10 Dicas de Email Marketing para Aumentar o Tráfego e as Vendas do Seu Site

10 Dicas de Email Marketing para Aumentar o Tráfego e as Vendas do Seu Site

Você quer melhorar o tráfego do seu site e aumentar as suas vendas? Então você definitivamente deve usar email marketing. Neste conteúdo, vamos mostrar a você as melhores dicas de email marketing para pôr em prática e conseguir vender mais.

Por Que Usar Email Marketing?

Bem no começo da internet, o email era uma das plataformas mais usadas para as pessoas se comunicarem entre si. Mas, hoje em dia, muitas pessoas podem pensar que o email já está morto com a ascensão das redes sociais.

Acontece que isso é completamente falso. Enquanto as redes sociais oferecem um lugar conveniente para uma comunicação mais casual, o email ainda é amplamente usado para uma diversidade de funcionalidades.

Você pode criar newsletters visualmente atraentes, inserir um call to action eficiente e usá-la até mesmo em outras estratégias de marketing. Além disso, todos os seus emails podem ser estudados com testes A/B, aumentando as chances deles conseguirem melhores resultados.

Estatísticas também mostram que a plataforma não vai sumir do mapa no futuro próximo. Por exemplo, a adoção do uso de email em 2017 aumentou de 69% para 82% por usuários de internet com idades entre 12 e 17 anos.

Consequentemente, havia mais de 3.7 bilhões de usuários globais de email em 2017 e muitos especialistas estimam que esse número aumentou para 4.3 bilhões em 2022. Todas essas tendências positivas resultam em mais de 293 bilhões de emails enviados todos os dias em 2019.

Esse é um campo em potencial aqui para atrair cada vez mais visitantes, clientes e conseguir mais vendas.

Agora, quando falamos de marketing, os emails podem oferecer muitas variações de comunicação com clientes e prospects. São elas:

  • Newsletters. Esse tipo de email marketing pode ajudar você a atualizar seus assinantes com informações agendadas sobre seus produtos. E também a promover seus conteúdos.
  • Propostas de Vendas. Ainda que as newsletters sejam usadas para atingir um maior número de possas possível, emails com propostas de vendas são úteis para persuadir compradores em potencial e promover seus produtos com eficiência.
  • Pesquisas. Você precisa de dados específicos das pessoas que compraram de você? Envie pesquisas a eles por email e você vai receber informações valiosas dos seus usuários mais leais.
  • Anúncios. Antes de mudar qualquer coisa no seu negócio que pode afetar seus usuários, é melhor enviar emails a eles avisando sobre o que está por vir. Os anúncios pode não ser relacionados a vendas, mas você ainda vai conseguir passar uma imagem que pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa.

É claro, tem muito mais exemplos, mas essa lista é apenas para mostrar como o email marketing pode ser uma excelente ferramenta para manter contato com sua audiência.

Além disso, se você for um usuário WordPress, é também interessante saber que existem muitos plugins que pode ajudar você a rastrear e gerenciar suas campanhas de email marketing. Os principais deles são o Constant Contact, o GetResponse e o ConvertKit.  

Porém, os resultados vão ainda depender do quão bom o conteúdo do seu email for. Você ainda vai precisar criar um método de emails cuidadosamente para conseguir tirar o máximo proveito dele.

Dicas de Email Marketing Para Aumentar o Tráfego do seu Site

Sem muito mais a acrescentar, vamos mergulhar nas melhores dicas para email marketing que você pode usar para turbinar o tráfego do seu site.

1. Conheça a Jornada do seu Cliente

Em qualquer negócio, existe um processo conhecido como Jornada do Cliente, que é dividida em quatro etapas: Aprendizado e Descoberta, Consideração da Solução e Decisão de Compra. Cada um destes passos indica as necessidades dos clientes, então existem dicas diferentes de email marketing para cada etapa.

Aprendizado e Descoberta é a primeira etapa da jornada do cliente. As pessoas acabaram de perceber que elas precisam de uma solução para um problema específico. E, então, elas se deparam com seus produtos.

Seu primeiro passo de marketing nessa etapa é enviar emails para dar boas-vindas aos novos usuários. Não force mensagens de incentivo a fazer comprar. Comece introduzindo exatamente o que você está oferecendo e o valor da sua empresa.

Em Consideração da Solução, seus clientes em potencial já conhecem seus produtos, mas não decidiram se é a melhor escolha. Agora é a hora de provar por que você é melhor que seus competidores mostrando diferentes informações, incluindo preços, desempenho, reviews e por aí vai.

Você também pode exibir demonstrações em vídeo, webinars ou estudos de caso do seu negócio. E, se possível, permitir que os clientes testem seu produto ou serviço gratuitamente por algum tempo.

Os emails em Decisão de Compra também serão diferentes porque seus prospects já têm uma decisão formada de comprar da sua empresa. Ofereça informações complementares a eles sobre o produto ou serviço comprado. Também envie tutoriais, dicas e truques para eles tirarem o máximo de proveito do que compraram.

2. Ofereça Conteúdo de Qualidade

exemplo de conteúdos de qualidade no blog da hostinger

Vendas de qualquer tipo são aceitáveis. Mas você precisa oferecer mais informação do que apenas promover seus produtos. Uma das melhores dicas de email marketing: dê conhecimento valioso para seu público e soluções para vencer qualquer tipo de problema ou contratempo.

Essa é a sua chance de provar que você se importa mais do que realmente apenas fazer dinheiro. E de que você se importa com o que seus clientes e consumidores precisam.

Além disso, a qualidade de conteúdo para tudo o que coloca nos seus emails, como texto e imagens, precisa ser realmente sensacional. Mostre a eles que sua empresa é profissional, criativa e está disposta a ajudá-los em qualquer situação.

3. Personalize Todos os Emails

Uma das dicas de email marketing mais importantes é ter tempo para analisar e juntar seus usuários pelos dados demográficos deles. Para conseguir isso, você pode usar  formulários de pesquisas ou de cadastros. Isso vai ser útil para determinar qual informação e estilo de escrita usar com os diferentes grupos de clientes.

Se você quer dar um passo além, você também pode escrever os nomes deles no começo do seu email. Na era da comunicação de massa e de transmissão rápida de mensagens, seus consumidores com certeza vão apreciar este tipo de abordagem mais pessoal.

Além disso, pode ser que você queira personalizar o email oferecendo produtos que os clientes podem estar interessados. Melhor ainda, usar mais variáveis para fazer títulos mais atraentes e chamativos no campo de assunto da mensagem.

4. Capriche no Texto da Linha de Assunto

Uma das dicas de email marketing mais importantes é escrever uma linha de texto matadora no campo de assuntos da mensagem que você for enviar.

Isso pode ter um grande impacto na taxa de abertura do email pelos seus clientes. Para garantir que eles abram o email, você precisa caprichar no tom da mensagem, fazendo com que ela seja a mais atraente possível. Ao mesmo tempo, ela precisa ser simples e ter significado completo.  

Você ainda precisa fazer com que ela pareça natural, e não artificial. Assim, o texto fica parecendo que é personalizado, e não gerado automaticamente por uma máquina ou um template pronto.

Além disso, a linha de assunto nunca deve ser tão longa. Isso parece bem desagradável para seus leitores e a própria caixa de mensagem deles reconhecem mensagens longas como spam.

Aqui estão alguns exemplos de ótimas linhas de assuntos que vão ajudar você a chamar a atenção dos seus clientes:

  • Os  melhores Plugins WordPress para seu Site em 2019
  • Consiga Mais Tráfego para Seu Site
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5. Brinque com os Espaços em Branco

Uma dica crucial de email marketing é: a maior parte do tempo os leitores vão apenas fazer uma leitura superficial do texto. Se o seu conteúdo é cheio de parágrafos, as pessoas podem ficar facilmente entediadas e sua mensagem pode cair no esquecimento.

Quando for escrever um email e houver muitas informações importantes, faça com elas fiquem mais visíveis dividindo a estrutura do conteúdo com listas numeradas ou com pontos de marcação.

Além disso, você deve prestar atenção sobre onde colocar as imagens no seu email. As fotos devem ajudar você a visualizar a sua ideia, não substituí-la ou ocular a intenção do seu texto.

Fora isso, a estrutura do conteúdo não apenas vai ajudar seus leitores com as informações mais importantes, mas também aumentar a sua taxa de cliques (CTR). E certifique-se de distribuir a informação e colocar botões e links que se destaquem dentro do conteúdo. Isso vai fazer que o tráfego do seu site aumente.

6. Faça Testes A/B

Nota: Já cobrimos Testes A/B com uma explicação mais aprofundada. E até mostramos os melhores plugins WordPress para testes A/B.

Testes A/B são uma ferramenta poderosa para buscar a melhor versão do seu site que pode conquistar o maior número de visitantes possível.

Basicamente, ela funciona comparando duas versões da mesma página para ver qual consegue o melhor resultado. Usar testes A/B é uma dica de email marketing bem útil para ter sucesso nas suas campanhas.

Dito isso, eles também são aplicáveis aos email que você for enviar. Com testes A/B, você pode testar diferentes elementos do seu conteúdo, como botões, fontes e imagens, e descobrir qual formato funciona melhor.

Desse jeito, você poderá tomar decisões baseadas em dados. E descobrir que tipos de melhorias pode fazer no futuro para aumentar ainda mais a taxa de abertura e conversão das suas mensagens.

7. Não Envie Emails Constantemente

É inteligente informar sua audiência sobre a frequência que você vai usar para disparar emails. Seja preciso e direto se for algo semanal, duas vezes por semana ou mensal.

Nunca bombardeie seus clientes com um email toda vez que você tiver pequenas mudanças no seu negócio. Se fizer isso, isso vai deixá-los com uma má impressão sobre você e pode ser que eles nunca mais queiram receber mensagens suas.

Recomendamos que espere um tempo considerável e varie no tipo de conteúdo que for enviar por email de vez em quando. Além disso, você tem que dar aos seus leitores a opção de cancelar a inscrição de receber emails e que fazer isso de maneira fácil.

Obviamente, isso não é algo que você quer e essa dica de email marketing pode até soar como surpresa. Mas os leitores apreciam essa liberdade que você dá a eles. Outro aspecto positivo é que esse método pode ser uma fonte importante de feedback.

Antes de decidir cancelar a inscrição, pergunta a eles por que eles estão fazendo isso. Com isso, você vai recolher dados para entender o que não fazer nas próximas vezes e o que você deve consertar na sua campanha de email marketing.  

8. Emails Amigáveis a Dispositivos Móveis

Um estudo mostra que 66% dos emails são abertos em dispositivos móveis (mobile). Você pode perder um grande número de consumidores em potencial se não otimizar o conteúdo dos seus emails para smartphones e tablets.

Outra dica de email marketing importante: faça com que seu site seja amigável a dispositivos móveis. Se as pessoas seguirem seus links e descobrirem que seu site não é adaptado aos aparelhos deles, você vai frustrar muitas pessoas.

9. Faça Autenticação do Seu Email

Você não quer que seus emails caiam na caixa de spam, certo? Ser rotulado como perigoso e inconveniente pelas caixas de email dos seus clientes é um dos maiores pesadelos de um especialista de marketing.

É por isso que você precisa autenticar seus emails. Esse processo pode oferecer uma melhor identificação de domínio para suas mensagens. Assim, os provedores de internet podem reconhecer você como uma fonte válida. É, na verdade, uma medida de segurança para garantir que você não é um aproveitador.

Você pode validar seu email usando DKIM (Domain Keys identified Mail), SPF (Sender Policy Framework), Sender ID e DMARC. Como alternativa, uma ferramenta de email marketing como o MailChimp pode ser usada para você ter um sistema de autenticação para seu endereço de email.

10. Monitore o Desempenho

logotipo do google analytics

Você sempre deve prestar atenção como as suas campanhas de email marketing estão desempenhando. Para conseguir essas informações, sugerimos que você use o Google Analytics.

Entre outros dados, você vai saber quantas pessoas acessaram e abriram seus emails. E quantas delas clicaram nos links inseridos no conteúdo. O objetivo do Google Analytics é conseguir o máximo de conhecimento baseado em dados para fazer suas próxima melhorias.

Nota: Se você é um usuário WordPress, você pode escolher entre algumas opções de melhores plugins do Google Analytics para WordPress disponíveis no CMS.

4 Dicas de Emails Marketing Para Criar Uma Campanha de Sucesso

Embora o email marketing se mostre como uma ótima estratégia para usar, também precisamos entender que tipo de abordagem faz com que funcione de fato. Aqui, mostraremos dicas sobre como criar uma campanha de email marketing bem-sucedida. Estas são as melhores dicas email marketing que você definitivamente não quer perder:

Crie uma Lista de Email de Qualidade

Primeiro de tudo, não importa quão elaborada sua estratégia de email marketing, você nunca terá resultado se não tiver uma lista de email para começar. Uma das melhores dicas de email marketing é obter uma lista de email de forma orgânica.

A melhor forma de criar uma lista é quando os destinatários estão de acordo em receber as mensagens. Comprar ou alugar listas de emails de terceiros e usá-las sem permissão é extremamente não aconselhável e pode até te causar problemas legais.

As melhores dicas de email marketing dependem da saúde da sua lista de email. Se você contatar pessoas que não te deram uma permissão prévia ou não estão interessadas no seu site ou produto, o desempenho da sua campanha provavelmente vai declinar. E mais ainda, os usuários podem reportar seu email como spam.

Isto é mais importante ainda depois do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), que requer que todos os destinatários de email consintam com o envio de mensagens antes de serem impactados por alguma campanha de email.

E uma das melhores dicas de email marketing que podemos dar para ter uma lista saudável é através de um blog. Blogs são ótimas plataformas para compartilhar algo novo, gerar conscientização e atrair novos leitores.

Existe uma grande chance de capturar e transformar estes leitores do blog em inscritos para sua lista de email. Por exemplo, você pode usar formulários opt-in ou pop-ups no seu blog.

Um formulário opt-in é uma das formas de ter o consentimento dos visitantes, ao perguntar a eles se estão interessados em receber as novidades sobre os produtos, serviços ou outras informações.

Você também pode usar incentivos para atrair visitantes para se inscreverem em sua lista de email. Por exemplo, você pode oferecer ebooks, PDF’s, webinars ou qualquer outro recurso que ofereça algo em troca para conseguir emails.

Marketing nas redes sociais também podem acelerar seu trabalho. Você pode adicionar um aplicativo de inscrição por email à sua página do Facebook e alcançar um público-alvo específico. Além disso, em suas postagens em rede social, você pode convidar seguidores para participar da lista de email para receber seu boletim informativo.

Escolha a Melhor Plataforma de Email Marketing

Depois de criar a ideia e a estratégia para sua campanha de email marketing, o próximo passo importante é escolher a melhor plataforma que fará o trabalho. Afinal, as melhores dicas de email marketing exigem os melhores serviços de email.

Em geral, um serviço de email marketing ajuda a gerenciar sua lista de email e a criar conteúdos atraentes. Você também terá um recurso de automação, ajudando a manter sua produtividade enquanto gerencia uma lista de email enorme.

E por último, a maioria dos serviços tem um recurso de relatórios então você poderá testar suas campanhas e ajustá-las para obter resultados ainda melhores futuro.

Existem muitas opções no mercado, algumas gratuitas e outras pagas que oferecem diferentes tipos de recursos e serviços. Para facilitar o seu trabalho, nós selecionamos algumas das melhores plataformas de email marketing e destacamos seus recursos.

Aqui estão nossos favoritos e seus respectivos serviços:

1. MailChimp

mail chimp - plataforma de email marketing

O MailChimp é uma plataforma de email marketing popular que atende milhões de empresas. Os recursos básicos estão disponíveis gratuitamente, e ajuda a criar listas de até 2000 inscritos e enviar até 12.000 por mês.

2. E-goi

página inicial da plataforma de email marketing e-goi

Também não podemos deixar de falar da E-goi, pois além de oferecer uma excelente ferramenta de email, eles também contam com soluções de automação de marketing, criação de landing pages e muito mais.

Na E-goi, você pode encontrar templates e modelos de email modernos e inteiramente personalizáveis para economizar tempo e criar suas próprias campanhas rapidamente.

Eles oferecem automação no envio e distribuição de seus emails, assim como relatórios detalhados para que você possa acompanhar taxas de abertura, cliques, conversões e mais. Vale a pena dar uma conferida nessa ferramenta.

3. Constant Contact

Constant Contact plataforma de  email marketing e landing page

Constant Contact é um serviço de email marketing premium, com período de 30 dias grátis. Este serviço oferece diversos recursos para ajudar suas campanhas de email marketing, como recursos de gerenciamento de listas, criador de campanhas e ferramentas para gerar relatórios.

4. GetResponse

GetResponse plataforma de email marketing e landing page

 

Outro grande concorrente para automação de email marketing é o GreatResponses. Orgulhosos por ter uma taxa de entrega de email de 99%, oferecem uma ferramenta integrada de CRM (Customer Relationship Management).

Criar Uma Campanha de Email Marketing

Nutrir seus leads é o próximo passo das nossas dicas de email marketing para o seu negócio. Aqui, você pode começar uma campanha de email marketing. Mas antes de começar, você deve definir quais são seus objetivos.

Ter um objetivo tangível é importante em qualquer situação, até mesmo em uma campanha de marketing.

Você precisa de diferentes objetivos para cada jornada de cliente. Alguns dos objetivos comuns e também se encaixa nas melhores dicas de email marketing são:

  • Boas-vindas aos novos inscritos — aqui você pode criar uma campanha básica, que conta um pouco sobre sua empresa, valores e cultura.
  • Impulsionar engajamento — começar a criar confiança ao enviar conteúdos relevantes, promovendo webinars, ou qualquer outra técnica que venha a melhorar seu relacionamento com seus clientes.
  • Nutrir lista de inscritos existentes — você pode oferecer um conteúdo mais personalizado conforme as necessidades dos clientes.
  • Re-engajamento dos inscritos — você pode criar uma campanha e focar nos clientes que não estão tão ativos ultimamente.

Uma das mais importantes e melhores dicas de email marketing é acompanhar o desempenho de suas campanhas. Em troca, isso ajudará você a entender seu público e a melhorar suas campanhas.

Na maioria das vezes, o serviço de email marketing fará o trabalho pesado por você, apresentando as métricas disponíveis em seu painel com dados para análise.

Se o seu serviço de email marketing ainda não exibir estatísticas, você também poderá usar o Google Analytics ou seus perfis de mídia social, como o Facebook Insights, para ajudar você a entender melhor o público.

Aqui você pode descobrir dados específicos sobre seu público, como localização geográfica, idade e muitas outras informações. Você também pode usar essas informações para promover o crescimento de sua campanha no futuro.

Você precisa segmentar seu público para enviar emails com melhor segmentação no futuro. Veja exemplos do que pode ser feito:

  • Localização geográfica – você pode segmentar o público com base em sua localização para oferecer serviços ou produtos segmentados que estão disponíveis apenas por um motivo específico.
  • Idade – considerando que pessoas de todas as idades usam a internet hoje em dia, você precisa tratar essas pessoas de acordo com suas idades. Isso permite que você defina um tom adequado ao enviar mensagens ou oferecer produtos.
  • Persona – quando você oferece um serviço ou produto, você verá um padrão da persona do comprador. Em resumo, é uma maneira de entender diferentes necessidades e propostas de valor dos clientes. Usando esse segmento, você pode descobrir qual valor seus produtos ou serviços oferecem aos compradores.

A parte mais importante de tudo é criar um ótimo design para seu email, um texto matador e um assunto atraente.

Uma das melhores dicas de email marketing que podemos dar é criar um assunto marcante, que tem um papel importante ao chamar atenção das pessoas a ponto de levá-las a clicar e abrir seu email.

Depois disso, você precisa oferecer um conteúdo que envolva o leitor, que inclui gatilhos que façam com que as pessoas continuem lendo, e um Call to Action (CTA) para que eles saibam o que fazem ao ler seu email.

Você também precisa criar um email atraente. Se você não é um bom designer, pode contratar um. E, para fins de acessibilidade, você precisa garantir que não adicionará informações importantes em uma imagem, porque as pessoas com deficiências podem não conseguir acessar.

Por fim, considerando o número de usuários de dispositivos móveis – 49,7% até o momento – você também precisa criar emails que sejam responsivos e otimizados para dispositivos móveis. E não se preocupe, as plataformas de email marketing também ajuda você com isso.

Uma coisa que você precisa saber é que, não obter resultados surpreendentes com sua primeira tentativa de campanha de email marketing é normal – leva tempo e muitos testes até que você descubra a estratégia perfeita. E isso requer que você faça testes A/B para todos os aspectos de sua campanha.

Para Relembrar

A transparência é uma das melhores práticas e dicas de email marketing, pois promove a fidelidade à marca. É por isso que, para começar, você deve ser transparente em quantos emails você enviará para seus clientes. Além disso, você também pode segmentar os clientes de acordo com o comportamento deles ao participar de campanhas de emails em séries.

Evite sempre enviar spam, envie apenas conteúdo útil e interessante para os clientes. Já verificou a sua caixa de entrada e detestou essas mensagens de spam? Os clientes sentirão o mesmo se você fizer isso.

Conclusão

O Email é uma ferramenta poderosa para se comunicar com a sua audiência e clientes em potencial. Além de ser mais flexível na arte de entregar informação do que as redes sociais, também existe o fato de que mais pessoas estão usando o email a cada ano.

Por isso, mostramos as 10 melhores dicas de email marketing para você usar e conquistar mais tráfego e vendas com seu site. Em resumo, elas são:

  • Conheça a jornada do cliente – combine o conteúdo do seu email com cada estágio da jornada do seu cliente.
  • Ofereça conteúdos de qualidade – crie algo que dê conhecimento valioso para os leitores e com a máxima qualidade possível.   
  • Personalize cada email – agrupe e analise seus assinantes e dê a informação apropriada para cada grupo.
  • Use a linha do assunto com sabedoria – escreva algo atraente, curto, impactante e com significado no campo de assunto do email.
  • Brinque com os espaços em branco distribua o conteúdo do email em uma posição visível e original.
  • Faça testes A/B – compare duas versões do seu email para ver qual deles tem o melhor resultado.
  • Envie emails com intervalos cuidados deixe os leitores saberem qual a frequência que você vai enviar emails e ofereça uma opção de cancelar a assinatura de recebimento. com novidades.
  • Tenha um sistema amigável a mobile –  otimize seus emails para serem abertos em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
  • Faça autenticação de email – valide seu endereço de email para que ele não caia em caixas de spam.
  • Monitore o desempenho use o Google Analytics para rastrear e monitorar como seus emails estão performando.  

Esperamos que essas dicas de email marketing sejam úteis e ajudem você a melhorar o número de acesso no seu site e na quantidade de vendas que consegue por campanhas de email!

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.