PHP

Como Verificar os Logs de Erro PHP do Seu Site

como verificar os logs de erro php do seu site

Uma das certezas de ter um projeto online é que eventualmente algum erro vai aparecer. Porém páginas em branco e mensagens de erro como “500 Erro Interno do Servidor” não dizem muita coisa sobre qual é o problema.

Este tutorial vai ensinar como habilitar os logs de erros PHP e identificar o que está causando toda a confusão. Essa ferramenta é útil tanto para iniciantes como desenvolvedores experientes, já que mostra qual é a linha do código que deve ser verificada para resolver o problema. Assim fica mais fácil de encontrar uma possível solução.

Se você possui um erro e não sabe por onde começar, confira as dicas abaixo.

O que você vai precisar

Antes de iniciar o tutorial você vai precisar:

  • Acesso ao painel de controle da conta de hospedagem.

1º Passo — Habilitar os Logs de Erro

Como a maneira de habilitar os erros é um pouco diferente de acordo com o painel utilizado, vamos mostrar como fazer isso tanto no painel de controle da Hostinger como no cPanel.

Habilitar os logs de erro com .htaccess no painel de controle da Hostinger

Uma maneira simples e eficiente de gerenciar as configurações do PHP é através do arquivo .htaccess. Se estiver com dificuldades para encontrar o arquivo, confira o tutorial sobre como localizar (ou criar) um arquivo .htaccess. Para habilitar os logs de erros você vai ter que adicionar a seguinte linha ao arquivo:

php_flag log_errors on

Então vamos ter que determinar um local para que os logs sejam armazenados. Para nosso exemplo criamos o arquivo error_log.txt no diretório public_html. Para que os logs sejam armazenados no arquivo criado, insira a seguinte linha no .htaccess:

php_value error_log /home/usuario_FTP/public_html/error_log.txt

NOTA: Não esqueça de trocar usuario_FTP pelo seu usuário. Na Hostinger o padrão é a letra u” seguida por 9 dígitos numerais. Exemplo: u497135640.

habilitar logs de erro no painel hostinger

Não esqueça de clicar no botão Save para salvar as alterações. Com estas configurações os logs de erro serão armazenados no arquivo error_log.txt localizado na pasta public_html.

salvar alterações no diretório publico da hostinger

Habilitar os logs de erro no cPanel

Caso você utilize o cPanel também é possível habilitar os logs de erro através do arquivo .htaccess. Faça login no painel e acesse o Gerenciador de Arquivos.

habilitar logs de erro no cpanel

Como o .htaccess é um arquivo oculto, primeiro clique em Configurações, então marque a caixa Mostrar arquivos ocultos (dotfiles).

mostrar arquivos ocultos no dotfile

Agora procure o arquivo .htaccess dentro da pasta public_html, clique com o botão direito e selecione Edit. Você vai inserir as mesmas linhas mostradas anteriormente:

php_flag log_errors on

php_value error_log /home/usuario_FTP/public_html/error_log.txt

NOTA: aqui você também vai precisar alterar o usuario_FTP. No cPanel ele é mostrado na parte superior da tela:

usuário ftp cpanel

2º Passo — Abrir os logs de erro

De agora em diante sempre que um erro ocorrer no seu site uma nova linha vai ser adicionada no arquivo error_log.txt. Para testar, faça alterações no seu site e recarregue a página. Então use o Gerenciador de Arquivos para abrir o arquivo de logs e você deve ver algo do tipo:

entrada de log de erro

3º Passo — Interpretar os logs de erro

Mesmo sendo inviável que analisemos todos os possíveis erros, existem algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor. Estes são alguns dos exemplos de erros mais comuns:

  • Parse error: syntax error, unexpected T_PUBLIC in /home/username/public_html/cms/components/com_content/models/article.php on line 70

    Indica um erro na sintaxe do seu código – você precisa verificar o arquivo mencionado. Note que a linha onde o erro está sendo gerado também é indicada.

  • PHP Fatal error: Call to undefined function get_header() in /var/www/username/public/blog/wp-content/themes/theme/index.php on line 1

    Informa que a página index.php está tentando chamar uma função que não existe. Verifique se o nome da função está correto.

    Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in /home/username/domains/domain.com/public_html/wp-includes/class-phpmailer.php on line 737

    Este erro pode ser resolvido alterando o max_execution_time nas configurações do PHP.

Conclusão

Agora você sabe como habilitar, armazenar e interpretar os logs de erros PHP em sua conta. Esses logs fornecem muitas informações valiosas para corrigir qualquer tipo de problema e permite que você consiga corrigir o erro sozinho.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]