O Que é Retargeting: Como Conquistar Quem Deixa seu Site
access_time
hourglass_empty
person_outline

O Que é Retargeting: Como Conquistar Quem Deixa seu Site

Se os visitantes deixam o seu site sem comprar quaisquer produtos, não se preocupe. Usando propagandas com retargeting, você ganhará outra chance de convecê-los a fazerem uma compra.

Este artigo vai explicar o que é retargeting e como aplicar a técnica do jeito certo usando as plataformas certas.

O Que são Propagandas de Retargeting?

Retargeting é um tipo de marketing que usa propagandas personalizadas para visitantes que já estiveram em seu site.

Num cenário ideal, alguém visita o seu site, escolhe o produto que deseja e completa o processo de compra.

Mas isso não acontece o tempo todo. Na verdade, apenas 2% dos visitantes compram os produtos na sua primeira visita. É por isso que você precisa de uma maneira melhor para reconquistar os outros 98% e guiá-los até a compra.

Também chamada de remarketing, essa técnica tenta reconectar sua marca com os visitantes ao exibir produtos relevantes que eles viram anteriormente.

Usando um código plantado no seu site – geralmente JavaScript – os dados de comportamento dos visitantes do seu site são registrados. Deste modo, não importa aonde eles irão na internet, suas propagandas serão exibidas de qualquer maneira.

Quanto maior a quantidade de vezes que eles verem as propagandas, maior a chance que você tem converter visitantes que retornam em compradores.

Em suma, o retargeting funciona ao coletar dados, determinando os prospectos e os produtos a partir tráfego do seu site – para então permitir que você comece uma campanha.

O retargeting pode ajudar o seu negócio ao aumentar o seu brand awareness e convencer a sua audiência a comprar seus produtos ao encorajá-los a revisitar o seu site.

Por exemplo, se você visitar o Airbnb para alugar uma casa, mas então deixar o site antes de completar o processo de checkout, você provavelmente vai encontrar propagandas no Airbnb na maioria dos sites que visitar depois.

Através da sua campanha de remarketing, algumas propagandas podem aparecer com descontos especiais ou promoções antecipadas, além de um convidativo botão call-to-action (CTA).

exemplo de propaganda de retargeting do airbnb

O código plantado para rastrear os visitantes fica escondido, então isso pode causar problemas de privacidade. Contudo, você pode garantir que suas campanhas de propaganda estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPDS no Brasil)  e o GDPR (em Portugal e no resto da Europa).

Para fazer isso, você pode atualizar a sua política de privacidade para que ela mostre de maneira clara como os visitantes podem fazer para não receber essas propagandas.

Tipos de Retargeting

Enquanto os princípios fundamentais são os mesmos, o retargeting é dividido em dois tipos: baseado em pixel e baseado em lista.

Como o nome indica, o tipo baseado em pixel usa um pixel de rastreamento ou uma tag de pixel para identificar o comportamento de certos visitantes quando eles acessam o seu site. Essa é a forma mais comum de retargeting.

Uma vez que estiver incorporado no seu site, esse pixel de rastreamento vai salvar cookies nos navegadores dos visitantes e carregá-los quando eles acessarem determinadas páginas da internet ou abrirem certos apps para dispositivos móveis.

Esse tipo de propagandas de retargeting é perfeita para prospectos com necessidades imediatas, como acomodação para datas específicas. Contudo, injetar códigos em muitos sites ou aplicativos pode se mostrar um problema.

Esse método baseado em lista usa uma relação de visitantes-alvo – uma audiência customizada – de quem os dados já foram coletados antes. Isso inclui informações como endereços de email usados para serviços como Facebook, Twitter e Google.

Usando essa técnica, você precisa definir regras para criar uma lista de prospectos. Por exemplo, você pode querer incluir aqueles usuários que deixam seu site antes da página de pagamento.

Dependendo da sua plataforma, você precisará fazer upload da lista para a sua campanha para que os seus prospectos vejam as propagandas especificadas. Dito isso, esse tipo é menos automatizado.

Você não deve usar esse tipo de retargeting para visitantes com necessidades imediatas porque a propaganda pode não alcançá-los a tempo.

