Como usar o PuTTy SSH e se conectar com sua hospedagem
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como usar o PuTTy SSH e se conectar com sua hospedagem

SSH, ou Secure Shell, é um protocolo seguro para se conectar com um servidor remoto. Para estabelecer uma conexão SSH, você vai precisar de um aplicativo de cliente SSH como o PuTTY.

Neste guia, você aprenderá como usar o PuTTY SSH e entender como acessar servidor remotamente, incluindo sua conta de hospedagem. Este software permitirá acessar servidor remotamente via terminal SSH e executar diversos comandos via linha de comando.

[Important]Economize até 77% hoje e confira os Planos de Hospedagem VPS da Hostinger!

Clique Aqui

[/Important]

Como Baixar o PuTTY

Se preferir um tutorial em vídeo, confira o passo a passo em nosso canal no YouTube!

O PuTTY é mais comumente usado no Windows. Contudo, ele também está disponível para Linux e Mac. Aqui vamos ensinar você pode baixar o putty em diferentes sistemas operacionais.

Windows

Baixe a versão mais recente do PuTTY SSH a partir do site oficial. Depois disso, instale-a no seu computador. É simples assim.

Linux

A maioria das pessoas usa o OpenSSH, que vem pré-instalado no Linux. Contudo, o PuTTY no Linux é mais usado para debugging, conexão com portas seriais e com raw sockets.

No Debian, use o seguinte comando:

sudo aptitude install putty

Seguido pelo comando de instalação das ferramentas:

sudo aptitude install putty-tools

MacOS

Assim como no Linux, o macOS vem com um cliente SSH de linha de comando já instalado. Mas, para baixar o PuTTY, abra a janela do terminal e use os comandos abaixo.

Para instalar o PuTTY no Mac:

brew install putty (or) port install putty

Requisitos para a Configuração

A seguir, você vai precisar de algumas informações antes de usar o PuTTY. Você precisará de:

  • Endereço de IP do Servidor
  • Porta SSH
  • Nome de Usuário SSH
  • Senha SSH

Se você é usuário da Hostinger, existem duas maneiras de obter esta informação, dependendo do seu plano de hospedagem.

  • Hospedagem compartilhada – vá para o menu Acesso SSH na categoria Avançado. Aqui, você vai ver os detalhes de login que precisa. Se esqueceu da sua senha, ela pode ser facilmente redefinida pelo menu de Contas FTP.
    acesso ssh na hostinger
  • VPS – as credenciais estão localizadas na aba Servidor do hPanel, sob Detalhes SSH. Caso você não saiba qual é a sua senha, role abaixo até a área Senha Root e crie uma nova.
    detalhes ssh no servidor vps

Como se Conectar ao PuTTY

  1. Abra o cliente do PuTTY SSH, então insira o IP SSH e a Porta SSH do seu servidor. CLique no botão Open (Abrir) para prosseguir.
    como usar o putty ssh - configuração
  2. Uma mensagem dizem “login as” (login como) vai aparecer e perguntar se você quer inserir o seu nome de usuário SSH. Para usuários de VPS, isso geralmente é o root. Contudo, para usuários de hospedagem compartilhada, você precisa inserir um nome de usuário pré-determinado como u721233450. Depois de inserir o seu nome de usuário, digite Enter.
  3. Digite sua senha SSH e pressione Enter novamente. Por motivos de segurança, a tela não vai mostrar a senha, mas vai registrar o que você digita
    Como usar o Putty - Login window

Parabéns! Você conectou a sua conta com sucesso usando o cliente PuTTY SSH. Você pode listar todos os comandos SSH disponíveis ao executar help (ajuda) através do terminal.

Como Usar o PuTTYgen

O PuTTY é uma ferramenta que cria pares de chaves públicas e privadas. O PuTTY armazena essas chaves de autenticação nos seus arquivos de formato .ppk. Com o Windows, você vai usar a ferramenta gráfica do PuTTYgen.exe. Enquanto isso, com o Linux você usará a linha de comando mesmo

Para começar, localize o PuTTY e abra o PuTTYgen.

Para criar um novo par, clique no botão Generate (Gerar) perto da parte inferior e começa a mexer seu mouse pela janela. Mexa-o até que a barra verde de progresso esteja completa.

putty gen hora de mexer o mouse

Depois que estiver completo, sua chave pública vai aparecer na janela.

chaves geradas no  putty key generator

É recomendado que você use uma frase de senha, além de salvar a sua chave privada.

Como Instalar a Chave Pública no Servidor

Para garantir acesso a uma conta, você precisa adicionar a nova chave pública ao arquivo chamado ~/.ssh/authorized_keys.

Primeiro, instale a chave pública. Depois, faça login no seu servidor e localize o arquivo authorized_keys. Edite o arquivo e insira a nova chave pública nele. Salve-o e teste novamente para ver se o login funciona.

Conclusão

Esperamos que este artigo ajude você a usar o cliente PuTTY para se conectar com a sua conta de hospedagem. Se você quer aprender mais sobre SSH, temos vários artigos que podem ajudar.:

Sinta-se livre para comentar se você tiver mais perguntas.

O Autor

Author

Rafael H. / @rafaelhertel

Jornalista e estudante de economia, Rafael H faz parte da equipe de marketing da Hostinger desde 2017. Atualmente trabalha com crescimento e aquisição da empresa focado na aquisição de novos afiliados. Se apaixonou pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhou como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

Tutoriais relacionados

Author

Jefferson Petilo Responder

maio 26 2019

Nenhuma das opções funciona

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!