Website WordPress

Como resolver o erro “O arquivo ultrapassa o limite definido em upload_max_filesize no php.ini” no WordPress

Como resolver o erro o arquivo ultrapassa o limite definido em upload_max_filesize no php.ini.

O erro o arquivo ultrapassa o limite definido em upload_max_filesize no php.ini do WordPress ocorre ao fazer o upload de arquivos, imagens ou temas que sejam muito grandes. O WordPress possui certas limitações de tamanho dependendo da plataforma onde está hospedado. Por vez, a memória do PHP, designada para rodar plugins e scripts, também possui seus limites que, quando ultrapassados, fazem com que o erro apareça.

Mensagem de erro: o arquivo ultrapassa o limite definido em upload_max_filesize no php.ini

Na maioria dos casos o erro ocorre em sites WordPress com muito conteúdo. Por mais assustador que esse erro do WordPress possa parecer, as soluções são bem eficientes. Como você já deve ter imaginado – tem a ver com o aumento do limite do upload_max_filesize. Agora vamos explorar como resolver esse erro!

1ª Opção: Editando o arquivo .htaccess

Editar o arquivo .htaccess é a maneira mais rápida de resolver o erro o arquivo ultrapassa o limite definido em upload_max_filesize no php.ini. Para isso, acesse os arquivos root de sua instalação WordPress através do gerenciador de arquivos ou qualquer cliente FTP. Então, localize e edite o arquivo .htaccess

Editando o arquivo no htaccess

Aumentando o valor do  upload_max_filesize deve resolver o problema. Para isso, adicione a seguinte linha ao final do arquivo .htaccess:

php_value upload_max_filesize 256M

Quando terminado, tente fazer a mesma operação no WordPress que havia causado o erro. Se o erro persistir, você pode aumentar limites adicionais do PHP, como:

php_value post_max_size 256M
php_value memory_limit 512M
php_value max_input_time 180
php_value max_execution_time 180

Não esqueça de salvar suas alterações. Se feito corretamente, o erro do WordPress não vai mais te incomodar.

Você pode definir qualquer valor desejado do PHP desde que seu servidor permita. Os limites suportados pelo servidor podem ser encontrados criando um arquivo PHP info.

2ª Opção: Editando o arquivo wp-config.php

Outra maneira de corrigir o erro é editando o arquivo wp-config.php, localizado na pasta raiz da instalação do seu WordPress. 

editar arquivo php

Ao abrir o arquivo, adicione a seguinte linha antes da mensagem “Happy blogging”:

@ini_set('upload_max_size' , '256M' );

Salve o arquivo, atualize o navegador e tente novamente. O erro o arquivo ultrapassa o limite definido em upload_max_filesize no php.ini deve ter desaparecido.

salvar edição do arquivo php

3ª Opção: Atualizando o php.ini

Ao analisar a fundo o erro, podemos perceber que é relacionado ao arquivo php.ini. Este é o arquivo que define todas as variáveis de limite do PHP. Se você estiver utilizando uma hospedagem compartilhada da Hostinger, todos os limites já estão no valor máximo para maior conveniência do usuário. Por isso não é possível alterar o arquivo php.ini. Mas se você possui um VPS ou está hospedado em outra plataforma, esta opção pode ser uma alternativa para corrigir o erro.

Primeiro, acesse /etc/php/7.0/cli/php.ini e edite o arquivo. No nosso exemplo, a versão do PHP é a 7.0, por isso estamos acessando este diretório. Mas pode ser que tenha variações de acordo com sua plataforma ou provedor.

Ao abrir o arquivo, aumente o valor upload_max_filesize. Você também pode alterar alguns outros valores como:

upload_max_filesize = 256MB
post_max_size = 256M
memory_limit = 512M
max_execution_time = 180

Agora salve e feche o arquivo. Então prossiga com o desenvolvimento do seu site WordPress e o erro vai ter desaparecido.

4ª Opção: Entrando em contato com o suporte

Se nenhuma das opções acima arrumou o problema, você pode tentar entrar em contato com a equipe de suporte de seu provedor de hospedagem. Explique a situação e as alterações que você fez para corrigir o erro. Você também pode verificar o painel do WordPress na seção › Media › Adicionar nova.

Verificar painel de controle wordpress para saber os limites disponíveis

O tamanho máximo de upload de arquivo atual pode ser encontrado aqui, o que pode ser útil para identificar o problema.

Conclusão

Neste tutorial você aprendeu 4 maneiras diferentes de corrigir o erro o arquivo ultrapassa o limite definido em upload_max_filesize no php.ini. no WordPress, que são:

  1. Aumentar o upload_max_filesize e outros valores do PHP no .htaccess;
  2. Alterar o upload_max_filesize pelo arquivo wp-config.php;
  3. Editar o arquivo php.ini para aumentar o upload_max_filesize;
  4. Entrar em contato com o suporte do provedor de hospedagem.

Se você tiver qualquer dúvida, sugestão ou solução adicional para este erro não hesite em comentar abaixo!

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

2 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!