WordPress

Uma Introdução à Imagem Destacada WordPress

Rascunho do blog da Hostinger para simbolizar a imagem destacada WordPress

A pergunta “O que é o tamanho da imagem destacada do WordPress?” é uma das perguntas mais comuns entre os usuários do CMS mais popular do mundo. Neste tutorial vamos aprender o que são as imagens destacadas do WordPress, o porquê de sua imagem muitas vezes não ser tão boa quanto na demo do tema, e como mudar o tamanho da imagem destacada do WordPress.

O Que é Imagem Destacada WordPress?

As imagens destacadas do WordPress são imagens que melhor descrevem os posts, páginas ou tipos de postagem personalizada de seu blog. Esse tipo de imagem é essencial pois ajuda a atrair visitantes para ler seu conteúdo ou dá uma ideia inicial do que será abordado.

Além de ser uma representação do seu conteúdo, a imagem destacada também dá suporte ao tema inteiro.

Geralmente você vai encontrar suas imagens destacadas sendo mostradas como miniatura dos posts. Se você clicar no post a imagem destacada será posicionada no topo da página ou post. Na maioria dos temas as imagens destacadas aparecem após o título da página ou post.

Espere. Maioria dos temas? Sim. Você não entendeu errado. Sua imagem destacada se relaciona ao seu tema. Portanto cada tema irá mostrar sua imagem destaca de forma distinta, seja em um lugar ou com um tamanho diferente.

Como Adicionar uma Imagem Destacada?

Para configurar imagem destacada do WordPress é só seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse o painel admin do WordPress.
  2. Clique em Posts > Adicionar novo.
  3. Você irá encontrar a opção Imagem destacada no menu à direita. (Se você já encontrou a opção pule para o passo 8. Os passos 4 até 7 são para quem não conseguiu encontrar a aba imagem destacada).
  4. Se você não encontrou a aba e ainda utiliza o editor clássico do WordPress, então clique em Opções de tela no canto superior direito da tela.
  5. Marque a caixa Imagem destacada.
  6. Na aba Imagem destacada clique em Definir imagem destacada.
  7. Agora você vai ter uma janela mostrando a Biblioteca de Mídia.
  8. Você pode selecionar a imagem desejada diretamente da biblioteca de mídia do WordPress.
  9. Se você deseja subir uma foto que está no seu computador é só clicar em Selecionar arquivos.
  10. Selecione os arquivos desejados no seu computador.
    Local indicando onde adicionar uma imagem destacada WordPress

Agora você já pode adicionar imagens destacadas. Porém pode ser que no futuro você encontre uma foto melhor para ser sua imagem destacada e deseja remover a atual. Para isso são necessários alguns cliques.

  1. Acesse a aba Imagem destacada.
  2. Clique em Remover imagem destacada logo abaixo da imagem.
  3. Siga os passos anteriores para adicionar uma nova imagem.

Por Que Minha Imagem Destacada Não é Tão Boa Quanto à Demo do Tema?

Agora você já sabe como adicionar e configurar imagem destacada WordPress no seu post ou página. Mas você pode notar um novo problema. Por que a imagem que você adicionou não fica tão boa quanto a imagem demo do tema?

Lembre-se que o tema tem controle total sobre as imagens, e cada tema possui um tamanho de imagem específico.

Vamos dar um exemplo. Digamos que o tema do WordPress que você está utilizando definiu que a imagem destacada deve ter um tamanho de 1000px de largura e 700px de altura. Porém a imagem destacada que você escolheu possui as dimensões de 960px x 720px. Certamente a qualidade da sua imagem destacada não vai ser tão boa quanto da imagem demo do tema. Mas este não é um problema sem solução. Para corrigi-lo é só seguir os passos abaixo.

Como Mudar o Tamanho Imagem Destacada WordPress?

Você pode mudar o tamanho da imagem destacada editando o arquivo do tema functions.php ou com a ajuda de um plugin. O segundo método é mais simples e funciona na maioria dos temas. O plugin Simple Image Sizes permite redimensionar a imagem destacada WordPress e também modificar o tamanho das imagens padrão. E mais, com o plugin Simple Image Sizes você pode facilmente adicionar tamanhos de imagem personalizados.

Instale o plugin e navegue até Configurações > Mídia para mudar o tamanho da imagem destacada do WordPress.
Tela de configuração da imagem destacada WordPress

As mudanças não terão efeito nas imagens destacadas estabelecidas anteriormente. Para isso é necessário fazer um novo upload e redefinir as imagens destacadas. Apenas clique no botão Regenerate Thumbnails para realizar a correção. Agora todas as imagens destacadas terão as medidas definidas por você.

Conclusão

A imagem destacada do WordPress é muito mais importante do que você imagina. Ela é um fator chave que pode decidir se o visitante irá querer ou não passar mais tempo no seu site. A imagem destacada também representa todo o conteúdo que você disponibiliza em seu post ou página. Neste tutorial você aprendeu como adicionar uma imagem destacada WordPress e como mudar seu tamanho.

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

2 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Na guia opções de tela não tem a caixa “imagem destacada”. Será que é meu tema (Newsworthy) que não tem? Preciso dar um jeito de consertar isso. Agradeço se me ajudarem, já procurei muitos tutoriais na internet e não consegui.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês