Uma página ou post privado do WordPress são conteúdos que não estão visíveis para o público. Em outras palavras, um visitante não pode acessar o post ou página mesmo que saiba a URL. Apenas usuários autorizados que estão logados no WordPress possuem acesso.
Isso pode parecer contraditório com o propósito principal do WordPress – publicar conteúdos. Mas algumas coisas não são criadas para serem mostradas ao público.
Digamos que você é um gerente e quer treinar sua equipe. Compartilhar qualquer material ou informação interna não é uma boa ideia.
Vamos mergulhar fundo e aprender mais sobre este assunto!
Nota: Para simplificar a explicação usaremos apenas o termo “post”, mas o mesmo também se aplica para páginas.
Conteúdo
Quando e Porquê Tornar os Posts Privados?
De forma simples, um post privado possui visibilidade limitada para certos usuários. Antes de continuar, vamos analisar as funções de usuário do WordPress:
- Administrador. Este é o dono do site. Ele possui permissão para modificar qualquer post (adicionar, excluir, editar, publicar), adicionar ou remover usuários, instalar plugins e mudar as configurações do Painel.
- Editor. Possui permissão para editar todos os posts no Painel. Mas não possui acesso para instalar plugins e alterar configurações.
- Autor. Pode modificar seus próprios posts. Não possui acesso aos posts de outros autores.
- Contribuinte. Pode modificar seus próprios posts. Mas uma vez que publicado não tem mais acesso às opções de edição. Não possui permissão para adicionar imagens.
- Assinante. Precisa fazer login para conseguir visualizar o conteúdo. Não possui permissão para realizar outra função.
Apenas o Administrador e o Editor podem visualizar as páginas privadas do WordPress, sendo que o administrador precisa conceder a permissão inicial. Esta função é particularmente útil se você deseja ter privacidade no conteúdo.
Exemplos Práticos
Ainda não achou muito claro? Vamos analisar os seguintes exemplos:
- Blog de notícias. Você pode designar diferentes funções para seus editores e criadores de conteúdo – tornando o processo menos complicado.
- Blog privado. Poste qualquer coisa que desejar e guarde para si! Você também pode convidar familiares e amigos para acessarem seu conteúdo.
- Fórum exclusivo. Pessoas com certos interesses mútuos podem utilizar esta configuração para compartilhar materiais exclusivos. Normalmente uma pessoa age como moderador.
- Área de desenvolvimento. Você pode querer ver como vai ficar seu post antes de compartilhar com o público. Você também pode convidar outras pessoas para visualizar o post temporariamente e receber feedback.
- Área de experimentos. Se você escreve muito sobre WordPress, existe a possibilidade de você tirar muitos prints relacionados à sua conta. Utilize essa ferramenta para manter seu conteúdo privado.
A lista não para por aí. Uma nota para donos de blogs e sites – lembre-se que os editores possuem controle total sobre seu conteúdo. Compartilhar informações confidenciais em um post privado do WordPress não é recomendado.
Como Criar um Post Privado WordPress
Você pode criar um novo post privado ou editar um post antigo. Independente de qual seja o caso, tudo começa no editor visual.
- Acesse Posts > Adicionar novo. Para editar posts antigos acesse Posts > Todos os posts e procure o conteúdo que você deseja editar.
- Procure a seção Visibilidade e clique na opção atual.
- Selecione a opção Privado e clique em OK na caixa popup que será exibida.
- Em seguida clique em Publicar ou Atualizar, caso você esteja alterando as configurações de um post antigo.
- Acesse o post recém publicado/atualizado no seu blog. Se o processo foi finalizado corretamente você vai ver Privado ao lado do título do post (não esqueça de estar logado como administrador ou editor para poder visualizar o conteúdo):
Como Criar um Post Protegido por Senha
Outra alternativa é utilizar a opção de proteção por senha. Assim os visitantes poderão ver o título do post, mas o conteúdo só será exibido para quem tiver a senha. Os passos são praticamente os mesmos, exceto que ao invés de selecionar a opção Privado, você vai selecionar Protegida por senha:
Insira uma senha segura e clique em Publicar ou Atualizar. Em seguida, acesse seu post no blog, assim como fizemos com a opção anterior. Note que dessa vez será solicitado para você informar a senha de acesso:
Conclusão
Nem tudo na internet deve ser exibido ao público. Felizmente o WordPress também concorda com isso. Seja para um fórum exclusivo ou assuntos particulares, o WordPress é um ótimo lugar para ‘esconder’ conteúdos. Você ainda pode designar diferentes funções para gerenciar sua privacidade.
Porém tenha cuidado ao compartilhar informações sensitivas. Afinal de contas, estamos falando da internet. É impossível garantir que qualquer coisa esteja sempre 100% segura o tempo todo.
Deixe um Comentário