WordPress

WordPress é Bom? Conheça as Vantagens do CMS Mais Popular do Mundo

WordPress é bom? Conheça as principais vantagens do WordPress

Com a quantidade de ferramentas para criação e gerenciamento de sites que existe, você deve estar se perguntando qual é a melhor escolha para seu projeto. O WordPress ainda é uma das opções mais populares para criação de sites – sendo 32% dos sites de toda a internet.

Mas, o WordPress é bom como dizem? Quais as vantagens do WordPress? Continue lendo para descobrir.

O Que é o WordPress?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, ou content management system) que ajuda a criar e gerenciar seu site.

Com a plataforma WordPress você pode editar e publicar conteúdos sem precisar se preocupar com códigos de programação, o que o torna uma excelente escolha tanto para iniciantes quanto para usuários avançados.

Outra vantagem do WordPress é que você pode escolher entre começar do zero ou transferir seu antigo site para ele.

Dica: Lembre-se que existem duas plataformas WordPress. Leia mais sobre a diferença entre elas aqui.

O WordPress.org é grátis. Você pode baixar, instalar e utilizar sem custo algum. Seu único investimento será em uma plataforma de hospedagem de sites para manter seu site rodando.

Dica: Aqui na Hostinger oferecemos planos de hospedagem a partir de R$3.99/mês. A combinação perfeita de preço baixo com serviço de alta qualidade!

Grátis e de Código Aberto

O WordPress é um software de código aberto. Isso significa que o código-fonte está disponível para todos.

Pessoas do mundo inteiro podem estudar, modificar e testar o WordPress. Eles podem contribuir reportando bugs e corrigindo problemas, se desejarem.

O WordPress possui uma comunidade bastante ativa que trabalha duro para tornar a plataforma melhor a cada atualização.
Site oficial da plataforma WordPress

Fácil Instalação

O WordPress é bastante amigável para iniciantes. Ele é famoso por sua intalação de 5 minutos que não exige nenhum conhecimento técnico!

E mais, a maioria dos provedores de hospedagem, como a Hostinger, oferece instalação automática da plataforma. Tudo que você precisa fazer é preencher poucas informações e dar alguns cliques!

Extrema Versatilidade

Mesmo tendo sido originalmente desenvolvido como uma plataforma para blogs, o WordPress cresceu muito com os anos. Atualmente é possível construir praticamente qualquer tipo de site com ele, por exemplo:

  • Lojas virtuais
  • Sites de negócios e empresas
  • Sites de universidades
  • Portfólios
  • Blogs
  • Sites educacionais
  • Etc.

Você vai ficar surpreso com a quantidade de sites famosos criados com o WordPress. Esses são alguns exemplos:

  • Página Oficial da Casa Branca
    Site oficial da Casa Branca
    Devido ao custo-benefício, a Casa Branca decidiu trocar o CMS de seu site do Drupal para WordPress.
  • Site da Universidade do Maine
    Site Oficial da Universidade do Maine

  • Site Oficial da Sony Music
    Site Oficial da Sony Music

  • Página Oficial da Katy Perry
    Site Oficial da Katy Perry

  • Humoresque Cartoons
    Site Humoresque Cartoon

Fácil Customização com Plugins e Temas

Fácil customização é uma das principais vantagens do WordPress.

A plataforma possui mais de 54,000 plugins no diretório oficial e 11,000 temas somente no ThemeForest.

Um plugin é uma extensão de código que você pode adicionar ao WordPress para aumentar seu poder e funcionalidades. Eles são bastante úteis uma vez que você não precisa ter conhecimento técnico para procurar e instalar.

Temas são utilizados para personalizar a aparência do site. Você pode escolher um tema de sua preferência e editá-lo para deixar o site da maneira que você quer.

Instalar temas e plugins é simples.

  • Para instalar um plugin: acesse seu Painel > Plugin > Adicionar novo. Escolha o plugin, clique em Instalar e em seguida Ativar.
    Site Humoresque Cartoon
  • Para instalar um tema: acesse o Painel > Aparência >Temas > Adicionar novo. Escolha um tema, clique em Instalar e depois em Ativar.
    Adicionar temas. Tutorial WordPress é bom?

Amigável para SEO

Se você quer ranquear bem nos mecanismos de busca, é importante cuidar do SEO (Search Engine Optimization) do seu site. O WordPress oferece diversos plugins e ferramentas para isso.

Ignorar o ranqueamento do site vai resultar em pouco tráfego. Seja um blog ou site de negócios, sua meta é alcançar o máximo de visitantes possível.

Plugins como o Yoast SEO e Semrush são ótimos para garantir que seu conteúdo esteja otimizado para SEO.

Segurança

A segurança do seu site é extremamente importante. Você não quer ladrões invadindo sua casa, não é? O mesmo se aplica para seu site.

O WordPress é uma plataforma que se preocupa bastante com segurança. Sua equipe trabalha duro para mantê-la sempre segura. Além da proteção própria do software, existem ótimos plugins de segurança com funcionalidades ainda mais avançadas. Alguns deles são:

  • Akismet. Um excelente plugin para filtrar comentários spam, que podem chegar até 85% dos comentários de um site desprotegido.
  • All In One WP Security & Firewall. Um plugin recomendado para verificar vulnerabilidades e prevenir ataques ao seu site.
  • Sucuri Security. Oferece uma proteção mais avançada com escaneamento de malwares, monitoramento de blacklists e firewall.

Lembre-se que manter o WordPress sempre atualizado é altamente recomendado. A segurança da plataforma está constantemente sendo melhorada a cada nova atualização.

A última versão até a criação deste artigo é a WordPress 5.0.3. Esta versão inclui 37 correções de bugs e 7 atualizações de performance.

Compatível com Diferentes Mídias

O WordPress suporta arquivos de mídia como .jpg, .png, .gif .mp3, .mp4, .pdf, .doc e mais. Você pode subir quase qualquer coisa com a ferramenta de upload do software.

A última atualização possui o editor Gutenberg – um ótimo editor para conteúdos focados em mídias. Você pode facilmente arrastar e soltar os arquivos no editor para adicionar ao conteúdo.

O WordPress também suporta incorporar mídia, como do YouTube. Se você deseja incorporar um vídeo do YouTube no seu post, basta clicar no botão +, então selecione o menu de incorporação e cole o link.
Adicionar vídeo incorporado do YouTube

Este é um exemplo de como um vídeo incorporado do YouTube é mostrado no site da Sony Music:
Vídeo incorporado do YouTube no WordPress. Exemplo do site Sony Music

Resumo

E então, o WordPress é bom? Definitivamente sim! Ele oferece muitos benefícios mesmo sendo grátis e de código aberto. Sua fácil instalação e alto nível de segurança são ideais para quem é iniciante nessa jornada como webmaster.

Com o WordPress você pode criar qualquer site, desde páginas governamentais até lojas virtuais. Sua coleção gigantesca de plugins aumenta ainda mais suas funcionalidades e poder.

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês