Otimização de Sites: Melhore Seu Site com Técnicas de SEO
Quem decide finalmente em entrar no mundo virtual e criar um site, mal sabe que o trabalho apenas começou. Após realizar todas as análises de mercado para o seu segmento, criar um domínio e checar preços de hospedagens, chegou a hora de otimizar o seu site para que ele dê ao usuário uma experiência agradável dentro da sua página.
Além disso, o mais importante: utilizar técnicas de SEO para que ele fique bem posicionado em sites de buscas, como o poderoso Google. Dentro desse artigo nós vamos apresentar algumas dicas de SEO para otimização de sites. Vamos lá?
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1 – O que é SEO?
Search Engine Optimization, ou para o bom português, mecanismo de buscas, é um conjunto de técnicas que você utiliza dentro do seu site para deixá-lo bem posicionado em sites de busca. Quando uma pessoa quer procurar um site ou alguma informação, ela vai aonde? Isso mesmo, ela coloca a pergunta no Google para encontrar o que está procurando.
E se o seu site teve um bom serviço de SEO, muito provavelmente ele estará nas primeiras páginas do Google e será facilmente encontrado pelos navegadores. E mais importante que isso, o seu trabalho precisa ter o foco de aparecer na primeira página do Google, pois convenhamos, quem vai até a quinta ou décima página do Google para procurar alguma coisa? A não ser que esteja dando o famoso control c control v em algum artigo para o colégio e não quer que o professor ache o trabalho que você copiou, ninguém passa da primeira página.
Mas como otimizar meu site trabalhando com o SEO? Bom, é simples.
2 – Pesquisa de palavras-chave
Esse é o primeiro passo que deve ser feito quando se fala em otimização de sites. Digamos que o site que deseja criar é sobre moda. Você deve acessar o ahrefs e procurar o que as pessoas que querem saber sobre o mundo da moda estão procurando. Mas como fazer isso? É fácil.
Acessando o ahrefs, vá na aba “keyword explorer”, como mostra a imagem abaixo:
Após clicar nessa opção, você colocará a palavra que deseja focar como principal palavra-chave, mas lembre-se que você não precisa focar apenas em uma. Você pode ter diversas keywords espalhadas dentro do seu site, apenas certifique-se se a palavra-chave escolhida é procurada pelas pessoas no Google.
Digamos que você coloque “roupas estilosas” como palavra-chave. Coloque ela na descrição e selecione para fazer a busca no Brasil. Aparecerá as seguintes informações:
Perceba que as duas primeiras “keywords” destacadas em baixo são as que as pessoas mais buscam. Você pode clicar em “View all” e checar todas as palavras-chave que os usuários procuram que envolvam esse assunto e de que forma eles abordam as pesquisas. Baseando-se nesses dados é que você montará quais as melhores palavras-chave para o seu site.
Lembre-se que você terá um blog de moda, mas não será apenas para falar sobre roupas estilosas, você pode falar sobre diversos outros assuntos, como viagens, celebridades, eventos. Tudo que envolva o mundo do entretenimento, e isso abrange mais palavras-chave ainda, o que também ajuda na otimização de sites.
Assim que estabelecer as palavras-chave, espalhe-as por todos os cantos do seu site. Lógico que não de uma maneira forçada em que o usuário se incomode ao acessar sua página ou ler algum conteúdo. Mas coloque na URL do seu site, coloque na meta-descrição e principalmente, nos conteúdos que for produzir.
3 – Produção de conteúdo para otimização de sites
Pronto, palavras-chave estabelecidas, é hora de criar conteúdo. E você vai precisar criar muito conteúdo. Produza textos sobre os produtos que você fizer review (como o site é sobre moda, faça review de diversos tipos de roupas e estilos), textos sobre celebridades, entretenimento, lançamentos, tudo que o seu blog puder abordar, você aborda. E sempre colocando as palavras-chave de cada assunto no meio do texto.
Assim que você tiver um blog bem otimizado com as palavras-chave, com conteúdos de diversos tipos de assuntos. Quanto mais conteúdos contendo as palavras-chave você produzir, mais rápido você vai subir no ranking do Google.
É importante lembrá-lo de que o que vale é produzir um conteúdo de qualidade. Não fique pensando em encaixar as keywords em todos os lugares no texto pois o leitor perceberá que é um conteúdo forçado. Coloque elas naturalmente ou então após finalizar o artigo, leia-o novamente e vá inserindo as palavras-chave.
3.1 Espione seus concorrentes para otimização de sites
Como um verdadeiro James Bond da vida real, você vai prestar atenção nas palavras-chave e nos conteúdos dos seus concorrentes que já estão no topo do Google. Não tem necessidade de inventar a roda e produzir um conteúdo totalmente diferente com palavras-chave inovadoras. Não, isso provavelmente não vai ter um bom resultado. Como o tópico acima falou, você vai produzir muito conteúdo, mas um conteúdo melhor que os que estão no topo e exatamente com as mesmas palavras-chave.
Após você criar um conteúdo de qualidade superior aos dos seus concorrentes, que fizeram todo o trabalho duro e já estão no topo do Google, entre em contato com sites e blogs que publicaram os artigos dos seus concorrentes linkando para a página deles e mostre o seu conteúdo.
Se esses sites gostarem do seu conteúdo, eles vão publicá-lo e vão linkar para a sua homepage, fazendo com que aumente o seu tráfego e sua posição no Google.
Como saber quais empresas realizam esse serviço de linkagem aos concorrentes? É fácil! Você pode acessar o site backlinkwatch.com e inserir a URL exata do seu concorrente que você quer checar e clicar em “check backlinks”.
Abaixo vai aparecer uma lista de todos os sites que fazem backlinks para o seu concorrente. Você pode entrar em contato com esses sites para atingir diretamente o seu concorrente. Conseguindo backlinks, o seu site começará a escalada para as primeiras posições do Google.
3.2 – Headlines nos conteúdos
Os títulos dos tópicos que você vai falar dentro dos conteúdos podem variar de headline 1 até headline 6. É importante você utilizar os headlines 1,2 e 3, pois são importantes para o SEO. O título do artigo coloque sempre em H1, os tópicos que falarão sobre os assuntos em H2 e tópicos menores, que incorporam os tópicos grandes, em H3.
4 – URL confiável
Você já se deparou com alguns sites em que a URL não diz nada sobre o que é o conteúdo? Pois é, você pode configurar e faz parte da otimização de sites. Assim, você não fica com dúvidas de entrar em determinados sites por medo do que pode encontrar. Deixando a URL o mais clara possível, você mostra para o leitor que tipo de conteúdo ele vai encontrar ao clicar no link, pois está especificando. Por exemplo, se você quiser compartilhar este conteúdo para algum amigo, a pessoa que receber o link vai saber que o texto é sobre otimização de sites, caso não apareça, pode até achar que seja algum tipo de vírus ou pegadinha.
5 – Prepare sua meta-tag e título
Como já foi dito, você deve espalhar a palavra-chave principal por todo o seu website. E no código html de uma página, existem a tag “title” e a tag “description”. O código deve ficar assim:
<html> <head> <title>Escrever aqui o título de sua página</title> <meta name=”description” content=”Faça um resumo da sua página aqui neste espaço”> </head>
O título da página deve ter a palavra-chave principal. Ou seja, para todo o conteúdo ou parte do site que você construir e produzir, deve conter a palavra-chave sempre no título. Lembrando que o título não pode ser muito extenso.
Já a meta-tag, ou meta descrição você pode trabalhar um pouco mais em cima dela, adicionado até palavras-chave secundárias. Ela é um resumo do seu trabalho dentro do site, portanto, pode ser um pouquinho mais extenso que o título. Quando se fala em otimização de sites, as meta descrições são extremamente importantes.
Um exemplo perfeito do nosso próprio website. A meta descrição explicando brevemente o que fazemos incluindo a palavra-chave principal e outras secundárias. Isso é muito bom para o SEO.
6 – Trabalhe o SEO nas imagens para otimização de sites
Um site não é um site quando não possui imagens, não é mesmo? E é muito importante para o leitor e também para o SEO que os seus artigos possuam imagens. Isso ajuda a entender melhor o texto e consequentemente te ajuda no posicionamento do Google.
Quando você for carregar as imagens, renomeie o arquivo com a palavra-chave do artigo escrito. Assim, se porventura o usuário quiser salvar a imagem abrindo ela separadamente em outra aba, a sua palavra-chave aparecerá na URL.
7 – Otimização de sites para dispositivo móveis
De 2016 até 2018, os acessos dos usuários por dispositivos móveis cresceram em 5 vezes. Quantas pessoas você conhece que não sai do celular? Pois é, não é apenas o seu filho ou amigo, é uma geração inteira. Quatro em cada cinco consumidores realizam compras online através dos celulares.
Esses números só mostram a força que os dispositivos móveis têm e vão ter ao longo dos anos. É muito mais fácil para um usuário acessar um site pelo celular (se a página for bem otimizada) e realizar uma compra ou ler algum artigo do que para os usuários de computadores. Além de todos os aplicativos para banco que, em alguns casos, você consegue até descontos.
8 – Utilize o Google Analytics na otimização de sites
Essa vai ser a sua principal ferramenta ao lado do ahrefs que foi mencionado antes. O Google Analytics vai analisar e coletar todas as informações de tráfego da sua página, além do comportamento dos usuários nela.
Com essa ferramenta você consegue: quantidade de pessoas que acessaram o seu site ou post, de onde aquele usuário está acessando o seu conteúdo (qual site ele estava navegando antes de ir para o seu, de qual cidade ele está acessando), se ele estava acessando de um computador ou de um celular, qual o tempo que ele permaneceu em cada área do seu site, qual página é a “menos lida” pelos seus usuários e qual a mais lida e etc.
Baseado em todas essas informações, o Google Analytics te entrega os dados e você começa a trabalhar a otimização do seu site em cima disso. Você vai conseguir segmentar mais os conteúdos, melhorar os artigos, atingir os seus principais leitores de forma positiva e muito mais.
E para que todas essas dicas apresentadas dê certo, você precisa de um “feedback”, certo? E o Google Analytics será exatamente isso, portanto, essa ferramenta é indispensável.
Conclusão
Com essas dicas apresentadas você consegue imaginar que ter um site não é apenas adquirir uma hospedagem de site e escolher um tema bonito para colocar os conteúdos. Você precisa trabalhar muito em cima da sua página para querer ser conhecido, ganhar acessos e dinheiro. Utilize técnicas de SEO para otimização de sites e você estará trilhando um bom caminho.
Comentários
setembro 04 2019
Nossa gostei muito do seu site! Vou começar a acompanhar mais vezes! Conteúdo de muita qualidade!
setembro 25 2019
Valeu pelas dicas! Esse assunto de SEO é novidade para mim, mas estou buscando melhorar o meu site para ter mais visibilidade, aos poucos eu vou pegando o jeito!
janeiro 19 2022
Me ajuda aí por favor otimizando somos parceiros
janeiro 21 2022
Olá, Joel! Dá uma olhadinha no nosso blog que nós temos mais artigos sobre SEO pra te dar uma força!💪