Tutoriais WordPress

Como corrigir o erro “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente.” do WordPress

corrigir erro tem certeza que quer fazer isto? tente novamente.

Na maioria das vezes que surge um erro no WordPress, a plataforma faz um bom trabalho detalhando o que há de errado. Mas esse não é o caso com o erro “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente”. A mensagem em si não fornece nenhuma informação sobre o que é ou como consertar o problema.

Felizmente a comunidade do WordPress é bastante ativa, e sabemos exatamente quais são as possíveis causas para esse erro. Neste artigo vamos falar sobre 6 delas, que são:

  1. Desativar plugins e retornar ao tema padrão;
  2. Aumentar o limite de memória do PHP;
  3. Resetar as chaves de segurança do WordPress;
  4. Verificar uploads e formatos de arquivos incorretos;
  5. Limpar cache do WordPress;
  6. Fazer upgrade para um provedor de hospedagem melhor.

Como você pode ver, temos muito material para cobrir. Mas não precisa se preocupar, essas soluções são bem simples. Então vamos começar!

O que causa o erro “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente.”Mensagem de erro wordpress: tem certeza que quer fazer isto? tente novamente.

Quando se trata de tratar erros, o primeiro passo sempre deve ser ler e entender a mensagem mostrada. Em muitos casos isso vai ser suficiente para resolver qualquer problema encontrado. Mas em alguns casos a mensagem não será tão útil.

A mensagem “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente.” é um exemplo clássico de quando a mensagem não é de muito benefício. Ela pode aparecer repentinamente quando você estiver realizando praticamente qualquer função no WordPress. Porém alguns dos motivos mais comuns são:

  • Quando você tenta subir um plugin ou tema.
  • Ao subir um arquivo de mídia.
  • Quando tenta publicar uma nova postagem ou página.
  • Durante a customização de um tema, postagem ou página.
  • Se o WordPress encontra um erro de PHP ou uma falha de segurança.

É uma lista bem longa, e não temos muitos denominadores comuns entre essas situações. Colocando em outra perspectiva, “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente.” é uma maneira de o WordPress dizer: “Algo deu errado e não sabemos o que é. Vamos tentar novamente e ver se funciona dessa vez!”.

Há casos em que ao executar a ação uma segunda vez não vai causar o erro novamente. Porém, em nossa experiência, primeiro você vai precisar corrigir o erro antes de terminar o que está fazendo. Portanto, vamos dar uma olhada em como identificar o problema.

6 maneiras de corrigir o erro

Já que existem diversos possíveis motivos que causam esse erro, você precisa ser metódico. Nesta seção vamos mostrar 6 maneiras de corrigir o problema.

Com um pouco de sorte, alguma das primeiras alternativas já vai corrigir o seu problema. Mas se não der certo, não se desmotive, vá tentando as outras até que dê certo!

1. Desativar plugins e retornar ao tema padrão

A grande maioria dos sites WordPress utilizam vários plugins. Em alguns casos um ou mais plugins podem causar incompatibilidade com outro plugin ou com o tema utilizado. A melhor maneira de encontrar o plugin que está causando o alvoroço é desativar um por um até que o problema seja resolvido, ou até mesmo desativar todos de uma só vez.

Se você possui acesso ao painel do WordPress fica muito simples fazer isso. Acesse a aba Plugins e desative seus plugin, um por vez:

corrigir erro wordpress desativando plugin

Após desativar cada um dos plugins, tente novamente executar a ação que causou o erro.

Se desativar todos os plugins não gerou o resultado esperado, vá para a aba Temas. Mude o tema atual e tente novamente.

Se você verificar que o problema não está sendo causado por plugins ou pelo tema, não esqueça de reativá-los. Então prossiga para a próxima solução.

Entretanto, se você não possui acesso ao painel vai precisar de outro método para desabilitar seus plugins e temas, e vamos fazer isso usando um cliente FTP como o FileZilla.

