WHM

O Que é WHM (Web Host Manager)?

ilustração para conteúdo sobre o que é painel whm

O WHM (Web Host Manager) é um painel de controle que dá ao usuário a habilidade de gerenciar múltiplos sites baseados em cPanel. 

Neste conteúdo, você vai aprender por que você deve usar o WHM e como ele pode ser útil no gerenciamento de sites na internet. 

Por Que Usar o WHM (Web Host Manager)?

Os 4 motivos principais do porquê você deve usar o WHM para gerenciar sites são:

1. Maior Segurança para Sites. Um painel cPanel diferente para cada site significa que, se um site for hackeado, os outros não serão afetados. Ou seja, maior é a segurança do projeto. 

2. Melhor Gerenciamento. Você tem o poder de monitorar todas as atividades em seus sites e mover entre o cPanel de um site para o outro facilmente. O WHM também permite ajustar a largura de banda e o espaço de disco para cada conta criada.

3. Hospedagem de Revenda. Você pode monetizar sua hospedagem criando novas contas de hospedagem que as pessoas podem comprar. 

4. cPanels Customizados para Marcas. Para fins de revenda, a interface do painel WHM pode ser personalizada para refletir o estilo da sua marca.  

O Que o Web Host Manager Faz?

tela geral do painel whm

A partir de agora, você vai conhecer algumas das principais funcionalidades do WHM. 

Criar, Remover ou Suspender Contas

opção de criar nova conta de usuário no painel web host manager

O WHM permite adicionar múltiplas contas cPanel e definir a página padrão para cada uma delas.

Para fazer isso, vá em Account Functions (Funções de Conta) e preencha todas as informações possíveis. 

Elas incluem os detalhes do seu domínio, as configurações de DNS e as opções de rota de email. Então, clique em Create (Criar). 

Caso alguns dos seus usuários viole algum acordo de uso ou a conta deles possa ter expirado, você pode remover ou suspender tudo usando o menu List Accounts (Listar Contas). 

Monitorar Servidores

Todas as atividades no seu servidores podem ser rastreadas pelo WHM. Por exemplo, a opção Process Manager (Gerenciador de Processos) registra todos os processos que estão sendo executados em determinado momento no servidor.

Então, com o Service Manager (Gerenciador de Serviços), é possível gerenciar serviços e todas as atividades que estiverem em execução no plano de fundo.

Por fim, mas não menos importante, a opção Current Disk Usage (Uso de Disco Atual) informa a quantidade de memória que está sobrando e no que ela está sendo usada.

Definir Pacotes de Hospedagem

Como dono de uma conta no WHM, você tem a liberdade de decidir como vai dividir as capacidades de armazenamento do serviço de hospedagem. 

Isso é útil quando você quer oferecer vários pacotes de hospedagem a preços diferentes. 

O legal disso é que você pode fazer melhorias em um domínio que já existe, alocando mais recursos, sem realmente precisar mover todos os arquivos.

Transferir Arquivos

É possível mover arquivos do servidor remoto do seu serviço de hospedagem caso o seu novo cliente tenha criado um site em outro lugar (empresa).

Personalizar a Revenda da sua Marca

opção de personalizar e customizar a página de revenda do web host manager

Pode ser que você queira que seu servidor seja único e mais original, ainda que você vai estar revendendo hospedagem da mesma empresa de hospedagem.

Com o WHM, você pode ter seu próprio logo, usar links de documentação, estilizar o painel cPanel e adicionar um perfil público da sua marca. 

Essas configurações podem ser feitas na aba cPanel > Customization (Personalização).

Gerenciador de Fornecedor de Recursos

Essa função permite que você gerencie e mostre produtos que os seus clientes podem comprar pelo cPanel deles. Isso inclui contratos anuais de SSL ou pacotes com upgrades de recursos. 

Gerenciador de Certificados SSL

Se você trabalhar como revendedor, os clientes vão esperar que seu plano de hospedagem tenha tudo o que eles precisarem, incluindo SSL. Esta opção é encontrada facilmente no painel WHM, dentro da aba SSL/TLS

Habilitar cPHulk para uma Maior Segurança

habilitar proteção cphulk no painel web host manager

Habilitar a opção cPHulk vai proteger todos os domínios de ataques externos. O que ele faz é limitar os acessos que chegam até o cPanel. 

Fazer Backup e Restaurar Arquivos

Você pode automatizar para que backups sejam feitos no seu servidor em todas as contas ao mesmo tempo. Então, os dados serão armazenados para programas de armazenamento remoto, como o Google Drive, WebDAV e assim por diante. 

As configurações de backup, junto com as de restauração de arquivos, estão localizadas na aba Backup

Oferecer CMS para Usuários cPanel

Nossa sugestão é que você ofereça algumas opções de CMS para seus clientes. Assim, eles escolhem instalar o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Essa função pode ser habilitada na aba Manage cPAddons Site Software (Gerenciar Software de Adicionas para Site). 

Tweaking

Existem muitas funções nesta seção, que permitem adicionar ou editar várias coisas no seu servidor. Isso inclui proteção contra spam, tema padrão de login e avisos de notificação.

Plugins para cPanel

O cPanel é compatível com plugins como o Munin (monitoramento de servidor), ClamAV (proteção contra vírus) e o Soir (indexação de textos). 

Se você achar que eles podem ser úteis para seus clientes, é só adicioná-los pelo menu de gerenciamento de plugins. 

Conclusão

O WHM é uma ferramenta poderosa para gerenciar vários sites ao mesmo tempo. Mais do que isso, é ele quem torna possível o ato de revender uma hospedagem.

Para esse propósito, existem muitas funcionalidades do painel WHM que permitem que você tenha o controle total de todos os sites. Tudo através de um só painel de controle.

Com isso, agora que você já saca melhor sobre o que é WHM e como ele funciona, chegou a hora de você pode gerenciar seus sites como um revendedor de sucesso!  

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês