Marketing Visual: Como Se Conectar Com Clientes
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Marketing Visual: Como Se Conectar Com Clientes

As conexões humanas se tornaram algo essencial para a criação de estratégias de marketing cada vez mais eficientes. Já se foi o tempo em que os clientes eram nomes sem rosto em um banco de dados – as empresas querem se conectar com o público em um nível mais pessoal. E descobrimos que o marketing visual pode ajudar muito nesse desafio.

O Que É Marketing Visual?

O marketing visual é um sucessor do marketing de conteúdo, focando no uso de imagens, recursos gráficos, ilustrações e vídeos. Esses recursos visuais foram usados inicialmente para acompanhar o conteúdo escrito, mas eles cresceram tanto que não dependem mais do tradicional post de blog para existir.

O marketing visual vem ganhando destaque nos últimos anos. 69% dos profissionais de marketing acreditam que os recursos visuais são essenciais para suas estratégias. Não é surpresa que as organizações estejam investindo mais na criação de recursos visuais de qualidade para seu conteúdo.

Por Que Precisamos Nos Conectar Com Clientes?

A otimização do ciclo de vida do cliente – isto é, como os clientes interagem com nossos produtos, sites ou serviços – tornou-se extremamente importante para as empresas.

Se soubermos o que os clientes estão procurando, quando estão procurando e onde, podemos facilitar e mesmo encurtar o processo de compra de um produto ou serviço. Isso aumentará significativamente as chances desses clientes concluírem uma compra.

Uma vez que a primeira compra tenha sido feita, precisamos trabalhar para levá-los a fazer novas compras. Os clientes retidos não apenas garantem receita constante, mas também aumentam as chances de surgirem indicações e, com isso, novos clientes para a empresa. 

É por isso que precisamos trabalhar para fazer conexões entre a marca e os clientes. Se eles souberem que estamos trabalhando com eles, e para eles, os clientes continuarão voltando, em vez de procurar um concorrente.

Então, como podemos usar o marketing visual para nos conectarmos com os clientes? Existem alguns métodos que podemos adotar que mudarão o relacionamento da empresa com os consumidores. 

Mantenha Os Clientes Sempre Informados

Vamos nos colocar no lugar dos clientes: qual é a única coisa que eles absolutamente odiariam? Ter que procurar por informações. As pessoas simplesmente não têm tempo para vasculhar sites e conteúdos longos em busca de informações relevantes. Elas precisam que as informações estejam imediatamente acessíveis.

Para garantir que os clientes possam receber informações com facilidade e rapidez, precisamos destacar essas informações e torná-las fáceis de serem absorvidas. 

No campo do marketing visual, os infográficos se tornaram um dos métodos mais populares de compartilhamento de informações. Os infográficos combinam texto, imagens e dados em um visual compacto, e é por isso que se tornou uma ferramenta tão conveniente para compartilhar informações.

Podemos usar infográficos para converter as informações existentes — de podcasts, postagens em blogs, vídeos e pesquisas — em um material mais atraente e fácil de ser compreendido.

Dessa forma, é possível alcançar usuários que podem não ter lido, ouvido ou visto o conteúdo original, mas que ainda assim, possam se manter informados.

Criar um infográfico a partir do zero não é algo que a maioria dos profissionais de marketing está preparada para fazer, mesmo que tenham acesso a designers gráficos. No entanto, as ferramentas online permitem que mesmo quem não é designer criar visuais de qualidade utilizando modelos de infográfico.

Esses modelos são atraentes e personalizáveis. Com as informações prontas, basta adicionar o texto, escolher os ícones ou imagens que se relacionam com o tópico e alterar as cores para adequar à sua marca. 

Crie Confiança Com Suas Redes Sociais

Quase todo mundo está nas redes sociais, principalmente os clientes que estamos tentando alcançar. As redes sociais são uma ótima ferramenta de comunicação e todos sabemos disso. No entanto, a maneira como os clientes interagem com esses canais mudou.

No cenário atual, para as empresas se conectarem com os clientes nas redes sociais, é preciso usar os canais como mais do que apenas um meio para escalar as vendas. Precisamos usá-los para criar conversas, contar histórias e fazer com que os clientes se sintam parte da marca.

Embora ainda possamos publicar o conteúdo para promover produtos e/ou serviços, na maioria das vezes, devemos compartilhar artigos informativos. Publicar notícias do setor, acompanhado de recursos visuais apropriados, ajuda a destacar e a transmitir a expertise da empresa. Isso impactará positivamente o relacionamento empresa-cliente a longo prazo.

GIFs e memes também são uma maneira divertida de se comunicar com os clientes. Estes são ótimos recursos visuais para mostrar um lado mais bem-humorado e podem ser ótimos tópicos para iniciar conversas.

A consistência nos canais de rede social também ajuda a construir a confiança do consumidor. Existem várias ferramentas que facilitam a publicação em vários canais e o envolvimento com os clientes em tempo real.

Newsletters Visualmente Atraentes

A maioria das empresas oferece aos usuários a opção de se inscrever em newsletters. No entanto, o envio de e-mails padronizados não é mais a melhor opção; em vez disso, a personalização se tornou um componente essencial do e-mail marketing.

Precisamos otimizar a linha de assunto do e-mail e lembre-se de incluir uma saudação com o nome do cliente. Isso atrairá a atenção do leitor melhor do que um “oi” padrão.

Nós, os que estamos no local, podemos usar boletins para compartilhar uma variedade de informações — novos produtos ou serviços, os posts mais recentes, as empresas relevantes e as notícias do setor, bem como o infográfico mais recente da empresa. 

Mas enviar boletins repletos de texto pouco provavelmente chamará a atenção do público — nós temos necessidade de pensar visualmente os nossos boletins informativos. Divida o texto com imagens, mesmo que sejam apenas imagens de arquivo. Inclua uma imagem de cabeçalho atraente, integre vídeos, botões de chamada para ação apelativos, bem como visualização de dados. 

Todos esses elementos tornarão o boletim mais atraente para nossos clientes e farão com que eles desejem se conectar à marca mais do que com um boletim monótono e cheio de texto.

Use Vídeos Como Ferramenta Interativa

Com os usuários são bombardeados com inúmeras informações o tempo todo, precisamos nos elevar acima do “ruído” adotando diferentes técnicas. O vídeo marketing se tornou uma excelente maneira de se conectar com os clientes.

Podemos usar vídeos para mostrar a cultura da empresa, analisar produtos/serviços e até mesmo responder a dúvidas e perguntas. Podemos convidar os clientes a compartilhar suas opiniões e testemunhos em vídeo, o que não apenas lhes dará a chance de interagir diretamente com a nossa marca, mas também transmitirá confiança para os outros clientes. 

Explore Estudos de Caso Para Contas Histórias

Há uma coisa que as pessoas simplesmente adoram: histórias. O poder das histórias foi alavancado em todo o marketing de conteúdo e visual com grande efeito. E uma das melhores maneiras de contar uma história é através de estudos de caso.

Um estudo de caso é uma forma de contar sobre fatos reais da sua empresa. Qual é a melhor maneira de se conectar com nossos clientes do que através dessas histórias da vida real?

No entanto, essas histórias precisam ser visualmente atraentes para chamar a atenção do público. Em vez de simplesmente escrever sobre os fatos e números do caso, dedique algum tempo trabalhando no design do estudo de caso usando ferramentas, modelos personalizáveis ou contando com a ajuda de um designer.

Um belo estudo de caso não apenas compartilhará nossa história de maneira mais eficaz, como também nos ajudará a estabelecer um relacionamento de longo prazo com nossos clientes.

Marketing Visual: Principais Formatos de Conteúdo

Agora que você já conheceu mais sobre o marketing visual e como ele pode ajudar a criar uma conexão entre a sua empresa, usuários e clientes, chegou a hora de conhecer alguns dos principais formatos que você pode utilizar nessa estratégia.

Infográficos

Uma das melhores maneiras de explicar algo complexo e, ao mesmo tempo, de forma divertida é por meio de um infográfico.

Os infográficos são um excelente recurso visual que ajudam a aumentar o engajamento com a sua audiência, sejam eles divulgados nas redes sociais, postagem de blog ou newsletters.

Esse formato tem a capacidade única de combinar gráficos, imagens, texto e ícones. Tudo isso de forma clara e atraente.

A grande vantagem dos infográficos é a facilidade que ele oferece ao leitor de absorver informações de forma fácil, mesmo que em grandes quantidades.

Um outro ponto positivo desse formato é que os infográficos podem ser criados facilmente, utilizando modelos personalizáveis. Com eles é possível criar em minutos um infográfico profissional para agregar valor a sua estratégia de marketing visual.

GIFs

É difícil encontrar alguém que não use GIFs. Eles se tornaram uma das maneiras mais fáceis e rápidas de se comunicar.

Provavelmente, você deve utilizar GIFs para responder de forma engraçada a um amigo, mas eles também podem ser usados ​​no relacionamento entre empresas e clientes.

Assim como as capturas de tela, um GIF pode simplificar processos e ajudá-lo a melhorar significativamente a integração com o usuário!

Além de adicionar GIFs em blog posts, tente criar um que explique sobre como utilizar uma nova funcionalidade, por exemplo.

Isso pode ser muito útil para solucionar possíveis dúvidas e até mesmo virar um material muito útil para o time de suporte poder resolver problemas como esse com mais eficiência.

Vídeos

Os vídeos têm o poder de impulsionar a narrativa e combinar interatividade com texto e fala. Não é de admirar que eles tenham se tornados tão populares na internet.

Usar vídeos em sua estratégia de marketing visual é uma ótima maneira de atrair a atenção do seu público. Um vídeo curto explicando sobre o seu produto ou serviço pode ser muito mais interessante do que um conteúdo em formato de texto.

Eles também são um ótimo exemplo de conteúdo compartilhável. Crie um canal no YouTube e compartilhe seus vídeos ou publique-os diretamente nas redes sociais. 

Conclusão

Conectar-se com os clientes se tornou a chave para a construção de marcas. 

Ao aplicar essas dicas de marketing visual para criar mecanismos fortes de contar histórias, como infográficos, publicações nas redes sociais, newsletters, vídeos e estudos de caso, será mais fácil criar conexões com os clientes. 

Essas conexões se traduzirão em clientes recorrentes que o ajudarão a indicar o seu negócio para outros clientes em potencial.

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

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