Quora Marketing: Todas as suas Perguntas Respondidas
access_time
hourglass_empty
person_outline

Quora Marketing: Todas as suas Perguntas Respondidas

Quando você ouve as palavras marketing digital, o que vem à sua mente? Muitos de vocês podem pensar que marketing na internet é limitado apenas a redes sociais, emails ou programas de marketing de afiliados. Na verdade, existem muitas outras estratégias de marketing das quais você pode não estar ciente – uma delas envolve a divulgação no Quora.

O Que é Quora?

O Quora é um site que proporciona espaço para “perguntas e respostas abertas”. Este site é basicamente uma plataforma de compartilhamento de conhecimento online que permite que você pergunte e responda as perguntas de qualquer um.

O Quora foi fundado em 2009 por Adam D’Angelo e Charlie Cheever.

página inicial do site de perguntas e repsostas quora em português

Apesar do Quora não ser tão popular quanto Facebook e Instagram para marketing, por exemplo, ele ainda apresenta uma maneira muito efetiva de atrair visitantes para o seu conteúdo.

O tráfego que você recebe do marketing no Quora realmente é coisa de outro mundo. A plataforma é capaz de produzir um tráfego orgânico muito superior do que competidores similares como o Yahoo Respostas.

Sabendo do seu potencial, um grande número de publicitários acredita que você irá encontrar uma maneira de se conectar com potenciais visitantes do seu site ao responder perguntas no Quora.

Tudo o que você precisa saber é responder as perguntas feitas por outros. Se os usuários acharem que as suas respostas são úteis, eles irão dar “joinha para cima” ou compartilhar a sua resposta.

Quanto mais votos positivos você receber, mais visitantes irão prestar atenção do que você posta. Portanto, é mais importante oferecer uma resposta útil do que empurrar a parte do marketing diretamente – ao menos se você quiser alcançar os usuários.

Aqui está um ótimo exemplo de uma resposta no Quora recebeu um grande número de votos positivos.

resposta no quora para a pergunta o que é solipsismo

Deste modo, você irá ter uma ótima chance de direcionar esses usuários para o seu site (ou blog) para que eles tenham uma explicação mais detalhada – ou vendam os seus produtos. Esse conceito é o princípio básico do marketing no Quora.

Quais são os Benefícios do Marketing no Quora?

O Quora é uma das maiores plataformas de compartilhamento de conhecimento disponíveis. De acordo com dados do fundador e CEO do Quora, Adam D’Angelo, existem mais de 200 milhões de visitantes únicos acessando o site todos os meses.

Isso é mais da metade do número de usuários do Twitter, que são estimados na casa dos 300 milhões. Muitos desses visitantes inclusive são um excepcional público-alvo para fazer o seu negócio crescer!

Dito isso, existem pelo menos três grandes benefícios em usar o Quora marketing:

Ganhar Confiança

Use essa plataforma para ajudar os usuários a ganhar confiança.

Adicionalmente, o marketing no Quora tem um “efeito cascata”, já que as suas respostas podem ser curtidas e compartilhadas pelos outros visitantes que acessam as páginas.

Adicionalmente, o Quora pode exibir o seu nível de ensino, sua experiência profissional e o seu emprego atual. Este recurso irá aumentar a credibilidade das respostas que você dá.

exemplo da escolaridade do usuário sendo exibida no quora

Aumentar o Tráfego para o seu Site

Como mencionado acima, o Quora tem uma grande base de usuários. Desde que você continue proporcionando respostas úteis, terá uma grande oportunidade de aumentar o tráfego do seu site.

A chave está no link que você insere em cada resposta. Garanta que ele está incorporado da maneira mais suave possível, sem fazer com que os usuários sintam que você está “pescando-os” para o seu site.

Também tenha certeza que cada link funciona de maneira adequada. É importante não adicionar links quebrados ao Quora porque isso pode ferir a confiança do usuário e acabar com a sua chance de conquistar mais visitantes.

SEO

Primeiramente, você tem que entender que o Quora é uma plataforma de comunidade criada para compartilhar conhecimento. Tornar o Quora simplesmente numa maneira de melhorar o SEO sem se preocupar com a qualidade das suas respostas é uma jogada de marketing ruim e sem ética.

