WordPress

O Que é Uma Página ou Post Privado WordPress?

Tutorial Página ou Post Privado WordPress

Uma página ou post privado do WordPress são conteúdos que não estão visíveis para o público. Em outras palavras, um visitante não pode acessar o post ou página mesmo que saiba a URL. Apenas usuários autorizados que estão logados no WordPress possuem acesso.

Isso pode parecer contraditório com o propósito principal do WordPress – publicar conteúdos. Mas algumas coisas não são criadas para serem mostradas ao público.

Digamos que você é um gerente e quer treinar sua equipe. Compartilhar qualquer material ou informação interna não é uma boa ideia.

Vamos mergulhar fundo e aprender mais sobre este assunto!

Nota: Para simplificar a explicação usaremos apenas o termo “post”, mas o mesmo também se aplica para páginas.

Quando e Porquê Tornar os Posts Privados?

De forma simples, um post privado possui visibilidade limitada para certos usuários. Antes de continuar, vamos analisar as funções de usuário do WordPress:

  • Administrador. Este é o dono do site. Ele possui permissão para modificar qualquer post (adicionar, excluir, editar, publicar), adicionar ou remover usuários, instalar plugins e mudar as configurações do Painel.
  • Editor. Possui permissão para editar todos os posts no Painel. Mas não possui acesso para instalar plugins e alterar configurações.
  • Autor. Pode modificar seus próprios posts. Não possui acesso aos posts de outros autores.
  • Contribuinte. Pode modificar seus próprios posts. Mas uma vez que publicado não tem mais acesso às opções de edição. Não possui permissão para adicionar imagens.
  • Assinante. Precisa fazer login para conseguir visualizar o conteúdo. Não possui permissão para realizar outra função.

Apenas o Administrador e o Editor podem visualizar as páginas privadas do WordPress, sendo que o administrador precisa conceder a permissão inicial. Esta função é particularmente útil se você deseja ter privacidade no conteúdo.

Exemplos Práticos

Ainda não achou muito claro? Vamos analisar os seguintes exemplos:

  • Blog de notícias. Você pode designar diferentes funções para seus editores e criadores de conteúdo – tornando o processo menos complicado.
  • Blog privado. Poste qualquer coisa que desejar e guarde para si! Você também pode convidar familiares e amigos para acessarem seu conteúdo.
  • Fórum exclusivo. Pessoas com certos interesses mútuos podem utilizar esta configuração para compartilhar materiais exclusivos. Normalmente uma pessoa age como moderador.
  • Área de desenvolvimento. Você pode querer ver como vai ficar seu post antes de compartilhar com o público. Você também pode convidar outras pessoas para visualizar o post temporariamente e receber feedback.
  • Área de experimentos. Se você escreve muito sobre WordPress, existe a possibilidade de você tirar muitos prints relacionados à sua conta. Utilize essa ferramenta para manter seu conteúdo privado.

A lista não para por aí. Uma nota para donos de blogs e sites – lembre-se que os editores possuem controle total sobre seu conteúdo. Compartilhar informações confidenciais em um post privado do WordPress não é recomendado.

Como Criar um Post Privado WordPress

Você pode criar um novo post privado ou editar um post antigo. Independente de qual seja o caso, tudo começa no editor visual.

  1. Acesse Posts > Adicionar novo. Para editar posts antigos acesse Posts > Todos os posts e procure o conteúdo que você deseja editar.
  2. Procure a seção Visibilidade e clique na opção atual.
    Post Privado WordPress
  3. Selecione a opção Privado e clique em OK na caixa popup que será exibida.
    Post privado no WordPress
  4. Em seguida clique em Publicar ou Atualizar, caso você esteja alterando as configurações de um post antigo.
  5. Acesse o post recém publicado/atualizado no seu blog. Se o processo foi finalizado corretamente você vai ver Privado ao lado do título do post (não esqueça de estar logado como administrador ou editor para poder visualizar o conteúdo):
    Visualizar Post Privado

Como Criar um Post Protegido por Senha

Outra alternativa é utilizar a opção de proteção por senha. Assim os visitantes poderão ver o título do post, mas o conteúdo só será exibido para quem tiver a senha. Os passos são praticamente os mesmos, exceto que ao invés de selecionar a opção Privado, você vai selecionar Protegida por senha:
Post Privado WordPress protegido por senha

Insira uma senha segura e clique em Publicar ou Atualizar. Em seguida, acesse seu post no blog, assim como fizemos com a opção anterior. Note que dessa vez será solicitado para você informar a senha de acesso:
Visualizar Post Protegido por Senha

Conclusão

Nem tudo na internet deve ser exibido ao público. Felizmente o WordPress também concorda com isso. Seja para um fórum exclusivo ou assuntos particulares, o WordPress é um ótimo lugar para ‘esconder’ conteúdos. Você ainda pode designar diferentes funções para gerenciar sua privacidade.

Porém tenha cuidado ao compartilhar informações sensitivas. Afinal de contas, estamos falando da internet. É impossível garantir que qualquer coisa esteja sempre 100% segura o tempo todo.

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês