Linux VPS

Como Listar Usuários no MySQL Usando Linux

listar usuários mysql no linux

O MySQL é um dos gerenciadores de bancos de dados mais conhecidos no mundo. Ele tem muitos recursos que o tornam confiável, robusto e eficiente. Porém, como qualquer programa, só se consegue alcançar a máxima confiabilidade dele se soubermos como usá-lo corretamente.

Uma maneira fácil e confiável de aumentar a segurança do MySQL é saber como criar usuários com permissões limitadas no banco de dados.

Neste tutorial, você vai aprender a como listar usuários MySQL para gerenciar o bancos de dados MySQL com mais eficiência em um terminal de comando do Linux na sua VPS.

Por Que Criar Usuários no MySQL?

Quando o MySQL é instalado, o primeiro usuário criado é o chamado usuário root. Ele é o administrador do MySQL. O usuário root tem permissões para fazer tudo no banco de dados MySQL. Então, não é conveniente que outras pessoas acessem seus bancos de dados usando esta conta.

Por outro lado, hackers sempre tentam logar como um usuário root para roubar dados desses locais. Ou pior, para destruir o serviço inteiro e tudo o que estiver armazenado nele.

Sabendo disso, um SysAdmin precisa criar usuários com permissões específicas em alguns bancos de dados e, por sua vez, em algumas tabelas. Com isso, se a segurança desses usuários for comprometida, o impacto é mínimo ou completamente gerenciável.

Como Listar Usuários MySQL no Linux?

Aqui você vai aprender o método mais fácil.

Passo 1 – Faça Login Usando SSH

Primeiro, você precisa acessar o servidor usando o SSH. Temos um tutorial detalhando esse processo!

ssh your-user@your-server

Passo 2 – Certifique-se de Ter Privilégios Root

Assim que tiver acesso ao servidor, você precisa entrar no console do MySQL. Para fazer isso, você precisa de privilégios root.

Para tanto, use o comando abaixo:

sudo mysql -u root -p

Passo 3 – Digite sua Senha Root do MySQL

Agora você precisa digitar a senha root do seu MySQL. Ela deve ser diferente da senha root de acesso ao sistema.

Quando estiver controle o MySQL pelo console como um usuário root, você vai poder executar sentenças e comandos.

Passo 4 – Mostre seus Usuários MySQL

Agora você pode listar todos os usuários criados no MySQL. Basta usar o comando abaixo:

mysql> SELECT user FROM mysql.user;

Como resultado, você verá todos os usuários criados no MySQL.

Passo 5 – Adicione uma Coluna Host (Opcional)

Pode ser que existam usuários duplicados. Isso acontece porque o MySQL filtra aos acessos a um servidor de acordo com um endereço de IP de onde ele vem.

Então, você também consegue adicionar uma coluna host.

Mysql> SELECT user,host FROM mysql.user;

Com isso, você vai poder ver todos os usuários MySQL criados e de qual host ou endereço de IP eles têm permissão de acesso.

Resumo

A administração de um servidor de banco de dados não é sempre uma tarefa fácil. Assim, é preciso ter cuidado com a criação e administração de permissão de usuários. Agora você sabe como exibir usuários de um banco de dados MySQL.

Fora isso, você sempre pode consultar a documentação oficial do MySQL (em inglês) para ver mais detalhes sobre permissões e qualquer outro conhecimento que quiser ter!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês