Conheça as Soft Skills: Habilidades Necessárias para Entrar no Mercado de Trabalho
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Conheça as Soft Skills: Habilidades Necessárias para Entrar no Mercado de Trabalho

Diante do avanço das ferramentas tecnológicas, também surgem novos campos de atuação no mercado de trabalho. Na maioria das vezes, para poder atuar nesses novos segmentos, os profissionais devem contar com habilidades específicas.

Hoje em dia muito se fala nas diferenças existentes entre soft skills e hard skills. Nesse artigo iremos abordar o que significam esses termos, bem como iremos elucidar a importância de conceitos como empatia, autoconhecimento, entre outros atributos no mundo profissional. 

O Que são Habilidades?

Habilidades consistem nas capacidades que um indivíduo adquire de saber fazer um determinado trabalho. Algumas pessoas chamam de ‘know-how’. Nesse contexto, vários aspectos da nossa vida diária exigem habilidades das mais variadas.

Um atleta que tem uma boa performance em sua modalidade é um profissional habilidoso. Um artista que executa com perfeição o seu instrumento também tem habilidade, assim como um gestor que conduz habilmente um empreendimento.

No mundo corporativo, por exemplo, é fundamental ser dotado de habilidades referentes ao seu trabalho, assim como é preciso ter habilidades no trato com os colegas e clientes.

Soft Skills e Hard Skills são Sinônimos de Habilidades?

O termo em inglês “Skill” significa “habilidade”. Hoje em dia, no mercado de trabalho, os profissionais devem possuir tanto a “soft skill” quanto a “hard skill” para desenvolverem suas funções de forma ágil e, especialmente, humanizada.

Nesse caso, as soft skills consistem nas habilidades relacionadas com a personalidade do indivíduo e compreendem o modo como o profissional interage com os colegas da equipe. Exemplos de soft skills podem ser a empatia, comunicação e a capacidade de liderança. 

Já as Hard Skills abrangem aquelas habilidades relacionadas com a prática do trabalho mesmo, e que podem ser ensinadas e treinadas. Exemplos dessas habilidades são o domínio de um idioma e o conhecimento de um software, entre outros. Normalmente são elas que o candidato coloca no currículo. 

Por Que as Empresas Valorizam as Competências e Habilidades? 

As empresas valorizam as competências e habilidades dos seus funcionários com o intuito de aproveitar o potencial deles e saber quais são possíveis de serem treinadas. Hoje em dia, junto com as hard skills, as soft skills passaram também a ser protagonistas no mundo profissional.

Além disso, existem diferenças entre competência e habilidade. A competência, nesse caso, é um conjunto entre os conhecimentos, habilidades, atitudes e outros atributos um profissional possui. Então as habilidades são uma parte da competência geral dos candidatos. Vamos ver alguns exemplos claro dessas diferenças? 

Habilidades Profissionais

São as habilidades que o indivíduo possui para exercer uma determinada função, ou seja, voltadas para o meio corporativo. Elas podem ser adquiridas com o tempo e serem constantemente aperfeiçoadas por meio de treinamentos e estudos.

Elas são divididas em técnicas, relacionadas ao domínio dos métodos de trabalho; e comportamentais, referentes ao modo como o profissional se relaciona com os outros e com as situações diárias.

Habilidades Sociais

Essas habilidades são um conjunto de comportamentos que facilitam a interação com as pessoas ao seu redor. Consistem e são construídas através das experiências culturais e de valores que a pessoa esteve inserida, em momentos em que precisou responder às expectativas e sentimentos de outras pessoas.

É necessário ter habilidade social não apenas em casa com a família, mas também com os colegas de trabalho, e é possível reconhecer e desenvolver assim como as outras.

Habilidades Socioemocionais

Essas habilidades consistem em uma série de competências que as pessoas possuem para lidar melhor com os seus sentimentos e gerenciar os seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais.

Empatia, resiliência, autoconhecimento e inteligência emocional são algumas das características desse tipo de habilidade.

Habilidades Pessoais

São aquelas habilidades que fazem parte da sua personalidade. Ter espírito de liderança, ser desinibido para falar em público, ser curioso e ter facilidade para aprender. Esses são alguns exemplos que caracterizam esse tipo de habilidade.

Habilidades Interpessoais

Essa é a capacidade que um indivíduo tem de se relacionar bem com outras pessoas. Ela é fundamental na vida profissional, pois por meio dela se torna possível manter um bom convívio com os colegas. 

Além disso, para quem atua no segmento de vendas, por exemplo, ela se torna muito importante para proporcionar um bom atendimento aos clientes.

Habilidades Imprescindíveis para o Mercado de Trabalho que você Deve Desenvolver

Atualmente, com o avanço da tecnologia, o surgimento de novas profissões e mudanças no mercado de trabalho, é necessário desenvolver altas habilidades para você se dar bem nesse cenário.

Entre as habilidades do futuro, que vão fazer parte da vida de vários profissionais, podemos mencionar algumas mais essenciais. Confira! 

Foco no cliente

Justamente por dar atenção a um bom atendimento, é importante ter habilidade interpessoal, ou seja, saber interagir de forma objetiva e educada com o cliente. É aí que entram conceitos como ser persuasivo, ser atencioso e ao mesmo ter empatia.

Empatia

A empatia é habilidade de se imaginar no lugar de um outro indivíduo, ou melhor ainda, ela é a compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outro indivíduo.

A empatia ajuda você a entender o que uma pessoa sente em determinadas situações e por que reage de certa maneira. Isso facilita o diálogo no dia a dia e, inclusive, permite traçar com mais segurança estratégias para interagir com os clientes e colegas de equipe.

Comunicação

Ter uma boa comunicação é fundamental em vários aspectos da vida profissional. Uma comunicação eficiente exige habilidade para falar em público, estabelecer contatos com clientes e mais uma série de situações.

Para ter uma comunicação assertiva, é importante saber passar sua mensagem com clareza e credibilidade, entendendo e adequando a forma de acordo com quem irá receber. E também, poder escutar ativamente a mensagem recebida.

Pensamento Crítico

Ter pensamento crítico é ter a habilidade de analisar determinadas situações de forma dinâmica, ter uma compreensão do todo e com isso avaliar as melhores maneiras para superar as dificuldades, mesmo ainda não tendo passado por tal situação.

O pensamento crítico também permite saber avaliar de modo eficiente sugestões, ideias e métodos adotados pela empresa e equipe.

Autoconhecimento

Esse mesmo pensamento crítico é importante para quem almeja obter um autoconhecimento, pois o autoconhecimento é a habilidade de conhecer os seus pontos fortes e saber lidar com os seus pontos fracos.

Atitude Positiva

Ela engloba a habilidade de encontrar alternativas eficientes para sanar algum tipo de problema. E não tem a ver com otimismo excessivo, mas sim, em manter uma postura resistente diante das adversidades.

Inteligência Emocional

É a habilidade de administrar os próprios sentimentos. A característica de um indivíduo que denota essa habilidade é ação ponderada nas mais variadas situações.

A inteligência emocional também permite compreender as emoções das outras pessoas e é uma ferramenta muito importante para assegurar um bom relacionamento com os colegas de trabalho e em situações difíceis.

Iniciativa

É a habilidade de agir de forma rápida, mas com racionalidade e responsabilidade. Indivíduos de iniciativa normalmente são curiosos, estão sempre buscando soluções e aprimorando os seus conhecimentos.

Além disso, quem tem iniciativa é comum que possua habilidade cognitiva, que é aquela relacionada à capacidade de aprender e absorver informações.

Trabalho em equipe

A habilidade de trabalhar em equipe é uma das mais requisitadas nos currículos. O trabalho em equipe exige saber ouvir críticas e sugestões, bem como saber expor a sua opinião e organizar os pontos para chegar a soluções. Pode haver discordâncias, mas ao final da escolha pela melhor solução, é necessário que todo o time se comprometa na execução.

Ética no trabalho

A ética é um dos alicerces mais fortes de uma empresa. O profissional que atua com ética ajuda a estabilizar a equipe, gera confiança, resolve problemas que surgem e ajuda a construir competições saudáveis. Caso contrário, pode gerar desconforto na equipe e quebra de confiança. 

Como Identificar e Realçar suas Habilidades no Currículo e na Entrevista

O currículo e carta de apresentação bem estruturados são constituídos de elementos que apontam com clareza as suas características, como, por exemplo, dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica e experiências de trabalho.

Porém, como no atual contexto as soft skills são bastante valorizadas pelas empresas, é necessário saber como realçá-las em seu currículo e carta de apresentação.

Desse modo, você pode acrescentar um espaço específico de habilidades para destacar as suas competências mais relevantes. Lembre-se que o ideal não é salientar termos abstratos, como “companheiro” e “pontual”.

O correto a se fazer é destacar tais características com complementos que resgatam resultados e experiências anteriores.

Um exemplo que elucida esse tópico é: “Excelente relacionamento interpessoal, estabelecido e consolidado durante dois anos gerenciando trabalhos em estratégias de marketing”.

As Soft Skills são tão Relevantes Quanto o Conhecimento Técnico

O atual momento do mercado de trabalho é muitas vezes pautado por situações que necessitam de autoconhecimento, empatia, ética e várias habilidades de características pessoais.

Para isso, o autoconhecimento é imprescindível para saber quais as habilidades que você já tem, e as que ainda precisa desenvolver para iniciar uma trajetória de estudos e muito treino.

Portanto, para dar o start, você agora já sabe que se relacionar com outras pessoas, ter inteligência emocional e pensamento crítico são alguns dos elementos que podem enriquecer não apenas a sua vida pessoal, mas também o seu currículo profissional.

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

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