Depois de conectar ao seu site via FTP, acesse o diretório public_html/wp-content. Dentro você verá várias pastas, dentre elas plugins e themes. Dentro dessas pastas você vai encontrar um diretório para cada plugin e tema que você tem instalado no seu WordPress. Clique com o botão direito do mouse na pasta plugins, e renomeie para plugins.desativados.

acessando via ftp para corrigir erro

Essa simples ação vai desativar todos os seus plugins de uma só vez. Então acesse novamente seu site e verifique se o erro sumiu. Caso sim, altere o nome do diretório novamente para plugins, acesse a pasta e comece a fazer o mesmo procedimento para cada plugin, alterando o nome da pasta para nome do plugin.desativado. Como antes, o objetivo é descobrir qual é o plugin que está causando problemas:

acessar plugin via diretório

Se nenhum dos plugins for o problema, não esqueça de renomear novamente as pastas para os nomes padrão, caso contrário o WordPress não vai reconhecer o plugin. Então repita o processo com seu tema ativo. Acesse public_html/wp-content/themes, e procure pela pasta do tema que está sendo utilizado. Altere seu nome para que o WordPress não o reconheça:

acessar plugin via diretório

Tente reproduzir o erro novamente e verifique se o erro foi corrigido.

Se um plugin ou tema estiver causando o erro você tem algumas opções. Pode tentar atualizar se possível, desinstalar, buscar um plugin ou tema semelhante ou tentar outra alternativa que não vá causar o erro. Se nenhum dos plugins ou temas corrigirem o problema, vá para a próxima solução.

2. Aumentar o limite de memória do PHP

O WordPress funciona na linguagem de programação PHP. Quando seu site roda algum plugin ou script, um montante de memória PHP é utilizada para isso. Se esses scripts não tiverem memória suficiente pode causar o erro “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente.” ou o erro “Allowed memory size of XXXX bytes exhausted“.

Atualmente a maior parte das hospedagens WordPress possuem um limite de memória decente, o que faz esse erro ser menos comum. Mas alterar o limite de memória do PHP é bem simples, não custa testar se vai resolver o problema.

Existem três maneiras de aumentar o limite de memória do PHP. A primeira é nas configurações do servidor, coisa que você não vai conseguir fazer dependendo da sua hospedagem. Por isso vamos pular para os outros dois métodos que envolvem a edição dos arquivos .htaccess e wp-config.php.

Ambos os arquivos são padrão do WordPress, isso significa que são extremamente importantes para o funcionamento do seu site. Então tenha cuidado ao editar os arquivos.

Primeiro, acesse novamente sua hospedagem via FTP. Após o acesso, procure pelo arquivo .htaccess, que deve estar localizado na pasta public_html:

aumentar limite de memoria php

Clique com o botão direito no arquivo e selecione a opção Ver/Editar. Isso vai abrir o arquivo .htaccess com o seu editor de texto padrão para que você possa fazer as alterações necessárias. Agora desça até o final do arquivo, sem alterar nada no código. Ao final, cole os seguintes valores:

  1. php_value upload_max_filesize 256M
  2. php_value post_max_size  256M
  3. php_value memory_limit  256M
  4. php_value max_execution_time 180
  5. php_value max_input_time 180

Assim sua memória do PHP vai ser definida para 256 MB, o que é mais do que suficiente para fazer qualquer script funcionar. E também vamos aumentar o limite de upload de arquivo, dando ao seu site mais tempo para subir arquivos e rodar scripts.

Depois de adicionar o código salve as alterações do .htaccess, então feche o arquivo. O FileZilla vai perguntar se você quer salvar as alterações no servidor, vá em frente e clique sim.

Em seguida tente replicar novamente o erro. Se desaparecer, então problema resolvido. Se persistir tente alterar a memória do PHP por outro arquivo chamado wp-config.php, e que está localizado no mesmo diretório do .htaccess:

procurar arquivo no htaccess

Localize o arquivo e abra a edição. Cole o seguinte código logo acima da mensagem Happy blogging! no final do arquivo:

  1. define('WP_MEMORY_LIMIT', '256M');

Isto vai aumentar o limite de memória do PHP para 256 MB. Mesmo que você já tenha feito a alteração pelo .htaccess, muitas vezes (devido a maneira que o servidor está configurado) somente um desses métodos funciona. Se o erro persistir após salvar as alterações no arquivo wp-config.php, então é hora de ir para o próximo método.

3. Resetar as chaves de segurança do WordPress

As chaves de segurança de seu WordPress também são conhecidas como ‘salts’. Elas são sequências criptografadas que a plataforma usa para proteger as informações armazenadas no seu banco de dados. Isso pode parecer complexo, mas você não precisa entender toda a teoria por trás. Basta dizer que alterando as chaves de segurança pode ajudar a consertar o erro  “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente.”.

