dezembro 2, 2020
7min Ler
Ariane G.
Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, ou simplesmente CMS, é um software executado no navegador permite que você crie, gerencie e modifique um website e seu conteúdo sem a necessidade de conhecimento de programação.
Assim sendo, ele possui uma interface gráfica para ajudar no gerenciamento de todos os aspectos do seu site. Você pode criar e editar conteúdos, adicionar imagens e vídeos, e montar o layout do site. WordPress, Magento, e Drupal são alguns dos CMS mais populares do mercado.
Conteúdo
Sem um sistema CMS, você precisaria conhecer algumas linguagens de programação para criar um site. Além disso, você também precisaria fazer o upload de todos os arquivos para o servidor manualmente.
Afianl um site moderno consiste em duas partes principais: front-end e back-end. O front-end é a parte do seu site que os visitantes conseguem visualizar. Isto é, posts do blog, imagens, vídeos, páginas de contato, formulário de inscrição, etc. No entando, a parte de texto é mostrada com a linguagem de marcação padrão HTML, enquanto o design é adicionado com CSS e JavaScript.
Ao passo que o back-end consiste do banco de dados e as funcionalidades do site. O conteúdo é armazenado no banco de dados e é disponibilizado no front-end sempre que o usuário faz uma solicitação pela página. Portanto as funcionalidades do back-end podem ser escritas em diferentes linguagens de programação, como PHP, Python, JavaScript, e outras.
Se você utiliza um CMS, não há necessidade de escrever os códigos de front ou back-end. De tal sorte que é uma aplicação amigável para o usuário que é executada diretamente no navegador.
Dessa forma, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo permite que você use um editor de conteúdo para criar posts, páginas, lojas virtuais, e coloque todo seu conteúdo online.
Você também pode mexer nas configurações com a ajuda de menus, caixas de marcação e outras opções de controle. Por exemplo, um editor do WordPress possui a seguinte aparência:
Com um sistema CMS, você não precisa fazer upload manual do conteúdo para o servidor, já que ele cuida de todo o processo. Afinal quando o conteúdo estiver pronto basta clicar no botão Publicar e vai estar online.
A maioria dos CMS permitem que você adicione funcionalidades extras em forma de extensões, plugins e temas. Por padrão, com um CMS você pode criar posts, páginas e criar a aparência do site.
Em contrapartida, recursos adicionais como SEO, segurança, formulários de contato e de cadastro ou galerias de imagem precisam ser adicionados separadamente. A ideia por trás dessa estrutura é que diferentes sites possuem necessidades diferentes, permitindo que você tenha somente o que seu site realmente precisa.
Do mesmo modo, você também não precisa de nenhum conhecimento em programação para utilizar plugins ou extensões. Posto que normalmente os CMS possuem uma área onde você pode instalá-los em poucos cliques. Melhor ainda, muitos desses recursos são gratuitos, porém os mais avançados vão provavelmente ter algum custo.
Por exemplo, o WordPress possui milhares de plugins gratuitos em seu repositório de plugins oficial. Você provavelmente já ouviu falar em alguns dos plugins mais populares do WordPress como o Yoast SEO, W3 Total Cache, WooCommerce, ou WordFence Security. Do mesmo modo, existem plugins de integração com ferramentas externas como o MailChimp, PayPal, Eventbrite, e redes sociais como Facebook e Twitter.
Atualmente existe muitos CMS’s disponíveis. Cada um deles foca em diferentes necessidades dos usuários. Então é bem provável que tenha algum que se adeque especialmente à você. Dessa forma, vamos mostrar alguns exemplos de CMS mais populares do mercado.
O WordPress é o CMS número 1 do mercado há um bom tempo. De acordo com o BuiltWith’s, ele atualmente ocupa 30% da web.
Apesar de ter começado como uma plataforma para blogs, atualmente ele é utilizado na criação de diversos tipos de sites, desde portfólios até sites de empresas e lojas virtuais.
Tal popularidade se deve principalmente pela versatilidade que oferece mesclada com a facilidade de uso. Como resultado, existem literalmente milhares de temas e plugins para criar qualquer site que você puder imaginar.
