Glossário WordPress

O que é RSS Feed e Como Funciona?

o que é rss feed e como usar

75 dos 175 milhões de sites no mundo usam WordPress. E outros milhões de conteúdos movimentam a web. Não seria mais fácil se pudéssemos automatizar o processo de buscar e encontrar nosso conteúdo favorito? A boa notícia é que isso é possível sim, graças ao RSS Feed do WordPress.

O que acha disso? Vamos entender melhor?

O que é RSS Feed?

Algumas vezes, as pessoas se referem ao RSS Feed como RSS ou, simplesmente, Feed. RSS é a sigla para Rich Summary Text ou Really Simple Syndication. É um tipo de feed da web que permite que os usuários e aplicativos recebam atualizações regulares dos sites de sua preferência.

Imagine um canal do YouTube. As pessoas se inscrevem em um canal porque elas querem receber notificações todas as vezes que aquele canal publicar um novo vídeo. O RSS Feed funciona exatamente da mesma forma: ele notifica sobre novas publicações.

Embora podemos marcar e acessar nossos sites favoritos todas as vezes que quisermos ver as atualizações, isso consumirá mais tempo.

Com o RSS Feed você pode visitar o site apenas uma vez, se inscrever no feed e receber notificações das atualizações automaticamente. O RSS não apenas simplifica o fluxo de informações do usuário, mas também permite organizar conteúdos. Isso significa que os donos de sites WordPress podem distribuir seus conteúdos de uma forma confortável.

Mesmo o RSS Feed ter sido lançado desde 1999, muitas pessoas ainda não têm familiaridade com isso. Mas, considerando seu estilo amigável, você definitivamente deve experimentar!

Como usar o RSS Feed no WordPress?

Antes de prosseguir, quero lhe apresentar os principais recursos que compõe o sistema.

  • Sites WordPress: O local onde o conteúdo está armazenado e é gerenciado.
  • RSS Feed: O seu site WordPress cria um documento XML estruturado cada vez que você publica algo novo. Nós chamamos isso de feed, que contém o sumário e os metadados do seu conteúdo.
  • Feed reader (inclui notícias): este é um aplicativo reúne e agrupa o feed de muitos sites em uma só interface.

Como isso funciona é muito simples. Você só precisa se inscrever nos sites usando o feed reader. Cada vez que o site atualiza um novo conteúdo, o feed reader irá buscar o conteúdo para você. Você também pode receber notificações e atualizações no seu email ou no celular, dependendo das configurações que você definir no seu feed reader.

O WordPress, por padrão, tem fornecido aos seus usuários um feed reader integrado. Se você já tem um site WordPress, você precisa fazer o login na sua conta pelo Wordpress.com. Você vai ver o botão Leitor no canto esquerdo da sua página.

Leitor de feed no WordPress

Quando estiver logado, comece a explorar os tópicos que quer ler e os blogs que quer seguir. Cada nova atualização destes sites vão aparecer diretamente na sua página Leitor.

Página do Leitor no WordPress

Se você não está no WordPress ainda, nós podemos recomendar que use o Feedly. Com sua interface simples e intuitiva, o Feedly deve ser sua primeira opção. Está disponível tanto para navegadores e dispositivos móveis  (iOS, Android e Kindle). Você pode pesquisar por tópicos específicos, categorizar o seu feed e silenciar notificações que não quiser receber. Faça isso e torne tudo mais simples.

feedly
Interface do Feedly

Outras opções de feed reader que você pode testar são: The Old Reader, Inoreader e Feeder.

O feed reader automaticamente classifica o seu feed, então você não precisará fazer isso. Porém, se você quer saber como o feed de um site se parece, adicione /feed/ à URL de qualquer blog e descubra.

Vamos imaginar que você quer acessar o feed do blog exemplo.com.br/blog/. Neste caso, a url do RSS feed será example.com/blog/feed. Você pode substituir examplo.com por qualquer domínio. Você verá uma página parecida com essa:

Exemplo do rss feed do wordpress
Documento de estrutura XML contendo os metadados de conteúdo, o feed.

