdSense é uma das formas mais fáceis para ganhar dinheiro extra considerando que adicionar anúncios no seu site ou blog não requer tanto esforço. Outra coisa excelente disso tudo, é que você pode se registrar para ser um parceiro AdSense mesmo se tiver múltiplos sites.

Devido ao imenso suporte do Google, não será preciso se preocupar com configurações. Fóruns dos usuários e tutoriais estão disponíveis para usuários que precisam de ajuda para começar.

E quanto você vai ganhar?

  • 68% de receita no AdSense para conteúdo
  • 51% no AdSense para anúncios de pesquisa

A melhor parte é que o Google sempre paga em dia, geralmente entre os dias 21 e 26 de cada mês.

Como monetizar um site com Google AdSense:

  1. Leia os Termos e Condiçõe. Confirme se o seu site atende todos critérios.
  2. Siga e registre-se para o Google AdSense e aguarde ser aprovado
  3. Quando sua conta for aprovada, basta incorporar o código javaScript em um widget.
  4. Posicione os anúncios onde quiser dentro do seu site.

Para o tutorial completo, veja nosso artigo sobre como adicionar AdSense no WordPress.

2. Vender Espaço para Anúncios

Vender espaços do seu site diretamente para publicidade também pode ser uma alternativa. Este método consome mais tempo, mas aumenta os ganhos que você terá por exibir anúncios.

O espaço pode ser em forma de um link no rodapé da página, banners laterais ou popups. O preço de cada um deles pode variar – você controla o preço e realiza negociações também.

Porém, para usar este método, você precisa ter uma taxa de conversão alta e não somente tráfego. É por que este método utiliza os modelos pay-per-click ou pay-per-visitor. Você será pago por anúncios, dependendo do número de pessoas que clicarem no seu anúncio ou visitarem o site.

E como avisar aos anunciantes que você está vendendo espaço?

  1. Crie um media kit, um guia que que evidencie as estatísticas e os principais fatos do seu site.
  2. Envie o kit para anunciantes em potencial. Mostre porque eles devem escolher trabalhar com você.
  3. Quando tiver seu grupo de anunciantes estabelecido, você pode gerenciá-los usando o Google Ad Manager.
  4. Faça seus anunciantes felizes.

Você também pode usar ferramentas online como Clicky Web Analytics, Quantcast e Google Analytics para obter informações sobre seu site. Se você tem um site WordPress, não tem forma mais fácil de adicionar o Google Analytics do que com nosso tutorial.

Encontrar os anunciantes perfeitos pode ser um desafio. Mas, com a ajuda do Google Ads, LinkedIn e SellerCrowd você vai encontrá-los quando menos espera.

3. Marketing de Afiliados

programa marketing de afiliados hostinger

Se você tem habilidades em rever  promover produtos, você pode tentar o método de marketing de afiliados para monetizar seu site.

Através de links de afiliados, você ganha comissões quando os leitores comprarem os produtos ou serviços que da empresa a qual você se afiliou e indica.

Marketing de afiliados é um dos métodos mais fáceis de ganhar renda passiva. Você não precisa ter seus próprios produtos para vender. Sites como Wirecutter e Smart Passive Income ganharam sucesso através de marketing de afiliados.

Como monetizar um site através de um programa de afiliados:

  1. Crie um site focado em recomendar ou promover produtos ou publicar produtos e reviews relacionado ao seu conteúdo.
  2. Participe de um programa de afiliados: Hostinger e Amazon ou pesquise pelas redes de afiliados ShareASale e CJ Affiliate.
  3. De forma suave, distribua links de afiliados no seu conteúdo.

4. Monetização com Base em Doação

Esse método envolve as habilidades que você tem e o conteúdo criativo que você publica. Alguns leitores estão dispostos a compensar monetária aos seus influenciadores favoritos.

Se o seu conteúdo tem valor e você precisa de suporte para expandir seu site, você pode pedir sutilmente por doações. Nem todo leitor doará, mas se você tiver tráfego suficiente, poderá obter fundos suficientes para operar seu site.

Você pode adicionar botões de doação no site que permitem que os leitores contribuam diretamente. Conecte-os a processadores de pagamento, como PayPal, Stripe, ou Fundly.

Adicione os botões como widgets e coloque-os em qualquer lugar que quiser. Mas garanta que os leitores vão encontrar esses botões facilmente.

5. Vendendo Seus Próprios Produtos ou Serviços

página principal bellroy

Você tem os produtos, você tem habilidades, mas você não tem o espaço físico para vendê-los ou promovê-los. A solução – esteja online. Junte-se aos outros milhares que vendem produtos ou habilidades, como Bellroy e Tattly.

O processo para fazer uma loja online é mais elaborado do que simplesmente criar um site. Mas ter um ecommerce nos dias de hoje também não é uma missão impossível.

E como monetizar um site via ecommerce? Veja:

  1. Defina seu nicho.
  2. Escolha um nome de domínio e uma hospedagem de site.
  3. Instale o WordPress.
  4. Configure o WooCommerce ou uma plataforma de loja virtual similar.
  5. Desenvolva seu site com um dos temas e personalize do seu jeito.
    Você pode começar pela biblioteca de temas do WooCommerce e pela biblioteca de temas do WordPress.
  6. Adicione seus produtos ao navegar por Produtos >> Adicionar Novo na barra lateral.
  7. Faça seu marketing e comece a vender!

Isso leva tempo, mas não é impossível com direção e dedicação. Para um tutorial completo, visite nosso artigo sobre como começar uma loja virtual.

6. Conteúdo Patrocinado

O conteúdo patrocinado é uma parceria que tem sua colaboração como editor e as marcas com as quais você está se associando. As empresas pagam você para criar conteúdo para elas e publicá-las em seu site.

O conteúdo pode estar no formato de anúncios de produtos ou vendas, ofertas, infográficos ou avaliações (reviews). Eles podem ser escritos por você ou pela própria marca patrocinadora. Você pode cobrar uma taxa mais alta caso esteja escrevendo o post e publicando-a em seu site.

Para definir o valor de um conteúdo patrocinado você deve considerar algumas coisas:

  • Qual sua influência online.
  • O número de posts patrocinados que você vai escrever mensalmente.
  • Quanto tempo você levará para produzir o conteúdo.
  • Valor de marca (conteúdo patrocinado x a marca do seu blog).

BuzzFeed, por exemplo, pode cobrar US$ 100,000 por um conteúdo patrocinado. E isto se deve a altíssima influência e valor da marca.

Como monetizar um site através de artigos patrocinados:

  1. Comece pequeno,Kristy Ellington, profissional de marketing de conteúdo e estrategista recomenda começar com marcas e empresas nacionais.
  2. Crie seu portfolio.
  3. Faça parcerias com agências de marketing e relações públicas.
  4. Pesquise por mercados patrocinadores como Tomoson, Cooperatize, e PayPerPost.

Conteúdo patrocinado é uma forma viável para monetizar seu site. Lembre-se de ser sempre transparente com seus leitores e fique atento aos detalhes.

7. Venda seu Site

empire flipper para vender site

Este método vai soar um pouco diferente dos demais por que envolve vender o seu site. Isto pode ser lucrativo dependendo do tipo de site que você tem.

Para ter ideia de quanto o seu site vale, você pode navegar por esta liste no Empire Flippers.

Os fatores que influenciam o preço da venda de um site são:

  • Tráfego do site
  • Lucro que o site gera
  • Receita estável
  • Crescimento contínuo

8. Sites de Associados

Um site de associados é como um upgrade ao método de doações. Neste caso, você vai cobrar para que os leitores acessem conteúdos específicos.

Por exemplo, International Living é uma revista de viagens online que acertou como fazer isso. Blue Apron não é somente um site de receitas. No Brasil, temos exemplos de sites de notícias.  Os leitores precisam se cadastrar/ se inscrever se eles querem acessar determinados conteúdos destes sites.

Se você tem certeza de que o seu conteúdo vale a pena ser cobrado para leitura, você pode tentar monetizar seu site desta maneira.

Como monetizar um site através de associados:

  1. Encontre o modelo perfeito para seu site.
    Por Inscrição: os usuários pagarão mensalmente ou anualmente para acessar conteúdos do seus site e outros benefícios que você possa ter.
    Por Transações: venda conteúdos como tutoriais em vídeos, áudios ou cursos e treinamentos de forma separada.
    Limitado: disponibilize seu conteúdo gratuitamente até que os leitores atinjam o limite de leitura no seu site. Eles terão que pagar uma quantia caso queiram continuar lendo.
  2. Configure a forma de pagamento. Se você já tem um site WordPress online, você só precisa adicionar um plugin de área de membros.

Recomendamos alguns plugins que você pode usar para limitar estes conteúdos:

  • Membership & Content Restriction: restringe qualquer parte do seu conteúdo, define planos para inscrição e métodos de pagamento para associados.
  • Simple Membership: cria diferentes níveis para os membros com conteúdos específicos para cada um desses níveis.
  • WP-Members: oculta partes do seu conteúdo e exibe apenas trechos. Também oferece ferramentas para configurar formulários de inscrição onde você quiser.

Confira nosso artigo sobre como criar um site com área de membros no WordPress.

9. Links de Afiliados com Cupons

Quem não gosta de descontos? 97% dos consumidores procuram por descontos quando estão fazendo compras. Outra forma de marketing de afiliados é oferecer cupons para os parceiros afiliados.

Ebates é líder no assunto quando se trata de cupons e descontos. O site atrai os consumidores e os direciona para onde possuem parcerias, e assim ganham suas comissões.

Adicionar cupons no seu site é uma oportunidade para atrair mais tráfego.

E quais são as opções?

  • Publique cupons de afiliados/ parceiros que você já possui no seu site existente.
  • Entre em contato com revendedores nacionais para obter ofertas que você poderá promover no seu site.
  • Crie sites dedicados para oferecer cupons. Pode ser um site de cupons em geral (coupons.com), ou sites específicos (Holidayers).

10. Crie Cursos Online/ Coaching

Nos dias de hoje, não é preciso mais ter salas de aula para dar aulas, os cursos online são a solução para isso. Se você tem conhecimento para compartilhar algo útil, poderá monetizar um site vendendo cursos online.

Cursos digitais são disponibilizados em formatos diferentes. Estes cursos podem ser disponibilizados através de PDF, áudios ou vídeos. O Guitar Tricks, por exemplo, tem vídeos passo a passo e também tutoriais de “como fazer”.

Como monetizar um site via cursos?

  1. Escolha um nicho.
  2. Crie um site novo ou adicione o curso no seu site já existente (blog, loja virtual, etc.)
  3. Disponibilize seu conteúdo e promova você mesmo!

Criar cursos online pode ser um caminho valioso para quem quer monetizar um site e não há limites para o que você pode ensinar e ganhar dinheiro online.

Conclusão

Monetizar um site que você gerencia pode ser uma experiência cheia de desafios. Porém, a experiência é recompensadora. Invista tempo, dedicação e o mais importante – aumente o tráfego.

Nós falamos de dez formas diferentes de como monetizar um site. Vamos revisar o assunto:

  • Google AdSense ‒ exiba anúncios e deixe que o Google faça o resto.
  • Venda Espaço para Anúncios ‒ entre em contato com anunciantes e gerencie os anúncios que você exibirá e cobre quanto quiser por eles.
  • Programa de Afiliados – participe de um programa de afiliados e ganhe comissões com marketing de afiliados.
  • Monetização Baseada em Doações ‒ peça doações aos leitores.
  • Venda Seus Próprios Produtos ‒ cobre por seus produtos e serviços.
  • Conteúdo Patrocinado ‒ colabore com outras empresas e receba por isso.
  • Venda seu Site ‒ venda seu site e também crie sites para vender.
  • Site de Membros ‒  cobre por determinados conteúdos do seu site.
  • Cupons com Links de Afiliados ‒ ofereça cupons e descontos de parceiros.
  • Vendar Cursos Online/ Coaching ‒ compartilhe o que você sabe e ganhe dinheiro ao mesmo tempo.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês