Website

WordPress ou HTML – Qual Usar para Criar seu Site

descubra de wordpress ou html é a melhor opção para criar seu site

O WordPress e o HTML são os dois métodos mais comuns usados por webmasters na hora de criar um site. Se você nunca mexeu com programação antes, o conceito de criar um website do zero usando HTML pode parecer muito difícil. Felizmente hoje existe o WordPress, que permite que você gerencie conteúdos facilmente sem qualquer conhecimento de HTML. Contudo, não importa se você escolher WordPress ou HTML, sua opção terá prós e contras – que variam conforme sua necessidade.

Por isso que este artigo irá ajudá-lo a tomar uma decisão informada e que se encaixe melhor ao seu estilo pessoal.

Conheça Melhor o WordPress

logotipo do wordpress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), que permite que os usuários facilmente criem, gerenciem e modifiquem o conteúdo de um site usando a área de administração projetada especificamente para ser amigável para o usuário. Ela não exige que você entenda de programação para começar a utilizá-la.

Mais de 30% de todos os sites na internet usam o WordPress, tornando-o no CMS mais conhecido e utilizado do mercado. Ele é usado por enormes empresas de mídia, incluindo The New York Times, MTV News e muito mais.

Tenha em mente que existem duas plataformas distintas do WordPress, no caso WordPress.org e WordPress.com. É muito importante que você não confunda os dois.

O WordPress.org é um CMS de código aberto. É aqui onde você baixa o software e encontra diversos plugins e temas gratuitos. Também é aquele que você irá escolher se deseja criar um site e ter a habilidade de escolher livremente seu próprio domínio e qual serviço de hospedagem irá assinar.

Enquanto isso, o WordPress.com é uma versão auto-hospedada do WordPress. Ela até é mais fácil de usar, mas possui limitações significativas na liberdade que você tem para gerenciar seu conteúdo.

Vamos conferir os prós e contras que o WordPress possui:

Prós

  • É fácil de começar a trabalhar com o WordPress, já que você não precisa de quaisquer habilidades técnicas para saber como usá-lo. Isso permite que você elimine quase que totalmente a necessidade de saber como programar. A plataforma foi especialmente projetada para ser muito amigável para iniciantes, especialmente quando você executa as tarefas diárias de gerenciamento do seu site. Ela também é famosa pelo seu tempo de instalação de apenas 5 minutos.
    Ao invés de usar programação, a maioria das ações pode ser executada através da interface de usuário. Isso permite que você:
    • Crie ou atualize conteúdos e páginas.
    • Customize as funcionalidades e a aparência do seu site.
    • Melhore e gerencie o SEO.
  • O WordPress é altamente customizável. Você pode facilmente melhorar seu site com plugins e usar diversos temas criados previamente. Tenha em mente que a plataforma possui um número robusto de plugins no diretório de plugins oficial, assim como milhares de outras opções que você pode conferir no diretório de temas. Ainda há diversas lojas online que oferecem plugins e temas do WordPress num preço acessível, como por exemplo o My Theme Shop. Os plugins funcionam como extensões de códigos para melhorar as funcionalidades e potencialidades do seu site. Enquanto isso, os temas são usados para customizar como você quer que seja o visual do seu website.
  • O WordPress está sempre em desenvolvimento, já que ele é open-source. Qualquer um pode contribuir para o WordPress – ajudando a corrigir problemas e bugs, etc.; essas pessoas também podem desenvolver seus próprios temas e plugins. Isso auxilia o rápido desenvolvimento do WordPress como plataforma, já que ele continua melhorando a cada novo release ou update.

Contras

  • O WordPress foi construído usando PHP e MySQL. Por sorte, você não precisa se preocupar já que dá para usar o WordPress sem ter qualquer conhecimento de PHP ou de MySQL. Contudo, para fazer customizações mais avançadas que não são oferecidas por temas ou plugins, você precisa conhecer linguagens baseadas em scripts como HTML, CSS e JavaScript – o que pode levar um tempo para se aprender.
  • É necessário gerenciar e cuidar do seu website de maneira periódica, assim como garantir que não aconteçam erros de compatibilidade. Então você precisa realizar frequentemente as atualizações do seu site WordPress e dos seus aspectos – como plugins e temas. Se o seu tempo para manter o site do WordPress for escasso, você pode simplesmente usar um serviço de hospedagem que proporcione backups e atualizações diárias para o seu site, o que irá ajudar a mantê-lo seguro.

Conheça Melhor o HTML

logotipo da linguagem html

HTML ou Hyper-Text Markup Language é uma linguagem de marcação que contém tags que são usadas para classificar elementos na página de um site.

O HTML é usado em conjunto com o CSS e o JavaScript para construir sites. Ele proporciona a estrutura básica do site, que então é potencializado pelo CSS e pelo JavaScript.

O CSS ajuda a trazer um estilo visual para a estrutura básica classificada pelo HTML e controla como o layout do conteúdo é formatado e apresentado para os usuários.

O JavaScript é usado para fazer com que o site seja interativo e controla o comportamento de diferentes elementos e conteúdos como resposta às ações do usuário.

Tecnicamente, HTML e CSS não são linguagens de programação – um é uma estrutura de conteúdo de página e o outro traz informações de estilo. Enquanto isso, o JavaScript é uma linguagem de programação baseada em lógica.

Dito isso, o WordPress pode inclusive ser gerado usando HTML, na forma de um website estático.

Isso permite que você gerencie seu conteúdo de maneira tão fácil quanto no WordPress, mas na forma de um site HTML estático e acompanhado por uma página com rápida velocidade de carregamento.

Então vamos dar uma olhada nos prós e contras do HTML para melhor diferenciá-lo do uso do WordPress:

Prós

  • Menor necessidades para backups. Como sites HTML estáticos não são constantemente atualizados, você só precisa criar um backup quando ativamente promover uma mudança – o que realisticamente não é algo muito frequente. O mesmo acontece em relação aos updates. Como atualizações de linguagens de script são poucas e raras, você precisará se preocupar muito menos do que seria o caso com o WordPress.
  • Quando você usa HTML para o seu site, poderá controlar praticamente tudo que há nele. Como você constrói o seu website a partir de seu núcleo usando uma linguagem de marcação, acessar e modificar os códigos é mais fácil de se fazer do que com o WordPress. Isso resulta numa opção muito mais flexível na hora de integrar determinados recursos adicionais. Por exemplo, enquanto o WordPress usa plugins de schema, você pode facilmente empregar schema markup num site HTML estático usando códigos.
  • Websites HTML usam menos recursos e podem rodar num servidor mais baratos e com especificações menores. Afinal, diferentemente do WordPress, eles não precisam de servidores com suporte para PHP ou MySQL.

Contras

  • O HTML definitivamente não é amigável para iniciantes. Mesmo assim, o HTML estático até é bom para criar um site básico. Contudo, você precisa programar um pouco se quiser atualizar seu conteúdo e precisará reescrever seu CSS se quiser mudar a aparência de seu site.
  • Um alto custo de manutenção é inevitável se você quiser construir seu site usando HTML. Caso você não tenha habilidades de programação, será necessário contratar um desenvolvedor promover essas mudanças ou executar atualizações No WordPress, você pode simplesmente fazer isso sem ajuda. Considerando isso, um site feito com HTML pode custar muito mais do que um mantido no WordPress.

Qual Você Deve Escolher?

Depois de aprender tanto os prós quanto os contras do WordPress e do HTML, você agora deve ter uma ideia mais clara de qual é melhor para o seu website.

Se o seu site não precisa de atualizações, mudanças regulares ou de conteúdo adicional, HTML é uma escolha superior, já que faz suas páginas carregarem mais rapidamente.

Se você quer fazer o website de se negócio crescer e atualizá-lo constantemente, o WordPress se torna a melhor escolha.

Afinal, com o WordPress, você pode manter o site por conta própria, mesmo sem quaisquer habilidades técnicas. Dá ainda para criar conteúdos e páginas que você precisa no momento em que desejar. Além disso, existem diversos plugins que permitem expandir as funções de seu site e ajudar o seu negócio a crescer, como por exemplo:

  • O WordPress já é amigável para SEO, mas você pode facilmente otimizá-lo ainda mais para usando plugins para SEO, como por exemplo o Yoast SEO.
  • Se você toca uma loja online, pode facilmente gerenciá-la usando plugins de ecommerce como o WooCommerce.
  • Você também pode integrar sua estratégia de marketing de conteúdo com uma estratégia de email marketing de maneira simples ao usar plugins. Comece ao criar uma lista de email usando um plugin como o MailChimp para manter seu relacionamento com os consumidores.
  • Você pode economizar tempo ao automatizar estratégias de marketing usando um plugin de automatização de marketing como o Inboundnow.

Viu só? Você pode tirar proveito máximo da sua estratégia de marketing online para gerar leads, se engajar regularmente com clientes e fazer vendas de maneira fácil e simples usando plugins do WordPress.

Como Começar

Então, se você deseja começar a criar um site, deve escolher entre usar WordPress ou HTML.

Se o seu desejo é criar um site impulsionado pelo WordPress, tudo o que precisa fazer é encontrar um provedor de hospedagem.

Apenas instale o WordPress e comece a construir o seu website. Depois da instalação, será necessário escolher um tema e instalar alguns plugins em seu site.

Mas, se você quiser usar um site criado em HTML, será necessário aprender muito mais – tipo como usar HTML, CSS, PHP e JavaScript – antes de sequer começar a construir seu site.

Conclusão

Como deu para ver, decidir se você irá escolher WordPress ou HTML como a fundação de seu site irá depender de qual é o seu objetivo principal. Aqui está uma rápida recapitulação do que nós cobrimos neste artigo:

O WordPress oferecer muitas opções, apesar de ser grátis e open-source:

Prós

  • Fácil de usar.
  • Altamente customizável.
  • Desenvolvimento mais rápido.

Contras

  • Curva de aprendizagem acentuada se você quiser usar recursos avançados.
  • Problemas de manutenção.

Enquanto isso, o HTML permite que você controle tudo em seu site, mas há alguns aspectos que você precisa considerar antes de usá-lo:

Prós

  • Backups e atualizações menos frequentes.
  • Mais controle.
  • Exige menos recursos.

Contras

  • Não é feito para iniciantes.
  • Alto custo.

Portanto, se você deseja construir um site que não exige quaisquer mudanças ou atualizações de conteúdo, o HTML estático é uma boa escolha. Apesar disso, o WordPress é a opção perfeita se você deseja expandir seu site ao adicionar conteúdo com uma frequência regular.

Então, já tomou sua decisão? Conta para a gente nos comentários!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

1 Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Bom post, Uma plataforma que acho interessante para criar sites estaticos é o jekyll acho q vale a pena um post sobre ele 😀

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
1
45
/mês