Wordpress

Joomla! ou WordPress: qual CMS você deveria usar?

Joomla! ou WordPress, qual usar

Ambos Joomla e  WordPress são poderosos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos (CMS’s) que possibilita você de criar praticamente qualquer tipo de website que você possa imaginar. A real questão é: O que faz elas diferentes uma da outra, e porque você deveria escolher uma?

Enquanto ambas plataformas são a escolha mais sábia na maioria dos casos, ela são também de certa forma, diferentes quando se trata da funcionalidade e recursos. A única forma de ter certeza de qual CMS irá lhe servir melhor, é aprendendo como elas funcionam e o que podem te oferecer. Mudar o seu CMS desde a linha é bastante trabalho, então você vai querer acertar de primeira.

Neste artigo, nós vamos conversar sobre o que são CMS’s e porque você deve considerar usar uma. Então vamos comparar Joomla! Vs WordPress em termos de recursos, facilidade de uso, custo e mais. Vamos começar!

O que são CMS’s  (e porque são tão úteis)

Joomla ou WordPress

Um CMS é qualquer plataforma que lhe provém ferramentas necessárias para criar, manejar e publicar tipos de conteúdos específicos. Caso queira rodar um Blog online, por exemplo, você iria usar um CMS que irá te prover com ferramentas de formatação e revisão também  como as opções de publicar seus posts.

Como pode imaginar, nenhuma CMS é igual a outra. A principal diferença geralmente vem quando se trata de que tipo de conteúdo você que seja o foco. Claro que nesses tempos, a maioria dos serviços provem com ferramentas necessárias para qualquer tipo de conteúdo. Isso significa que você pode basear sua decisão em qual solução lhe parece mais confortável.

Com isso em mente, vamos resumir como usar uma CMS pode te beneficiar:

⦁ Provem ferramentas para que possa criar um conteúdo melhor. O principal motivo por trás da maioria dos CMS1s é ser capaz de publicar conteúdos de alta qualidade.

⦁ Ajuda a manter seu conteúdo organizado. Os CMS’s mais modernos, automaticamente organiza seu conteúdo usando ferramentas como etiquetas e categorias.

⦁ Você pode expandir a funcionalidade de seu CMS. Um CMS de qualidade vai te possibilitar customizar sua instalação adicionando funcionalidades extras nelas.

Talvez o mais importante, o CMS permite que pessoas normais ou com pouca experiência em desenvolvimento web, criar websites fantásticos. Há uma curva de aprendizado na maioria dessas plataformas, mas é muito mais fácil do que aprender como escrever o código do site desde o princípio.

Geralmente, há dois grupos de pessoas que podem se beneficiar muito usando uma CMS para seus projetos Web. Caso não queira nenhuma experiência com desenvolvimento, um CMS pode lhe quebrar esse galho. De outro lado, mesmo sendo um desenvolvedor com experiência, frequentemente não faz sentido criar um website à mão, se há uma plataforma que pode lhe ajudar a agilizar esse processo.

Uma Introdução a Joomla!

Joomla ou WordPress, qual usar

Joomla! é a segunda em relação a WordPress quando o assunto vem à popularidade do CMS. Entretanto isso não significa que é uma escolha inferior. De fato podemos dizer logo que Joomla! faz basicamente tudo que WordPress faz.

Instalar a plataforma é bem simples. E a maioria dos provedores de hospedagem de sites vão permitir que você faça usando a opção de instalação de um clique. Uma vez que configurado seu Joomla! está pronto. Você será  recebido por um painel com muitas opções. Caso você nunca tenha usado Joomla! antes, a grande quantidade de escolhas é intimidador. Entretanto em nossas experiências, nunca é difícil achar o que está procurando, mesmo que seja novo em nosso sistema.

No que diz respeito às características, joomla! provem conteúdo incorporado aos sistemas de gerenciamento de usuários. Você também terá acesso a um recurso de módulo, que você pode usar para ampliar seu site funcionalmente, caso necessite (falaremos mais sobre isso mais tarde), graças ao poderoso editor incorporado, criar conteúdo com Joomla!

É relativamente simples, como manter tudo organizado. Quando se trata de customização visual, Joomla! permite você personalizar manualmente seu site, ou o uso de modelos para agilizar o processo. Não há diretório oficial para os modelos, infelizmente, então você terá que contar com suas habilidades no Google para encontrar o melhor para você.

Há duas áreas específicas onde joomla! brilha acima dos outros CMS: quando construindo um website com múltiplas linguagens e plataforma de redes sociais. Fora da caixa, esse CMS junta muitas opções que pode te ajudar a ajustar qual o tipo de site facilmente.

Ferramentas chave:

⦁ Criar e organizar qualquer tipo de conteúdo que queira, usando um visual robusto e editores de código;

⦁ Administrar seu conteúdo e usuários com facilidade de seu painel de controle;

⦁ Aumenta a funcionalidade de seu website com extensões;

⦁ Customize o estilo de seu site usando Modelos;

⦁ Use a otimização de mecanismo de pesquisa (OMP) embutida, para melhorar suas páginas.

Introdução ao WordPress

Joomla ou WordPress, qual usar

Quando se trata de um grande número de usuários, WordPress é o rei dos CMS. Essa plataforma atualmente eleva praticamente 30% dos websites existentes, o que é impressionante. Instalando a plataforma manualmente, é extremamente simples assim como Joomla! a maioria das hospedagem de sites oferecem hoje opções de configuração dedicadas, com um clique para poupar tempo.

Uma vez que configurado, seu website WordPress, você passará a maior parte do tempo rodando de seu painel de controle. A plataforma oferece uma interface simples com opções claramente definidas para lhe ajudar. Em primeiro instante, você notará que tem menos configurações em relação a Joomla!. Isso é uma boa notícia caso esteja procurando montar um site simples, mas bem menos atraente caso você goste de personalizar todos os aspectos de sua experiência.

Fora da caixa, o WordPress inclui poderoso recursos poderosos de gerenciamento de conteúdo de mídia. Você pode configurar tags e categorias para suas publicações, editar as postagens e posts é extremamente fácil graças ao editor visual. Assim como Joomla!, você também tem acesso ao código do editor. Ambas plataformas são excelente editores fora da caixa, e você pode estender suas funcionalidades caso se sinta limitado. WordPress em particular se destaca quando se trata de configurar simples websites, por exemplo, esse CMS pode fazer menos trabalho com páginas de destino ou sites de pequenas empresas.

Essa é uma parte graças à quantidade massiva de temas disponíveis para plataforma – ambas, grátis e Premium. Um monte deles incluem seus próprios construtores página arraste e solte, o que deixa o processo muito mais simples.

Se você está procurando por websites mais complexos, WordPress, tem ferramentas que podem estender usando plugins. A popularidade da plataforma significa que você tem centenas de opções disponíveis. Ainda assim, se você tem experiência com desenvolvimento de web, as chances são de que joomla! seria mais fácil de customizar para você.

Ferramentas chave:

⦁ Criar e gerenciar múltiplos tipos de conteúdos usando editores de código e visual integrados.

⦁ Acesse centenas de plugins e temas para estender a customização de seu site.

⦁ Aproveite as excelentes capacidades de blog da plataforma.

⦁ Gerencie seu website com um painel de controle intuitivo.

⦁ Configure websites simples com facilidade.

O custo de usar Joomla! Vs WordPress

Logo de cara, é importante notar que ambos Joomla! E WordPress são plataformas Open-Source. Isso significa uso livre. Mas você ainda deve pagar pelo serviços de Hospedagem de sites online.

Felizmente, há muitos planos baratos de hospedagem de sites:

joomla ou wordpress, qual usar

Isso significa que você não precisa de um grande orçamento  para começar com seu Website, entretanto, você irá provavelmente querer atualizar seu serviços de hospedagem algum ponto, o que significa que você irá ter que pagar mais mensalmente. Esses custos variam dependendo de quem será o seu provedor de hospedagem de sites.

É também importante entender que construir e rodar sites  joomla! E WordPress não são aventuras baratas. O custo real fica claro quando você mergulhou no mundo dos plugins e extensões. Dependendo de qual funcionalidade você quer adicionar ao seu website, você pode encontrar extensões para fazer o trabalho, mas você pode também encontrar-se em opções que são pagas. Em nossas experiências, muitas extensões e plugins premium para ambas plataformas começa em média $20,00 entretanto, preços podem variar muito. Caso você necessite vários plugins Premium, vão rapidamente se somar.

