Paginação WordPress: Como Configurar e Solucionar Problemas

A paginação é um recurso que divide os blog posts de um site WordPress em diferentes páginas. Ao invés dos visitantes precisarem navegar por todos os seus posts, eles podem pular para uma página específica e poupar muito tempo.

Implementar a paginação pode ser muito benéfico especialmente para sites com grandes quantidades de conteúdo. Afinal, essa funcionalidade permite que os leitores naveguem com mais facilidade e agilidade pelo conteúdo, gerando uma experiência de leitura mais agradável.

Além disso, a paginação faz com que a navegação do seu site seja mais amigável e otimizada para os crawlers dos mecanismos de busca, já que ela cria uma estrutura clara dentro do site. Páginas de blog mais curtas ou com menos conteúdo também carregam mais rápido, melhorando a experiência do usuário como um todo.

Este artigo vai te mostrar como implementar o recurso de paginação WordPress através de dois métodos: manualmente e utilizando um plugin específico de paginação. Também vamos comentar sobre o erro 404, muito comum em páginas do WordPress, além de oferecer algumas dicas para solucionar o problema.

O Que é Paginação WordPress?

A paginação WordPress é um recurso que separa a lista de posts do seu blog em diferentes páginas. Assim, os visitantes podem utilizar os botões de Seguinte e Anterior, ou Avançar e Voltar, para navegar entre as páginas, além de também poderem pular para a página específica do conteúdo que desejam visitar.

Como Adicionar a Paginação no WordPress Manualmente

Usuários com habilidades de programação podem implementar a paginação WordPress em seus sites de forma manual, utilizando um código personalizado. Neste tutorial, vamos usar como exemplo o tema Twenty Twenty do WordPress.

Fique à vontade para conferir todos os métodos listados abaixo e escolher aquele que melhor se encaixar com seu nível de conhecimento técnico.

1. Ajustando o Código PHP no Arquivo functions.php 

O WordPress suporta a função de paginação (posts_nav_link()) que pode ser inserida logo antes ou depois do principal loop no arquivo index.php do seu tema. Aqui, indicamos um exemplo simplificado de como esse código se parece:

<?php if ( have_posts() ) : ?>

<!-- Add the pagination functions here. →

posts_nav_link()

<!-- Start of the main loop. -->

<?php while ( have_posts() ) : the_post();  ?>

<!-- the rest of your theme's main loop -->

<?php endwhile; ?>

<!-- End of the main loop -->

<!-- Or add the pagination functions here. -->

<div class="nav-previous alignleft"><?php previous_posts_link( 'Older posts' ); ?></div>

<div class="nav-next alignright"><?php next_posts_link( 'Newer posts' ); ?></div>

<?php else : ?>

<p><?php _e('Sorry, no posts matched your criteria.'); ?></p>

<?php endif; ?>

Recomendamos que você utilize um child theme para fazer esses ajustes, ao invés de implementar a funcionalidade direto no parent theme. Um tema filho herda todas as funcionalidades do tema pai, incluindo o estilo e os recursos. Sendo assim, as configurações serão mantidas no site mesmo depois de qualquer atualização do tema. 

2. Adicionando um Código CSS para Editar a Paginação

Outra maneira de implementar a funcionalidade de paginação em seu site é adicionando códigos HTML e CSS no diretório do seu tema ativo. Muitos dos códigos CSS que você pode utilizar para essa função estão disponíveis em plataformas de desenvolvimento web, como a CodePen.

Abaixo, você pode conferir uma função personalizada de paginação desenvolvida por Arefeh Hatami. Ela utiliza códigos HTML e CSS para criar uma barra de navegação simples com os números das páginas. Caso você decida implementar essa função ou código em seu site WordPress, fique à vontade para experimentar e testar diferentes estilos, optando por aquele que melhor se adaptar à identidade da sua marca.

Exemplo de navegação por páginas

3. Gerenciando o Conteúdo de cada Página

Diferente dos métodos anteriores, este não envolve programação. Ao invés disso, o que você precisará fazer é apenas acessar o seu painel de administração do WordPress.

  1. Navegue até Configurações → Leitura a partir do seu painel de admin do WordPress.
  2. Edite o valor do campo correspondente à configuração Páginas do blog mostram no máximo.
Configuração de posts por página no WordPress
  1. Clique em Salvar Alterações.

A quantidade de posts exibida em cada página deve ser ajustada de acordo com o volume total de conteúdos do seu site. Por exemplo, se você possui entre 50 e 100 posts no total, fazer com que cada página do blog contenha de cinco a dez posts seria o ideal.

A imagem abaixo mostra como um site se parece quando o número de posts no passo acima for configurado para “1”. Cada página vai exibir uma publicação do blog, e a barra de navegação de páginas estará logo abaixo, antes da seção de rodapé. Essa configuração de quantidade é adequada para sites pequenos com baixo volume de conteúdos.

Exemplo de blog post com paginação no rodapé

Os Melhores Plugins de Paginação do WordPress 

A forma mais fácil de implementar o recurso de paginação WordPress é utilizando um plugin. Muitos plugins de paginação, incluindo gratuitos e pagos, estão disponíveis no diretório oficial de plugins do CMS. Vamos apresentar as três melhores opções gratuitas na seção abaixo.  

Lembrando que, logo depois de instalar e ativar um desses plugins, você poderá personalizá-lo através do menu de Configurações do seu painel de administração do WordPress.

1. WP-PageNavi

Como o WP-PageNavi é um dos plugins gratuitos mais populares do WordPress, provavelmente seu tema já inclui um suporte integrado para ele. Caso não, você deverá ajustar o código do seu tema manualmente para fazer o plugin funcionar. O código personalizado necessário para isso é disponibilizado na página oficial do plugin.

O plugin WP-PageNavi oferece configurações simples que até mesmo os iniciantes conseguem utilizar sem complicações. Ele também permite que você altere as etiquetas dos elementos de navegação e os números das páginas. Adicionalmente, o plugin conta com a opção de alternar entre o formato de Posts mais antigos e Posts mais recentes para uma barra de navegação numerada, facilitando o controle das páginas. 

Para acessar mais opções de estilo, considere adicionar o plugin Styles for WP PageNavi também. 

Depois de instalar e ativar o plugin WP-PageNavi, uma aba com o nome dele será exibida no seu menu de Configurações, a partir da qual poderá definir suas preferências.

Preferências de paginação no plugin PageNavi Settings

2. WP-Paginate

O WP-Paginate é um plugin de código aberto que conta com uma configuração simples para adicionar o recurso de paginação no seu site WordPress. Ele também oferece uma aba de CSS Personalizado para adicionar códigos customizados nos seus links de paginação.

Além de blog posts, o WP-Paginate também é capaz de ordenar comentários de posts, o que é muito útil em casos de blogs populares que atraem muitos comentários. Outros elementos de personalização incluem etiquetas e botões, bem como seu respectivo posicionamento nas páginas. 

A versão gratuita deste plugin possui todos os recursos essenciais que você precisa para paginação WordPress. De todo modo, ao fazer o upgrade para a versão paga, o WP Paginate Pro, você terá mais opções de estilo e acesso à documentação do plugin, bem como um ano de suporte dedicado.

Da mesma forma que o plugin WP-PageNavi, você pode acessar a aba do WP-Paginate a partir do seu menu de Configurações para editar as preferências.

Preferências de paginação no plugin WP-Paginate

3. Alphabetic Pagination

Como o próprio nome indica, o plugin Alphabetic Pagination permite que você separe e organize posts e páginas em ordem alfabética. Esse formato de paginação do WordPress é especialmente útil para classificar itens baseados em suas palavras-chave e categorias ou tópicos. Isso torna o processo de busca muito mais eficiente para os visitantes.

Alguns dos recursos básicos do Alphabetic Pagination incluem a paginação automática, agrupamento em ordem alfabética e posicionamento DOM. Diferentes estilos e diversas opções de idiomas estão disponíveis para os usuários, permitindo que você ajuste as configurações de acordo com suas necessidades e preferências. Fazendo o upgrade para a versão Premium do plugin, você terá acesso a shortcodes personalizados para paginação, listagem de conteúdos e listas de usuários. 

Além disso, o plugin Alphabetic Pagination é compatível com a página de loja e categorias de produtos do WooCommerce

Preferências de paginação no plugin Alphabetic Pagination

Como Corrigir o Erro 404 em Páginas do WordPress

O erro 404 é uma mensagem de erro que pode aparecer quando você implementar a funcionalidade de paginação no WordPress. Na maior parte dos casos, ele é causado por um conflito de links permanentes (permalinks), que impede que o navegador localize a página quebrada. 

O problema geralmente acontece quando você clica no botão ou link de ir para a página seguinte. Nesses casos, a estrutura personalizada dos links permanentes /%categoria%/%nomedopost%/ costuma funcionar na primeira página, mas a página subsequente /pagina/2 da URL https://www.dominio.com/categoria_personalizada/pagina/2 pode entrar em conflito com as configurações dos links permanentes personalizados. 

Há diversas possíveis soluções para este erro, e tudo depende das circunstâncias de cada caso. 

Editando o Valor da WP_Query posts_per_page 

Se você navegar pelo seu painel de administração até o menu de Configurações → Leitura, verá que o valor padrão para a configuração Páginas do blog mostram no máximo é 10. 

Verifique a WP_Query dos seus permalinks personalizados e veja se na linha da opção posts_per_page consta o mesmo valor. Se for um número diferente, altere ele ou aquele nas configurações de leitura do painel WordPress, para que assim eles não entrem em conflito. O valor deve ser o mesmo nas duas opções. 

Adicionando uma Regra ReWrite de Paginação

Este método envolve a adição de um código para remover a parte problemática da paginação através da criação de uma regra de reescrita (rewrite). Para fazer isso, acesse seu arquivo functions.php e insira o seguinte snippet:

function my_pagination_rewrite() {

   add_rewrite_rule(category_name/page/?([0-9]{1,})/?$', 'index.php?category_name=blog&paged=$matches[1]', 'top');

}

add_action('init', 'my_pagination_rewrite');

Depois de adicionar este código, acesse seu painel de administração do WordPress, navegue até o menu de Configurações → Permalinks e clique em Salvar Alterações para atualizar o cache das regras dos links permanentes. 

Conclusão

A paginação é um recurso muito útil que faz com que sites WordPress com grande quantidade de conteúdo sejam mais fáceis de navegar e mais amigáveis para os visitantes. Felizmente, essa funcionalidade, que permite a entrega de uma experiência do usuário mais agradável, pode ser implementada facilmente com um código personalizado ou um plugin. Sendo assim, trata-se de uma configuração simples e conveniente para usuários de todos os níveis de conhecimento técnico.

Neste tutorial, apresentamos diferentes maneiras para adicionar a paginação em sites WordPress, bem como três dos melhores plugins para implementar este recurso. Caso você se depare com um erro de página 404 no WordPress, incluímos aqui dois possíveis métodos para solucionar este problema.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a melhorar a experiência do usuário do seu blog WordPress. Para otimizar ainda mais o desempenho do seu site, lembre-se de usar um servidor de WordPress confiável. Se ainda tiver alguma questão ou dicas sobre o assunto, fique à vontade para deixar um comentário na seção abaixo.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.