WordPress

O Que São Tags WordPress e Como Usar Corretamente

o que são tags wordpress

As tags WordPress são ferramentas que podem ser utilizadas para agrupar seus posts baseado em detalhes similares.

Geralmente as tags podem ser localizadas na parte inferior do post ou na barra lateral. Quando o leitor clica em uma tag, o WordPress abre uma página de arquivos (página de tag) – indexando todos os posts e posts personalizados que possuem a mesma tag.

As tags possuem papel vital na organização de seus conteúdos e possuem impacto direto na experiência do usuário e SEO.

Preparamos um guia completo para você aprender tudo sobre tags WordPress e ainda colocamos algumas dicas de SEO para as páginas de tag.

Tags WordPress x Categorias

Tecnicamente falando, tanto categorias quanto tags são parte da taxonomia do WordPress. Simplificando, elas categorizam seus posts.

Porém as tags e categorias são usadas de maneiras diferentes. Essas são as principais diferenças:

1. Ampla x Específica

A principal distinção entre categorias e tags é o tamanho do tópico que cobrem. As categorias agrupam assuntos mais amplos dos seus posts, enquanto as tags descrevem detalhes específicos do conteúdo.

Por exemplo, digamos que você possui um blog sobre comida. As categorias podem ser algo como Receitas, Dicas, Notícias Culinárias.

Então você cria o seguinte artigo “Receita do Bife Acebolado Mais Delicioso de Todo o Nordeste”, que vai entrar na categoria Receitas e você pode usar tags como bife, bife acebolado, receitas do nordeste, etc.

Dica: Não é uma boa ideia utilizar categorias como “Bife” por ser muito específico e não cobrir muitos artigos, a não ser que você tenha planos de criar uma série de conteúdos sobre o tema.

2. Obrigatório x Opcional

Outra diferença entre categorias e tags é que as categorias são necessárias, enquanto que as tags são opcionais.
Se você não determinar nenhuma categoria para seu post o WordPress automaticamente vai definir a categoria padrão: Uncategorized.

Dica: A categoria padrão pode ter o nome alterado acessando Configurações > Escrita dentro do painel admin do WordPress.

3. Relacionamento Pai-filho x Entidade distinta

Finalmente, as categorias e tags possuem diferentes relações hierárquicas. As categorias são hierárquicas, o que significa que você pode adicionar subcategorias para cada categoria principal.

Por exemplo: dentro da categoria Receitas você pode adicionar mais subcategorias, como Saudáveis, Sobremesas, Aperitivos, etc.

Dentro de Saudáveis você pode adicionar subcategorias como Sem açúcar, Low Carb, Vegan, e por aí vai.

Diferente das categorias, as tags não possuem relações hierárquicas. Cada tag é distinta das outras, sem qualquer espécie de relacionamento.

Além das três diferenças mostradas acima, categorias e tags também geram permalinks diferentes. Você precisa de usar uma estrutura de permalink personalizada para poder perceber a diferença. Depois que a estrutura personalizada estiver habilitada, o prefixo base será assim:

http://siteexemplo.com.br/categoria/receitas/

ou

http://siteexemplo.com.br/tags/receitas/

Mesmo que as duas taxonomias sejam diferentes em seu uso prático, você pode usar as duas em seus posts. É recomendado que um post tenha uma ou duas categorias e quantas tags desejar.

Como Adicionar Tags WordPress

Adicionar tags em seus posts é simples. Mas lembre-se que somente posts podem ter tags.

Existem duas maneiras de adicionar tags no WordPress. A primeira é adicionar as tags para novos posts do blog. Basta seguir os passos abaixo.

  1. Dentro do painel admin do WordPress, acesse Posts > Adicionar novo.
  2. Na caixa à esquerda procure a opção Tags.
  3. Digite as tags que você deseja adicionar, separando com vírgulas.

adicionar tags wordpress

A segunda maneira é adicionar tags em posts já existentes, o que também ajuda com SEO porque você pode adicionar um slug para suas tags.

  1. Dentro do painel admin do WordPress, acesse Posts -> Tags.
  2. Adicione uma nova tag.
  3. Adicione uma slug para sua tag.

adicionar slugs wordpress

Como Exibir Nuvem de Tags no WordPress

Usar tags WordPress não apenas torna melhor seus posts em relação ao SEO, mas também na experiência do usuário, gerando mais acessibilidade.

Assim sendo, criar um widget de nuvem de tags pode melhorar ainda mais a experiência de seus visitantes.

O widget de nuvem de tags ajuda você a mostrar todas as tags definidas. Com apenas um clique, visitantes podem visualizar suas tags e encontrar o assunto desejado.

O seu site pode ser bastante comum dentro do seu segmento. Mas com a nuvem de tags seus visitantes podem encontrar assuntos interessantes que nenhum outro concorrente oferece.

E mais, você pode até aumentar o tamanho da fonte das tags mais populares.

Siga esses passos para adicionar o widget da nuvem de tags:

  1. Dentro do painel admin do WordPress, acesse Aparência > Widgets
  2. Procure a widget Nuvem de tags e arraste até a área de widgets onde você deseja que seja exibida. Normalmente ela fica localizada na barra lateral.
  3. Coloque um título e defina a quantidade de tags que você deseja incluir na nuvem. O máximo de tags permitido é 75.

adicionar nuvem de tags wordpress

Pode ser que você queira excluir alguma tag da nuvem, independente da sua popularidade. Para isso é só seguir os passos abaixo:

  1. Acesse Posts > Tags. Selecione a tag que deseja excluir.
  2. Agora observe a barra de endereços do navegador e procure pela ID da Tag. É um número mostrado depois de tag_ID=.
  3. Copie a ID da tag e retorne para Personalizar > Widgets.
  4. Clique nas configurações do widget nuvem de tags e abra suas preferências.
  5. Cole a ID da tag na caixa de Exclusão.
  6. Clique em Salvar.

Tags WordPress e SEO

As tags WordPress também são importantes para SEO. Quando feita corretamente, uma taxonomia bem gerenciada, como as tags, irá fazer seu desempenho de ranqueamento subir.

Quando de trata de SEO, o WordPress é o melhor CMS para buscar um bom ranqueamento. Depois de instalado, ele já vem com ferramentas nativas para ajudar com os mecanismos de busca..

Essas ferramentas guiam todos os motores de busca a indexar seus posts, páginas, categorias e tags de seu site e armazena as informações dentro do banco de dados.

Porém o uso incorreto das tags causa problemas no processo de indexação.

Primeiro, alguns possuem o hábito de criar nomes semelhantes para tags e categorias. Isso cria duas páginas idênticas, uma para cada funcionalidade. Se você possui “Receitas” tanto como tag assim como categoria, os mecanismos de pesquisa ficam confusos sobre qual deve ranquear primeiro.

Isso também ocorre com variáveis da mesma palavra no plural ou singular como tags. Por exemplo, “Receita” e “Receitas” são similares. Você precisa escolher uma e utilizar constantemente.

Além do mais, páginas de tags em si não possuem nenhum conteúdo único. Elas apenas exibem trechos enquanto que os conteúdos originais estão em seus posts próprios. Por isso os crawlers dos mecanismos de busca preferem buscar dentro das páginas de posts e não de tags.

Não esqueça que o WordPress automaticamente cria uma página de tags assim que você definir uma tag. Na próxima seção vamos ensinar como usar a página de tags para ajudar na navegação sem prejudicar seu SEO.

Quer melhorar ainda mais o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca? Então, o primeiro passo é cuidar da parte mais importante – segurança. Certifique que seu site esteja sempre marcado como seguro com um certificado SSL!

Comprar Certificado SSL Barato

Páginas de Tags Noindex

O melhor método de utilizar as páginas de tags sem atrapalhar o ranqueamento do site é utilizando a tag WordPress noindex. Assim você está informando aos mecanismos de busca para ignorarem as páginas de tags durante sua busca por dados.

O plugin Yoast SEO é uma ótima ferramenta para isso. Certifique de ter o plugin instalado e ativo antes de executar os seguintes passos:

  1. Clique em Search Appearance;
  2. Selecione a aba Taxonomias;
  3. Procure a seção Tags;
  4. Em Show Tags in search results selecione não;
  5. Clique em Salvar alterações para finalizar.;

Conclusão

As tags WordPress são uma excelente maneira de gerenciar seu conteúdo. Elas podem ajudar seus leitores a encontrar os assuntos de interesse de maneira rápida e organizada, tornando sua experiência ainda mais agradável.

Porém a utilização errada das tags WordPress pode prejudicar seu ranqueamento SEO. Aproveite nossas dicas para maximizar o potencial do uso de tags sem atrapalhar sua visibilidade no Google.

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

1 Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês