Proposta de Prestação de Serviços de Desenvolvimento de Sites: Melhores Práticas + Exemplos

Proposta de Prestação de Serviços de Desenvolvimento de Sites: Melhores Práticas + Exemplos

Uma proposta de serviço para o desenvolvimento de sites define um acordo entre um desenvolvedor web e um potencial cliente. O documento, por escrito, deve cobrir uma série de detalhes, como as exigências do cliente, os serviços oferecidos pelo desenvolvedor web, e o cronograma negociado. 

Saber criar uma proposta de prestação de serviços é uma competência importante para atrair novos clientes, especialmente para programadores freelancers e designers.

Por exemplo, baseados nas informações contidas em uma proposta de projeto, muitos designers gráficos conseguem criar uma estrutura de preços para seus serviços.

Entretanto, esse documento não deve ser confundido com um contrato — que é um acordo de caráter jurídico e vinculativo. 

Neste artigo vamos conhecer o conteúdo de uma proposta de prestação de serviços de desenvolvimento web, incluindo os elementos que são essenciais e como eles podem afetar o projeto como um todo.

Também vamos oferecer um modelo de proposta gratuito, que pode te guiar e servir como referência nas negociações de trabalho de desenvolvimento de sites. Por fim, você terá acesso a algumas dicas para criar propostas fantásticas e conquistar mais clientes.

Uma proposta de desenvolvimento de sites é um acordo escrito, criado entre um desenvolvedor web e um potencial cliente. Nesse documento estão contidas informações detalhadas sobre os serviços de desenvolvimento web solicitados, as expectativas do cliente e o cronograma negociado.

O Que Incluir em uma Proposta de Prestação de Serviços de Desenvolvimento Web?

Todo processo de desenvolvimento de sites profissional deve começar com um planejamento do projeto — independentemente de você ser um web designer, um desenvolvedor, freelancer ou gerente de projetos.

Delimitar o escopo e os objetivos do projeto te ajuda a alinhar sua capacidade e disponibilidade com as exigências e expectativas do cliente, garantindo que ambas as partes estejam na mesma página e recebam aquilo que foi acordado. 

Por este motivo, é importante preparar sua proposta de fornecimento de serviços corretamente. Apesar de não haver uma estrutura fixa a ser seguida, uma proposta de desenvolvimento de sites deve abordar todas as informações necessárias para a boa comunicação entre o cliente e o prestador de serviços. 

Para conseguir fazer isso, uma proposta de prestação de serviços web deve conter os seguintes elementos:

Resumo Executivo

Um acordo de prestação de serviços de desenvolvimento web geralmente começa com um resumo. Essa seção mostra uma visão geral do projeto, dividindo-o em duas partes: a declaração do problema feita pelo cliente em potencial e a proposta de solução oferecida por você enquanto prestador do serviço. 

Visão Geral do Problema

Para projetos competitivos realizados através de licitação, a seção da visão geral deve focar no problema identificado no negócio do cliente, como a necessidade de melhorar a presença da marca na internet ou aproveitar oportunidades interessantes que estão sendo perdidas. 

Se o cliente entrou em contato para consultar sua agência pessoalmente, trate do problema que foi mencionado durante a entrevista. Na proposta de prestação de serviço, não se esqueça de incluir quaisquer desafios que você e seu time são capazes de resolver em termos de design e desenvolvimento web. 

O objetivo é atrair a atenção do cliente e gerar um sentimento de confiança, mostrando que você entende o problema ou a oportunidade perdida desse cliente e que sabe resolver a questão. Em outras palavras, você quer que o cliente te enxergue como a pessoa certa para esse trabalho. 

Proposta de Solução ou Objetivos 

A seção da proposta de solução do projeto deve indicar como suas ideias de resolução do problema podem beneficiar o negócio do cliente. 

Por exemplo, propor um projeto de web design que funcione bem em dispositivos desktop e móveis pode melhorar a experiência do usuário, o desempenho nos mecanismos de busca (estratégias de SEO), e trazer novos clientes para o negócio. Talvez você queira criar um site com um modelo de navegação acessível, melhorando o reconhecimento e a imagem da marca. 

Você pode ir além e fazer uma extensa pesquisa sobre o modelo de negócio da empresa e de seus acionistas, já que isso te permite entender com mais profundidade qual é o problema do cliente. Ao fazer isso, você mostra seu comprometimento com o projeto.

Afinal, as exigências da companhia devem ser compreendidas para que uma solução personalizada seja entregue. 

Baseado nos resultados de suas buscas, apresente uma solução viável, sólida e em termos simples — tanto referente ao vocabulário de design quanto ao de negócios. 

Mesmo que o objetivo de uma proposta de desenvolvimento e design de sites seja conquistar potenciais clientes, exagerar nas soluções e vender uma ideia irreal ou pouco plausível só tende a prejudicar sua credibilidade e a gerar problemas depois que o projeto iniciar. 

Escopo do Trabalho

Defina o escopo do projeto criando uma lista de produtos e serviços que o cliente irá receber. Os resultados a serem entregues pelo projeto provavelmente estarão incluídos no contrato a ser assinado futuramente. Então garanta que eles estejam alinhados com aquilo que você ou sua agência conseguem fazer no tempo programado. 

Essa seção responsabiliza tanto você quanto o cliente com relação àquilo que foi acordado.

Como prestador do serviço, você deve entregar todos os resultados combinados no acordo e, caso não consiga, deve oferecer algum tipo de compensação ao cliente. Por outro lado, o cliente não pode solicitar que você e sua equipe trabalhem em algo que esteja fora do escopo já determinado do projeto.