É importante salientar que estamos falando do WordPress.org, e não WordPress.com. Está se perguntando o que os dois têm de diferente? Veja nosso artigo sobre as diferenças entre o WordPress.org e WordPress.com.
O Drupal é um CMS profissional utilizado principalmente no mundo corporativo.
Assim sendo, NASA, Tesla, Sony Music, Nokia, e muitos outros negócios utilizam o Drupal como seu sistema de gerenciamento de conteúdo.
Sites criados com Drupal possuem um excelente tempo de resposta e segurança.
De tal forma que o Drupal possui muitos módulos nativos que integram com várias ferramentas populares analíticas, de marketing e ecommerce.
Quer criar um site com o Drupal? Confira nosso tutorial de Drupal para iniciantes.
PrestaShop é um sistema de gerenciamento de conteúdo em grande ascensão para lojas virtuais.
Atualmente, 270,000 lojas virtuais utilizam o CMS no mundo. Com toda a certeza, o PrestaShop é uma excelente solução para negócios de pequeno e médio porte. Ele permite a rápida criação de uma loja, customização do layout e upload de produtos.
Além disso, o PrestaShop permite configurar os impostos de acordo com sua localização, tornar o processo de compra de acordo com a legislação local e mais.
O Magento é uma plataforma de ecommerce popular usada por empresas como Samsung, Nike e Ford.
Com ele, você pode criar um loja virtual complexa com diversas funcionalidades avançadas. Ademais, você pode criar produtos profissionais e páginas de entrega, gerenciar inventários, pedidos, entregas e muito mais.
Com o Magento, você também pode adicionar cupons, landing pages e campanhas de up-sell e cross-sell para sua loja.
Apesar de todos os benefícios, utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo também tem suas desvantagens. Esses são alguns dos prós e contras de usar CMS.
Existem muitas coisas para serem consideradas na escolha de um CMS. Um CMS que funciona bem em um site pode não ser a melhor escolha para outro.
Portanto, é sempre bom pesquisar a opinião de outros usuários, mas você precisa priorizar suas necessidades na hora de tomar a decisão.
Essas são as perguntas mais importantes que você precisa se fazer:
Ainda não sabe qual escolher? Confira nossa lista dos melhores CMS de 2018.
Antes de começar a usar um CMS, você precisa completar duas tarefas. Em primeiro lugar, você precisa de uma empresa de hospedagem para hospedar a instalação do CMS.
O servidor armazena todos os conteúdos, arquivos e bancos de dados do seu site. Por consequência, seu CMS está em contato direto com o servidor, fazendo upload e download de arquivos sempre que você adicionar um novo conteúdo ou um usuário abre seu site no navegador.
Você precisa de um provedor de hospedagem que seja compatível com o CMS de sua escolha. Por exemplo, a Hostinger oferece planos WordPress focados especialmente no CMS.
Então, depois de escolher o provedor de hospedagem, é necessário escolher e registrar um domínio. O domínio é o nome do seu site que vai ser colocado no navegador. Geralmente é necessário comprar o domínio separado da hospedagem, mas nos planos anuais Premium e Business da Hostinger você ganha o domínio grátis.
Depois de escolher o provedor de hospedagem e comprar o domínio, é hora de instalar o CMS na sua conta de hospedagem. Atualmente a maioria dos provedores, incluindo a Hostinger, possuem instalação automática dos CMS mais populares.
Então, todo o processo é automatizado e leva apenas alguns minutos. Depois de instalado e funcionando, você pode acessar o site pelo seu domínio e começar a trabalho no design e conteúdo.
Precisa de um passo-a-passo? Confira nosso tutorial sobre como criar um site
Saber o que é CMS e para que serve permite que você crie e edite sites ou blogs sem precisar de qualquer tipo de conhecimento em programação.
Embora apresentem facilidade no uso, os CMS também são famosos pela flexibilidade de customização. Com vários temas prontos, plugins e extensões, você pode escolher os designs e recursos que atendam as necessidades do seu site.
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo tornam possível que qualquer pessoa tenha uma presença online marcante. Seja um artista independente, uma startup ou uma grande empresa.
Deixe uma resposta