Isso é Efetivo?

Propagandas de retargeting não são tão comuns quanto anúncios tradicionais tipo banners. Esse tipo clássico de propaganda para web pode ser encontrado em todos os lugares.

Isso significa que, ao visitar sites, blogs ou plataformas de redes sociais, você provavelmente verá todo tipo de banners: imagens, animações, vídeos, etc.

O principal objetivo dos anúncios tradicionais é conquistar a maior quantidade de clientes possível através de cliques. Isso é o que faz eles serem diferentes dos anúncios por retargeting.

Enquanto ambos os métodos são efetivos para aumentar as vendas de produtos, o retargeting provou ser 70% mais efetivo.

Inclusive, a taxa de cliques (CTR ou click-through rate) de propagandas redirecionadas é dez vezes mais alto. Ou seja, as pessoas se sentem mais atraídas por propagandas de retargeting do que por banners.

Adicionalmente, visitantes que estão retornando através de propagandas de redirecionamento tendem a trazer maiores taxa de produtos adicionados ao carrinho e melhores taxas de conversão.

Com esses fatos, fica fácil de confirmar que retargeting é uma estratégia de alto impacto.

Mas como que podemos fazer para alcançar isso tudo?

Plataformas de Retargeting

Antes de seguir em frente, gostaríamos de apresentar as quatro melhores plataformas para propagandas de retargeting com base nas suas funcionalidades:

1. Google Ads

O Google Adwords é uma das melhores plataformas para remarketing.

Uma vez que você criar uma conta, você pode projetar uma campanha para promover seus produtos online. Você pode mostrar propagandas em qualquer produto da Google, como Pesquisa do Google, YouTube, Maps, etc. – dependendo do seu tipo de campanha.

A coisa boa sobre o Google Ads é que você pode customizar suas propagandas para se conectar com a audiência certa baseado na sua localização, no seu fuso horário e nos seus dispositivos.

Contudo, existem instâncias onde você tem que ganhar de outras empresas num leilão por espaço de propagandas.

Para maiores detalhes, você pode ler o nosso artigo sobre como usar o Google Adwords.

2. Perfect Audience

pagina inicial do serviço de marketing perfect audience

O Perfect Audience é uma ótima plataforma para a sua campanha de retargeting.

Esta plataforma oferece um teste gratuito por 14 dias e permite que você comece uma campanha se você tem mais de 250 visitantes semanais. Contudo, se você gastar mais de US$ 100 no orçamento da campanha, o período de testes se encerra automaticamente.

Para continuar, você pode configurar o seu orçamento de campanha semanal pré-pago. Assim, você pode tirar proveito de recursos como rastreamento de conversão e de receita, dados de analytics detalhados e direcionamento através de diferentes dispositivos.

Confiado por grandes nomes como BarkBox, 99Designs e American Apparel, o Perfect Audience oferece vários canais para retargeting, desde sites até Facebook e Twitter.

3. Retargeter

plataforma de marketing via retargeting retargeter

O Retargeter é uma plataforma que tem a melhor tecnologia para campanhas de retargeting, prometendo alcançar 57% de ROI (retorno de investimento) a partir do CTR (click-through rate).

Dependendo das suas necessidades, o Retargeter possui três produtos dentre os quais você pode escolher: Site, CRM e Retargeting de Busca.

Ele também possui ótimos recursos como o Dynamic Creative Optmisation (Otimização Criativa Dinâmica, em tradução livre), onde você pode escolher as propagandas mais relevantes para um usuário específico em qualquer momento.

Infelizmente, esta plataforma não possui um período de testes gratuito e você precisa usar o email oficial da sua empresa, pois contas de email gratuitas não são permitidas.

4. Facebook

plataforma de marketing pixel for facebook

Além de ser uma das maiores plataformas de rede social do mundo, o Facebook também oferece uma ótima maneira para você promover os seus produtos na internet.

Criar propagandas no Facebook é fácil e você pode ter controle total de muitos aspectos como público, local e orçamento.

Através do Facebook Pixel, a rede social oferece tecnologia para rastrear e mirar clientes de maneira eficiente. O Facebook permite que você crie uma única propaganda para ser exibida através de todos os dispositivos.

De maneira similar ao Facebook, a maioria de plataformas de rede social como Twitter, LinkedIn e Instagram têm recursos que você ajudar você com as suas campanhas de retargeting.

Mas tenha em mente que cada plataforma tem os seus próprios pontos-chave. Então escolha aquela que é mais adequada para o seu projeto.

Como Começar Campanhas de Retargeting?

Depois de escolher a plataforma certa, está na hora de lançar a sua campanha. Neste artigo, vamos mostrar para você como configurar campanhas de Retargeting com o Google Ads e o Facebook Ads.

Google Ads

Você pode conferir estes passos se quiser definir uma campanha usando uma nova conta. Aqui, gostaríamos de mostrar para você como fazer isso usando uma conta já existente.

Primeiro, você precisa fazer login na sua conta do Google.

Depois disso, você pode começar uma nova campanha ao decidir qual o seu principal objetivo.

primeira tela para criação de uma nova campanha através do google ads

O próximo passo é descrever o tipo de negócio e onde você oferece serviços para seus clientes.

segundo passo de criação de uma nova campanha no google ads

Depois de definir seus produtos, escreva o copy da sua propaganda.

terceiro passo na criação de uma nova campanha no google ads

O próximo passo é definir o seu orçamento.

página de definição do orçamento de uma nova campanha no google ads

Assim que tiver terminado, você pode explorar mais a sua campanha. O modo de aparência padrão é o Smart Mode (Modo Inteligente). Para ter opções mais detalhadas, altere para o Expert Mode (Modo Especialista).

Facebook Ads

Configurar o Facebook Ads Manager para promover uma campanha de retargeting pode levar mais tempo, pois há mais opções para se escolher.

Basicamente, há quatro partes pelas quais você tem que passar: Campaign (Campanha), Ad Account (Conta de Propaganda), Ad Set (Definir propaganda) e Ad (Propaganda).

Assim que você tiver feito login, você pode criar uma campanha ou usar uma já existente.

botão de criar nova campanha no facebook

Depois disso, você precisa definir o objetivo da sua campanha de marketing e decidir um nome para ela.

tela para definir o objetivo da campanha de marketing no facebook

O próximo passo é configurar uma conta de propagandas, incluindo o país-alvo, a moeda, o fuso horário e o nome dessa conta.

tela para seleção de páis, moeda e fuso horário que serão utilizados pela campanha

Assim que a conta de propaganda estiver criada, você pode continuar para a criação de uma nova propaganda. Aqui, você precisa decidir qual é o seu público-alvo, definir onde irão aparecer seus anúncios e também escolher seu orçamento.

tela para definição do público-alvo da campanha do facebook

Depois que os parâmetros de uma propaganda estão definidos, você pode criá-la de fato ao definir uma Identidade, escolher um formato de exibição e a mídia relacionada a ela. Para finalizar, crie um copy para seus aúncios.

Uma vez que o método de pagamento tiver sido escolhido, a sua campanha de retargeting no Facebook estará criada.

Conclusão

Quando os seus visitantes deixam o seu site sem comprar nada, não é o fim do mundo. Você ainda pode ganhá-los de volta através das propagandas de retargeting.

Seja baseado em pixel ou em lista, o retargeting tem provado ser mais efetivo do que propagandas tradicionais.

Você só precisa escolher qual a plataforma que é mais adequada para a sua empresa:

  • Google Ads – ótimo para donos de site que querem ir a fundo.
  • Perfect Audience – permite teste gratuito.
  • Retargeter – uma plataforma construída especialmente para retargeting, com muitas opções flexíveis.
  • Facebook Ads – uma ótima maneira de usar a plataforma de rede social mais popular do planeta para as suas campanhas de retargeting.

Lançar campanhas de retargeting não é tão difícil. Então vamos pegar a melhor estratégia para fazer com que as suas propagandas de retargeting convertam e tragam lucro para o seu negócio! Nos vemos no próximo tutorial.

O Autor

Author

Carlos E. / @carlosfelipe

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!