Se você está curioso sobre o nosso feed, acesse da mesma forma, digitando hostinger.com.br/tutoriais/feed e vai encontrar algo parecido:

exemplo do wordpress rss feed no blog da hostinger

Enquanto alguns navegadores têm um feed reader integrado, nós não recomendamos usá-los. Eles deixam a desejar quando se trata de interpretar um feed corretamente.

Por exemplo, todas as vezes que o Google Chrome não puder ler um feed apropriadamente, você verá a mensagem “This XML file does not appear to have any style information associated with it. The document tree is shown below.” que pode ser traduzido como “Este arquivo XML aparenta não ter nenhuma informação de estilo associada. A árvore do documento está exibida abaixo.”

A ideia principal para usar um leitor de feed é para simplificar a informação. A menos que você seja um usuário expert nisso, por quê fazer isso do modo mais difícil?

Uso Prático do Feed RSS

Algumas pessoas podem pensar que o RSS Feed é um conceito ultrapassado, considerando a alta popularidade do Facebook, Instagram e do YouTube. Porém, nós acreditamos que o RSS Feed continua tão relevante quanto antes. Existem alguns recursos práticos do RSS Feed que podemos tomar como garantidos.

Para os Webmasters

O RSS Feed é uma poderosa ferramenta para ajudar o seu site a crescer. Além disso, se você é dono de um site, você não pode deixar de conhecer as possibilidades abaixo:

  • Oportunidade para sindicação de conteúdo

O RSS Feed torna o conteúdo do seu site disponível para o público em geral. Qualquer pessoa pode acessar e se inscrever no seu site se quiser. Para encorajar isso, você pode promover o RSS Feed do seu site tornando-o visível. Como? Usando um widget ou thumbnail, coloque-o na barra lateral e crie um texto atraente! Você vai ver os resultados disso antes do que imagina. Você também pode integrar com o IFTTT para promover o conteúdo do seu site em canais de redes sociais. Se isto for feito da maneira correta, pode esperar por muito tráfego no seu site!

Não tente vender produtos ou ficar enviando notificações via email. Primeiro, você precisa promover o seu feed para expandir para sua lista de email. Insira um botão “call to action” que permita que os usuários se inscrevam no seu feed. Desta forma, os seus inscritos podem acessar seus novos conteúdos diretamente do email.

  • Customização extra

Tenho certeza que você tem que investir muito tempo na aparência do seu site. O seu tema é lindo e sua interface proporciona uma experiência positiva ao seu usuário. Mas e o seu Feed RSS? Atualmente, você pode adicionar texto, imagem, diferentes estilos e até mesmo anúncios nos posts do seu feed. Apesar disso exigir conhecimento em PHP e não ser uma tarefa para iniciantes, vale a pena mencionar.

Para o Usuário

Flexibilidade e simplicidade são as principais razões pelas quais cada um deve usar o RSS Feed. Você não precisa navegar por 20 diferentes sites para ler os conteúdos que gosta.

Apenas se inscreva no seu site preferido e eles vão “alimentar” você com os conteúdos novos. Isto também lhe ajudará caso instabilidade de conexão seja um problema para você.

Além disso, a maioria dos leitores de feed tem uma função de pesquisar. Você pode marcar os seus tópicos favoritos e deixar que o leitor lhe informe quando um novo conteúdo for publicado, e ainda permite que o adicione à lista para ler depois.

Conclusão

Entenda que o RSS Feed é um recurso de inscrição. Bem simples. Não importa se você é um webmaster ou usuário, todo mundo pode desfrutar dos benefícios com facilidade.

Agora que você sabe disso, experimente você também.

Se você tem alguma dúvida ou comentário, aproveite o espaço abaixo para deixar sua mensagem.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês