Glossário WordPress

O que é WordPress? Uma visão geral do CMS mais popular do mundo

entenda o que é wordpress e como o cms funciona

O que é WordPress? Ele é, atualmente, o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular do mundo. O WordPress é usado em mais de 30% dos sites ao redor do globo – e a plataforma continua crescendo rapidamente!

Um CMS é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.

O WordPress usa PHP e MySQL, linguagens que são suportadas por todos os serviços de hospedagem de site. Mas uma hospedagem especializada em WordPress pode dar a você muita vantagem em velocidade, desempenho e confiança.

Normalmente, CMSs são usados para blogs, mas um site feito em WordPress pode ser facilmente transformado em um uma loja e-commerce. Eles também podem ser usados para portfólios, jornais online ou qualquer outro tipo de temática que você desejar.

Uma das melhores coisas no WordPress é que ele vem uma interface intuitiva e bastante amigável ao usuário. E se você já sabe como usar o Word, você nem precisa se preocupar com o WordPress: você vai poder escrever, criar e publicar conteúdo de uma forma tão fácil quanto faz na plataforma da Microsoft.

editor de conteúdo do cms wordpress

A melhor parte disso tudo é que o WordPrerss é gratuito e de código aberto. Isso quer dizer que milhões de pessoas no mundo têm à disposição uma plataforma moderna e de alta qualidade – até mesmo para os iniciantes.

O que é WordPress: breve história do CMS

Saber o que é WordPress é um passo importante para ter uma presença online. É também válido conhecer um pouco da história do CMS para entender por que ele se tornou a plataforma mais indicada para conquistar seu sucesso na internet.

A jornada do WordPress começou em 2003 quando dois desenvolvedores, Matt Mullenweg e Mike Little, iniciaram a construir uma nova plataforma para blogs. Ela foi criada a partir de um software chamado bs/cafeblog.

Pouco tempo depois quando o projeto havia sido abandonado, eles decidiram voltar com tudo e continuar o desenvolvimento da plataforma com seus próprios termos.

Eles lançaram a primeira versão do WordPress (WordPress 1.0) em janeiro de 2004. Esta versão era bem diferente da versão atual do WordPress, que é bem muito estruturada e cheia de recursos.

Entretanto, ela já a maioria dos principais recursos que ainda usamos hoje, como o editor de conteúdos e um sistema de gerenciamento de usuários. O simples processo de instalação, moderação de comentários e a função de permalinks também já existiam.

Desde 2004, o WordPress passou por transformações incríveis. Hoje em dia, o projeto é desenvolvido, gerenciado e mantido por uma comunidade dedicada de código aberto composta por milhares de membros no mundo.

Eles trabalham remotamente, sendo a maioria deles voluntários. Eles se encontram pessoalmente durante o WordCamp, um evento dedicado à plataforma.

O WordPress continua crescendo rapidamente e uma nova versão costuma ser lançada a cada 2 ou 3 meses com novos recursos e atualizações de segurança.

Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Agora que você já sabe o que é WordPress e como o CMS surgiu, está preparado para se aprofundar nos detalhes da plataforma.

Quando você procura pelo WordPress no Google ou em qualquer outro motor de busca, você acaba encontrando dois sites relacionados. São eles: WordPress.com e WordPress.org.

Num primeiro momento, isso pode confundir você. Entretanto, ambos os sites têm seus propósitos e uma base gigantesca de usuários instalados.

WordPress.org

O WordPress.org é o site que você precisa de quiser ter um site hospedado no próprio WordPress. Aqui, vcoẽ pode fazer download da plataforma e encontrar uma variedade absurda de temas e plugins.

Para hospedar seu próprio site, você também precisa registrar um domínio e adquirir um plano de hospedagem de site.

O WordPress roda nas linguagens de programação PHP e MySQL, o que faz com que ele tenha suporte a todos os provedores de hospedagem.

