Como Criar Um Site com Área de Membros WordPress + Os 5 Melhores Plugins

Como Criar Um Site com Área de Membros WordPress + Os 5 Melhores Plugins

Criar um site com área de membros WordPress é uma ótima maneira de ganhar dinheiro na internet, pois você pode vender planos de assinatura para oferecer benefícios exclusivos aos visitantes. E o WordPress é uma escolha popular para essa finalidade devido à sua facilidade de uso e plugins dedicados para áreas de membros.

A seguir, explicaremos como criar um site com área de membros no WordPress e sugeriremos os cinco melhores plugins com este propósito. Vamos lá?

O Que é Um Site com Área de Membros WordPress?

Um site com área de membros WordPress pode ser classificado como um ambiente online com controle de acesso, que dá aos usuários acesso a recursos ou conteúdo exclusivos. Isso pode incluir um curso online com certificado digital, uma newsletter, um e-book, artigos ou vídeos, por exemplo.

Na maioria dos casos, os sites desse tipo têm algumas características:

  • Somente os membros podem acessar o conteúdo (ou parte dele).
  • Os usuários precisam se registrar e, em alguns casos, pagar por uma assinatura para acessar determinado conteúdo.
  • Os membros têm seus próprios perfis, que geralmente são personalizáveis.
  • Há uma comunidade criada em torno do site.

Ao oferecer planos pagos aos seus visitantes, você também poderá ter uma receita recorrente mensal ou anual, o que torna um site desse tipo um negócio lucrativo.

Observe, entretanto, que sites com áreas de membros são diferentes de sites por assinatura. Um site com área de membros pode ser gratuito ou não, enquanto um site de assinatura necessariamente exige que os usuários paguem uma determinada taxa para usar um produto ou serviço.

Por exemplo, o Spotify oferece alguns planos de assinatura, que cobram dos usuários uma taxa mensal para usar o serviço. Por outro lado, no site da Sephora você pode se associar gratuitamente, e sua conta pode ser usada para resgatar prêmios, receber presentes exclusivos e acumular pontos.

Além disso, as áreas de membros podem ser utilizadas para restringir o acesso a partes específicas de um site para assinantes ou funcionários. Dessa forma, somente determinados usuários podem fazer login para visualizar essas informações.

Como Criar um Site com Área de Membros no WordPress

Nesta seção, mostraremos como você pode criar um site com área de membros no WordPress, desde a escolha do modelo de associação e do tipo de hospedagem até a divulgação do site. Neste exemplo, usaremos o plugin Paid Member Subscriptions.

1. Decida o Modelo de Associaçao

Definir o modelo de associação do seu site envolve o seu plano de negócios e inclui ações como determinar as opções de planos, as ofertas e os benefícios para o público-alvo (se eles têm acesso a um produto, serviço ou conteúdo, por exemplo).

Escolha um modelo de associação robusto, que se adapte às suas metas e ao seu nicho. Alguns dos modelos mais populares incluem:

  • Drip Feed. Esse modelo fornece novos conteúdos aos membros gradualmente, de forma que não é possível acessar tudo de uma só vez. Por exemplo, cursos online geralmente usam esse modelo: os membros devem concluir o primeiro módulo antes de acessar o segundo.
  • Tudo em um. Esse modelo dá aos membros acesso total ao conteúdo assim que a inscrição é concluída. No entanto, lembre-se de continuar adicionando conteúdos novos e exclusivos, para evitar que as pessoas cancelem a assinatura no futuro.
  • Comunidade online. Esse modelo oferece um local para que pessoas com os mesmos interesses se conheçam, compartilhem ideias ou conversem. Você pode oferecer ao seu público acesso exclusivo a um fórum privado ou a grupos fechados em redes sociais.
  • Sites de produtos. Esses tipos de sites permitem que os visitantes façam download ou recebam um produto ao se tornarem membros. Por exemplo, sua revista online pode estar disponível apenas para membros que pagam uma taxa diária ou mensal.
  • Sites de serviços. Esse modelo permite que os visitantes acessem programas de serviços, como aulas ao vivo de coaching ou web design. Normalmente, esse modelo oferece ferramentas exclusivas, planilhas ou eBooks gratuitos em seus planos.

2. Conheça seu Público-Alvo e Concorrentes

Conhecer seu público-alvo e seus concorrentes ajuda você a criar um site com área de membros bem-sucedido desde o início. Ao saber quem é o seu público, você pode desenvolver o conteúdo certo para o seu site e permanecer competitivo, aumentando o tráfego do site e as taxas de conversão.

Use as dicas a seguir para determinar com sucesso o seu público-alvo:

  • Realize pesquisas de mercado – identifique as lacunas do mercado para estabelecer uma proposta de venda exclusiva (USP) para sua oferta.
  • Segmente seu público-alvo – separe seu público-alvo em grupos diferentes com base em determinadas características, como idade, dados demográficos e gênero, para entender melhor seu público em geral.
  • Analise seus concorrentes – veja quem são os alvos dos seus concorrentes e como eles atingem seu público. Aprender com a concorrência pode melhorar suas próprias estratégias.
  • Interprete dados – a coleta de dados relevantes permite que você tenha uma visão mais ampla do público-alvo ou um padrão que pode ser usado para desenvolver personas de usuários.

Além disso, use o Google Analytics para obter informações valiosas sobre seu site com área de membros, inclusive dados sobre seu público-alvo.

página do google analytics na web

3. Crie uma Marca Forte

Ter uma identidade de marca forte é essencial para o design do site e a linguagem utilizada. Isso influencia a primeira impressão dos visitantes do seu site com área de membros e ajuda a construir confiança e reconhecimento. A Apple é um exemplo de marca com identidade forte, o que contribuiu para a confiança dos clientes ao longo dos anos.

página inicial da apple na web

Para estabelecer uma identidade de marca forte para seu site com área de membros, concentre-se nesses dois aspectos principais:

  • Escolha um Nome Memorável. Opte por um domínio curto e fácil de pronunciar, sem hífens ou caracteres especiais, como Google, Twitter, Zara e Walmart. Use uma ferramenta de pesquisa de domínio, se necessário.
  • Crie uma Identidade Visual Própria. Desenvolva uma identidade visual que inclua logo, cores, imagens e tipografia para criar uma impressão positiva e consistente em seu site com área de membros. Crie diretrizes de marca para manter a consistência em todas as plataformas.

4. Escolha a Hospedagem de Sites Certa

Após escolher o domínio, selecione um serviço de hospedagem confiável para publicar e armazenar o conteúdo do seu site com área de membros. Escolha um provedor com boa reputação, segurança sólida, servidor de alto desempenho e suporte dedicado para garantir o bom desempenho e a credibilidade do seu site.

Os provedores de hospedagem costumam oferecer vários tipos de serviços para atender às diferentes necessidades dos usuários. Algumas das opções mais populares para iniciantes incluem:

  • Hospedagem compartilhada – nela, vários usuários compartilham os recursos do mesmo servidor. Esse tipo de hospedagem é a opção mais econômica e é adequada para sites pessoais ou de pequenas empresas.
  • Hospedagem WordPress – semelhante à hospedagem compartilhada, mas otimizada especialmente para sites WordPress, o que a torna adequada para o seu site com área de membros WordPress.

Na Hostinger, esses dois planos de hospedagem vêm com certificado SSL gratuito, suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e uma garantia de reembolso de 30 dias, tudo isso com uma ótima relação custo-benefício.

5. Configure seu Site WordPress

Existem várias maneiras de instalar o WordPress, incluindo o uso de ferramentas automáticas e a instalação manual da plataforma. Cada método é feito de forma ligeiramente diferente e requer níveis diferentes de conhecimento técnico.

Por exemplo, a instalação de um site WordPress com um instalador automático é a melhor opção para iniciantes ou para aqueles que desejam criar um site rapidamente.

Se você usa a Hostinger, é possível instalar o WordPress no seu site seguindo estas etapas:

  1. Faça login na sua conta e acesse o menu Hospedagem.
  2. Escolha o domínio desejado e clique no botão Gerenciar.
  3. Na barra lateral do hPanel, navegue até o botão Auto Instalador na seção Site.
  4. Identifique a opção WordPress e clique no botão Selecionar.
  5. Digite as informações necessárias e clique no botão Instalar.

