Primeiro Emprego – Dicas para Conquistar Seu Lugar no Mercado de Trabalho
access_time
hourglass_empty
person_outline

Primeiro Emprego – Dicas para Conquistar Seu Lugar no Mercado de Trabalho

Ao finalizar o ensino médio ou a graduação na faculdade, você fechou um ciclo importante na sua vida. Mas, agora, chega o momento de abrir outro. É preciso procurar o primeiro emprego e ingressar no mercado de trabalho.

Este é o momento de saber como redigir um currículo para primeiro emprego ou, até quem sabe, também escrever uma carta de apresentação. 

Para você sanar as suas dúvidas sobre esses e outros assuntos sobre emprego, confira o nosso texto completo e fique mais preparado para conquistar o primeiro emprego. 

Que tal conseguir seu primeiro emprego com a Hostinger? Estamos com vaga abertas para trabalho remoto. É só se inscrever pelo botão abaixo. 

Trabalhe na Hostinger

Dicas para Conseguir Seu Primeiro Emprego

Quando o assunto é conseguir o seu primeiro emprego, é importante saber onde procurar. É aí que a internet exerce um papel fundamental, pois você até pode procurar no Google oportunidades na sua área. 

Normalmente aparecem várias vagas. Mas de nada adianta elas estarem disponíveis se você não estiver preparado para elas. Sendo assim, para você não perder tais oportunidades, confira as dicas a seguir. 

Tenha Sempre Seu Currículo Atualizado

O objetivo do currículo para primeiro emprego é destacar as suas habilidades e conhecimentos. 

Justamente por ainda não ter a experiência desejada no mercado de trabalho, você deve destacar os seus cursos, idiomas que fala, projetos sociais e voluntariados que possa ter participado, ou projetos escolares que tenha obtido êxito.

É importante também destacar os seus projetos realizados em estágios, bem como intercâmbios, caso os tenha realizado. Trabalhos como freelancer e em empresas familiares também contam como experiência para o currículo.

Entretanto, se considerar conveniente, você pode complementar o seu currículo com uma carta de apresentação para primeiro emprego.  

Use o Meio Online

Aproveite os canais que a internet oferece ou se for mais ousado, tenha um site pessoal para divulgar os seus conhecimentos profissionais e portfólio.

Divulgue-o também nas suas redes sociais. Um exemplo disso é o LinkedIn, a rede mais adequada para os profissionais que querem ampliar o seu networking

Entenda a Dinâmica da Entrevista

Além de saber o que colocar no objetivo de currículo para primeiro emprego e saber como redigir uma carta de apresentação, outra dica importante é se preparar bem para a primeira entrevista.

Utilize roupas adequadas, seja pontual e conheça muito bem a vaga que você pretende preencher e as características da empresa. Isso vai auxiliar você a se dar bem diante das perguntas do recrutador.

Lembre-se também de manter o seu inglês em dia. Em alguns casos, as entrevistas são feitas parcialmente (ou totalmente) em inglês, como no caso da Hostinger. 

Políticas Públicas de Primeiro Emprego

Quem está em busca de oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, pode contar com políticas públicas que viabilizam candidatos a encontrarem o primeiro emprego.

Confira mais sobre esses programas abaixo. 

Programa Primeiro Emprego

Também chamado de Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens (PNPE), esse programa consiste em uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, que visa conduzi-los para o mercado de trabalho.

O PNPE tem o objetivo de atender jovens com idade de 16 a 24 anos em situação de desemprego involuntário.

Programa Mais Emprego

O Programa Mais Emprego consiste em uma ação do Governo Federal onde o objetivo é assegurar a ligação entre os trabalhadores e as empresas. Ou seja, ele é uma ponte entre quem está em busca de emprego e quem pretende contratar.

Esse programa divulga inúmeras chances de trabalho diante da parceria firmada com grandes empresas. 

Programa Jovem Cidadão

Esse é um programa criado pelo governo do Estado de São Paulo com o objetivo de divulgar vagas para jovens que precisam ingressar no mercado de trabalho. 

O Programa Jovem Cidadão é voltado exclusivamente para jovens que estejam estudando em escolas públicas estaduais. É uma iniciativa que não possui fins lucrativos e ainda tem parceria principalmente com as empresas privadas.

Como Escrever uma Carta de Apresentação para Primeiro Emprego Capaz de Impressionar

A Carta de Apresentação muitas vezes é confundida com um resumo do currículo. Na verdade, essa carta consiste em um documento que tem o objetivo de complementar o conteúdo do currículo.

Essa Carta pode ser redigida tanto por profissionais experientes que almejam se recolocar no mercado de trabalho, quanto por quem ainda está dando os primeiros passos em busca de emprego.

No caso de uma Carta de Apresentação para primeiro emprego, é importante levar em consideração alguns detalhes pertinentes na hora de escrevê-la, como, por exemplo, cabeçalho, corpo do texto e, por fim, o seu nome e meios de contato. 

Além disso, uma carta bem redigida deve ser sucinta, não ter mais do que uma página e apresentar a seguinte estrutura. 

Primeira Linha

Ela tem a obrigação de fisgar a atenção do recrutador. Um exemplo disso pode ser:

Concluí a minha graduação na Universidade X e efetuei um estágio de seis meses na empresa Y. Busco novos desafios e acredito ter totais condições de contribuir para o êxito da sua empresa.

