Como Instalar o SSL Grátis da Let’s Encrypt na Hospedagem Compartilhada

Como Instalar o SSL Grátis da Let’s Encrypt na Hospedagem Compartilhada

Se você tem um site, você precisa de um certificado SSL. Felizmente, você pode conseguir um SSL grátis e economizar no seu projeto online. Aqui, vamos mostrar como instalar o Let’s Encrypt na hospedagem compartilhada para melhorar a segurança e a credibilidade do site.

A Hostinger oferece SSL grátis com o plano Business de hospedagem de site. Vale a pena checar essa oferta de você leva a sério a proteção do seu site e não quer ter que lidar com as complicações de instalar, configurar e renovar o SSL.

Contratar Hospedagem de Site

Motivos para Instalar um Certificado SSL

Secure Sockets Layer (SSL) é um protocolo web para assegurar a transferência de dados e a comunicação. O protocolo criptografa toda a informação solicitada a partir do servidor e vice-versa, impedindo terceiros de acessá-la.

Aqui estão os principais benefícios de habilitar o protocolo SSL no seu site:

  • Melhora a segurança do site — o SSL criptografa informações sensíveis. Ele assegura a transferência dos dados e a conexão.
  • Aumenta Credibilidade — habilitar o protocolo SSL mostra que você tem comprometimento com a proteção dos dados dos seus visitantes, com a segurança de pagamentos online e com a LGPD.
  • Melhora o Ranking de SEO — sites de busca populares como o Google priorizam sites com HTTPS habilitado na Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa (SERP).

Para habilitar o SSL no seu site, você primeiro precisa obter um certificado SSL de uma autoridade certificada (CA). A maioria dos provedores de hospedagem, como a Hostinger, oferece ótimas ofertas para comprar SSL, que não apenas são acessíveis como são fáceis de instalar.

Mas não se preocupe – se você está com o orçamento apertado, há várias autoridades de certificado sem fins lucrativos como a Let’s Encrypt que distribuem certificados SSL de graça.

Contudo, por favor note que os certificados SSL gratuitos gerados pela Let’s Encrypt são válidos por apenas 90 dias. Portanto, você precisa renová-los com frequência para manter seus benefícios.

Como Instalar o Zero SSL na Hospedagem Compartilhada através do SSL for Free

Neste tutorial, vamos mostrar para você como instalar um certificado SSL gratuito numa conta de hospedagem compartilhada da Hostinger usando o hPanel. Se você está rodando o cPanel, você pode conferir este artigo aqui.

Aqui estão os passos para instalar o Zero SSL na hospedagem compartilhada usando o SSL For Free:

  1. Na página inicial do SSL For Free, insira a URL do seu site e clique em Criar certificado SSL grátis.
    barra de endereços do ssl let's encypt
  2. Confira para ter certeza de que a URL está correta e então crie um login ao inserir o seu email e criar uma senha.
  3. Antes de você instalar o seu novo certificado, garanta que o seu domínio é válido e clique em Próximo Passo.
    tela de instalação do let's encypt

  4. Escolha entre um Certificado gratuito de 90 dias ou um Certificado de 1 Ano e clique em Próximo Passo.
    escolha do tempo de duração do let's encrypt
  5. Desmarque a opção Auto-Generate CSR (Auto-gerar CSR) se você quiser inserir suas informações de contato manualmente e então clique em Next Step (Próximo Passo).
    tela para selecionar auto-gerar csr do let's encrypt
  6. Finalize o seu pedido e escolha um plano, e então clique em Next Step (Próximo Passo).
    planos de assinatura do ssl for free
  7. A seguir, selecione o Verification Method (Método de Verificação) que você gostaria de usar.
  8. Após a verificação, clique em Certificates (Certificados) no seu menu do ZeroSSL.
  9. Clique em Download SSL Certificate (Baixar Certificado SSL) para gerar três conjuntos de chaves – CRT (certificado), KEY (chave privada) e CABUNDLE (bundle de autoridade de certificado)
  10. Volte para a sua conta de hospedagem, acesse o menu SSL na seção Avançado e role para baixo até Personalizar SSL.
  11. Cole as chaves que você obteve para as suas respectivas caixas e então clique em Instalar.
  12. Se o processo de instalação foi bem-sucedido, os detalhes do SSL deverão aparecer na seção Lista de SSLs Instalados.
    lista de ssls instalados no hpanel da hostinger

Já enfrentou o erro “Sua Conexão Não é Particular” no Google Chrome? Confira nosso tutorial sobre esse problema e veja como resolvê-lo!

Conclusão

O protocolo SSL tem gradualmente se tornado um protocolo de segurança obrigatório para todos os sites. Se você não possui o orçamento para comprar um certificado SSL, não se preocupe. Você pode instalar o certificado SSL gratuito Let’s Encrypt e ainda ter todos os benefícios de um SSL.

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário abaixo!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.