cPanel

Como Proteger Diretório com Senha no cPanel

Como Proteger Diretório com Senha no cPanel

Proteger diretório com senha no cPanel é uma solução para casos em que é necessário fornecer acesso de diretórios específicos para somente um grupo de usuários, protegendo as informações de outras pessoas.

Neste tutorial vamos mostrar como um diretório protegido por senha pode ser acessado por quem possua as devidas credenciais. Para colocar senha em pasta no cPanel basta utilizar a função nativa Privacidade do diretório.

O que você vai precisar

Para colocar senha em pasta no cPanel, você vai precisar:

  • Acesso ao cPanel de sua conta de hospedagem.
  • Um diretório que deseja proteger.

1º Passo — Fazer login no cPanel

Faça login no cPanel de sua conta de hospedagem e procure a ferramenta “Privacidade de diretório”. Pode ser que a ferramenta esteja com outro nome, dependendo da hospedagem.

arquivos no cpanel

2º Passo — Acessar a pasta raiz

Dentro da ferramenta Privacidade de diretório clique no ícone para acessar o diretório raiz ‘public_html’.

acessar a pasta a ser protegida

3º Passo — Selecionar o diretório que será protegido

Para colocar pasta com senha no cPanel, clique no nome do diretório para abrir as configurações de segurança do cPanel deste diretório. No nosso exemplo vamos proteger a pasta confidenciais.

pasta de privacidade no diretório

4º Passo — Habilitar a proteção por senha

Para habilitar a proteção com senha marque a opção A senha protege este diretório, preencha o campo Insira um nome para o diretório protegido, ex. “Arquivos confidenciais”. Clique em Salvar para proteger o diretório com senha.

habilitar proteção por senha

5º Passo — Criar um usuário para acessar o diretório

IMPORTANTE! Nosso diretório já está protegido, mas não há usuários criados para acessá-lo. É necessário criar um usuário que possa acessar a pasta. Isso é feito na mesma página na seção Criar usuário e inserir o nome de usuário e senha e clique em Salvar para criar o usuário. Certifique de colocar uma senha segura para o usuário.

criar usuario e senha

6º Passo — Testar a proteção por senha

Tudo que resta é acessar o diretório. Para nosso exemplo vamos visitar http://cp-tutorial.tk/confidenciais/. Vai ser solicitado inserir o nome de usuário e a senha cadastrados no passo anterior. Insira as credenciais e faça o login.

verificar protecao por senha

Sucesso! Realizamos o acesso ao diretório protegido por senha. Se o usuário ou senha estiverem incorretos, uma mensagem de erro será mostrada.

Dica

  • Para alterar a senha do usuário insira o mesmo nome de usuário na seção Criar Usuário mas insira uma senha diferente, então clique em Salvar.
  • Para remover a proteção com senha do diretório, desmarque a opção A senha protege este diretório na seção de Configurações de segurança e clique em Salvar.

Conclusão

Agora você sabe como proteger diretório com senha no cPanel utilizando a ferramenta Privacidade do diretório. Mas antes de finalizar, queremos indicar este link em inglês para ter acesso a conteúdos adicionais.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

OFERTA BLACK FRIDAY 2018 90% OFF
0
DIAS
0
HORAS
0
MINUTOS
0
SEGUNDOS
×
[href]
[href]