O Que é Hashtag (#) e Como Usá-la na sua Estratégia de Marketing

O Que é Hashtag (#) e Como Usá-la na sua Estratégia de Marketing

Hashtag é um tipo de tag de metadados que é usada por redes sociais e serviços de microblogging para a categorização e a pesquisa de temas e conteúdos. Ela é representada pelo símbolo #, que é conhecido por muitos como jogo da velha, mas na verdade se chama cerquilha.

A convenção dita que as hashtags só podem conter palavras ou frases sem o uso de espaços, com o seu conteúdo podendo ter apenas letras, dígitos e sublinhado ou traço baixo (“_”). Mas, como veremos mais para a frente neste artigo, às vezes a simplicidade será sua maior aliada no uso dessa ferramenta.

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O Que Significa Hashtag

O criador das hashtags, Chris Messina, revela que se inspirou na rede de comunicação Internet Relay Chat (IRC) para adotar a cerquilha como símbolo. Isso porque os chats do IRC usavam esse caractere para rotular grupos e tópicos em 1988.

Quando ele propôs um sistema de classificação parecido para o Twitter através do uso de um conceito novo conhecido como hashtag, o agora famoso “joguinho da velha” apareceu como a primeira opção na sua cabeça.

O símbolo # já era frequentemente utilizado na programação desde os anos 1970 para indicar significados especiais. Um exemplo disso é a linguagem de montagem dos computadores PDP-11, que usavam a cerquilha para destacar o modo de direcionamento e outros significados especiais.

História da Hashtag

A primeira menção ao uso de hashtag na história das redes sociais foi feita por Chris Messina, no dia 23 de agosto de 2007. Na ocasião, ele postou em sua conta no Twitter algo como: “Como vocês se sentem sobre usar # (cerquilha) para grupos. Como em #barcamp [msg]?”.

primeiro tuíte da história a mencionar hashtag

A adoção do conceito não foi imediata, mas começou a se concretizar em outubro de 2007, com os incêndios florestais da Califórnia daquele ano. Isso porque Messina percebeu que o morador do estado dos EUA, Nate Ritter, estava postando atualizações constantes sobre o ocorrido.

Messina percebeu isso e encontrou em contato com Ritter para sugerir o uso da hashtag #SanDiegoFire em todos os tuítes relevantes sobre o assunto. O criador das hashtags depois explicou que tirou a inspiração para essa tag específica do Flickr, onde os usuários estavam usando SanDiegoFire para marcar as postagens sobre os incêndios.

Os tuítes de Ritter foram tão populares que os usuários da rede social começaram a usar hashtags para agrupar conteúdos relevantes. Mas foi só em 2009 que o Twitter realmente abraçou a ferramenta de maneira oficial e adicionou uma busca para esse tipo de tags.

Em 2010, esse conceito evoluiu para os Trending Topics, que mostra as hashtags mais populares em determinado momento. Hoje, o uso de cerquilha não é nem mais necessário para a categorização dos assuntos mais falados do Twitter, mas a hashtag ainda é usada em diversas ações de marketing – especialmente no Instagram e no Facebook.

Como Usar Hashtags da Maneira Certa

A maneira ideal para usar hashtags vai depender da rede social que você estiver usando. Por isso, antes de qualquer coisa, vamos explicar quais as diferenças do uso da ferramenta em cada uma das plataformas em questão.

Diferenças Entre Hashtags em Twitter, Instagram e LinkedIn

Dependendo da plataforma que você for usar em sua estratégia de marketing, as hashtags podem ter funções bastante distintas. Fundamentalmente, todas usam o recurso para a categorização e a busca de temas relevantes, mas há diferenças sutis que você precisa saber antes de sair marcando o joguinho da velha em todas as suas postagens.

Como Funcionam as Hashtags no Twitter

No Twitter, as hashtags servem para agrupar todas as conversas de diferentes usuários num único lugar. Com isso, pessoas que não estariam necessariamente conectadas em primeiro lugar – por não terem seguidores em comum, por exemplo – podem participar da mesma conversa sobre um tópico popular.

Um exemplo é a hashtag #SetembroAcabandoEEu, que os usuários da rede de microblogging usam no final do mês de setembro para compartilhar o que fizeram (ou não fizeram) de relevante nos últimos 30 dias.

feed da hashtag #SetembroAcabandoEEu

Nesse caso, maioria das publicações são de pessoas compartilhando memes e posts engraçados sobre os problemas e as dificuldades que tiveram naquele mês. De algum modo, todos estão participando da mesma conversa e falando do mesmo assunto, como se fosse um grande tópico de fórum com mais de 5.000 postagens.

Como Funcionam as Hashtags no Facebook

O uso da funcionalidade no Facebook é bem parecido com o do Twitter, servindo para unir num mesmo lugar o que vários usuários têm dito sobre o mesmo assunto. A grande diferença aqui é que a maioria das contas e postagens costumam ser privadas.

feed da hashtag #nbafinals no facebook

Por isso, mesmo que a maioria dos usuários esteja de fato usando a tag, é provável que essas publicações são sejam indexadas na busca da plataforma. Por causa disso, as conversas no Facebook costumam ser dominadas por influenciadores e empresas.

Como Funcionam as Hashtags no Instagram

Como o Instagram é uma rede social de propriedade do Facebook, é de se esperar que os sistemas de tags de ambas opere de maneira parecida. E isso é verdade, ao menos do ponto de vista técnico da programação.

Mas as duas plataformas possuem diferenças significativas na maneira como são utilizadas por seus usuários, o que também afeta as hashtags. Outra mudança importante é que o fluxo de postagens de uma hashtag no Instagram é muito mais simples do que aqueles de Twitter e Facebook.

feed da #nbaplayoffs no instagram

Aqui, a interface é muito mais focada em imagens, e há menos opções de busca. Você pode organizar as publicações por relevância ou das mais recentes para as mais antigas. As postagens são uma mistura de posts de indivíduos, de influenciadores e de empresas – você pode encontrar até prints de tuítes!

Como Usar Hashtag na sua Campanha

Agora que você sabe as diferenças dos sistemas de tags das principais plataformas de streaming, chegou a hora de aprender como aplicá-las na sua estratégia de marketing!

Dicas Gerais de Boas Práticas

Usar hashtags é bem simples. Basta você colocar a cerquilha (#) e logo depois digitar a palavra-chave ou a frase-chave que deseja usar. Se tiver mais de uma palavra na sua hashtag, não se esqueça de colocar tudo junto e de separá-los com letras maiúsculas. Um bom exemplo é a hashtag que vimos acima, a #SetembroAcabandoEEu.

Claro, essas dicas servem para caso você esteja criando a sua própria tag. Se você for usar termos que já existem, o ideal é seguir o padrão que gerou mais atenção e compartilhamentos por parte dos usuários.

Portanto, sempre que for utilizar uma tag, faça uma pesquisa na rede social antes. É possível que você vá promover algo que já tenha até uma hashtag oficial, como é o caso de eventos esportivos e grandes festivais de música. Mas fique de olho, pois nem sempre a versão oficial vai ser a mais utilizada pelos usuários.

Como Usar Hashtag no Twitter

Uma das principais coisas para se ter atenção no Twitter é: não exagere na quantidade de tags. A maioria dos posts nesta rede social possuem uma ou duas hashtags no máximo. Isso acabe acontecendo até de uma maneira natural.

Cada plataforma possui seu próprio conjunto de hashtags específicas, que se repetem em popularidade viral de tempos em tempos. Um exemplo disso é a #FF, que significa “Follow Friday”. Nela, os usuários recomendam perfis que acham interessantes para os seus seguidores.

Não se esqueça de acompanhar e monitorar o que as pessoas estão comentado e como elas estão interagindo com a sua tag. Responda quem faz perguntas sobre a ação e converse com usuários que tenham algo significativo a dizer sobre a sua empresa e o seu negócio.

Portanto, essas são as principais dicas de uso de hashtags no Twitter:

  • Use apenas uma ou duas tags por post
  • Se aproveite de tags famosas e recorrentes, como a #FF
  • Monitore a tag e participe da conversa

Como Usar Hashtag no Instagram

Como há um espaço maior para texto no Instagram – e ele não chama tanto a atenção das pessoas – os criadores de conteúdo possuem uma maior liberdade para usar as tags. Claro que não recomendamos que você cometa um exagero ou faça um stuffing de hashtags, mas um número de quatro por post seria uma boa média.

Assim como no Twitter, há hashtags que são exclusivas e recorrentes do Instagram. Um exemplo disso é a #instagood, que muitas marcas e influenciadores usam para destacar uma foto que tenha ficado muito boa.

Um detalhe que deve ser observado em todas as redes sociais, mas é ainda mais importante aqui: não se esqueça de deixar sua conta como pública e aberta. Isso permite que sua publicação apareça para outros usuários.

Outro diferencial do Instagram é que, assim que você começa a digitar as hashtags, ele começa a sugerir outras com base no tema e na sua popularidade. Isso é muito útil para ajudar você a escolher quais tags colocar no seu post.

Aqui está o que você deve ter em mente na hora de criar tags para o Instagram:

  • Use em média 4 tags ou até mais, dependendo do caso
  • Não se esqueça de tags famosas, como a #instagood
  • Deixe sua conta pública e aberta para que possa ser encontrada
  • Confira as hashtags populares sugeridas pelo aplicativo

Como Usar Hashtag no Facebook

Aqui vale a mesma regra das outras redes sociais: seu perfil deve ser público. Só que, no Facebook, isso é ainda mais importante. Afinal, é comum que as contas sejam privadas nessa rede social – o que dá ainda mais destaque para aqueles perfis que sejam abertos.

A busca das tags é bastante facilitada na rede social de Mark Zuckerberg, já que ela pode ser feita diretamente na barra de pesquisa superior da plataforma. Outra facilidade trazida pelo Facebook é que a hashtag do post vira o link página de resultados dessa tag.

Por exemplo, você pode encontrar publicações que usam sua tag ao buscar facebook.com/hashtag/#SuaHashtag.

Essas são as principais dicas de tags no Facebook:

  • Mais do que nunca, é importante que seu perfil seja público
  • Barra de tarefas permite fácil pesquisa das hashtags
  • Plataforma cria link único para resultados da sua tag

Melhores Ferramentas de Pesquisa de Hashtag

Dizem por aí que “uma pessoa só é tão boa quanto as ferramentas que ela usa”. Prova disso é que a escolha da ferramenta pode significar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia de marketing.

É por isso que vamos dar algumas dicas de plataformas para você buscar hashtags. Não vamos entrar a fundo em nenhuma delas – até porque essa não é nem a proposta – mas a ideia é trazer algumas sugestões para você ver qual se encaixa melhor na sua estratégia.

1. Rite Tag

site de pesquisa de hashtags rite tag

O Rite Tag traz como grande funcionalidade um recurso que diz a chance de sucesso que você tem quando escreve uma tag. A ferramenta ainda indica tags semelhantes que tratem da mesma temática.

O serviço não está disponível em português, mas ele é simples de usar e tem até tutoriais em vídeo que mostram como funciona. A ferramenta é compatível com diversas redes sociais, mas a maior recomendação é que seja usada no Twitter.

O recurso é gratuito numa versão limitada, mas você pode ver demonstrações das suas funcionalidades avançadas. Há ainda uma extensão para o Chrome e apps para Android e iOS.

2. Hashtracking

site de analise hashtracking

O Hashtracking tem um objetivo um pouco diferente, de rastrear o resultado da sua palavra-chave depois que ela já foi publicada. Isso é especialmente útil se você estiver promovendo eventos ou campanhas de marketing específicas com a tag.

O principal ponto negativo é que ela só é compatível com Twitter e Instagram. Por causa disso, você terá que achar outros meios de acompanhar seus resultados no Facebook.

Agora, se a sua campanha de marketing for feita principalmente nas plataformas suportas, você está com sorte. Isso porque o Hashtracking oferece métricas como alcance, número de tuítes, plataformas em que as postagens foram feitas e mais.

3. Tagboard

painel de controle do tagboard

O grande barato do Tagboard é que ele permite que você pesquise hashtags que estão sendo usadas em diferentes redes sociais ao mesmo tempo. Ou seja, com apenas uma pesquisa, você pode ver o que está em tendência no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Basta se cadastrar gratuitamente e se conectar nas redes sociais que deseja gerenciar. Após isso, você vai se deparar com um painel de controle, onde poderá gerenciar sua conta. Há também uma barra de pesquisa onde você pode buscar as tags que desejar.

Se você precisar de mais funcionalidades, é possível solicitar uma demonstração direto no site, que a empresa vai oferecer o plano na medida para você.

Conclusão

Neste artigo, nós vimos o que é uma hashtag e as melhores maneiras de usar esse recurso na sua estratégia de marketing. Você aprendeu um pouco mais sobre a história desse tipo de tag e sobre as diferenças da maneira como ela é implementada no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Como você usa as hashtags nas suas campanhas de marketing? Conte para a gente!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.