Vamos abordar também o que mais você precisa fazer para concluir a configuração do WordPress.

Instale Temas do WordPress

Para atrair mais usuários e melhorar o engajamento no seu site com área de membros, escolha um tema que corresponda à identidade da sua marca — certifique-se de instalar um tema WordPress que seja responsivo e compatível com todos os dispositivos. Algumas opções populares incluem Astra, Divi e SeedProd, mas há mais de 10.000 temas gratuitos no WordPress para criar um design atraente.

tema astra para wordpress

Habilite o Registro de Usuários

Para gerenciar o acesso ao seu site com área de membros, você precisará ativar os registros de usuários. Para fazer isso, vá até a aba Configurações Geral no painel do WordPress. Em seguida, procure a opção Membros e clique na caixa de seleção Qualquer pessoa pode se registrar. Por fim, clique em Salvar.

permitindo registros de usuários no wordpress

Isso permite que você adicione recursos de associação, como criar e vender planos de assinatura para membros pagantes.

6. Adicione Sistemas de Pagamento

Um sistema (ou gateway) de pagamento permite que você receba pagamentos online no seu site com área de membros. Ele permite que os visitantes façam transações com segurança (com um cartão de crédito, por exemplo) e informa se o pagamento foi bem-sucedido.

Depois de instalar o plugin de área de membros da sua escolha, você pode selecionar um gateway de pagamento. Observe que a maioria dos plugins está integrada a sistemas de pagamento populares, como PayPal, MercadoPago e Square.

Veja como você pode configurar um sistema de pagamento como o PayPal, por exemplo, com o plugin Paid Member Subscriptions:

  1. Na barra lateral, clique em Paid Member Subscriptions > Settings .
  2. Selecione a guia Pagamentos e, em Portais de Pagamento Ativo, ative a opção PayPal Standard e selecione-a no menu cascata Portal de Pagamento Padrão.
  3. Clique em Salvar Configurações.
  4. Digite suas credenciais do PayPal na parte inferior da página e, em seguida, clique no botão Salvar Configurações.
configurando paypal no paid member subscriptions

Agora, sempre que alguém se registrar no seu site, ele precisará escolher um dos seus planos de assinatura e comprá-lo. Caso contrário, o visitante não terá acesso ao seu conteúdo pago.

Além disso, é possível adicionar vários gateways de pagamento ao seu site e oferecer mais opções aos usuários.

7. Determine sua Estrutura de Preços

Com um programa de associação, você dá aos seus usuários a opção de selecionar um plano de assinatura com base em suas preferências. Em outras palavras, você pode oferecer vários níveis de associação, cada um com diferentes opções de preços, benefícios e tipos de acesso.

Quanto às estruturas de preços, existem muitas opções disponíveis. Os três modelos mais populares incluem um método de pagamento único, uma taxa recorrente ou preços escalonados. Por exemplo, uma taxa recorrente é indicada para sites que publicam conteúdo regularmente.

Para criar níveis de associação no plugin Paid Member Subscriptions, siga estas etapas:

  1. Na barra lateral do WordPress, vá até Paid Member Subscriptions Subscription Plans.
  2. Clique no botão Adicionar Novo.
  3. Dê um nome ao plano de assinatura e digite a sua descrição. Certifique-se de oferecer informações relevantes e detalhadas.
    descrevendo plano no paid member subscriptions
  4. Escolha a duração da assinatura. Se você definir a Duração como 0, os usuários poderão obter assinaturas vitalícias com um pagamento único.
  5. Decida o preço do plano de assinatura. Você também pode configurar a taxa de inscrição (Sign-up Fee), a avaliação gratuita (Free Trial) e a renovação (Renewal).
  6. Defina o status do seu plano como Active (Ativo) e selecione Subscriber como a função de usuário a ser associada ao seu novo plano.
  7. Clique em Save Subscription na parte superior direita da tela. Repita essas etapas para criar outros níveis de associação.

8. Crie as Páginas Essenciais do Site

Ao criar um site, você deve se certificar de que ele tenha algumas páginas para abrigar conteúdo estático, que não exija edição ou que precise apenas de atualizações esporádicas. Algumas páginas essenciais para sites de associação são:

  • Página de inscrição – permite que os visitantes criem uma conta no seu site fornecendo algumas informações pessoais, como nome, email e número de telefone.
  • Página de preços – mostra os diferentes planos de associação que você oferece, para que os visitantes possam selecionar o plano mais adequado e prosseguir para a etapa de pagamento.
  • Página de membros – permite que os visitantes leiam ou façam download de conteúdo exclusivo no site com área de membros. Você também pode exibir depoimentos de membros e as últimas atualizações do site nessa página.
  • Página de perguntas frequentes – ajuda os visitantes a encontrar respostas relacionadas aos seus planos de associação, como benefícios ou requisitos para atualização de plano.

Para criar uma página no WordPress, basta ir à barra lateral e clicar em Páginas Adicionar novo. A partir daí, crie seu conteúdo com quaisquer elementos que deseje, incluindo imagens, vídeos e botões, usando o editor de blocos.

adicionar nova página no wordpress

Além disso, você pode usar um construtor de páginas do WordPress, como o Beaver Builder, para personalizar as páginas com mais facilidade. A maioria dos criadores de páginas do WordPress oferece um editor de arrastar e soltar e designs predefinidos para que você possa fazer suas criações de forma rápida e fácil.

9. Publique Conteúdo Exclusivo para Membros

O conteúdo somente para membros é um conteúdo exclusivo, que não pode ser acessado por usuários comuns e está disponível apenas para os assinantes do seu site.

Para criar conteúdo somente para membros, abra a página ou publicação que você deseja ocultar. Na parte inferior da página, você verá a opção Content Restriction (restrição de conteúdo). Você terá a opção de tornar essa página ou publicação disponível para todos os usuários ou a tipos específicos de assinantes.

configurar página apenas para membros logados no wordpress com paid members subscription

Você pode configurar uma página ou publicação para que ela fique acessível a vários tipos de usuários ou reservá-la para aqueles que assinam um plano específico.

Além disso, você pode configurar uma mensagem personalizada caso um usuário tente visualizar uma página ou post que ao qual ele não tem acesso. Para fazer isso, ative a opção Enable Custom Messages (ativar mensagens personalizadas) e digite a mensagem que você deseja que os usuários vejam, como um convite para que assinem um plano superior.

criando mensagem para ser exibida para usuários não logados no paid members subscriptions

Por fim, clique no botão Atualizar para salvar as alterações. Agora, somente os usuários que têm o plano de associação correto podem acessar seu conteúdo.

Além disso, você pode restringir o acesso a múltiplos posts ou páginas usando o Global Content Restriction. Dessa forma, você pode ocultar conteúdos marcados com uma determinada tag ou categoria.

10. Promova seu Site

Agora que você tem um site com área de membros totalmente funcional, é hora de divulgá-lo para seu público-alvo. A promoção do seu site ajuda você a aumentar o reconhecimento da marca e a atrair possíveis membros. Sem nenhuma divulgação, seu site não será encontrado e sua base de usuários não crescerá muito.

Felizmente, há muitos métodos de marketing digital disponíveis para promover um site. Aqui estão algumas maneiras populares de fazer isso:

  • Aprimore a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). O SEO é usado para aumentar a visibilidade do site por meio das suas classificações de página no Google. Isso permite que as pessoas encontrem seu site rapidamente, resultando em maior tráfego. Algumas práticas recomendadas de SEO incluem adicionar meta descrições, otimizar imagens e aprimorar o desempenho do site.
  • Crie conteúdo de alta qualidade. Essa estratégia atrai o público certo para o seu site e o mantém engajado. Faça uma pesquisa de palavras-chave para determinar os melhores tópicos para seu público-alvo e mantenha o conteúdo relevante.
  • Crie uma presença nas mídias sociais. Alcance um público mais amplo criando publicações nas mídias sociais para apresentar seu site com área de membros. No entanto, lembre-se de escolher as plataformas certas com base em seu público-alvo e nas preferências dele.
  • Use o email marketing. Essa estratégia de marketing é uma maneira eficaz de estimular os associados atuais e futuros. Você pode construir um relacionamento de longo prazo mantendo-os atualizados sobre as novidades do site e as vantagens de manter sua associação.