Habilidades e Qualificações

Nesse trecho é importante destacar os seus principais pontos fortes. Segue um exemplo para ilustrar tal situação:

Durante o período da graduação desenvolvi projetos que foram agraciados com prêmios… (mencione os projetos e prêmios). Também frequentei seis meses de estágio, onde contribuí para a empresa Y desenvolver negócios na área… (mencione os seus êxitos).

Encerramento

Esse é o trecho onde você se coloca à disposição para realizar uma entrevista e ter a oportunidade de mostrar melhor as suas qualidades.

Currículo de Primeiro Emprego Perfeito Mesmo Sem Experiência

Muitas pessoas acreditam que, pelo fato do candidato não ter ainda a experiência de mercado, não é possível montar um currículo capaz de impressionar os recrutadores. Felizmente a coisa não é bem assim.

Mesmo sem experiência é possível organizar as informações de modo que deixe bem claro o quanto você é qualificado para aquela vaga. Sendo assim, as dicas para isso são:

Informações Pessoais

Destaque nas informações pessoais os seus dados básicos, como, por exemplo, nome, meios de contato e instituições de ensino que você frequentou. É importante ser sucinto.

Objetivo para Primeiro Emprego

Nesse trecho você já está apto a salientar que, mesmo sem experiência, possui as competências e a vontade de fazer parte da empresa.

Contudo, é válido mencionar aqui o cargo ou tipo de vaga que pretende preencher e a área onde quer atuar. Mantenha o foco nas posições iniciais, como de estagiário, se estiver na faculdade, ou de jovem aprendiz, caso ainda frequente o Ensino Médio.

Ou, ainda, o nome daquela vaga que você vê que nos pré-requisitos, é solicitado Ensino Médio Completo em diante.

Formação Acadêmica

Nesse trecho, você deve destacar o seu grau de formação e data de conclusão ou previsão de conclusão.

Também pode ser mencionado cursos profissionalizantes ou oficinas que esteja fazendo ou tenha concluído, mas somente aquelas que você tenha certificado.

Experiência Profissional

Aqui é necessário mencionar desde trabalhos freelancers a estágios. É interessante também citar algum trabalho voluntário caso você tenha realizado.

Isso mostra para a empresa que você se importa com ações de cunho social e comprometimento. Trabalhos em empresas familiares também agrega sua experiência profissional.

Idiomas

Hoje em dia dominar mais de um idioma não é um diferencial, mas sim uma necessidade. Por isso, destaque os idiomas você fala e qual o seu nível de conhecimento deles entre escuta, leitura, escrita e conversação. 

Informações Complementares

Essa é a oportunidade para você citar algumas qualidades a mais, como softwares que conhece, cursos, workshops e congressos que tenha participado que são relacionados à vaga, intercâmbios que realizou, entre outros pontos que podem enriquecer o seu currículo. 

Dicas de Como Elaborar um Currículo

Ainda que não seja uma tarefa difícil, muitos possuem dúvidas e dificuldades na hora de preparar o currículo. Por isso, confira as dicas abaixo. 

Currículo Com Foto ou Sem Foto?

De uma forma geral não há a obrigatoriedade do currículo ter foto do candidato.

Porém, determinadas empresas podem solicitar e caso isso aconteça, lembre-se que a foto deve transmitir neutralidade, sem sorrisos largos, piercings ou maquiagem pesada.

Entretanto, é importante que a foto seja apenas do ombro para cima, como uma foto 3×4. Além disso, o fundo deve ser neutro.

Devo Ter Meu Currículo em Inglês?

Não necessariamente. No entanto, algumas empresas solicitam, especialmente aquelas que possuem negócios internacionais ou são do campo de tecnologias. 

Revise a Ortografia

A ortografia correta é um elemento fundamental para o seu currículo contar com a credibilidade necessária. 

Independente do seu currículo ser em português ou em inglês, não deixe de efetuar uma boa revisão. Elimine todos os erros que encontrar.

Seja Honesto

A honestidade é essencial para quem quer se manter no mercado de trabalho. A partir do momento que você menciona habilidades que não possui, mais cedo você poderá ser testado. Por isso, evite mentiras.

Modelos de Currículo de Primeiro Emprego Para Você se Inspirar

De acordo com o que foi mencionado, o currículo para primeiro emprego deve destacar as suas habilidades técnicas e conhecimentos teóricos, pois você ainda não conta com a experiência de mercado em outras empresas.

Por isso, para você ter uma base coesa para montar o seu, não deixe de dar uma olhada nestes modelos de currículo para primeiro emprego que a Exame disponibilizou para quem está querendo ingressar no mercado de trabalho.

A Catho também possui outros exemplos de currículo para estágios e jovem aprendiz.

Conclusão 

Quem quer abrir pela primeira vez a porta do mercado de trabalho, deve ter nas mãos a chave fundamental: um currículo bem escrito e atualizado. 

Portanto, é essencial que você capriche na elaboração desse documento, descrevendo-o de forma detalhada (e sincera) o que você tem de melhor para oferecer ao mercado. 

E aí, que tal colocar em prática as dicas citadas no artigo e montar o seu currículo de forma impecável? Aproveita e manda seu currículo pra Hostinger!

Inscreva-se Agora

O Autor

Author

Mariana Moreira / @mariana

Mariana é Psicóloga, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas, e Coordenadora de RH na Hostinger Brasil. É apaixonada por People e Gestão de Pessoas, tendo como objetivo manter um ambiente de trabalho presencial e remoto mais feliz e engajado. Nas horas extras, trabalha também com Psicologia Clínica e Orientação de Carreiras.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!