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O Que é SEO?

guia para aprender o que é seo

SEO (Search Engine OptimizationOtimização para Motores de Busca) é a prática de otimizar seu site. Essa otimização permite que os buscadores entendam que vale a pena mostrar o seu site nas melhores posições dos resultados das pesquisas. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o que é SEO, como funciona e como usá-lo de maneira correta.

Antes de tudo, tenha em mente que SEO não é uma tarefa breve e nem simples. É um processo contínuo e sem fim, no qual você precisa otimizar seu site de tempos em tempos. Para fazer isso, você precisa entender como os buscadores ranqueiam o seu site com certas qualificações.

Vamos explicar tudo isso mais abaixo!

Tipos de Tráfego SEO

Não existe nada mais vital do que conseguir visitantes para o seu site. Um bom site com zero visitantes simplesmente não é nada.

Felizmente, existe uma solução que você pode fazer para gerenciar e conquistar mais tráfego no seu site.

Primeiro, você deve saber de onde esse tráfego está vindo. Abaixo estão os tipos de tráfego SEO.

Tráfego de Qualidade

Para qualquer negócio, quanto mais visitantes se tornarem compradores, melhor será a qualidade do tráfego.

Você pode usar a taxa de conversão para indicar a qualidade do tráfego do seu site. E, enquanto isso depende totalmente do tipo do seu negócio, saiba que 5% é uma boa taxa de conversão.

Tráfego bom é também quando os visitantes do seu site estão procurando por produtos que você oferece. Se você vende smartphones, o tráfego não vai coincidir com os visitantes que querem comprar frutas.  

Tráfego de Quantidade

É verdade que a qualidade do tráfego é mais importante. Mas a quantidade do seu tráfego é fundamental.

Você pode simplesmente medir o tráfego pelo número de visitas. Mas, existem mais coisas que você deve monitorar: visitantes, visualizações de páginas e duração das visitas.

Você não precisa calcular esses elementos manualmente. Têm ferramentas como o Google Analytics ou o StatCounter que ajudam você a conhecer todo o tráfego do seu site.

ferramenta de análise de métricas StatCounter

Tráfego Orgânico (Não-Pago)

O tráfego orgânico é o favorito de qualquer um que tenha um site. Não apenas ele é livre de custos, mas também traz ainda mais visitantes e conversões.

Vamos supor que alguns usuários de internet digitem uma palavra-chave no campo de busca da barra de navegação. E cliquem no link fornecido pelos resultados mostrados. Os visitantes que você consegue desta maneira é o que conhecemos por tráfego orgânico.

Mesmo que isso pareça fácil, a competição para conseguir tráfego orgânico é absolutamente feroz. Por isso, você precisa implementar um ótimo sistema de SEO no seu site para conseguir os resultados esperados.

Como SEO Funciona?

O SEO faz a otimização de site para que as pessoas o encontrem usando certas palavras-chaves.

Essa otimização traz benefícios imediatos:

  • Dá a pessoas informações relevantes;
  • Faz com que os sites de busca sejam confiáveis;
  • Direciona mais e melhor tráfego orgânico.

Ainda que os resultados das pesquisas apareçam instantaneamente, o processo dentro de um motor de busca (buscador) é bastante complexo.

Ele começa antes mesmo de você digitar qualquer coisa na barra de pesquisa em um navegador e apertar ENTER.

Para ter uma noção melhor do que acontece, vamos mostrar um pouco mais sobre como os sites de pesquisa funcionam. Basicamente, eles executam 3 tarefas para cada pesquisa que você faz:

  • Rastreamento (Crawling). Esse processo acontece nos estágios iniciais. É sobre coletar informações de sites ao redor do mundo – de uma página à outra, de um link a outro.
  • Indexação (Indexing). Depois de agrupar informações, os rastreadores na web armazenam essas informações em uma lista de entrada: uma espécie de índice.
  • Ranking (Ranqueamento). Os resultados serão mostrados em ordem, baseados nos sites que melhor se encaixam com a pesquisa feita.

Para garantir a qualidade dos resultados, os motores de busca usam um grupo de regras chamado de algoritmo. Esse algoritmo se certifica que as pessoas recebam os resultados mais relevantes das fontes mais confiáveis.

O Google, o buscador mais popular, tem até mesmo um time dedicado a trabalhar no seu próprio algoritmo. Esse time é responsável por melhorar a experiência dos usuários quando usam o Google.

Às vezes, o Google recebe um nome especial para o seu algoritmo. Por exemplo, o Panda é o algoritmo relacionado à tela, às penalizações e às recompensas. Já o Penguin é conhecido por prevenir o spam de buscas. O Hummingbird veio para melhorar ambos.  

Está claro, então, que ter um site com ótimo conteúdo e o que realmente importa para o Google.

Agora, você já ouviu falar sobre autoridade de página?

A autoridade de página é um sistema de notas desenvolvido pelo Moz e que varia de 1 a 100 para prever seu ranking nos motores de busca. Ele ajuda você a entender o que os buscadores usam para qualificar os melhores resultados.

ferramenta MOZ para análise de SEO de um site

Com o link explorer, você pode verificar a autoridade da sua página na internet. Apenas coloque a URL dela no buscador e você recebe uma análise da ferramenta. A informação que você recebe desta análise é uma ótima maneira de descobrir quais melhorias você pode fazer.

Como Usar SEO?

Como você já sabe, a otimização de site com SEO é um processo que nunca acaba. Os sites de busca sempre atualizam seus algoritmos para exibir os melhores resultados.

E você sempre deve usar o método mais recente e que realmente funciona. Caso contrário, ele pode comprometer negativamente o ranking do seu site na página de resultados das pesquisas.

Existem duas categorias de SEO: OnSite e OffSite. As diferenças e particularidades delas estão descritas abaixo.

SEO OnSite

Como o nome sugere, o SEO OnSite é aquele em que você otimiza seu site por dentro.

Essa otimização lida com ajustes dos elementos da sua página. Dessa maneira, os buscadores vão rastrear as informações e dados mais facilmente.

Por exemplo:

  • URL bem formatada;
  • Sem exagero de palavras-chaves;
  • Imagens com Alt Text;
  • Cabeçalhos apropriados (H1, H2, H3, etc.).

Agora, quais são os fatores que você deve considerar quando otimizar o SEO OnSite?

Pesquisa de Palavra-chave

Você deve escolher as palavras-chaves certas para conseguir um ótimo tráfego orgânico de qualquer conteúdo que você postar.

Mas o que são palavras-chaves? Basicamente, elas são tópicos ou ideias que usuários de internet escrevem nos campos de pesquisa dos buscadores.

Dito isso, palavras-chaves são extremamente importantes. Isso permite que você entenda quais palavras-chaves as pessoas podem usar para encontrar você. Garanta que seus títulos, cabeçalhos e alguns trechos do seu texto tenham palavras-chaves que você definir.

Visualização Geral

Não faça com que os rastreadores da web façam o trabalham duro para você. Assim, algumas medidas que você pode tomar são:

  • Tenha um sitemap (mapa do site);
  • Nunca deixe links quebrados no seu site;
  • Previna redirecionamentos errados;
  • Corrija qualquer erro de URL.

Otimização

Faça otimizações no seu site. Alguns pontos importantes de ter nele são:

  • Uma boa estrutura;
  • Navegação fácil;
  • Conteúdo relevante.

Essas coisas são todas bem cruciais. Uma boa estrutura informa aos buscadores quais páginas do seu site são as mais importantes. A navegação fácil faz com seus visitantes permaneçam por mais tempo. E o conteúdo relevante vai atrair mais tráfego de qualidade.

Experiência do Usuário

Assim que os visitantes chegarem ao seu site, você precisa servi-los da melhor maneira possível.

Se as pessoas vieram pelos seus produtos, ofereça os melhores produtos que sejam relevantes a eles.

Você pode usar categorias para facilitar as coisas e fazer com que eles encontrem exatamente o que estão procurando.

Junto a isso, você deve dar informações detalhadas em cada produto, incluindo fotos também relevantes e que tenham a ver com o que você está mostrando.

Além disso, preste atenção ao layout. Sites que agradam visualmente podem influenciar novos visitantes a ficarem mais tempo circulando pela página.

E, acima disso, seu site deve carregar rapidamente. Garanta também que seus usuários encontrem tudo o que querem facilmente.

SEO OffSite

SEO OffSite pode ser menos técnico do que o SEO OnSite. Porém, ele é tão importante quanto.

Você pode encarar isso como uma forma de promover seu site. Desse jeito, as pessoas vão saber que vale a pena visitar seu site.

Abaixo estão dicas para fazer SEO OffSite.

Marketing de Conteúdo

Conteúdo importa! É por isso que marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais popular.

O Marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes de conseguir posições melhores nos resultados de busca. Se você tiver uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, você pode conseguir:

  • Trazer ainda mais novos visitantes;
  • Influenciar mais pessoas a comprarem seus produtos;
  • Melhorar a reputação do seu negócio;
  • Economizar dinheiro, pois a prática é economicamente viável.

Promoções

Se você tiver muitos assinantes ou seguidores, então você precisa focar em criar ainda mais conteúdos matadores. Mas, se este não for o caso, você precisa de promoções.

As promoções vão ajudar você a alcançar mais pessoas. Além disso, você pode ficar à frente dos seus competidores com ótimas promoções.

Quanto mais criativas e engajadoras suas promoções forem, mais as pessoas vão se lembrar da sua marca. Para um nicho mais competitivo, essa tática pode fazer uma grande diferença.

Relações Públicas

A prática ou uma pessoa de relações públicas ajuda seu negócio a ter mais exposição entre as pessoas.

Ainda que possa ser necessário investir algum dinheiro, você precisa de um Relações Públicas para:

  • Construir sua consciência de marca;
  • Entregar informações oficiais precisas e verdadeiras;
  • Reforçar sua autoridade;
  • Melhorar sua comunicação com a comunidade.

Como Aprender Sobre SEO

Para quem não estiver familiarizado com SEO, aprender sobre esse assunto por ser um pouco intimidante.

Mas fique tranquilo, existem muitas fontes disponíveis que podem ajudar a você aprender sobre SEO.

Ahrefs

O blog do Ahrefs tem uma coleção gigantesca de artigos (em inglês) sobre SEO e que servem tanto para iniciantes quanto especialistas no assunto. Além disso, o conteúdo é sempre atualizados com as técnicas de SEO mais recentes.

MOZ

Fundado em 2004, o MOZ é uma ferramenta de SEO. No blog, o MOZ compartilha seus conhecimentos e especialidades sobre como implementar SEO e fazer a diferença no marketing online.

Search Engine Journal

Esse site oferece uma infinidade de fontes para aprender sobre SEO. Ele não apenas lista guias e artigos de SEO, mas também conteúdos sobre como escrever artigos cada vez melhores. Além disso, ele garante que você não perca nada com uma sessão destinada às atualizações mais recentes da prática de SEO.

Se você aprender sobre SEO, recomendamos que teste algumas coisas.

Ainda que muitas das dicas e truques pareçam úteis, algumas delas podem ser diferentes na realidade. A razão disso é algoritmo dos buscadores que estão em constante mudança.

Fora isso, pode ser que algumas coisas que funcionem para outros sites acabem não funcionam para você, gerando resultados inesperados.

Por isso, não desanime porque parece que é muita coisa para saber. Ao invés disso, aprenda com calma e explore mais materiais.

Conclusão

Você aprendeu muitas coisas sobre o que é SEO e como usá-lo com propriedade no seu seu site.

O SEO é uma ferramenta importante que tem tudo a ver com a visibilidade do seu site. Se você tiver um negócio online, o SEO vai trazer mais tráfego e, com ele, mais consumidores pagantes.

Para conseguir isso, você precisa implementar SEO tanto na perspective OnSite quanto na OffSite. Mas, antes disso, você precisa entender o tipo de tráfego que chega até o seu site.

  • Tráfego de quantidade – O número de visitas do seu site.
  • Tráfego de qualidade – Os visitantes relevantes para seu site.
  • Tráfego orgânico – O tráfego não-pago que você consegue dos motores de busca.

Agora você sabe por que SEO é vital para o seu site. Mas, lembre-se: esse processo é contínuo e não tem um fim. E você sempre pode aprender mais sobre esse assuntos com as fontes que passamos.

Tenha ótimas otimizações! 😉

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

1 Comentário

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  • Conteúdo muito bom e esclarecedor, principalmente para quem não é da área como eu. Uma pergunta, existe alguma versão gratuita de análise da performance do site quanto ao seo?

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