CMS

Drupal vs Joomla: Dois Grandes Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo Comparados

Drupal vs Joomla: duas grandes plataformas de sites comparadas

Para criar um site robusto você precisa mais do que somente um plano. Você também vai precisar de uma plataforma sólida, ou seja, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Existem diversos CMS’s disponíveis, mas dois dos mais populares são Joomla and Drupal.

Para saber qual é o melhor CMS para o seu site, vamos comparar as plataformas utilizando os seguintes critérios:

  1. Facilidade de uso;
  2. Gerenciamento do site;
  3. Personalização;
  4. Performance;
  5. Segurança.

Esses cinco elementos, quando combinados, vão dizer tudo que você precisa saber para escolher entre as duas opções. Vamos comparar Drupal vs Joomla!

Drupal vs Joomla

Primeiro, é importante mencionar que ambas as plataformas são consideradas self-hosted. Isso significa que são softwares de código-aberto e que podem ser instalados em qualquer servidor.

Um CMS de código-aberto é uma ótima opção para a maioria dos sites porque permitem que você tenha controle de sua aparência e funcionalidades. Entretanto, cada plataforma possui particularidades e configurações únicas, o que torna mais difícil para tomar uma decisão.

Quando se trata de popularidade, o Joomla fica atrás somente do WordPress. É um CMS baseado em PHP que permite a criação de praticamente qualquer site que você desejar e oferece muito controle sobre o gerenciamento do seu site.

Home Joomla

O Drupal, por outro lado, é uma opção mais específica para certos grupos, mas não significa que seja uma opção ruim. Inclusive possui uma ótima reputação entre desenvolvedores e muitos sites populares utilizam o Drupal devido a suas ferramentas características.

home do drupal

Mas uma coisa é necessário entender, mesmo que o Joomla e Drupal possuam características semelhantes, eles foram criados para públicos distintos. Vamos mostrar isso nas seções abaixo, onde vamos comparar minuciosamente Drupal vs Joomla.

Facilidade de uso

Para construir um site é importante utilizar um CMS que possua as ferramentas necessárias, mas que seja simples de aprender. Ou seja, se você demorar semanas para entender o básico do programa, talvez ele não seja tão amigável quanto deveria ser.

O Joomla oferece um ótimo balanço em relação a eficiência de suas ferramentas e a facilidade de usá-las. Isso se torna aparente assim que você acessa o painel principal.

painel de controle do joomla

Existem muitas opções de configuração aqui, mas descobrir o que cada uma faz não é tão difícil. Por exemplo, se você clicar na aba Articles vai ver uma lista de conteúdos publicados.

artigos publicados no joomla

Assim como se você clicar em create a new article, um poderoso gerenciador de texto será aberto. Para nós o Joomla possui um dos melhores editores de texto entre os concorrentes, e também possui diversas ferramentas de SEO integradas.editor do joomla

O painel do Drupal não possui uma aparência tão clara. De início já é possível notar menos opções do que o Joomla. Mas ao começar a explorar tudo que o CMS tem a oferecer você, vai ver que tem muitos recursos.

painel de controle drupal

O editor do Drupal não oferece tantas opções de formatação para criação de novos conteúdos. Isso porque o Drupal presume que você possui um conhecimento básico de HTML e pode realizar essas formatações sozinho:

editor do drupal

Esse padrão é evidente em toda a plataforma. De certa forma o Drupal sempre presume que  você tem alguma experiência com programação e desenvolvimento. Sem experiência você vai ter dificuldades para masterizar a ferramenta. Existem outros fatores positivos do Drupal, mas vamos tratar disso mais a frente.

De qualquer maneira fica evidente que o Joomla possui uma larga vantagem no quesito facilidade de uso, e por isso vai ganhar esse round da batalha Drupal vs Joomla.

Gerenciamento do site

Juntamente com a facilidade de uso, você também vai querer uma plataforma que ofereça autonomia para trabalhar em seu projeto. Isso quer dizer que terá disponível ferramentas que você precisa para gerenciar as tarefas diárias do seu site.

O Joomla possui muitas opções de customização. Por exemplo, você pode mexer nas configurações de SEO, habilitar CAPTCHAs, configurar opções de cache, permitir mais de um idioma, e mais.

configurações joomla

A melhor parte é que a plataforma oferece detalhes sobre essas configurações, caso você não saiba para que servem. Para acessar essas dicas é só passar o mouse por cima da opção.

dicas-drupal

Porém o Drupal vai ainda mais longe. Ele possui várias opções de gerenciamento avançadas, incluindo um armazenador de log de erros e tarefas ‘cron’. Além de armazenar as pesquisas que seus visitantes fazem em seu site.

drupal configurações

Em geral as duas plataformas se saem bem quanto ao gerenciamento do site. Mas o Drupal oferece algumas configurações mais avançadas que podem ser benéficas se você já tem alguma experiência com construção de sites, e por isso é o vencedor no quesito gerenciamento do site.

Personalização

Na teoria os CMS deveriam permitir que o seu site tenha a aparência que você desejar. Mas na prática isso vai depender muito do nível de customização que o CMS possui.

Tanto o Joomla quanto Drupal se destacam nesse sentido e são excelentes opções para qualquer tipo de site. O segredo se encontra no sistema de temas e módulos, além de serem plataformas de código-aberto.

O Joomla possui quase 8,000 extensões para adicionar funcionalidades ao seu site em questão de minutos, e muitas delas são grátis.

extensões joomla

O Joomla também trabalha com temas. Isso significa que para alterar a aparência do seu site basta encontrar o tema certo. É importante lembrar que não existe um diretório de temas oficial do Joomla, então você tem que procurar sozinho.

Isso pode até ser uma surpresa para você, mas o Drupal possui ainda mais opções de módulos. Na verdade existem mais de 40,000 opções de módulos no repositório oficial, um número que só é superado pelo WordPress.

módulos do drupal

Além disso a página oficial do Drupal ainda lista mais de 2,600 opções de temas:

Temas drupal

Além dos plugins e temas, as plataformas em sua essência são bastante customizáveis. Se você possui experiência com programação fica ainda mais fácil para trabalhar em suas funcionalidades. Nesse sentido o Drupal possui vantagem, já que oferece mais opções.

Portanto, mesmo que ambas as plataformas sejam bastante personalizáveis, o Drupal se sai melhor. Por isso o vencedor desse round da batalha entre Drupal vs Joomla vai para o primeiro.

Performance

A performance do seu site é um dos aspectos que mantém seus visitantes felizes. Isso significa que a página precisa carregar rápido, e seu site precisa ser responsivo. Caso contrário eles vão procurar por conteúdo em outro lugar.

Existem muitos fatores que influenciam no desempenho, mas dois dos principais são:

  1. O CMS.
  2. E a plataforma de hospedagem.

Nenhum CMS é igual, então é normal que alguns possuam melhor desempenho. Por exemplo, o Joomla naturalmente oferece uma experiência de alta performance. Ele também permite a habilitação de ferramentas como cache e compressão GZIP, que pode melhorar ainda mais o tempo de carregamento.

Já o Drupal é conhecido por ser uma ferramenta leve e altamente escalável. Isso significa que ele pode aguentar mais tráfego que o comum antes de começar a ficar devagar. Por isso o Drupal é popular entre grandes sites.

Mas é importante saber que por serem plataformas de código-aberto tem muita coisa que você pode fazer para melhorar o desempenho do site. Ambos os CMS possuem plugins e extensões que podem ajudar na performance. Você também pode fazer configurações manuais. Ou seja, você pode ter um site rápido independente da plataforma.

Mas é claro que o provedor de hospedagem também possui um papel importante. Você vai precisar de um plano que tenha os recursos para suportar o número de tráfego que você espera. Por exemplo, se você recebe milhares de visitantes por dia é natural que um plano de hospedagem compartilhada não vai ser suficiente para suportar todo o tráfego. Vai ser necessário algo mais robusto, como um Servidor Privado Virtual.

Aqui na Hostinger oferecemos tanto o Drupal quanto o Joomla. Levando em consideração tudo que foi discutido estamos declarando um empate.

Segurança

Atualmente é comum que sites armazenem algum tipo de informação sobre seus visitantes, mesmo sem seu conhecimento. Por isso que escolher um CMS seguro é essencial para evitar situações que possam colocar os dados de seus visitantes em risco.

Felizmente os dois CMS de nosso comparativo são bastante seguros. Sendo justo, ambas as plataformas já tiveram suas vulnerabilidades no passado. Mas isso é de se esperar quando se trata de um CMS popular e que cuida de sites com grandes audiências.

O lado bom é que qualquer vulnerabilidade encontrada é rapidamente corrigida com atualizações, o que ajuda a manter a plataforma segura. Além de que os dois permitem que você tome medidas de segurança extra, como por exemplo através de extensões.

Para resumir, as plataformas são ainda mais seguras dependendo do esforço que você coloca nisso. Você vai estar bem protegido se tiver uma senha segura e manter o software sempre atualizado. No geral, nesse quesito também é um empate.

Vantagens do Joomla

O Joomla é uma plataforma poderosa, e não é à toa que é tão popular no mundo. Esses são alguns dos motivos que você pode considerar para utilizá-la:

  • Bom balanço entre facilidade de uso, gerenciamento do site e personalização.
  • Muitas opções de customização disponíveis.
  • Ferramentas de SEO integradas.

Em nossa percepção o Joomla fica no meio termo entre WordPress e Drupal. Ele é simples de usar e possui mais ferramentas nativas do que o WordPress e não exige conhecimento de programação como o Drupal.

Em qualquer caso o Joomla é uma excelente escolha para qualquer tipo de site.

Vantagens do Drupal

Muitas pessoas acham o Drupal intimidante devido sua complexidade. Mas se isso não é um problema para você a plataforma tem grandes atrativos:

  • Uma grande variedade de ferramentas de gerenciamento.
  • Milhares de módulos e temas.
  • Alta customização.
  • Leveza e escalabilidade.

O Drupal é a solução que você procura se estiver pensando em um nível empresarial. Ao comparar Drupal vs Joomla se torna evidente que o Drupal tem muito mais para oferecer. O ponto negativo é que você vai precisar de conhecimento em programação ou vai ter que contratar um desenvolvedor.

Conclusão

Utilizar o CMS certo é o primeiro passo para na criação de um site. No geral, o Joomla é mais amigável para iniciantes, porém o Drupal é mais completo, principalmente para quem já é do ramo.

Entre Drupal vs Joomla, com qual você fica? Conta pra gente qual é o seu CMS favorito na seção abaixo!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]