No geral, um CMS não é tão inerentemente mais caro que o outro – seus investimentos vão depender em grande parte, da hospedagem e complementos que você optou.

Como estender a funcionalidade de ambas plataformas

Até então, nós conversamos e argumentamos as funcionalidades da sua CMS. Você pode fazer o mesmo com Joomla! usando extensões, onde WordPress emprega plugins. Apesar da diferença dos nomes, ambos os tipos de ferramentas trabalham basicamente da mesma forma, você encontrará um add-on que inclui a funcionalidade que deseja para seu site, instale e configure.

O Processo de instalação para essas ferramentas são bem diretas para ambas as plataformas. No entanto o WordPress tem uma vantagem graças a enorme quantidade de plugins que estão disponíveis. Eles podem ser encontrados em dezenas de milhares, enquanto Joomla! só oferece uma fração desse número.

Quanto a qual tipo de funcionalidades que você pode adicionar em seu site, sua imaginação é o limite para ambas as plataformas. No WordPress, por exemplo, você pode usar o plugin WooCommerce para adicionar um sistema robusto de comércio eletrônico no núcleo do CMS em questão de minutos. Joomla! oferece sua própria solução de Comércio Eletrônico na forma de extensões. Mercado eletrônico é uma boa opção qual provém somente as mesmas funções do WooCommerce.

Naturalmente, há um monte de tipos e funcionalidades que você pode adicionar em sua plataforma. Contudo, o comércio eletrônico é um excelente exemplo devido a grande complexidade dos recursos requeridos.

Qual CMS é a melhor para você?

Nós descobrimos muitas informações até agora. Vamos tirar um minuto para recapitularmos rapidamente. Em termos de facilidade e uso, a WordPress tem a vantagem sobre o Joomla!. que te oferece mais opções de personalização fora da caixa , mas essa vantagem também torna o processo um pouco mais complicado para começar.

Quando se trata de preços, ambas as plataformas não equivalentes, a despesa real será provavelmente proveniente dos serviços de hospedagem e plugins. A conta pode fazer sua carteira ficar mais leve, mas em muitos casos, você pode encontrar opções grátis que adicionam ferramentas que você precisa. Quanto a escalabilidade , WordPress oferece um número muito maior de plugins e temas, graças a sua popularidade, em outras palavras é muito mais fácil estender as funcionalidades da WordPress do que a Joomla!. Dito isso, Joomla! é só customizável se você já tiver alguma experiência em desenvolvimento de web, e codificação.

Com isso em mente, nós estamos recomendando confiantemente aos usuários WordPress que tem pouca experiência com desenvolvimento web. É uma opção fantástica caso queira criar um pequeno site que não precise de muita funcionalidades extra, graças a facilidade de uso. Joomla! Por outro lado, é uma boa opção para aqueles que já tem experiência em desenvolvimento de Web. Pois te oferece muito mais recursos fora da caixa, que o WordPress. Mas isso não significa que é mais difícil de aprender, a menos que você já tenha experiência em plataformas semelhantes.

Também vale a pena notar que Joomla! se destaca quando se trata de criar plataformas sociais e sites multilingual, graças aos recursos incorporados, enquanto o WordPress ainda é o melhor CMS para blogueiros.

Conclusão

Escolhendo qual CMS usar para seu próximo projeto na Web é uma decisão importante. A sua escolha terá bastante impacto na forma de gerenciamento de seu Website, bem como quais recursos estão disponíveis para você. Nesse caso, ambas opções são de primeira qualidade, mas você querer conhecê-las antes de se instalar em uma.

Desenvolvedores de web iniciantes vão se sentir mais confortáveis usando WordPress, graças ao painel de controle intuitivo e o sistema de temas. No entanto, não significa que Joomla! É uma escolha inferior. De fato, ela lhe oferece mais recursos que o WordPress, por fora.

Mas é um pouco mais difícil de pegar o jeito com ela caso não tenha experiência usando um CMS, felizmente não importa qual plataforma escolher, você terá muitas opções para estender as funcionalidades do website.

Você tem alguma questão sobre qual escolher entre joomla! e WordPress? Vamos conversar sobre isso na seção de comentários abaixo! E para acessar mais dicas, continue acessando nossos conteúdos no blog!

hostinger-blog

 

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!