Além disso, você pode usar ferramentas de marketing, como o MailChimp e o Yoast SEO, para maximizar seus esforços e a eficácia das campanhas. A maioria das ferramentas de marketing oferece recursos de automação, testes e informações valiosas sobre suas estratégias.

Os 5 Melhores Plugins de Área de Membros para WordPress

Nós realizamos uma pesquisa com base em vários fatores, como recursos, usabilidade e classificações, E agora, enfim, mostraremos cinco dos melhores plugins WordPress para sites com área de membros. Vamos lá?

1. Paid Member Subscriptions

plugin paid member subscription para wordpress

Estatísticas do plugin:

  • Classificação: 4,7/5
  • Preço: freemium, com planos pagos a partir de € 69
  • Indicado para: modelos de associação do tipo drip feed

O Paid Member Subscriptions é uma solução completa que oferece várias opções de restrição de conteúdo e criações de planos de assinatura. Por exemplo, você pode exibir apenas parte do conteúdo do site para determinados níveis e configurar vários tipos de associação.

Com sua integração com o WooCommerce, esse plugin permite que você oculte produtos para não-membros. Você também pode criar cronogramas para seu conteúdo, disponibilizando posts ou categorias para seus membros somente após um determinado período de tempo.

Além disso, você pode receber pagamentos recorrentes por meio do gateway padrão do PayPal. Essa configuração também pode ser feita manualmente, permitindo que os membros escolham suas opções preferidas de pagamento.

Principais recursos:

  • Avaliação gratuita – permite que os membros acessem o conteúdo premium por um período limitado.
  • Integração com sistemas de pagamento populares – o plugin oferece suporte aos gateways do PayPal e da Stripe.
  • Documentação extensa – permite que os usuários tenham acesso a várias dicas para ajudá-los a configurar o plugin.

Desvantagens:

  • Integrações limitadas – o plugin fornece apenas complementos essenciais, tornando-o adequado para a criação de um site com área de membros básico.

2. WP-Members

plugin wp members para wordpress

Estatísticas do plugin:

  • Classificação: 4,6/5
  • Preço: gratuito
  • Indicado para: conteúdo exclusivo

O WP-Members é um plugin muito fácil de usar que permite que você oculte o conteúdo do seu site, limitando o acesso a não-membros. Ele tem mais de 120 ações e filter hooks para você personalizar os recursos do plugin, tornando-o escalável para sites em crescimento.

Com esse plugin gratuito, você também pode configurar uma página de login dedicada usando um shortcode. Dessa forma, você pode redirecionar os membros para que eles entrem em suas contas por meio de uma página específica. Além disso, o WP-members permite que você mostre teasers de conteúdo restrito, o que pode motivar os visitantes a se inscreverem.

Observe que o plugin, ainda que gratuito, oferece um leque de complementos pagos, disponíveis de forma avulsa.

Principais recursos:

  • Biblioteca de funções da API – permite que os usuários expandam a funcionalidade do plugin.
  • Teasers de conteúdo – use teasers para incentivar seus usuários a se registrar.
  • Vários shortcodes – adicione funções específicas ao seu site sem precisar mexer em código.
  • Restrições de conteúdo – oculte posts, páginas ou tipos de posts personalizados para não-membros.

Desvantagens

  • Não há recurso de drip feed, o que o torna inadequado para quem deseja criar sites com este modelo de conteúdo.

3. Ultimate Member

plugin ultimate member para wordpress

Estatísticas do plugin:

  • Classificação: 4,4/5
  • Preço: freemium, com planos pagos a partir de US$ 249/ano
  • Indicado para: fóruns privados

O Ultimate Member é um plugin avançado que se concentra no registro e nas assinaturas de usuários. Ele vem com uma ferramenta de registro para front-end, que ajuda os membros a assinar o plano escolhido rapidamente. Você pode criar vários formulários para diferentes níveis de associação, fazendo com que cada nível seja único para os membros em potencial.

Além disso, o Ultimate Member permite que você configure os perfis dos membros. Os membros podem personalizar facilmente seus perfis adicionando uma biografia, uma foto de capa e uma foto de perfil. Isso tornará sua área de membros mais envolvente e atraente.

Além disso, você pode adicionar seções de registro de usuário às suas páginas e restringir partes do seu site apenas para membros.

Principais recursos:

  • Construtor de formulários do tipo arrastar e soltar – permite que você crie facilmente um formulário de login de usuário personalizado ou um formulário de perfil.
  • Campos de formulário personalizados – colete informações dos membros com vários tipos de campos.
  • Diretórios avançados de membros – incluem muitos recursos, desde a classificação de usuários e filtros de pesquisa até ícones sociais, para incentivar o engajamento dos membros.
  • Controles completos de acesso – restrinja qualquer acesso a um site globalmente ou por página e publicação.

Desvantagens

  • Funcionalidades limitadas na versão gratuita – requer extensões para integração com outras plataformas, como WooCommerce e ForumWP.
  • Alto custo – o plano premium pode ser caro para usuários com orçamento limitado.

4. Simple Membership

plugin simple membership para wordpress

Estatísticas do plugin:

  • Classificação: 4,5/5
  • Preço: gratuito
  • Indicado para: eBooks premium, vídeos e sites de tutoriais

Semelhante ao Paid Member Subscriptions, o Simple Membership permite que você crie diferentes níveis de associação e receba pagamentos. O plugin permite que os membros acessem conteúdo específico com base em seu plano de assinatura.

Com sua funcionalidade de proteção de conteúdo, os usuários não registrados serão solicitados a se tornarem membros quando abrirem uma determinada página. Esse plugin também suporta pagamentos únicos por meio do Braintree, o que pode ser útil se você não quiser oferecer um serviço de assinatura.

Ele também tem registros detalhados de cada pagamento do usuário, permitindo que você acompanhe sua receita com facilidade.

Principais recursos:

  • Várias opções de pagamento – suporte a vários gateways de pagamento, incluindo Stripe e PayPal.
  • Área somente para membros – proteja páginas e postagens com uma senha disponível somente para membros.
  • Gerenciamento de usuários – verifique facilmente o status da conta e os planos de assinatura dos membros no painel.
  • Pronto para tradução – disponível em mais de 25 idiomas, incluindo chinês, árabe e alemão.

Desvantagens

  • Extensões limitadas – tem apenas alguns complementos e integrações premium, como exportador de dados de membros, menus dinâmicos e integração com o ConvertKit.

5. Members

plugin members para wordpress

Estatísticas do plugin:

  • Classificação: 4,9/5
  • Preço: gratuito
  • Indicado para: fóruns de suporte premium

Criado pelo MemberPress, o Members é um dos melhores plugins de área de membros para WordPress. Com foco no gerenciamento de usuários, ele apresenta ferramentas poderosas, como um editor de funções e recursos de clonagem, para que você crie novas funções de usuário e personalize suas permissões.

Também vale a pena mencionar que esse plugin do WordPress permite que você transforme todo o seu site em uma área privada. Isso significa que os visitantes não poderão acessar sua página inicial, a menos que estejam registrados e conectados.

Principais recursos:

  • Permissão de conteúdo – proteja o conteúdo e controle quem pode acessá-lo.
  • Negação de acesso – remove funções específicas de um tipo determinado de usuário.
  • Site privado – torne todo o seu site acessível somente a membros.
  • Múltiplas funções – atribua mais de uma função a qualquer usuário.

Desvantagens

  • Não oferece suporte a nenhum sistema de pagamento – você precisa integrar esse plugin ao MemberPress se quiser oferecer assinaturas pagas.

Conclusão

Um site com área de membros contém conteúdo fechado que é acessível somente aos membros cadastrados e/ou pagantes. Isso significa que você pode ganhar dinheiro oferecendo planos de assinatura aos visitantes do seu site.

Este artigo mostrou trouxe um guia passo-a-passo para criar um site com área de membros com o WordPress, desde a escolha do modelo de associação e do tipo de hospedagem até a divulgação do site. Também listamos nossos cinco plugins favoritos de área de membros para ajudar você a gerenciar seus usuários e ampliar a funcionalidade do seu site.

Agora que você aprendeu o que é um site com área de membros e como criar um com o WordPress, é hora de configurar seu próprio site e começar a ganhar dinheiro online. Boa sorte!

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.