Gestão de Pessoas vs Recursos Humanos – Qual a Diferença?
access_time
hourglass_empty
person_outline

Gestão de Pessoas vs Recursos Humanos – Qual a Diferença?

Você já parou para pensar na importância da Gestão de Pessoas e dos Recursos Humanos em um negócio? Parece algo óbvio, mas a verdade é que nenhuma organização existe sem pessoas. 

Pensando ainda mais além, empresas e negócios só existem por causa das pessoas e, por conta disso, os recursos humanos são os ativos mais importantes em uma organização.

Agora falando em pessoas, você sabe de fato as diferenças entre recursos humanos e gestão de pessoas? Para elucidar esse tema preparamos esse artigo para desmistificar esses dois pontos. Vamos ver então? 

O que é Gestão de Recursos Humanos?

A Gestão de Recursos Humanos é um conjunto de práticas que visam permitir a organização e os colaboradores atingirem os seus objetivos. 

É por meio de uma eficiente gestão de Recursos Humanos, também conhecidas como RH, que se torna possível viabilizar um trabalho bem feito pelos colaboradores, com todos os setores em harmonia, promovendo um atendimento de qualidade.

O Que é Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas é uma série de técnicas com o objetivo de gerenciar o comportamento dos funcionários. Para isso, tais técnicas compreendem a motivação, a retenção e o treinamento dos colaboradores. 

O objetivo de melhorar o desempenho dos colaboradores resulta em várias vantagens para a empresa e para os funcionários, respectivamente – como, por exemplo, mais produtividade e aumento de vendas, engajamento, felicidade e qualidade de vida no trabalho.

Diferença Entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Apesar de uma aparente semelhança, existe uma distinção entre o RH e a Gestão de Pessoas. É possível afirmar que os Recursos Humanos representam mais eficácia e adequação, já a Gestão de Pessoas representa eficiência e desenvolvimento.

A eficiência consiste em um trabalho realizado da melhor maneira possível, com menor alocação de tempo, já a eficácia implica em realizar de maneira adequada para alcançar um propósito ou um resultado final.

Nesse contexto, o conceito de Gestão de Pessoas existe para administrar o comportamento dos colaboradores os estimulando na realização das suas atividades da melhor maneira possível. Já as ações de Recursos Humanos existem para proporcionar o bom funcionamento dos setores da empresa.

Prioridades e Funções dos Recursos Humanos

  • Assegurar a qualidade dos setores do negócio
  • Garantir que as regras sejam devidamente aplicadas
  • Realização de um bom serviço de seleção e contratação de colaboradores
  • Exigir comprometimento na realização dos serviços
  • Foco em fazer com que a empresa seja competitiva
  • Proporcionar um bom ambiente de trabalho

Prioridades e Conceito de Gestão de Pessoas

  • Oferecer ideias e apresentar softwares que possam melhorar os processos
  • Propor uma estrutura que estimule a criatividade dos colaboradores
  • Manter o foco em atingir bons resultados 
  • Priorizar a retenção dos talentos na empresa
  • Maximizar o potencial dos colaboradores
  • Satisfação dos colaboradores e aumento da produtividade

Qual a Importância da Gestão Estratégica de Pessoas nas Empresas?

A Gestão Estratégica de Pessoas é muito importante nas empresas, pois afeta diretamente o comportamento dos colaboradores e o bom andamento das atividades. Sendo assim, ela está relacionada com alguns aspectos relevantes para a organização. Veja mais quais são a seguir!

Contratação Efetiva

Uma eficiente Gestão de Pessoas permite a contratação efetiva de profissionais aptos para o cargo, analisando não apenas as habilidades básicas dos candidatos, mas também o perfil deles, avaliando se possuem as características adequadas para o cargo.

Fortalecimento da Cultura Organizacional

A gestão bem feita também é importante para fortalecer a cultura organizacional da empresa, engajando os colaboradores com os valores propostos pela organização. Esse é um aspecto fundamental para que todos mantenham o foco nos mesmos objetivos, principalmente em times remotos.

Desenvolvimento de Pessoas

A gestão de pessoas auxilia a desenvolver não apenas as habilidades profissionais dos colaboradores, mas também as habilidades interpessoais, melhorando o relacionando entre todos no ambiente de trabalho.

Experiência dos Funcionários

A Gestão de Pessoas busca compreender o que motiva cada funcionário e suas habilidades para ajudar em um planejamento de carreira, promovendo assim uma boa experiência no ambiente de trabalho, estimulando a produtividade e reduzindo o turnover.

Resolução de Conflitos e Inovação

Em um ambiente de trabalho, geralmente composto por pessoas de ideias e perfis diferentes, é comum a ocorrência de conflitos entre os profissionais. 

Neste aspecto, a Gestão de Pessoas auxilia na resolução desses embates tornando possível a adoção de medidas adequadas para que o trabalho não seja prejudicado e que cada pessoa possa desenvolver ainda mais as Habilidades Interpessoais e o Trabalho em Equipe.

Incentivar Comunicação Positiva e Assertiva

A gestão bem feita assegura uma comunicação eficiente entre a empresa e os colaboradores.

Neste aspecto, quem é responsável por essa gestão tem o objetivo de desenvolver ações para consolidar uma comunicação clara e direta. Essa estratégia também pode ser chamada de endomarketing, ou marketing interno. Isso evita possíveis desentendimentos e promove a realização de um trabalho qualificado da organização.

A nova Gestão de Pessoas: People Team

Em empresas em que a Cultura Organizacional é voltada para pessoas, gerir pessoas se tornou peça chave para obter excelentes resultados. São as pessoas e suas competências que constroem uma empresa de sucesso.

Por isso, nessas empresas, a Gestão de Pessoas além de área de apoio, se torna parte da estratégia, maximizando o valor das pessoas e entregar resultados. 

Antes, os RHs eram informados sobre decisões e executavam o solicitado. Agora, os novos People Teams são consultados para auxiliar na tomada de decisão, e ajudam a criar objetivos claros para alcance das metas.

A nova gestão, People Team (Equipe de Pessoas) conta com processos que se relacionam entre si. Esses processos permitem que os colaboradores mantenham uma boa relação e se sintam estimulados a produzir.

Essa nova gestão também leva em conta a importância do treinamento dos seus colaboradores, da boa comunicação interna e reconhecimento dos funcionários, incentivando o desenvolvimento deles e aproveitando ao máximo o potencial de todos.

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos são fundamentais para Qualquer Empresa

Apesar das diferenças entre essas duas abordagens, ambas têm a sua importância e devem fazer parte de uma organização andando juntas, pois são essenciais para garantir que a empresa atinja os seus objetivos.

Por isso, é válido aprimorar as ações de Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas, assegurando com isso a satisfação dos seus colaboradores e retenção dos talentos em sua empresa.

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!