Adicionalmente, o link que você colocar no Quora será nofollow por padrão (ou seja, não é categorizado com o um backlink). Portanto, inserir o máximo de links possível nas suas respostas do Quora não irá afetar a qualidade do SEO do seu site.

A única coisa que você pode fazer para melhorar o seu SEO e o seu tráfego orgânico através do Quora é oferecer respostas de alta qualidade que realmente ajudam os usuários.

Deste modo, você pode ter esperanças de que os usuários irão compartilhar a sua resposta em outra plataforma ou visitar o link que você incorporou.

3 Dicas para uma Estratégia de Marketing de Sucesso no Quora

O Quora é conhecido por ranquear bem com pesquisas de palavras-chave de cauda longa no Google. Enquanto isso pode não impactar diretamente no seu SEO, essa ainda é uma das melhores maneiras de oferecer o seu produto para um maior público.

Mesmo assim, você irá receber várias respostas dos usuários (nesse caso curtidas e compartilhamentos) para alcançar isso. Então quais são as melhores maneiras de fazer com que a sua resposta tenha upvotes e compartilhamentos?

Aqui estão algumas maneiras efetivas de melhorar os seus votos positivos e compartilhamentos no Quora:

1. Otimizar Seu Perfil

Como já mencionamos antes, o Quora tem um recurso que exibe o seu ensino, o seu histórico de trabalhos e a sua experiência em certos campos. Esse é um ponto do qual você deve tirar vantagem máxima para ganhar a confiança dos usuários.

tela de edição de perfil no quora

Garanta que você irá inserir todas as informações que podem suportar a sua credibilidade no Quora.

Naturalmente, as pessoas irão confiar numa resposta de alguém que tem uma certa experiência ou competência num tema em particular.

Mesmo quando a resposta que você deu seja precisa, os visitantes ainda vão hesitar um pouco em confiar em  alguém que não possui credenciais bem claras e definidas.

2. Encontre Perguntas Relacionadas ao seu Nicho

O Quora tem uma série de categorias de perguntas que se referem a um nicho em particular, como “Tecnologia”, “Computador” ou “Livros”.

categorias de perguntas do quora

Cada categoria tem um diferente tópico de pergunta, que pode estar fora das suas capacidades de responder. Por isso, não fique vagando por categorias ou perguntas que não são relacionadas à sua competência ou ao seu conhecimento.

Lembre-se que a maior parte dos usuários do Quora são especialistas ou têm uma vasta experiência num campo em particular. Fingir que você está dando respostas valiosas para perguntas que estão fora do seu campo de conhecimento só irá fazer com que você perca credibilidade.

Apenas encontre as perguntas nas categorias que são relacionadas com o seu nicho e dê uma resposta sincera com base no seu conhecimento ou na sua experiência.

3. Forneça Respostas Valiosas

É verdade que, quanto mais questões você responder, mais provável é dos usuários se lembrarem do produto ou da marca que você está tentando promover. Contudo, isso deve ser feito com muito cuidado. Garanta que as suas respostas são sempre abrangentes e úteis.

Focar em quantidade sobre qualidade só vai consumir o seu precioso tempo!

Os usuários do Quora são orgânicos. Isso significa que existem humanos reais que pensam e são capazes de descobrir se você está tentando vender um produto ou se a sua intenção realmente é ajudar.

perguntas repetidas na plataforma quora

Portanto, sempre priorize qualidade sobre quantidade. No final das contas, uma resposta valiosa é a única coisa que irá trazer esses visitantes para o seu site ou encorajá-los a comprar o seu produto.

Conclusão

A competição nos negócios força você a ser esperto, assim como encontrar e utilizar estratégias de marketing mais efetivas. Querendo ou não, hoje a internet é o melhor lugar para fazer isso.

Expandir o seu negócio a conquistar um público online através de plataformas como o Quora é uma das melhores maneiras de alcançar maior tráfego orgânico. Afinal, o Quora é um ótimo lugar para conquistar a confiança dos clientes e vender discretamente o seu produto.

Contudo, tenha em mente que a consistência é a principal chave para fazer essa estratégia funcionar. Lembre-se de que todos os dias existem 200 milhões de visitantes do Quora esperando para serem seus clientes em potencial.

Não desperdice a oportunidade de vender o seu produto!

O Autor

Author

Carlos E. / @carlosfelipe

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!