Linguagens

O Que é jQuery e Para Que Serve?

O que é jQuery

jQuery é uma biblioteca popular do JavaScript. Ela foi criado por John Resig em 2006 com o propósito de facilitar a vida dos desenvolvedores que usam JavaScript nos seus sites. Não é uma linguagem de programação separada, funciona em conjunto com o JavaScript. Com jQuery, você vai conseguir fazer muito mais com menos – eu vou explicar logo mais.

Criar códigos pode ser um pouco cansativo, especialmente quando isso envolve muitas strings. A jQuery compacta várias linhas de código em uma única função. Assim, você não precisa reescrever todos os blocos repetidamente para concluir sua tarefa.

Exemplos de jQuery

Você pode criar efeitos de slide com apenas algumas linha de código.

Você pode usar os comandos SlideDown(), SlideUp() e SlideToogle().

$("#flip").click(function(){
 $("#panel").slideDown();
});

Com jQuery, você também pode esconder os elementos em HTML com os comandos Hide() e Show(). Veja:

$("#hide").click(function(){
 $("p").hide();
});

$("#show").click(function(){
 $("p").show();
});

E aqui está um exemplo de animação:

$("button").click(function(){
 $("div").animate({
     left: '250px',
     height: '+=150px',
     width: '+=150px'
 });
});

E aqui você vê o fragmento de um código para entender como manipular o CSS.

$("button").click(function(){
 $("h1, h2, p").toggleClass("blue");
});

Recursos Importantes do jQuery

Uma característica do motivo pelo qual o jQuery se tornou tão famoso e popular é, provavelmente, os recursos de plataforma cruzada. Os erros são corrigidos automaticamente e a execução acontece da mesma maneira nos navegadores mais usados, como Chrome, Firefox, Safari, MS Edge, IE, Android e iOS.

jQuery também torna o Ajax muito mais simples. Ajax funciona de forma assíncrona com o código, que significa que o código escrito com o Ajax pode se comunicar com o servidor e atualizar seu conteúdo sem precisar recarregar a página.

Mas isso vem com alguns problemas. Diferentes navegadores executam a API do Ajax de maneira diferente. Assim, o código deve aderir a todos os navegadores. Se for feito manualmente, esse é um trabalho difícil e demorado. Felizmente, o jQuery faz todo o trabalho manual e adapta o código a todos os navegadores da web.

Depois, há a manipulação do DOM (Document Object Model) com vários meios sobre como fazer isso. Mas, para simplificar, ele permite que você insira e/ou remova elementos DOM em uma página HTML, bem como linhas mais simples.

Criar animações também é simples com o jQuery. Como no exemplo de código acima, você consegue executar tudo com algumas linhas de código, tudo o que você precisa é inserir as variáveis.

A transferência de documentos HTML, bem como a manipulação de efeitos e eventos, também são melhores com o jQuery.

Vantagens jQuery

Os benefícios de usar o jQuery são substanciais. O slogan “Escreva menos, faça mais” tem tudo a ver com a jQuery. Quando você aprender a como usar jQuery (que é muito fácil), você será capaz de executar todas os tipos de ações com facilidade.

Considerando que é a biblioteca JavaScript mais popular disponível, existem muitos materiais que ensinam como aprender jQuery. Mas, para isso, é preciso um conhecimento básico de JavaScript, HTML e CSS.

Se você está usando JavaScript, é quase obrigatório usar a jQuery por tantos benefícios que isso traz, já que o único desafio será aprender como usar e então aplicar no seu trabalho!

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!