O WordPress armazena as chaves salt no arquivo wp-config.php. Como mencionamos anteriormente, o arquivo pode ser encontrado no diretório public_html. Basta acessar sua hospedagem via FTP e abrir o arquivo wp-config.php para edição.

Então, use o editor de texto para achar a linha “Authentication Unique Keys and Salts”. Você vai ver 8 linhas de códigos nessa seção, vamos substituir todas elas:

resetar as chaves de segurança do wordpress

Para isso, acesse este link do WordPress API, onde um novo conjunto de chaves vai ser gerado. Exclua as linhas existentes, substitua pelas novas geradas, então salve e feche o arquivo wp-config.php. Depois é só tentar acessar o seu site novamente.

Devido a mudança das chaves, o WordPress vai solicitar um novo login. Depois de ter acessado o seu painel verifique se o erro persiste. Se persistir, tente os outros métodos de nossa lista.

4. Verificar uploads e formatos de arquivos incorretos

O WordPress permite que você adicione uma ampla variedade de arquivos em suas postagens e páginas. A lista de formatos de arquivo que a plataforma suporta é extensa, e você pode verificá-las no WordPress Codex.

Uma causa comum do erro é quando você tenta subir um arquivo com formato não suportado pelo WordPress. Se for o caso, você pode tentar converter o arquivo para um formato que a plataforma suporte. Caso contrário o erro vai continuar aparecendo sempre que você tentar subir o arquivo. Se o erro não está sendo causado ao tentar subir um arquivo, prossiga para o próximo método.

5. Limpar cache do WordPress

Se você utiliza um plugin de cache do WordPress, pode encontrar erros ao fazer alterações no seu site. Corrigir esse problema é um tanto simples, uma vez que tudo que você precisa fazer é limpar o cache do WordPress. O problema é que esse processo pode variar dependendo do plugin que você utiliza.

Por exemplo, vamos dar uma olhada no plugin WP Super Cache. É um dos mais populares plugins de cache do WordPress, além de ser fácil de instalar e configurar. Para limpar o cache por este plugin você precisa navegar até a aba Configurações › WP Super Cache no seu painel. Então, procure pela seção Delete Cached Pages:

deletar cache

Você vai encontrar o botão Delete Cache nesta seção. É só clicar nele e o plugin vai limpar todo o seu cache.

A maioria dos outros plugins de cache também possui uma função semelhante. Você pode aprender mais sobre o assunto no tutorial Como limpar o cache do WordPress. De qualquer forma, Lembre-se de verificar se o erro sumiu após limpar o cache! Caso contrário, ainda temos mais uma dica.

6. Fazer upgrade para um provedor de hospedagem melhor

Se você chegou è este ponto e nenhum dos métodos tenha funcionado, pode ser que o problema esteja relacionado ao servidor de seu provedor de hospedagem. Isso significa que você vai precisar da ajuda da equipe de suporte técnico de seu provedor, e vai depender da eficiência deles para que o erro seja corrigido.

De qualquer maneira, se você está enfrentando esse tipo de problema com seu provedor de hospedagem pode ser que seja a hora de mudar. De preferência você deve procurar uma hospedagem que funcione bem com WordPress. Aqui na Hostinger oferecemos pacotes de hospedagem WordPress barata com diversos recursos e suporte técnico de primeira categoria.

E mais, a migração do seu site é menos complicada do que parece. Nossa equipe de migração cuida de tudo para deixar seu site funcionando a todo vapor em nossos servidores.

Outros artigos sobre WordPress

For more popular WordPress errors and in-depth instructions on how to fix them, check out:

Conclusão

O erro “Tem certeza que quer fazer isto? Tente novamente.” pode ser um pouco frustrante, já que não especifica qual é o problema. Porém é um dos erros mais conhecidos do WordPress. Apesar de suas diversas possíveis causas, corrigir o erro não é tão difícil. Na maioria dos casos uma das 6 opções já vai corrigir o problema. Mas se nada estiver dando certo, talvez seja a hora de mudar de provedor de hosepdagem.

Possui alguma dúvida ou sugestão? Fique a vontade para comentar abaixo!

 

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]