Cronograma

Uma vez que você identificou o escopo do projeto, liste e detalhe as exigências do cliente em diferentes fases de desenvolvimento do projeto — lembrando de fazer isso em ordem cronológica. Então, defina o tempo necessário para completar cada uma dessas etapas. Já que esta seção determina a data de lançamento do projeto, defina seu cronograma cuidadosamente para que você consiga concluir todas as entregas conforme o planejado. 

Abaixo, indicamos uma lista das fases mais comuns de um projeto de desenvolvimento web. Considere as ideias propostas aqui, mas sinta-se à vontade para ajustar os pontos de acordo com os requisitos e complexidade do seu projeto. 

  • Planejamento do projeto ‒ faça a curadoria dos briefings, liste as exigências do cliente e estabeleça um sitemap e wireframes detalhados. 
  • Design frontend ‒ crie modelos de design e defina o número de páginas que o site terá. 
  • Programação backend ‒ construa o site de acordo com as funções, recursos e design que foram aprovados. 
  • Testagem (Beta) ‒ compartilhe a versão offline do site com o cliente, assim ele pode fazer uma revisão e fornecer feedbacks. 
  • Lançamento do Site ‒ rode o processo de lançamento do novo site que você desenvolveu para o cliente. 

Recomendamos que você considere e inclua possíveis erros que podem afetar os prazos do cronograma. Discuta essa questão com seu cliente antes de escrever o contrato.

Orçamento

Como o nome indica, essa seção cobre as taxas do projeto. Em uma tabela de preços, detalhe exatamente cada custo necessário para completar o processo de desenvolvimento web. Liste o preço dos seus serviços, como de design do site, e os custos dos recursos necessários, como hospedagem do site e registro de domínio

Depois disso, defina o modelo de cobrança. A maioria dos desenvolvedores de sites e web designers utilizam o padrão da indústria para cobrar clientes, isto é, 50% do valor total da proposta é pago adiantado, e 50% depois que o projeto for concluído. Alguns freelancers exigem o pagamento em termos de 50/40/10, sendo que esses 40% do valor devem ser pagos depois de uma meta ou fase específica do projeto, e os outros 10% são pagos antes do site ir ao ar. 

Alternativamente, estabeleça etapas específicas para pagamento de acordo com o cronograma e as atividades do projeto. Dê sequência ao seu trabalho apenas depois do cliente realizar o pagamento combinado. Esse método permite que o cliente monitore seu progresso e que você consiga manter um fluxo de caixa positivo. 

Independente do formato definido para as cobranças, antes de começar seu trabalho, recomendamos que solicite uma certa porcentagem do valor total do projeto como pagamento inicial. 

Contato

Esta seção final deve conter suas informações de contato e as formas que o cliente pode se comunicar com sua agência. Se você trabalha com uma equipe, adicione também os detalhes de contato do gerente de projetos nesta seção. 

Além disso, recomendamos que também informe seus horários de expediente. Isso ajuda a construir uma relação saudável entre você, o prestador de serviços, e o cliente contratante. Ao definir limites e expectativas realistas, você terá o direito de recusar uma ligação ou solicitação feita fora de seu horário de trabalho. 

Dicas para a Criação de uma Proposta de Prestação de Serviços de Desenvolvimento de Sites

Até este momento, você já sabe como criar uma proposta de desenvolvimento web para um potencial cliente. Entretanto, sempre há espaço para melhorar seus futuros projetos de trabalho. Aqui vamos indicar algumas das melhores práticas para elevar suas propostas de prestação de serviço de desenvolvimento web:

  • Inclua uma seção “Sobre” ‒ insira um link para o seu currículo de desenvolvedor, um link do seu portfólio digital e depoimentos de clientes anteriores. Assim, você impulsiona a atratividade da sua proposta de projeto e consegue gerar confiança no potencial cliente. Se você trabalha de forma autônoma, inclua as certificações relevantes quanto a programação e design, além de indicar quais as ferramentas de desenvolvimento web que você domina, assim estabelecendo uma boa credibilidade. 
  • Liste possíveis integrações ‒ essa informação ajuda os potenciais clientes a planejarem como podem escalar o site, além de tornar sua proposta ainda mais atrativa em termos do valor que você pode entregar. 
  • Opte por um estilo de proposta visualmente atrativo ‒ ao invés de sobrecarregar o modelo de proposta de prestação de serviços de desenvolvimento web com elementos que podem distrair o leitor, crie um design simples e capaz de refletir a sua marca.
  • Defina seus objetivos ‒ alinhe seu plano de desenvolvimento e design de sites com os objetivos do negócio do cliente. Não confunda os objetivos do projeto com as soluções propostas. Por exemplo, criar um site é apenas um meio para atingir o fim de impulsionar a presença online do cliente. 
  • Pesquise quem é o público alvo ‒ ter essa informação te ajuda a criar um projeto de desenvolvimento web ideal para o cliente, isto é, que seja capaz de fazer com que o público alvo do negócio se identifique com o design do site. 

Conclusão

Saber como criar propostas de trabalho é essencial para profissionais do meio de programação, desenvolvimento e design de sites, independentemente de você ser um freelancer ou fazer parte de uma empresa especializada. Como nenhuma proposta de prestação de serviço de desenvolvimento web é genérica o suficiente para responder a todo tipo de projeto, você deve personalizar cada modelo de acordo com as exigências e expectativas do potencial cliente.

Esperamos que nossas dicas e o modelo de proposta gratuito para design de sites te ajudem a entender melhor como desenvolver uma proposta de projeto para conquistar mais clientes. Boa sorte!

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.