Entrevista de Emprego – Manual Prático para Arrasar em Qualquer Entrevista
access_time
hourglass_empty
person_outline

Entrevista de Emprego – Manual Prático para Arrasar em Qualquer Entrevista

Se você quer impressionar na entrevista de emprego e conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, é importante ter um currículo impecável. Em alguns casos uma Carta de Apresentação também auxiliam a destacar ainda mais as suas qualidades e competências. 

No entanto, é preciso lembrar que a elaboração do currículo é apenas uma parte da sua jornada, já que depois dela ainda há uma etapa tão importante quanto: a entrevista de emprego.

A entrevista é normalmente vista com certo temor pelos candidatos, especialmente para aqueles mais tímidos ou menos experientes. 

Mas neste artigo iremos abordar todos os aspectos que farão você obter êxito ao encarar uma entrevista de emprego. A ideia é tê-lo como um manual prático a ser seguido. Então, vamos colocar a mão na massa!

Está atrás de um emprego? Vem ver nossa página de carreiras e dê uma olhada nos cargos para os quais estamos contratando!

Vagas de Emprego

Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Chegou a hora da entrevista e nesse momento ter confiança é importante. Você sabe que o seu currículo está devidamente atualizado, sabe também que possui os conhecimentos e as habilidades necessárias para preencher a vaga.

Entretanto, você sabe como é a dinâmica de uma entrevista de emprego? O primeiro passo para ter sucesso na entrevista é saber como ela funciona, quais os tipos e para que ela serve. Vamos ver?

O que é a Entrevista?

A entrevista é o momento em que recrutadores têm para conhecer o perfil e as características dos candidatos às suas vagas em aberto. É durante a entrevista que serão confirmados todos os dados expostos no currículo.

A entrevista de emprego pode contar com diferentes formatos. Desse modo há a entrevista coletiva, que avalia vários candidatos de uma só vez, bem como há a entrevista individual, sendo essa bastante comum.

Entrevista Online

Essa é outra abordagem de entrevista e que cada vez mais ganha espaço, visto que os meios digitais propiciam essa solução – que se tornou uma necessidade com a situação mundial da Covid-19.

As entrevistas online podem ocorrer por meio de ferramentas como o Skype, o Zoom Meeting e o Google Meet, só para citar algumas.

Ainda que em uma entrevista online você não divida a mesma sala com a pessoa que está recrutando, é importante não deixar de lado alguns detalhes básicos que dizem muito sobre o seu perfil. 

Contudo, é necessário manter o cuidado com a aparência e falar claramente, por exemplo. Veja a seguir algumas dicas para contornar esse momento adequadamente: 

  • Escolha o local adequado: é importante estar em um lugar bem iluminado e que sofra o mínimo de interferência de ruídos externos, tais como carros buzinando, cães latindo e conversas de pessoas. Além disso, o cenário deve ser neutro, sem distrações como TVs, telefone celular e pessoas circulando no local.
  • Atenção ao seu visual: não há necessidade de colocar a sua melhor roupa, mas evite aparecer de pijamas, por exemplo, com cabelo desarrumado e expressão sonolenta. Mantenha a mesma postura profissional que você teria em uma entrevista presencial.
  • Avalie sua conexão: Antes da entrevista é importante testar a conexão da internet para evitar problemas. Uma dica, nesse caso, é conectar o cabo de internet do seu computador diretamente no modem.

Entrevista por Competência

A entrevista por competência, também conhecida como entrevista comportamental, é a mais comum nos processos seletivos. 

Nesse tipo de entrevista recrutadores podem solicitar que candidatos narrem situações reais pelas quais já passaram. Desse modo deve-se mostrar como agiu para obter um resultado satisfatório ou sanar algum problema em específico. 

Preparar-se para esse tipo de entrevista requer basicamente tranquilidade de candidatos, pois nessa modalidade não há um padrão estabelecido de perguntas.

Pode acontecer de haver perguntas de situações que ainda não foram enfrentadas. É importante ter pensamento crítico e usar de outras experiências para responder como agiria caso se confrontasse com uma situação parecida.

Recrutadores efetuam os questionamentos levando em conta a situação. Para encarar uma entrevista por competência é importante estruturar bem as suas respostas e ter bastante sinceridade, fugindo de clichês.

Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego

Essa é uma das perguntas mais frequentes que candidatos fazem após preencher o seu currículo. Porém, o fato é que não há grandes mistérios. 

O comportamento adequado de quem vai ser submetido a uma entrevista de emprego é naturalidade e calma. Há também outros requisitos igualmente importantes, como os exemplos que veremos abaixo. 

Escolha a Roupa Adequada

A roupa para a entrevista de emprego está relacionada com a imagem. Lembre-se que o aspecto visual fala muito sobre você.

Além disso, você está diante de uma oportunidade importante para a sua vida profissional e deve demonstrar cuidado também com essa apresentação.

Leve também em consideração o perfil da empresa e o cargo em questão. Muitas empresas mais jovens adotam uma cultura de “no dress code”, ou seja, sem código de vestimenta ou uniforme. Já outras, exigem roupas mais formais. 

No entanto, não precisa exagerar, tanto nos trajes informais quanto nos formais. Por senso comum é importante evitar roupas curtas, bermudas, bonés e chinelos. 

Seja Pontual

Veja com a devida antecedência o endereço da entrevista e o percurso mais adequado para chegar lá. É importante sair pelo menos 15 ou até mesmo 20 minutos antes. 

Caso ainda assim você se depare com algum imprevisto no caminho (engarrafamento, defeito no carro, por exemplo) entre em contato com a equipe de recrutamento e anuncie o atraso. Por isso que é importante ter o contato salvo para não se surpreender diante de tais situações.

Lembre-se que a pontualidade também vale para a entrevista online. Por isso, verifique antecipadamente a sua conexão.

O seu Corpo Fala

A sua postura ao falar e sentar denota se você está tranquilo e preparado para a entrevista e também a sua motivação.

O ideal é manter sempre a postura correta, voltada para a outra pessoa e escutar ativamente as perguntas e explicações.

O ideal é não exagerar nos movimentos e falar com naturalidade, de forma pausada.

Treine e Saiba o que Falar

Saber o que falar em uma entrevista é fundamental e uma dica importante é treinar para a entrevista. Na frente do espelho, verifique a sua postura, treine a comunicação e se lembre de responder às perguntas de forma objetiva.

Formule suas respostas com sinceridade, pois não há a necessidade de enfeitar a sua fala. Por isso, vá direto ao assunto. 

Caso o recrutador indague se você domina uma determinada tecnologia, fale brevemente sobre a sua experiência com ela e de que forma se mantém atualizado.

Identifique o Estilo do Recrutador

Se possível, antes da entrevista procure saber qual é o estilo do recrutador, pois desse modo você estará mais preparado para responder as perguntas. Uma forma de saber isso é conhecer mais a fundo as características da empresa em questão.

Além disso, hoje em dia as empresas procuram funcionários que se adaptam à sua cultura. Isso é chamado de “fit cultural”. Por essa razão é importante conhecer a missão, visão e os valores da organização.

Como se Sair Bem em uma Entrevista de Emprego

É importante que o candidato já se prepare para a entrevista de emprego com a devida antecedência, sem deixar tudo para a última hora. 

Treine a sua dicção, escolha a roupa adequada e atualize o seu currículo bem antes da entrevista. Além do mais, é pertinente também levar em conta outros pontos igualmente importantes. Veja quais são eles!

Autoconhecimento é Muito Importante

Ter noção das suas qualidades e dos seus objetivos é um dos aspectos mais importantes para quem quer ter êxito em uma entrevista. Identifique qual é a sua maior qualidade. Você sabe trabalhar em equipe? Então destaque isso.

Aqui chegamos no assunto das qualidades e defeitos para entrevista. Alguns recrutadores questionam quais suas qualidades e defeitos para avaliar o seu autoconhecimento.

Evite apenas destacar aquelas qualidades clichê, responda com sinceridade, avaliando e expondo qualidades das quais você se orgulha e percebe que podem te ajudar no espaço de trabalho.

Quanto aos defeitos, evite novamente os clichês. Pense em que dificuldades você já teve em outras situações e características que você gostaria de desenvolver melhor. É importante também mapear ações práticas para de fato melhorar nesse aspecto comportamental. 

Conheça a Empresa e a Vaga

É essencial que você saiba em qual terreno está pisando. Por isso, para saber mais a respeito da empresa, busque informações no site e redes sociais, pesquise as principais características dela, tudo isso dias (ou semanas) antes da entrevista.

Fique esperto também quanto à vaga que você disputa. Saiba detalhadamente os conhecimentos que ela exige. Isso vai auxiliar você a se sair bem diante de questionamentos sobre a sua função.

Utilize o Método STAR

STAR consiste em uma estrutura que permite você contar brevemente a sua história e as suas conquistas. O nome STAR vem das iniciais “situação”, “tarefa”, “ação” e “resultado”.

Ao seguir essa estrutura você terá condições de demonstrar adequadamente as suas principais competências. 

Cite Exemplos de seus Comportamentos

Em uma entrevista, além de um bom conhecimento técnico, o recrutador quer ficar a par do perfil comportamental do candidato. 

Por isso, ao utilizar o método STAR, aproveite para salientar características do seu comportamento. Destaque se você atua bem em equipe, ou tem um perfil de líder, entre outros atributos importantes.

Honestidade é a Chave

Novamente, seja sincero em suas afirmações. Além disso, se você fez bem a lição de casa, conhecendo a empresa e a vaga em questão, não há motivos para mentir. 

Lembre-se que ao proferir alguma informação falsa você poderá gaguejar, demonstrar insegurança e o recrutador acabará percebendo isso.

Faça Perguntas ao Final

Em determinadas situações recrutadores perguntam ao candidato se tem alguma questão ao término da entrevista. 

Nesse caso, aproveite a oportunidade para mostrar interesse por meio de uma pergunta relevante. Isso pode destacar você entre tantos candidatos. Um exemplo de pergunta pode ser “como você define a cultura da empresa?”

Principais Perguntas de Entrevistas de Emprego

Determinados recrutadores apresentam um repertório de perguntas bem conhecido. Isso já facilita para você não ser pego de surpresa e saber como se comportar numa entrevista de emprego.

Por isso, para aprimorar a sua capacidade de resposta e improviso, é muito importante conhecer algumas dessas perguntas. 

“Me Fale sobre Você”

Essa é a pergunta clássica. Geralmente é a primeira cartada do entrevistador e se você mandar bem nessa pergunta, é bem provável que você captará a atenção do recrutador do início ao fim da entrevista.

O autoconhecimento é a sua arma para sair ileso dessa pergunta. Por isso, antes da entrevista, pegue um papel, faça uma linha da sua vida e liste os seus principais êxitos. Isso vale também para responder aquela sobre pontos fracos e fortes.

Onde Você Pretende Estar Daqui a 10 anos?

Essa é uma boa pergunta para saber se você pretende evoluir no seu cargo dentro da empresa, bem como para saber se você tem uma visão de futuro e um planejamento de carreira.

Nesse caso, você pode responder em que área e com quais conhecimentos se vê, qual crescimento pretende alcançar, seja em cargo ou aprendizados. É por isso que conhecer a empresa se torna um requisito importante.

“Por Que Devo te Contratar?” ou “Por Que NÃO Devo te Contratar?”

Tais perguntas exigem que você tenha inteligência emocional. Elas também servem para o recrutador reconhecer características como sinceridade e humildade, afinal, ao responder por que NÃO deve ser contratado, você vai ter que destacar os seus pontos fracos.

Como se Preparar para uma Entrevista em Inglês

No atual contexto, em que muitas empresas possuem negócios e clientes fora do país, o idioma inglês muitas vezes se torna um requisito para os candidatos.

Sendo assim, para você não ser surpreendido ao ouvir o recrutador falar “tell me about you”, exercite constantemente esse idioma.

Provavelmente o entrevistador irá solicitar, inicialmente, que você fale sobre trechos da sua trajetória profissional. Também poderá aparecer com outras perguntas, tais como: 

  • What are your main strengths? (Quais são as suas principais qualidades?)
  • What are your weaknesses? (Quais são seus pontos fracos?)
  • Do you have any questions about the job or about our company? (Você tem alguma questão sobre o trabalho ou sobre a companhia?)

De qualquer forma, fique atento também para o vocabulário relacionado aos termos técnicos da vaga em questão, bem como para falar sobre salário. Quando o assunto é salário, você pode perguntar:

  • Is the salary negotiable? (O salário é negociável?)
  • Is this base salary only? (Este é apenas o salário base?)
  • What kind of benefits will I receive? (Que tipos de benefícios eu vou receber?)

Dicas Gerais para Entrevistas de Emprego

Além de tudo o que já foi mencionado sobre como se sair bem e como se comportar numa entrevista, conheça mais algumas dicas básicas:

  • Alimente-se de forma adequada e durma bem antes da entrevista
  • Seja simpático
  • Adapte-se ao estilo do recrutador. A pessoa pode ser bem-humorada ou mais séria
  • Mantenha contato visual com o recrutador
  • Não fale mal da empresa que você trabalhou anteriormente, nem dados confidenciais.

Conclusão

Saber como se comportar em uma entrevista de emprego define vários aspectos do seu perfil e dos seus conhecimentos.

Portanto, tenha atenção à essas dicas e se prepare da melhor forma para uma entrevista de emprego. Boa sorte na sua próxima entrevista, e quem sabe não seja com a Hostinger?

Cadastre Seu Currículo

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!