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Qual página usar na estrutura de um site profissional para empresas?

estrutura de um site: como criar um site profissional?

Toda empresa precisa ter o próprio site nos dias de hoje. No entanto, muitas empresas não sabem ao certo a estrutura de um site de empresa e criam muitas páginas desnecessárias, quando poucas páginas já teriam a mesma eficácia. Na hora de fazer um site profissional para sua empresa, não perca tempo criando e configurando páginas que ninguém usará e aproveite o seu tempo para fazer algo mais produtivo

Neste artigo, vamos mostrar como fazer um site profissional, com a estrutura de um site de empresa adequada para qualquer negócio, e vamos usar o WordPress como plataforma. Você vai ver os tipos de páginas mais comuns e que se aplicam para a maioria dos sites de empresa, incluindo:

  1. Fale conosco
  2. Sobre
  3. FAQ – Perguntas mais frequentes
  4. Valores
  5. Suporte
  6. Política de Privacidade
  7. Termos de serviço

No final deste artigo, você vai saber exatamente qual tipo de página deve focar para estrutura de um site de empresa e acelerar o seus negócios. Então vamos começar.

Por que a estrutura de um site é tão importante?

Se você analisar de perto alguns dos sites de empresa que você costuma frequentar, provavelmente notará que muitos deles incluem muitas informações que não sejam necessárias dependendo do negócio. Por exemplo, se você criar um site de empresa de móveis para sua cidade, é provável que não precise de uma seção de suporte só para isso.

O ideal é que os sites tenham páginas que são realmente de interesse dos visitantes. Mas na prática, identificar quais páginas incluir quando fazer um site profissional pode ser um desafio.

Além disso, cada projeto pode apresentar necessidades específicas e bem diferentes. Veja alguns exemplos pra você entender melhor o que estamos falando:

  • Sites de agências. Para estes tipos de sites você precisa de uma página com valores, informações sobre sua equipe, uma seção para contatos e um portfólio.
  • Sites de negócios locais. Quando se trata de um negócio local, o básico inclui uma página de produtos e serviços, área de contato e claro, uma página “Sobre nós”.
  • Sites de serviços online. Estes tipos de sites precisam de uma página de preços, suporte, um espaço para demonstração do seu trabalho, termos de serviço, e como sempre e muito importante, a página de contatos.

O principal objetivo aqui é você entender que todo site profissional é único. Não há fórmula universal ao aprender como criar um site profissional, um site para empresas. Isso significa que você precisa analisar quais são seus objetivos e descobrir qual estrutura seu site deve ter.

No entanto, há vários tipos de páginas que são muito populares em sites de empresas e úteis em uma ampla variedade de situações. Se você souber quais são eles e quando usá-los, o processo para fazer um site profissional será muito mais simples.

7 Tipos de Páginas Para Estrutura de um Site Profissional

Agora, vamos analisar sete tipos de páginas mais comuns e fundamentais que se adequam para qualquer tipo de sites de empresas. Para cada uma dessas páginas, vamos mostrar um exemplo, explicar que elemento deve incluir e falar sobre quando faz sentido usá-las. Você pode usar qualquer uma dessas páginas que faça mais sentido para o seu site.

1. Fale Conosco

Página Fale Conosco
A página Fale Conosco facilita o contato dos visitantes com você e pode ser uma porta para novas oportunidades de negócios.

As páginas de Fale Conosco/ Nosso Contato são muito simples. Eles geralmente contêm um formulário de contato que os visitantes podem usar para falar diretamente com você, mas não há motivo para parar por aí.

Você pode considerar adicionar mais opções de contato ao lado desse formulário, como seu endereço de e-mail comercial e um número de telefone. Outra sugestão é fazer deste último um botão clicável, que os visitantes podem usar para ligar diretamente para você.

Caso você tenha uma empresa física, sua página Fale Conosco também é o local perfeito para exibir um mapa que mostre sua localização. Para isso, você pode usar um serviço como o Google Maps, que permite incorporar mapas em seu site e destacar locais específicos. Isso também torna simples para os visitantes saberem quais caminhos e rotas para chegarem até você.

Normalmente a página Fale Conosco se torna uma página de “Como nos encontrar”. Isso é vital para qualquer empresa, pois informa qual horário de expediente para contato e qual os melhores meios para falar com você.

2. Sobre Nós

Página sobre nós para a estrutura de um site
A Página Sobre Nós permite que os visitantes conheçam mais da sua história, quem são as pessoas do seu time e quais os valores e missão da empresa.

Isso é importante porque, no geral, as pessoas têm receio de fazer negócios com empresas sobre as quais não sabem nada. Imagine, por exemplo, que você está procurando advogados em sua área. Um dos seus primeiros recursos provavelmente será o Google, a menos que você conheça alguém que possa lhe fornecer uma referência.

No sites de busca você provavelmente encontrará muitas opções rapidamente. Tantas, na verdade, que você pode querer restringir suas opções conferindo o profissionalismo de cada site. Além disso, você pode se sentir mais à vontade e adicionar informações adicionais ao seu site, mas para isso recomendamos consultar um advogado.

Mesmo que você tenha um grande negócio, é quase sempre uma boa ideia colocar imagens de pessoas que representam quem você é. As páginas Sobre nós e as biografias dos membros da equipe oferecem a você a oportunidade perfeita para humanizar seus negócios, mostrando aos visitantes as pessoas por trás da empresa e com uma breve história sobre como você chegou onde está.

Além disso, foi demonstrado o uso de retratos em sites ajudam a aumentar as conversões, pois é uma forma de gerar confiança. Em outras palavras, quanto mais “autêntico” for o site de sua empresa, menor a probabilidade de você se deparar com uma empresa sem identidade corporativa.

3. Perguntas e Respostas

Páginas de perguntas mais frequentes para a estrutura de um site

A página de Perguntas e Respostas mais Frequentes (também conhecido como FAQ, sigla para Frequently Asked Questions) pode ajudar os visitantes a encontrar informações que eles precisam e economizar o seu tempo ao ficar respondendo repetidamente as mesmas perguntas.

Muitos sites de empresas se beneficiam deste recurso significativamente. Ao incluir uma página de Perguntas e Respostas no seu site, dependendo do tamanho do seu negócio e o tipo de serviço que oferece, pode ser acompanhado também de uma base de conhecimentos.

Por exemplo, aqui na Hostinger lidamos com muitas perguntas técnicas sobre servidores de hospedagem e a nossa base de conhecimento é a chave para disponibilizar mais informações e esclarecimentos aos usuários:

Exemplo de página para estrutura de um site é a base de conhecimento

No entanto, para um negócio mais tradicional, uma página de FAQ regular deve ser suficiente. Por exemplo, imagine que você administra uma loja virtual onde as pessoas podem solicitar designs personalizados de camisetas. As chances são de que muitos clientes terão muitas das mesmas perguntas, como:

  • Como eu envio o modelo de designs para vocês?
  • Quais as medidas das camisetas?
  • Vocês enviam as camisetas para o mundo todo ou somente regiões específicas?
  • Qual prazo para entrega do pedido?

Neste caso, criar uma página FAQ seria uma solução perfeita. Você economiza tempo e equipe de responder as mesmas dúvidas por telefone ou email.

Claro que você ainda terá que lidar com alguns clientes que não gostam de ler sua página de perguntas frequentes. Isso pode acontecer com qualquer tipo de empresa. Mesmo assim, em muitos casos, você pode simplesmente redirecionar esses clientes para o seu FAQ, onde eles podem encontrar todas as informações de que precisam.

O mais importante é redigir a respostas com cuidado na sua página de FAQ. Garanta que as respostas estejam claras, concisas e o mais explicativo possível. Com um FAQ perfeito você poupa esforços do seu time de suporte, tornando seu FAQ extremamente vital e de fácil entendimento para todos.

4. Preços

página de preços
A pricing page gives potential customers all the information they need to make an informed decision.

Talvez a pergunta mais comum que você faz quando gerencia o site de uma empresa é: “Quanto custa este produto?” Para empresas que oferecem produtos ou serviços a preços fixos, o compartilhamento de informações relacionadas a custos é simples.

Se este é o seu caso, você vai considerar criar uma página dedicada somente com informações de preços e pagamentos. Dessa forma, você poderá adicionar todos os detalhes que quiser sobre todas as ofertas, sem precisar poluir o resto do seu site.

Uma das melhores formas de organizar uma página é exibir uma tabela de preços, como no print acima. Tabelas de preços facilitam que:

  • Os visitantes comparem todos as diferenças entre produtos e serviços de uma forma rápida;
  • Catalogar os benefícios de cada plano ou produto.
  • Destacar quais os pontos e recursos que você deseja que os visitantes prestem mais atenção e ajude-os na escolha.

É claro que nem todas as empresas são adequadas para tabelas de preços. Por exemplo, se você precisar conversar com os clientes antes de dizer um preço, não faz muito sentido incluir uma página de preços em seu site. Nesses casos, é melhor se concentrar na sua página Fale conosco e deixar claro que você não pode dar valores e orçamentos sem saber quais são os requisitos do seu cliente em potencial.

5. Suporte

página de suporte para composição da estrutura de um site
Uma página de suporte é uma forma de dizer ao seu visitante que ele terá ajuda quando precisar.

Se você tem qualquer tipo de negócio em que as pessoas precisem entrar em contato com você regularmente em busca de suporte, você precisará de uma página dedicada para essa finalidade.

Entenda que uma base de conhecimento ou FAQ excelente não é um substituto para uma página de suporte. O ideal é que as pessoas busquem as respostas no FAQ para tentar encontrar qualquer informação que possa ajudá-lo. No entanto, se a pergunta ou o problema deles não forem respondidos, eles precisarão entrar em contato com você para obter suporte prático.

Na maioria dos casos, as páginas de suporte incluirão pelo menos uma maneira para que os visitantes entrem em contato com você. Pode ser um formulário, um chat ao vivo ou até mesmo um fórum onde eles podem postar perguntas. Com o WordPress, adicionar qualquer um desses recursos à sua página de suporte é relativamente simples. Há muitos formulários de contato, chat ao vivo e plugins da comunidade que você pode usar em seu site.

Isto significa que você pode decidir qual das opções escolher para criar sua página e compor sua estrutura de site. Veja algumas vantagens e desvantagens para lhe ajudar na escolha:

  • Formulários de Contatos. Usando email, você não precisará responder as perguntas imediatamente. Porém você ainda precisará ter uma pessoa responsável para tratar de cada umas das respostas em tempo hábil.
  • Chat oa Vivo. Quando as pessoas usam um chat, elas esperam uma resposta imediata. Portanto ao escolher esta opção, tenha certeza de que alguém estará online o dia todo para lidar com as respostas.
  • Comunidades de Fóruns. A vantagem deste método é que o visitante pode ver o que outras pessoas estão perguntando e possivelmente as respostas se já existirem. Dessa forma, eles conseguem solucionar os problemas sem precisar da sua ajuda.

Você provavelmente não precisa de uma página de suporte se não estiver administrando uma empresa que forneça um serviço online ou gerencia envio de produtos. Para um negócio local, é mais provável que as pessoas passem pelo sua empresa fisica ou entrem em contato com você por telefone quando precisarem de ajuda.

6. Política de Privacidade

termos de privacidade
A página de Política de Privacidade deixa claro para os seus usuários que você se preza pelas informações e proteção de dados.

A página de Política de Privacidade na estrutura de um site deixa claro para os seus usuários que você se preza pelas informações e proteção de dados.

As pessoas levam muito a sério sua privacidade online. Isso significa que, se o site da sua empresa coletar qualquer tipo de dados de seus visitantes, você precisará disponibilizar uma página da política de privacidade para informá-los sobre isso.

Se o seu site usa cookies, por exemplo, você já está coletando dados de seus usuários. Se ele fornecer uma funcionalidade de inscrição ou um formulário de contato, isso também significa que você precisa de uma política de privacidade. Em países europeus, com a nova legislação, o GDPR, espera-se que você informe aos usuários quais dados você está coletando e como você os usará.

E mais importante, você também tem como responsabilidade manter as informações dos seus visitantes seguras . Se você não o fizer, poderá enfrentar alguma penalidade. Além disso, fornecer informações claras é uma excelente maneira de promover a confiança e melhorar sua credibilidade.

Felizmente, você não precisará de um advogado para redigir sua política de privacidade na maioria dos casos. Para muitos sites de empresas, um simples gerador de política de privacidade deve resolver o problema, você encontra algumas opções online. Lembre-se de ver quais são os requisitos do GDPR quando se trata de políticas de privacidade para sites estrangeiros e certificar-se de que o seu é totalmente compatível.

7. Termos de Serviço

Os Termos de Serviço devem conter todos os detalhes sobre o que inclui no seu produto.

Por fim, se você fornecer qualquer tipo de serviço por meio do site de sua empresa, precisará de uma página de Termos de Serviço. O que esta página deve fazer é delinear algumas informações importantes sobre seus serviços, incluindo:

  • Quem poderá usar estes serviços?
  • Em quais condições este serviço poderá ser negado ou cancelado?
  • O que os usuários podem esperar ao contratar um dos seus planos ou produtos?
  • E qualquer outra informação relevante sobre seu nicho ou indústria.

Em outras palavras, uma página de termos de serviço é sobre a cobertura do seu site de negócios a partir de uma perspectiva legal. Ao contrário de uma política de privacidade, recomendamos que você consulte um advogado antes de redigir seus termos de serviço. Assim você não corre o risco de ficar vulnerável com informações erradas ou a ausência de informações importantes.

No entanto, se você não estiver planejando usar seu site para vender serviços online, provavelmente não precisará de uma página de Termos de Serviço. Para um negócio local, empresa física, você provavelmente terá outras medidas para se proteger.

Conclusão

Se você quiser saber a estrutura de um site e como criar um site profissional eficaz, você precisa estar ciente de quais páginas são essenciais. Por exemplo, nem todo site precisa de uma seção de suporte, embora a maioria precise de uma página de contato. Da mesma forma, sua empresa pode ou não se precisar de uma página de FAQ, mas você deve sempre incluir uma política de privacidade e talvez até mesmo uma página de Termos de Serviço (dependendo do tipo de empresa que você executa).

Você tem alguma pergunta sobre como fazer um site profissional para sua empresa? Vamos conversar na seção de comentários abaixo.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

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