Entretanto, também existem planos de hospedagem especializados em WordPress. Eles são baseados em um ambiente de hospedagem próprio e totalmente otimizado para o melhor desempenho possível do CMS.

Quer começar um site? A Hostinger tem uma oferta especial de hospedagem WordPress para você! Instalação e configuração com apenas um clique, suporte 24/7 e tudo o que você precisa para ter sucesso na internet. Garantimos o reembolso de 30 dias da transação!

WordPress.com

O WordPress.com é uma empresa de hospedagem que usa o CMS WordPress para todos os blogs que ela hospeda.

Os usuários que se registram no serviço têm seus blogs com o tipo de domínio  meublog.wordpress.com.

Contudo, domínios personalizados estão disponíveis como opções pagas. O plano padrão é gratuito, mas ele também vem acompanhado de algumas limitações.

Que tipos de sites posso criar com o WordPress?

Conhecer o que é WordPress e como funciona é fundamental para se estabelecer na internet. Afinal, você precisa de um site para criar e apresentar a todos os leitores que sua página pode receber.

O WordPress é uma ferramenta muito versátil que você pode criar para criar muitos tipos de sites. As possibilidades são tantas que selecionamos algumas das ideias mais comuns que você pode ter para começar seu negócio na internet.

Blog

O WordPress começou como uma ferramenta de blog e esse ainda é um dos usos mais comuns para ele.

Você pode começar com um custo mínimo, por exemplo, com o plano de sobrevivência da Hostinger para iniciantes. E assim que seu blog for recebendo mais visitantes, você pode fazer um upgrade para soluções mais avançadas.  

Portfólios

Freelancers, artistas, fotógrafos, músicos, escritores e outros profissionais criativos frequentemente usam o WordPress para construir seus portfólios online.

Existem muitas opções de temas para portfólio disponíveis no WordPress.org (ou em qualquer outro lugar) que incluem todos os recursos que você precisa.

Entre eles, galerias de imagens, caixas de iluminação para uma melhor exposição de fotos e grades de portfólio.

Sites de Negócios

Se você tem um negócio online pequeno, o WordPress também pode ser de grande ajuda para o seu site. Ainda que o WordPress seja muito popular com empresas de pequeno de médio porte, ele também é usado por grande corporações.

Sites de Caridade

Como o WordPress tem um custo de manutenção relativamente baixo, não chega a ser uma surpresa que ele é a plataforma de escolha de caridades e igrejas. Graças ao WordPress, cada vez mais organizações sem fins lucrativos têm conquistado seu espaço na internet.

Lojas online

Com o WordPress, você também pode criar uma loja virtual sem qualquer conhecimento em programação.

O WooCommerce, o plugin para e-commerce mais popular do WordPress, permite que você crie adicione recursos cruciais ao seu site.

São eles: carrinhos de compra, sistema de gerenciamento de pedidos, páginas de checkout, reembolsos com um clique e assim por diante.

Sites populares que usam WordPress

Ainda que o WordPress seja uma plataforma mais conhecida entre blogueiros e pequenos negócios, ele também é usado por muitos sites notáveis. Vamos conferir alguns deles abaixo.

The New Yorker

Todo o ecossistema do tradicional site norte-americano de notícias The New Yorker é executada no WordPress.

site new yorker usa o wordpress como cms

TechCrunch

O TechCrunch é um site de notícias para pessoas interessadas em tecnologias inovadoras e startups. Talvez não seja por acaso que eles escolheram o WordPress como plataforma de trabalho.

o site tech crunch usa o cms wordpress

Sony Music

O site da Sony Music é um ótimo exemplo de marca empresarial de sucesso que usa o WordPress.

o site da sony music é feito em wordpress

Casa Branca

O site oficial .gov da Casa Branca (Estados Unidos) também usa o WordPress. Quem poderia imaginar isso?

o site da casa branca no governo dos estados unidos usa o wordpress

Beyoncé

O WordPress é extremamente popular com artistas, fotógrafos, músicos e outras atividades criativas – até mesmo com os mais famosos. A Beyoncé é uma delas. O WordPress propiciou que a cantora pudesse entregar uma experiência interativa com os fãs.

o wordpress é a escolha de cms no site da beyoncé

Prós e Contras do WordPress

O WordPress tem algumas vantagens e ele é, de longe, a melhor plataforma para qualquer um que queira começar um site sem precisar conhecer de programação.

Além disso, o CMS WordPress é uma boa opção para programadores, já que ele é uma ferramenta altamente personalizável. Entretanto, ele também tem alguns contratempos que você precisa conhecer.

Prós

  1. Baixo custo – Você só precisa pagar pela hospedagem de sites. O software do WordPress e a maioria dos plugins e temas são gratuitos.
  2. Fácil instalação e atualização – Ao contrário de muitos outros CMS, o WordPress nem precisa de configuração. E você pode atualizá-lo com apenas um clique.
  3. Simples de gerenciar – Você não precisa de nenhum conhecimento em programação para realizar tarefas diárias. Entre elas escrever, editar posts, fazer download de imagens, gerenciar usuários, adicionar menus e instalar temas e plugins.
  4. Design personalizável – Com milhares de temas WordPress já prontos para usar, você pode criar um visual personalizado que se encaixa com seu nicho de atuação. Por exemplo, existem temas específicos para restaurantes, estudantes de medicina, pequenos negócios, conteúdos de games e assim por diante.
  5. Funcionalidades personalizáveis – Você pode usar uma avalanche de plugins para estender as funcionalidades do WordPress. Basicamente, você consegue encontrar um plugin específico para qualquer tipo de tarefas que estiver procurando. Tem de tudo: desde SEO (Search Engine Optimization) a organização de eventos.
  6. Comunidade engajada para ajudar – O WordPress tem uma comunidade mundial gigantesca e um fórum muito útil caso você precise de ajuda com seu site. Se você não sabe, não conhece algo ou tenha problema com qualquer coisa, você encontra ajuda e solução muito rapidamente.

Contras

  1. Preocupações com segurança – Como o WordPress roda mais de 30% dos sites da internet, ele também é, frequentemente, alvo de ataques de hackers. Entretanto, se você instalar um plugin de segurança você consegue reduzir esse risco a quase zero.
  2. Conteúdos de terceiros – Como a maioria dos plugins e temas do WordPress são criados por terceiros, às vezes eles podem ser um pouco bugados. Antes de instalar um novo plugin ou tema, sempre leia a descrição deles e as análises dos usuários para saber opinião de uso. E, se ainda assim não tiver certeza, pergunte ao suporte da comunidade sobre dicas e informações.
  3. Tempo de carregamento de página – Se você tiver muitos plugins instalados, seu site pode ficar lento. Mas você pode instalar um plugin de cache, pois ele geralmente resolve esse problema.

Aprenda mais

Se você quer conhecer mais sobre o que é WordPress, como funciona e particularidades de como aproveitar o potencial do CMS, acesse estes conteúdos:

com o cms wordpress você pode fazer qualquer tipo de site

Conclusão: O que é WordPress? O CMS mais popular do mundo!

Sacou o que é WordPress? Como você viu neste artigo, o WordPress é uma plataforma incrivelmente versátil. Ele permite que você tenha praticamente qualquer tipo de site que quiser ter.

Quer começar um blog? O WordPress é a resposta. Seu negócio precisa de presença online? Novamente, o WordPress é para você.

Quer um portfólio online para atrair mais clientes? Vá de WordPress. Quer começar uma loja virtual? Você já sabe a resposta: WordPress.

Suas opções são gigantescas, o risco é baixo e você pode facilmente encontrar qualquer ajuda em muitas comunidades especializadas no CMS.

Está esperando o quê para conquistar o seu sucesso na internet?

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
2
95
/mês

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]